E por acaso as outras modalidades de luta são diferentes? Quanta patricinha e mauricinho praticam box só para queimar as calorias?! O mesmo vale p/ TKD, JJ, etc...Então, não sei o porque desta discriminação contra quem quer apenas fazer uma atividades fÃsica.
Discordo prezado Gustavo Soares,Eu me dedico cada vez mais ao karatê (diga-se de passagem, tenho que atualizar meu diário de treinamento), e quando tenho um companheiro de treino que só vê o karatê como atividade fÃsica, alguém sai machucado, ou o companheiro porque eu vou estar treinando forte e vou acabar machucando, ou eu vou sair machucado, por ter que fazer alguma manobra para evitar de machucar o caboclo que tá de sacanagem, e aà posso acabar me contundindo. Então, nem todo mundo sai ganhando! Se eu estiver errado que me corrijam, mas se quem está treinando não está imbuido do mesmo espÃrito dos demais, alguém vai sair perdendo. Um abraço!!!
Prezado Gustavo Soares,Espero que não tenha interpretado minha resposta ao amigo como uma "afronta" ou desdém, peço até desculpas por ter usado o termo "de sacanagem", mas não foi uma afronta a colocação do amigo não, mas pergunta aos senseis Pedro, Katsumoto, Lezon, ao Guicomes, ao Juliano, e a outros, e vc verá que discordaremos com relações a competição e tradição, isso e aquilo, agora quanto ao foco, todos serão unÃssonos e certamente pregarão o karatê como um todo. É óbvio que um garoto de 16 anos não vai ter a compreensão que eu com 34 (quase 35 rsrsrs) tenho e que um karateca de 70 anos vai ter. Mas mesmo assim, eu vejo que a tendência é o karatê ser visto pelo praticante como um todo, e não por um prisma limitado. Pois o se faltar alguma coisa em como o praticante vê o karatê, ele será um karateca com prazo de validade.No mais amigo, um abraço!