Autor Tópico: Shobu-ryu: informações  (Lida 25378 vezes)

Offline Pinto San

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • Pinto Dojo karate shotokan
Re: Shobu-ryu: informações
« Resposta #45 Online: Novembro 12, 2008, 02:52:54 »
...tolhendo as dificuldades de mestres orientais, bem como a dificuldade de aprendizagem do idioma por parte dos alunos que praticavam esse esporte...

...provisoriamente o nome de ARTE MARCIAL DO BRASIL, hoje denominado SHOBU-RYU.

Agora me explique o por que vsc colocaram um nome em japonês , que aliás eu não sei a tradução , mesmo sendo estudante de japonês, sendo que a idéia inicial era ter uma arte com adaptações para os brasileiros ,inclusive a "nomenclatura" das téécnicas?

Deixa eu adivinhar , o nome em japonês chamou mais a atenção dos bestas e deu mais lucro ?

Ai vc vem e dizer que é karate que vc ensina e que não é picareta!!

Faça-me o favor!!!

P.S se é arte marcial brasileira , coloca o nome de capoeira então !!

Seu site sobre karate  : www.pintokaratedojo.wordpress.com

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #46 Online: Novembro 12, 2008, 07:07:16 »
Olha Prof: Antonio Marcio

Conheço um sistema de luta chamado SBK- karate ashi do, que é bem mais velho que o seu shobu-ryu, antes que pergunte SBK sistema brasileiro de karate e a primeira coisas feita quando eles resolveram que deveriam desenvolver um sistema nacional de luta foi traduzir os nomes de todas as tecnicas colocar um nome brasileiro, foram filiados a inter estilos e outras organizações. mais deixam sempre claro que o karate praticado la teve sua origem com o falecido Sensei Sagara e outros Senseis da época então mesmo que o SBK hoje não seja visto como Karate tradicional teve uma origem e sabem que a mudança realizada por eles teria suas conseguencias.
Não vi isso no seu site.

OSS >:(

Offline DoghQuch

• Sr. Member
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
« Resposta #47 Online: Novembro 12, 2008, 07:40:12 »
Conheço a butokukai e creio que ela não fica no Brasil alguma vez vocês já foram no Japão? creio que não. O karate Shobu Ryu foi criado por mestres de karate  da época, assim como a federação Francesa não aceita a Japonesa e criam seu próprios campeonatos mundias por causa disso eles não deixam de ser karatecas, lamento em dizer mas o shou ryu é reconhecido até fora do país como karate pena que aqui existe esse preconceito. Oyama era koreano e treinou vários estilos indo para a Kréa e treinando taekwondo, ao voltar ao Japão demonstrou suas técnicas e demonstrações em matar um touro com um soco criou então o Kyokushin estilo de karate, e derrotou todos os mestres na época por isso o kyokushin não é karate? Pense. Oss. Meu blog.
http://www.blogger.com/profile/05573664479570004878
Me metendo onde não fui chamado.....  ;D

Rapais, apesar de pouco amigáveis, todos estão apresentando argumentos adequados e até razoáveis eu diria contra o seu "estilo de karate". Talvez vc devesse tentar o mesmo ao defende-lo.

Veja, muitos membros do forum são estudantes de japonês e da história do karate, alguns são historiadores profissionais e tem até os que moram no Japão (ou já moraram). Quem está mal informado aqui acho que é você.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Jose Fernando Pimentel

• Sr. Member
  • Votos: +5/-5
« Resposta #48 Online: Novembro 12, 2008, 08:28:35 »
Oyama lutou com todos os mestres de outros estilos e derrotou todos ? De onde saiu esse absurdo. Primeiro não rolava esses desafios assim. Segundo O Oyama do tamanho que era encarar mestres octagenários não era lá grande vantagem, embora dependendo do velhinho, eu apostasse nele. Repetindo: procure saber sobe Minoru Mochizuki e tente descobrir o nível de quem é capaz de criar um estilo. Não é escola, é estilo. Há diferenças técnicas de como ensinar WAdo-Ryu nas Três federações que existem, a Wado-Kai, Wado-Ryu Lenmei e a Wado International, mas todos ensinam WAdo. O mesmo acontece na JKA, SKI e etc., mas todas ensinam Shotokan. Criar um estilo não é juntar técnicas. Esses caras dão um ataque de CTRL C, CTRL V marcial e aham que inventaram um estilo. Krav Maga não é estilo de nada. É um conglomerado de técnicas marciais. É uma arte marcial mas não é um estilo.

Oss.

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #49 Online: Novembro 12, 2008, 10:14:00 »
Oss! (vou me meter também, nessa conversa... a propósito, li o tópico todo, post a post, desde o começo... o bagulho esquentou aqui ein! heehe)

Eu acho que tem uma coisa que vocês desconsideram...
O cara começou treinando isso, pensando que era karate (ou não... se ele já sabia do qeu se tratava ao começar aí é outro papo...), aí agora, vocÊs vêm e dizem pro cara qeu tudo que ele treinou é tudo, menos karate? ou seja: o mundo do cara cai. Demora até cair a ficha.
É  a mesma coisa qeu chegar pra uma pessoa e dizer: ó, seguinte, se liga, deus não existe!
Pô, o cara pira na batatinha.

Eu também, antes de conhecer esse site aqui, pensava qeu treinava karate arte marcial... depois lendo, vendo as coisas que vocês falam, os argumentos, realmente tenho que concordar, ao contrário do que eu pensava desde o ano 2000, não é karate tradicional $%&! nenhuma, o karate que me passaram a vida toda foi karate olímpico, karate esporte.
Eu por conta própria que sempre busquei o "espírito" marcial, sério da coisa.. já não era muito afeito as competições mesmo. (tanto qeu perdia, mas sempre dei umas porradinhas, pra deixar uma lembrancinha pro cara.. ele ficar pensando: ganhei mas o cara me acertou umas boas, mais contundentes qeu meus golpes pontuáveis!) hoje em dia busco muito mais, a arte marcial. E tenho mais base de por onde seguir.

Abandonei até meu karate-gi levinho de competição e comprei um lonado.

Mas é complicado gente.. imaginem vocês...
vai ver lá pro cara, só apareceu isso aí, pra ele treinar...

(aqui eu também não tive escolha... mas tenho sorte de meu professor ser um cara bem intencionado e estar sempre procurando melhorar, progredir.. mas eu não posso culpá-lo pois ele também, digo ele então teve menos chance de escolha ainda... foi muito duro pra ele.. ele até chegar a preta, teve qeu passar na mão de vários picaretas... até qeu finalmente o Sensey Ulisses o adotou como aluno (já na faixa roxa), até que apareceu o Ulisses... Ulisses foi o cara... só que o Ulisses é 100% karate competição. e foi dai que meu professor veio.. foi daí que eu vim.. não tem jeito... isso não é fácil de assimilar... e olha que bem ou mal eu tô dentro do karate ainda.. e pra quem não tá? afffff... Eu tento levar meu karate pro lado mais marcial, budo, possível.. mas não é fácil.. uma vez que a minha escola é a esportiva.. enfim.. acho qeu deu pra entender né? Não tô defendendo a luta do cara - qu enão é karate mesmo. concordo! - mas tô entendendo mais ou menos o que se passa na cabeça dele. E tô tentando passar um pouco dessa visão pra vocês.. vocês só estão martelando o cara... No merci? Se nós tentarmos ajudar, agente acaba ajudando. já falei demais..)

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Prof: Antonio Marcio

• Full Member
  • "Deus é Fiel"
« Resposta #50 Online: Novembro 14, 2008, 10:42:51 »
Sr. Pinto San.   espero poder ajudar com esse blog de informações.  Meu blog.
http://www.blogger.com/profile/05573664479570004878
" Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado"
Miyamoto Musashi,Gorin no sho

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #51 Online: Novembro 14, 2008, 11:21:13 »
Olá!
Eu estava me controlando para não tecer nenhum comentário sobre
este e outros posts,mas infelismente achei que deveria fazê-lo agora,
pois a perda de tempo, a energia gasta para criticas que nada controem,
está sendo tão grande e inútil,que eu me pergunto porque não a canalizam
para postagens mais técnicas,mesmo sendo somente por curiosidade.
Será que doi muito ao invés de criticar um estilo,ou mesmo uma outra forma de luta,
não seria melhor antes conhecê-la, e se não for do agrado,apenas ignorá-la?
Mas pelo menos,tratar quem a divulga de maneira mais cortêz e educada,pois o seu representante pode tonar-se um bom Amigo, e ser alguém que mereça nosso respeito,embora não concordamos com a Arte que pratica.
Eu neses 45 anos de Karate já vi muitos do Shotokan,(inclusive eu) gojiu, wado, shorin, que eram ruins no que faziam, mas exeletes Amigos e profissionais de qualidade.
$%&! mania de criticar sem por a prova.
Vamos somar informçoes e com isso mais Amigos.
E vão todos se fuderem
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline mar_curti

• Jr. Member
  • **
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
« Resposta #52 Online: Novembro 14, 2008, 11:32:50 »
ISSO É REALMENTE ctrl+c ctrl+v ;D
História do nome do estilo

Inicialmente foi denomidada "Arte Marcial do Brasil". Entretanto, no momento de sua legalização com a Secretária de Esportes da época, cuja direção era feita por algum militar, este rejeitou os documentos entregues, pois estavam dentro de uma pasta "vermelha", e dessa forma diziam que os Mestres faziam parte do partido comunista.

Logo em seguida a Capoeira entrou com um pedido de legalização utilizando o mesmo nome (Arte Marcial do Brasil). Algum tempo depois tentou-se novamente registrar o atual estilo Shobu-ryu com o nome de "Arte Marcial Brasileira",e foi adotado o novo nome "Shobu-Ryu", traduzido: "Casa de Lutas".

Tentou-se batizá-lo com um nome em Português, pois todos os movimentos, nomes de golpes, bases e formas foram nomeados com nomes em português, por causa da facilidade do aprendizado, pois os nomes em japonês eram muito difíceis e complicados, inclusive toda a nomenclatura da anatomia humana foi utilizada.

Após anos sem registro e possuindo uma grande quantidade de Mestres, Professores e Alunos o Sensei de Jiu-Jitsu Monir, do Rio de Janeiro, conversou com o recente Professor Sérgio Queiroz sobre o porque que o estilo não ser registrado, e com muito espanto o Professor decidiu levantar os fatos em relação ao que era denominado.

Após ter descoberto que o estilo realmente não existia oficialmente o Professor conversou com o Sensei Monir que indicou o Sr. Carlos Couto, da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, para relacionar todos os documentos necessários para a regularização do estilo. Logo após obter a relação de toda a documentação necessária, o Professor entrou em contato com a diretoria da Federação para que assumisse o caminho que ele havia começado, e logo depois o estilo foi registrado com o nome de "Federação de Artes Marciais Shobu-Ryu".

[editar] Origem

O Mestre Emerson Martins, 6º Dan em Karatê Shorin-Ryu e 5º Dan em Judô, e o Mestre Eromilson Mello, Profº de Taekwondo, uniram-se para criar um novo estilo, mais completo, voltado para a realidade e de grande contato.

Com a união do Shorin e do Taekwondo foi criado um estilo muito ágil, dinâmico e eficaz, que apresentava uma grande variedade de exercícios que abrangem diversas situações, como defesa contra armas, luta contra vários oponentes, manipulação de armas marciais, entre outros.

A grande intenção do Mestre Emerson Martins seria a inclusão do Judô no estilo, tornando assim o estilo completo, mas segundo o próprio, ele necessitaria formar alguns Professores para poder incluir o Judô, pois o programa completo com todos os movimentos, golpes e exercícios era muito grande. Mas por problemas de ordem pessoal ele abandonou o estilo antes de ensinar a última parte do mesmo.

[editar] Representantes

Há representantes do estilo Shobu-Ryu espalhados por vários Estados do país,como: Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Tocantins, Roraima, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Cada Estado possui sua respectiva federação do estilo.
Marcelo

Offline mar_curti

• Jr. Member
  • **
« Resposta #53 Online: Novembro 14, 2008, 11:36:27 »
OU SEJA É UMA MISTURA DE TUDO....MAS CONCORDO TB ACHO QUE DEVEMOS SER MAIS MALIAVEIS COM AS PESSOAS QUE TENTAM APRESENTAR NOVOS ESTILOS, MESMO QUE PARA NÓS NÃO FAÇA SENTIDO OU NÃO TEM NADA HAVER COM KARATE....

OSS
Marcelo

• Full Member
  • "Deus é Fiel"
« Resposta #54 Online: Novembro 14, 2008, 12:28:20 »
Obrigado por tentarem entender, qualquer dúvida !!!  Oss.
" Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado"

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #55 Online: Novembro 14, 2008, 12:35:51 »
Salvador Dali disse que nunca veio ao Brasil porque tinha medo de ser atingido por uma FLEXA......Emerson Martins foi o maior PICARETA que o Brasil ja conheceu..quem o graduaou na Shorin???
Avalisar a Picaretagem é mesmo uma atitude digna do pais privada!!!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

• Full Member
  • "Deus é Fiel"
« Resposta #56 Online: Novembro 14, 2008, 13:09:38 »
Valeu Pedro !!!!! Tenho apenas 17 anos de treino e sou faixa preta 1° dan de shobu ryu e foi a pessoa mais sensata deste post. Meu muito obrigado e um grande  Oss.

Offline Jose Fernando Pimentel

• Sr. Member
  • Votos: +5/-5
« Resposta #57 Online: Novembro 14, 2008, 14:41:32 »
O Shobu-Ryu é bastante conhecido aqui no rio e não é por falta de informação que critico. Ignorar o que não gosto não é o caso. Não podemos simplesmente ignorar uma arte marcial que se diz o que não é enquanto nós nos esforçamos em cursos, treinos, na vinda de mestres estrangeiros para o Brasil, na batalha constante para estar dando o melhor ensino para nossos alunos.

Repito, governo de país nenhum no mundo com lei nenhuma pode registrar algo como Karate. Karate tem linhagem. Seria a mesma coisa que um cara inventar um jogo igualzinho a futebol, com duas bolas, treze jogadores, traves nas quatro linhas e registrar como "futebol brasileiro" no ministério dos esportes. Não seria futebol em lugar nenhum no mundo e a FIFA não reconheceria.

Quanto ao Emerson Martins ser 6o. Dan de Shorin, é duro de acreditar. Aqui no Rio quem essina Shorin a mais de 40 anos são os sensei Rodolfo Ortiz e Antonio Carlos Troyman. Sensei Ortiz é 7o. Dan e Sensei Troyman é 5o.. Pode ser que ele tenha sido aluno de professores que já pararam de lecinar como o Antonio ou o Falcão, mas acho difícil. Vou perguntar a eles se o Emerson realmente treinou Shorin e com quem. Mas de qualquer forma, essa graduação de Shorin só seria obtida em um exame de graduação com o falecido mestre Shinzato, em Santos, o que significa que deveria ter registro disso. Duvido.

Não é justo com nossos alunos, seus pais, parentes e nem conosco, que charlatães
enganem a milhares de pessoas a mais de 30 anos e fiquemos calados.

Aos praticantes de Shobu-Ryu peço desculpas se alguma vez fui mais contundente do que devia e tenham certeza, não há nada de pessoal contra ninguém e teria o maoir prazer em conversar pessoalmente com qualquer um sobre tudo isso. Apenas tenham em mente que Shobu-Ryu é uma Arte Marcial mas não é Karate.

Vocês sabem qual a diferença do oitsuki de Shotokan para o de Wado-Ryu ? Do giaku de um para o do outro ? Pois é, para inventar um estilo tem que se entender muito bem o motivo de cada detalhe técnico, de como uma flexão de joelho ou giro de calcãnhar influencia na eficácia de cada golpe e como isso deve ser passado ao aluno. Para criar o Wado, mestre Otsuka entendeu muito bem o Shotokan, depois o Shito-Ryu e a partir desses conhecimentos desenvolveu seu trabalho. Gostaria de assistir uma palestra de alguém de Shobu-Ryu explicando de onde saiu cada técnica, como ela era aplicada no estilo original e a razão da mudança.

E tem mais um detalhe histórico interessante. Na década de 60 do século pássado (estou ficando velho ...) o Karate aqui no Rio era para elite. Os professores que aqui vieram procuraram academias e clubes na zona sul da cidade e no máximo Tijuca e Méier. Não tinha japa graduado dando aula em Guadalupe, Mesquita ou Vicente de Carvalho. Quem queria treinar Karate a sério se virava para vir para a zona sul ou Tijuca, como foi o caso do Zé Carlos. "Karate era coisa de elite". Aí o Emerson Martins se deu bem "inventando um estilo" de Karate brasileiro em plena ditadura militar e disseminando-o pelos suburbios. Tinha aluno pra caramba mas ninguém fazia nada sobre isso. Não havia federação de Karate nacional nem estadual. O Karate era um departamento da federação de Boxe e nem pensar em fiscalizar. Aí o Emerson ficou décadas como queria, dando aula isolado e sem participar de nada, sem prestar conta de nada a ninguém e dizendo que o que ensinava era Karate.

Me desculpem mas isso é cara de pau demais e não dá para aturar.

Oss.

Offline mar_curti

• Jr. Member
  • **
« Resposta #58 Online: Novembro 14, 2008, 15:27:02 »
Olá,

Meu post não foi para justificar o Shobu-ryu e sim para dar uma ideia de como surgiu esse estilo, mesmo pq pratico shotokan. Agora se é verdade , não posso dizer....pois para dizer a verdade nem conheço esses caras mencionados no artigo. Como disse antes, não concordar não implica em destruir o que as pessoas acreditam. Penso realmente que o karate tem se "desmanchado" nas mãos de alguns "professores "   ( como o Sensei Roberto diz)que tentam  inventar novos estilos e destorcer os estilos que já existem. Gostaria muito que isso não acontecesse , porém penso que é inevitavel já que o grande interesse de muitos "professores" é apenas o $$$$$$. Acabam nem ligando se tá certo ou errado. Também não concordo com o Shobu- ryu, mesmo pq parece mais coisa de luta livre onde existe uma mistura de tudo, do que um estilo de karate . Mas , se existem pessoas que querem acreditar nesse estilo , fazer o que????? Dificilmente a pessoa vai mudar de ideia. Agora , como o Sensei Pedro disse, se não gosta do que vc está lendo , apenas ignore ao inves de ficar destruindo o comentario do cara. O estilo pode ser uma $%&!, mas acabamos perdendo oportunidades de construir amizades por causa de comentarios assim. Eu discordo tb desse estilo, acho que não tem nada haver com karate . Mas , respeito quem pratica, se o cara entende que é certo, deixe ele acreditar e boa.....

Oss
« Última modificação: Novembro 14, 2008, 15:30:05 por mar_curti »
Marcelo

• Full Member
  • "Deus é Fiel"
« Resposta #59 Online: Novembro 14, 2008, 15:42:56 »
Sr. José Pimentel. Entendo sua preocupação em ensinar ao seus alunos o correto, mas preocuro ensinar o que minha teória sobre o karate shobu ryu, já treinei vários estilo hoje sou formado em shobu ryu e sou um grande pesquisador das artes marcias pois, tenho grande admiração pelas mesmas, quanto a teoria da shobu ryu não vir de uma linhagem nipônica porem, os movimentos e as bases serem do karate tradicional e as pessoas não se entenderem, o karate nunca será olímpico ou pan americano. Eu era da FKRJ ai venci a etápa carioca na (época) não pude disputar o brasileiro por uma meia duzia de panela , logo após um colega meu conseguiu se classificar para o Pan do Rio de Janeiro(isso pela CBK), o mesmo foi informado que não poderia participar da competição, não tenho nada contra ninguem ao contrario tenho muitos amigos em vários estilos e participo sempre de campeonatos estaduais e regionais fora das federações e no shobu ryu o atleta busca o nocaute e vence o melhor não há "a tal panela" , as federações da França e a do Japão não se entendem fica dificil enquato não houver uma evolução na maneira de se dirigir o karate não haverá evolução posso até ser um ignorante mas uma coisa eu tenho certeza sou correto em afirmar quando o meu nome aparece na listagem e a mesma entidade depois me informa que não estou classifacado há algo de errado nisso !!!  Um grande abraço e espero não ter ofendido alguem não foi a intesão espero cotar com discursões sadias e que fortaleça nossas idéias.Oss.