Karate, jiu-jitsu... ambas são eficientÃssimas em relação a eficiência. Estes dias estava vendo os vÃdeos de defesa pessoal do Rorion e Royce, puro atemi de karate. Se tiverem a chance leiam o livro "gracie jiu-jitsu" do Hélio Gracie. Se não for o que treinam no dia-a-dia em um dojo de karate, sugiro reverem o treino. Karate falta algumas coisas na minha opinião, como clinche, movimentação, defesa de quedas e métodos de treino mais modernos. De resto é a melhor arte marcial que existe, tanto tecnicamente quanto em relação aos tempos de luta.Não importa se a pessoa treina karate ou o que for, todo objetivo tem sua metodologia. Pra defesa tem que adaptar algumas coisas à realidade em qualquer arte marcial. É o que o mestre Funakoshi falou sobre kata e kumite no ninjukun.Esta é minha opinião a respeito da técnica, não vou mais falar do assunto aqui no fórum.Vou continuar comparando o karate com outras artes marciais em relação à gestão como sempre fiz.
Karate falta algumas coisas na minha opinião, como clinche, movimentação, defesa de quedas e métodos de treino mais modernos. De resto é a melhor arte marcial que existe, tanto tecnicamente quanto em relação aos tempos de luta.Esta é minha opinião a respeito da técnica, não vou mais falar do assunto aqui no fórum.
Não acho que falta nada disso. Tirando luta de solo, que é suicÃdio em um confronto de grupos, o Karate cobre tudo isso. Pra clinche temos a série Tekki, pra quedas temos vários exemplos, mas Empi, especificamente, cobre isso. Movimentação se faz ao treinar Jiu-kumite.
Sem ofensas, mas é ingenuidade achar que vai aprender clinch tao bem quanto um praticante de MMA apenas fazendo kata (eu disse praticante, nao profissional). E aprender quedas com kata, só muito chulamente, pois derrubada se aprende mesmo em treino em dupla, como no judo (e, por favor, não me diga que você se referia ao suposto kata guruma que tem no pulo do empi).E se bastasse lutar pra aprender a se movimentar, a maioria dos karatecas saberia se movimentar bem, mas não é o que acontece... Pra ter um bom footwork, é preciso treinar o footwork.
Marquinhos, se você vai treinar as técnicas em dupla de qualquer forma, no que o kata vai te acrescentar nesse aspecto? Porque, no final das contas, o que vai te ensinar mesmo a derrubar ou clinchar vai ser treino em dupla, e não treino no ar.Dá pra aprender muita coisa com kata, mas derrubada e clinch? Discordo."Quanto à movimentação, é só treinar kihon voltado pra isso e depois aplicar em jiu-kumite."Aà você reformulou o que você tinha dito...
Porém, continuo achando que o karate não dá um bom suporte para clinch e derrubadas, ainda mais se formos nos basear nas tecnicas de kata/bunkai (talvez só o suficiente pra quebrar um galho contra um leigo em uma situaçao de auto-defesa).Oss!