Repassando ...
"Este livro estará unicamente disponÃvel como edição limitada e de luxo para colecionadores, a preços em torno de 100 dólares por exemplar, somente no idima inglês. Não estará disponÃvel em livrarias, apens pela Internet sob solicitação diretamente com uma distribuidora, que não imprimirá mais cópias do que as reservadas com antecedênci. É a obra de Harry Cook.
Nos últimos anos, um pequeno número de muito bons livros foi publicado sobre a arte maricl desenvolvida por japoneses e Japonês / Okinawanos, livros que fizeram contribuições importantes para a nossa compreensão desta arte marciai. Karate Shotokan: Uma história exata é a mais recente adição a desta lista. Este livro é um dos dois ou três melhores tratamentos histórico dado a qualquer arte marcial, e não é apenas um exemplar de referência, é também uma grande leitura. Vai fazer parte da biblioteca de todos karatekas.
A história do Shotokan é um assunto de grande interesse geral, o autor inclui temas de preocupação para todos karatekas e mais outros artistas marciais. O Shotokan tem a maior influência na opinião pública sobre o karaté que qualquer outro estilo. O autor, Harry Cook é um dos mais prolÃficos escritores e informativas nas artes marciais de hoje. O Sr. Cook é um artista marcial altamente qualificado que tem formação em kratê desde 1966. Ele é um karateca de alto nÃvel karate-ka (4 º Dan de Shotokan, 2 º dan em Goju-ryu [sob morio Higaonna]), ele também tem treinado com sistemas internos chineses, Okinawan Kobu-Jutsu, Capoeira brasileira brasileira, além de Muay Thai. O Sr. Cook tem uma licenciatura na Universidade chinesa de Durham, viveu no Japão entre 1977 e 1980. Sua familiaridade com as lÃnguas e culturas foi uma evidente vantagem para ele na pesquisa histórica para este livro.
O livro é ilustrado e, embora o leitor pode reconhecer algumas fotografias, muitos nunca tenham sido publicadas antes. Não foram poupados esforços para fornecer ao leitor com um atraente livro que vai durar. O papel é de excelente qualidade, as páginas costuradas, não apenas coladas, e da cobertura durável e atraente. Este livro foi concebido para ser sólido e para resistir a freqüentes leituras e consultas sem apreciável desgaste ou danos. E isso é uma coisa boa. Karate Shotokan: Uma história exata significa exatamente o que diz. É o Shotokan como ela era e é. O livro está firmemente baseado em minuciosa investigação, bem como o caminho tomado pelo moderno Karatê Shotokan para atingir a forma em que é ensinado hoje, está muito bem documentado. Existe um muito útil glossário e Ãndice. Existe uma grande quantidade de material novo.
Entre os temas debatidos são mais sensÃveis: o papel do militarismo na década de 1930, o carinho sempai / kohai; relação a influência da universidade japonesa, especialmente na Takushoku University; os efeitos da concorrência; ki; a perda de bunkai e da distância que tem viajado o Shotokan moderno a partir do idealismo de Gichin Funakoshi. Estes temas são todos examinados cuidadosamente, criticamente, e de forma justa. Essencialmente, o livro é uma narrativa história que começa com o desenvolvimento do karate na ilhas Ryukyu para descrever as raÃzes do Karate Shotokan no Shorin Ryu.
O autor coloca ênfase considerável sobre a vida de Gichen Funakoshi e suas metas no sentido Karate de Okinawa para o Japão. Gichen Funakoshi foi um clássico confucionismo cavalheiro que possuÃa uma profunda compreensão do karatê. Ele tentou expressar confucionismo ideal no seu Karatê e transmitir esses ideais através de Karatê para aperfeiçoar seus alunos. Embora Funakoshi descobrira que ele tinha de mudar o karatê, a fim de incentivar a sua aceitação pelos japoneses, ele nunca perdeu a sua abordagem à instrução confucionismo com sua ênfase na cortesia. Mas, o Karate Shotokan evoluiu gradualmente numa sociedade cada vez mais infectadas por uma destrutiva influência militar, antitéticos aos elevados ideais.
Os estudantes em uma universidade no Japão na década de 1930 foram fortemente afetados pela doutrinação militarista que foi destacada uma parte da vida quotidiana durante esse perÃodo. Todos os estudantes universitários estão em uma idade em que elas são extremamente vulneráveis a este tipo de doutrinação e de pressão social, e os jovens dos ideais de Funakoshi, expressa pelo karate, para influenciar a sociedade, transformando suas vidas. O resultado foi a subversão de seus objetivos.
O Shotokan Karate e seu valor social foram reduzidos. Yoshitaka Funakoshi, que, como um mestre instrutor leva a orientação. A II Guerra Mundial levou muitos dos karatekas de altp grau para fora fora do Japão para lutar, mudançs foram trazidas ao Shotokan, já que continuou a evoluir durante os anos em guerra. Quando esses homens retornaram ao Japão após a guerra, tornaram-se conscientes das mudanças que se verificaram na sua ausência, e eles não gostaram delas. Mesmo o grande Masatoshi Nakayama recusou a aceitar a três e dez Taikyoku Kata-Kata e não negou que eram ensinadas por Gichen Funakoshi. Esta negação é claramente demonstrada que é falso.
Como resultado das tensões entre estes regressos e aqueles que haviam treinado com Yoshitaka, o Karatê Shotokan foi divididos em dois grupos: Shotokai e Japan Karate Association (JKA). O profundo respeito que os alunos de Funakoshi tiveram para o seu mestre contribuÃu para segurar os dois grupos do Shotokan. Mas logo após a sua morte, a irrevogável separação ocorreu. Animosidade fez a JKA cometer a mais grave violação dos bons costumes, quando não enviaram um representante para o funeral de Funakoshi.
Esta falta de respeito criou ressentimentos, e as organizações separadas do Shotokan seguiram caminhos diferentes. A JKA e o Shotokai passam a ter capÃtulos separados neste livro. Depois da morte Gichen Funakoshi, a ênfase foi colocada a competições dentro da JKA. Em particular, Hidetaka Nishiyama sempre foi fortemente contra a participação de seus faixas pretas. Esta ênfase na competição desportiva dentro do estilo tem distorcido a formação, desviando a atenção para torneios e técnicas.
Usos de armas deixaram de serem ensinadas, apesar da existência de técnicas de kata destinadas a lutar contra esse tipo de armas. Existe agora demasiada ênfase à formação em grupo básico. Instrutores têm negligenciado o kata e técnicas de curta distância. Os chefes japoneses reconhecem bem estas tendências e, por vezes, lamentam os efeitos que teve a competição desportiva no Shotokan. No entanto, eles são incapazes de abandonar a competição, e muitas vezes contraditóriamente exibem entusiasmo para torneios.
O papel do professor é criar situações em que o aluno aprende a partir da experiência , e uma fé cega em alguma coisa é considerada, em última análise, inútil. Isto tem uma longa tradição no pensamento oriental. A habitualmente os instrutores do Shotokan propagam que um caçador que persegue dois coelhos não captura nenhum. Tenho pensado muitas vezes que estes instrutores poderiam refletir o fato de o caçador tem mai chance de abater um leão com um rifle de dois canos do que uma simples arma de um tiro só.
Shotokai não enfatizou competição desportiva e tomou um caminho muito diferente da JKA, tendendo a mÃstica. Shigeru Egami teve uma influência definitiva sobre o Shotokai, e considerável espaço é dado a este homem notável. Embora o Shotokai de formação é rigorosa, a dependência do misticismo na formação muitas vezes resulta em ineficácia técnica. O autor da experiência indica que, quando essas técnicas são demonstradas, os resultados podem depender mais na crença do homem de ser atingido inconsciente e sua cooperação com o seu instrutor do que sobre a ampliação da força da técnica pelas forças mÃsticas.
O Sr. Cook descreve a introdução da JKA Shotokan para o oeste e seu posterior desenvolvimento, sobretudo em França, a Grã-Bretanha, e os Estados Unidos. Ele também examina a famoso curso de instrução da JKA e discute as carreiras de alguns dos notáveis homens que passaram por esse curso para trazer o Shotokan do Japão para o resto do mundo. Estes homens tornaram-se a altos instrutores para várias organizações nacionais filiadas à JKA. Sua discussão da evolução do oeste é essencialmente limitada ao último capÃtulo do livro, mas esse capÃtulo é de comprimento suficiente para lhe permitir desenvolver plenamente o seu tema, incluindo breve e informativo relativo as biográfias dos mais influentes karate-kas europeus e americanos.
O Shotokan cresceu, e internacionalmente muitos instrutores karate-kas foram treinados em paÃses ocidentais. Estas pessoas são frequentemente capazes de ver o Shotokan de uma perspectiva diferente do japonês, e, por vezes, as divergências entre altos instrutores têm causado mais divisões dentro do Shotokan e surgimento de novas organiações. Infelizmente, as divergências ficam acima do Karatê. Isto é especialmente evidente nas disputas que têm perturbado a competição nacional e internacional, resultante do entusiasmo e ênfase colocada os maiores vencedorores. Apesar de, ou talvez porque, das divergências ocasionais entre instrutores sêniors e consequente fragmentação das organizações, o Shotokan manteve-se vital e popular arte marcial, e tem continuado a crescer.
No entanto, é possÃvel que o futuro do Shotokan mude para o oeste do Japão, e curiosamente, o Sr. Cook conclui com a sua história: "pode ser, no Ocidente de que o Caminho de Shoto irá sobreviver como Gichin Funakoshi teria desejado. "
Fonte:
www.karatedasmeninas.com