Karate, jiu-jitsu... ambas são eficientÃssimas em relação a eficiência. Estes dias estava vendo os vÃdeos de defesa pessoal do Rorion e Royce, puro atemi de karate. Se tiverem a chance leiam o livro "gracie jiu-jitsu" do Hélio Gracie. Se não for o que treinam no dia-a-dia em um dojo de karate, sugiro reverem o treino. Karate falta algumas coisas na minha opinião, como clinche, movimentação, defesa de quedas e métodos de treino mais modernos. De resto é a melhor arte marcial que existe, tanto tecnicamente quanto em relação aos tempos de luta.Não importa se a pessoa treina karate ou o que for, todo objetivo tem sua metodologia. Pra defesa tem que adaptar algumas coisas à realidade em qualquer arte marcial. É o que o mestre Funakoshi falou sobre kata e kumite no ninjukun.Esta é minha opinião a respeito da técnica, não vou mais falar do assunto aqui no fórum.Vou continuar comparando o karate com outras artes marciais em relação à gestão como sempre fiz.
Agora, wado ryu e outros karates não dão a mesma condição do Jiu Jitsu nem $%&!.
Citação de: Sato´ em Abril 10, 2012, 16:48:28Agora, wado ryu e outros karates não dão a mesma condição do Jiu Jitsu nem $%&!.Quem disse isto? Me diz e te ajudo a detonar o cara.Eu sempre disse e li também de outros, que Wado tem técnicas de projeções e torções inexistentes em outros estilos, o que proporciona mais possibilidades numa defesa pessoal.Quanto ao BJJ, sou mais um judô com karatê, e tenho dito.
Sato, não vou discutir as qualidades e/ou deficiências do Wado com um praticante de Shotokan, com poucos conhecimentos do Wado. Me desculpe, mas não vale a pena.Já com relação ao BJJ e outras artes marciais, minha opinião é a seguinte:Quer ser lutador profissional de MMA, treine de tudo (boxe, karatê, Judô, BJJ, muaithai, kung fu, taichi, urucan e o $%&!). Será o seu ganha-pão, então é extremamente necessário.É um "mero mortal", trabalha das 8-18 todo dia e quer faer uma arte marcial como atividade fÃsica e/ou defesa pessoal, escolha uma arte marcial que se identifique com ela, num prosessor sério e se especialize na mesma. Não perca tempo e $$ com trocentas modalidades diferentes. Será meia-boca em todas e nunca bom em nenhuma.É somente minha opinião, não a verdade absoluta, portanto é natural que muitos discordem da mesma (e talvez alguns concordem).
Prezado Sato,O Guicomes já é partidário de sua afirmativa, e assim como disse pra ele em outra oportunidade, eu respeito sua opinião, mas eu discordo. Eu ainda continuo achando que kata é parte importante do treinamento (perceba que não estou dizendo que é o mais importante), assim como o kihon (todas as variações), kumitê (todas as variações). Agora, vai daquela idéia que já debatemos em outras oportunidades... qual o objetivo... o amigo Bcabrera por exemplo, não tinha motivo para ensinar kata para os atletas da Minotauro Team, afinal ele não está formando karatecas, e sim auxiliando na preparação de atletas de MMA, são coisas diferentes. Agora, eu creio que um karateca, na sua formação tem que ter o kata, que ao meu ver está para o karatê como a matemática para a fÃsica, é base de tudo. Mas enfim... é o que eu acho e de forma nenhuma quero fazer disso uma verdade, é só um comentário sobre o que escreveu...No mais um abraço e fica com Deus!!!
Reitero que o jogo de luta "agarrada" do JJ é superior ao que os estilos de karate apresentam. Ao contrário do que pensa eu conheço bem as torções do Wado e acho que são infantis e irreais. Não pega alguém com o mÃnimo de conhecimento em luta, leigos talvez.Esse fato é apontado por qualquer perito em artes marciais, não há muito o que discutir sobre isso. Não leve pro pessoal, apenas opiniões.
Reitero que o jogo de luta "agarrada" do JJ é superior ao que os estilos de karate apresentam.
A vida é longa. Dos 8 aos 15 anos treinei Taekwondo chegando a preta, depois treinei muay thai até os 21 anos. Depois especulei por 4 anos no jiu jitsu até conhecer o meu sensei de shotokan o qual pratico até hoje, uns 7 anos, com pausas por lesões.
Ao contrário do que pensa eu conheço bem as torções do Wado e acho que são infantis e irreais. Não pega alguém com o mÃnimo de conhecimento em luta, leigos talvez.Esse fato é apontado por qualquer perito em artes marciais, não há muito o que discutir sobre isso. Não leve pro pessoal, apenas opiniões.
O Bodhi só criou este tópico porque trouxe informações novas dos karatecas que participaram do evento.