Autor Tópico: A Importância do Mokuso  (Lida 10661 vezes)

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
A Importância do Mokuso
« Online: Fevereiro 21, 2005, 21:03:59 »
Oss!

Falo hoje de Mokuso.

Em que momentos é importante usar o mokuso?

O mokuso é essencial tanto no dojo como na vida?

O mokuso é uma interiorização para limpar a mente antes e depois de uma actividade ou é algo mais?

O Mokuso é um acto simples, mas de compreensão complexa?

O Mokuso deve ser usado sempre como um divisor de águas. Separar a água turva da límpida para o desenvolvimento da concentração na actividade que será executada.

Antes do treino, antes dos estudos, antes de uma prova são momentos de preparação.

Depois do treino e de outras actividades, são momentos de agradecimento.

A conexão não é apenas com o seu "eu" interior, mas uma tentativa de contacto com o astral, com as boas energias que nos circundam e que podem nos fortalecer e orientar na trilha do bom caminho.

Cabe agora aos Ciberbudocas e Karatecas deste Forúm intrepetar e exprimir como definem o Mokuso, o vosso Mokuso.

Um abraço e bons treinos

Shogun

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

User45

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #1 Online: Fevereiro 22, 2005, 10:34:32 »
Antes de qualquer atividade que exige concentração, e após a atividade para reverencias astrais e descontração(relaxamento)

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
A Importância do Mokuso
« Resposta #2 Online: Fevereiro 22, 2005, 19:15:51 »
Oss.

Na dojos que treinei e treino, praticamente não é realizado o Mukuso!

Pergunto. O Mukuso deve ser praticado como a meditação zen?

Poderiam explicar melhor como deve ser praticado? Postura fisica e mental, respiração, etc?

Oss.

Offline Shogun

• Full Member
A Importância do Mokuso
« Resposta #3 Online: Fevereiro 22, 2005, 20:05:52 »
Oss!

Alexandre, vou tentar explicar-lhe por palavras minhas o que é verdadeiramente o Mokuso e no que consiste, espero que as minhas palavras o possam vir a esclarecer.

Mokuso é simplesmente ser, sem fazer nada - nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer. De onde vem esse profundo prazer, quando você não está fazendo nada? Não vem de lugar nenhum, ou vem de toda parte. Ele é não-motivado, porque a existência é feita de uma matéria chamada alegria.

Quando você não está fazendo absolutamente nada - corporalmente, mentalmente, em nenhum nível - quando toda a actividade cessou e você simplesmente é, apenas sendo, isso é Mokuso. Você não pode fazê-la, você não pode praticá-la: você tem apenas que compreendê-la. Nas aulas de Karate praticamos Mokuso como um exercicio no começo e no final da aula, porém ela deve ser Praticada durante todo o período que entramos no Tatami e no final devemos entender a pratica para nossa vida. Sempre que você encontrar tempo para apenas ser, abandone todo o fazer. Pensar também é um fazer, concentração também é um fazer, contemplação também é um fazer. Mesmo que apenas por um único momento você fique sem fazer nada, simplesmente permanecendo no seu centro, totalmente relaxado - isso é mokuso. E uma vez que você tenha descoberto o jeito, você pode permanecer nesse estado tanto tempo quanto quiser; finalmente você poderá permanecer nesse estado durante as vinte e quatro horas do dia.

Uma vez que você se tomou consciente de como seu ser pode permanecer imperturbado, então, vagarosamente, você pode começar a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não se agite. Essa é a segunda parte de Mokuso - primeiro, aprender simplesmente a ser, sentado em Seiza com os olhos semi abertos, deixando os pensamentos passarem sem se fixar em nada, simplesmente observando em estado de alerta. Depois levar este estado durante a apresentação das técnicas.
A ideia é levar este estado para o dia a die e então aprender pequenas acções: limpar o chão, tomar um banho, mas permanecendo centrado. Então você poderá fazer coisas mais complicadas.

Por exemplo, eu estou falando com você, mas o meu " mokuso!, não deve ser perturbado. O Karateca pode continuar falando, mas lá no seu centro não há nem sequer uma pequena ondulação; ele está absolutamente silencioso, completamente silencioso.

Assim, a meditação não é contra a acção. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de vida: você se toma o centro do ciclone. Este estado o treino correcto do Karate deve levar o praticante. Por esta razão é necessário se conhecer a técnica correcta e Ter um professor experimentado para avisar o Praticante quando ele está se distanciando deste objectivo.

A sua vida continua, continua de uma maneira muito mais intensa - com mais alegria, com mais claridade, mais visão, mais criatividade - todavia você está distanciado, apenas um observador nas colinas, simplesmente assistindo o que está acontecendo ao seu redor.

Você não é o que faz, você é o observador mas ao mesmo tempo faz tudo. Quanto se vai executar Jyu-Kumite e vários atacantes lhe vem em encontro , o estado de Mokuso lhe permite Observar todos os movimentos dos oponentes e voce os sente como partes de seu proprio corpo, em uma grande ligação Harmonica. Aí é possível se defender e realizar técnicas eficientes de defesa pessoal.

Esse é todo o segredo de Mokuso, você se toma o observador. O fazer continua em seu próprio nível, não há nenhum problema: cortar madeira, tirar água do poço. Você pode fazer coisas pequenas e coisas grandes; só uma coisa não é permitida, e isso significa: seu centro não pode se perder.

Essa consciência, esse estado de observação deve permanecer absolutamente desanuviado, imperturbado.

Se um galo está cantando... você está ouvindo. São dois elementos: objecto e sujeito. Mas você não pode ver uma testemunha que está vendo ambos? O galo o ouvinte, e ainda há alguém que está observando ambos. É um fenômeno tão simples!

Você está vendo uma árvore: você está aí, a árvore está aí, mas será que você não pode encontrar alguma coisa mais? - que você está vendo a árvore e que há uma testemunha em você que está vendo você vendo a árvore.

Observação em estado de alerta é mokuso. O que você observa é irrelevante. Você pode observar as árvores, pode observar o rio, pode observar as nuvens, pode observar as crianças brincando. Observação é mokuso. O que você observa não é a questão; o objecto não é a questão.

A qualidade do estado de Mokuso, o Zanchin, , a qualidade de estar consciente, alerta - é isso o que definirá o verdadeiro nível de seu Karate e de sua capacidade em se ligar com o Universo.

Lembre-se de uma coisa: Mokuso significa consciência. O que quer que você faça com consciencia em estado de Zanchin é Mokuso. A acção não é a questão, mas a qualidade que você traz para a acção. O caminhar pode ser Mokuso, se você caminha alerta. Sentar-se pode ser Mokuso, se você senta-se alerta. Ouvir os pássaros pode ser mokuso , se você ouve com consciência. Simplesmente ouvir o barulho interior da sua mente pode ser mokuso, se você permanece alerta e observador é isto que se faz no começo e no principio das aulas de Karate no meu Dojo em Portugal e em quase todos os dojos tradicionais do mundo que herdaram os ensinamentos de Mestre Gingin Funakoshi e de Mestre Masatoshi Nakayama.

A questão toda se resume em não mover-se adormecido. Então o que quer que você faça é Mokuso.

O primeiro passo para a consciência é tomar-se muito atento ao seu corpo. É muito importante os treinos iniciais do Karate quando se faz os movimentos individuais. Pouco a pouco, a pessoa vai se tomando alerta para cada gesto, cada movimento e pode começar a praticar este estado quando estiver praticando com o parceiro, e, à medida que você vai se tomando consciente, um milagre começa a acontecer: muitas coisas que você costumava fazer antes, simplesmente desaparecem; seu corpo se torna mais relaxado, seu corpo se torna mais harmonizado. Uma paz profunda começa a prevalecer até mesmo no seu corpo, uma música sutil pulsa em seu corpo.

Então, comece a se tomar consciente de seus pensamentos; o mesmo tem que ser feito com os pensamentos. Eles são mais sutis do que o corpo e, naturalmente, mais perigosos também. E quando você se toma consciente de seus pensamentos, você fica surpreso com o que se passa dentro de você. Se você anotar o que quer que passe em sua mente em qualquer momento, você nem pode imaginar que grande surpresa o espera. Você não acreditará que tudo isso está se passando dentro de você.

No quotidiano não estamos alertas, toda esta loucura mental de pensamentos continua movendo-se como uma corrente subterrânea. Ela afecta o que quer que você esteja fazendo, afecta o que quer que você não esteja fazendo; afecta tudo. E a soma total vai ser a sua vida!. Assim sendo, esse homem louco tem que ser transformado. E o milagre da consciência é que você não precisa fazer nada excepto apenas tomar-se alerta. Daí ser fundamental ao se praticar Karate imaginar que podemos ser atacados a qualquer instante de qualquer lado. Isto vai nos obrigar a praticar Mokuso.

O próprio fenômeno de observar a mente, a transforma. Pouco a pouco o homem louco desaparece, pouco a pouco os pensamentos começam a cair em um certo padrão; seu caos não existe mais, eles se tomam mais como um cosmo. E então, novamente, prevalece uma profunda paz. E quando seu corpo e sua mente estiverem em paz, você verá que eles estão sintonizados um com o outro, há uma ponte. Agora eles não se movem em direcções diferentes, eles não estão galopando em cavalos diferentes. Pela primeira vez há acordo, e esse acordo ajuda tremendamente a trabalhar o terceiro passo que é tomar-se consciente dos seus sentimentos, emoções.

Esta é a camada mais sutil e a mais difícil, mas se você pode estar consciente dos pensamentos, então basta apenas mais um passo. Uma consciência um pouco mais intensa é necessária e você começa a refletir suas emoções, seus sentimentos. Uma vez que você ganhou consciência em todos esses três passos, eles se juntam todos em um fenômeno. E quando todos esses três são um - funcionando juntos perfeitamente, zunindo juntos, você pode sentir a música de todos os três; eles se tomam uma orquestra - então o quarto, aquilo que você não pode fazer, acontece. Acontece por sua própria conta. E um presente do todo, é uma recompensa para aqueles que passaram por estes três.

E o quarto é a consciência definitiva, que o toma a pessoa acordada. Ela toma-se consciente da própria consciência e se torna um verdadeiro mestre de Karate um Shihan. Não um Shihan que recebeu titulos por politica, mas aquele que recebeu o titulo do proprio universo, por estar Em harmonia com a Natureza.

O corpo conhece o prazer, a mente conhece a felicidade, o coração conhece a alegria, o quarto conhece a sabedoria de viver..

A coisa importante é que você seja observador, que você não tenha se esquecido de observar que você está observando ... observando .... observando. E pouco a pouco, à medida que o observador se toma mais e mais sólido, estável, seguro, uma transformação acontece. As coisas que você esteve observando desaparecem.

Pela primeira vez, o próprio vigia se toma o vigiado, o próprio observador se toma o observado. Você chegou em casa se tornou um Mestre.

Alexandre, um grande abraço e faço votos para que tivesse percebido o que é o Mokuso e o que é a sua essência.

Shogun

Oss!
 :roll:

Karate Clube de Portugal

User30

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #4 Online: Fevereiro 22, 2005, 23:17:09 »
Neto,

Infelizmente não consigo me conter diante disso...

Quanta baboseira. Vc só pode estar tirando sarro né Shogun... Isso só pode ser palhaçada !

Mokuso não tem nada a ver com essas coisas que vc postou aí... pra que complicar o que é simples ? Mokuso é só pra descansar um pouquinho, e dar uma boa respirada.

Depois de ler isso tudo que vc escreveu, tenho vontade de chorar... de desgosto.

Oss.

Mr Kenji Yano -

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
A Importância do Mokuso
« Resposta #5 Online: Fevereiro 22, 2005, 23:29:17 »
Shogun...

Talves vc tenha dado tudo que precisava para entender o que precisava no momento sobre Karate.

Já vinha refletindo a um certo tempo se tenho praticado o karate como devia. Não por não desejar isso. Mas por não ter estado dos dojos certos!

Agradeço profundamente a ajuda!

Sobre o que Yano postou... Esclareçam-me por favor!

Oss.

User27

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #6 Online: Fevereiro 23, 2005, 12:18:11 »
Citação de: "Yano"
Neto,

Infelizmente não consigo me conter diante disso...

Quanta baboseira. Vc só pode estar tirando sarro né Shogun... Isso só pode ser palhaçada !

Mokuso não tem nada a ver com essas coisas que vc postou aí... pra que complicar o que é simples ? Mokuso é só pra descansar um pouquinho, e dar uma boa respirada.

Depois de ler isso tudo que vc escreveu, tenho vontade de chorar... de desgosto.

Oss.

Mr Kenji Yano -

Sinceramente, oq isso acrescenta aqui?
Não ta na hora de tomar alguma atitude?
Estou pegando desgosto, enquanto alguns querem
discutir orapaz aqui me manda uma ''pérola'' dessas?
Desculpem me mas se continuarem aturando essas
ofensas vou começar a duvidar do auto-respeito de todos
que continuarem a querer discutir essas e outras asneiras.
Não se pergunta, não há questionamento.....nem se quer a
paciência de saber o pq da idéia de alguem....é a pura
ignorância.

Desculpem pelo desabafo.

Offline Shogun

• Full Member
A Importância do Mokuso
« Resposta #7 Online: Fevereiro 23, 2005, 13:07:48 »
Oss!

Óbviamente que não vou comentar as criticas depreciativas, primeiro á minha pessoa, segundo aos meus comentários e intervenções neste fórum de discussão, até porque deixei de ligar qualquer importãncia a certos senhores que só espanham neste forum a discórdia e a confusão geral, pois julgo ser esse o principal Objectivo desses senhores neste Forum, para esse peditório eu já dei.

Complemento o meu racíocinio com mais uma explicação para todos os interessados na prática do MOKUSO.

O principal objectivo de praticar meditação em Karate, não é tornar a arte de lutar ou desporto numa religião. Ela serve uma função prática.
Padrões rígidos de pensamento e emoções confusas tende sempre obstruir a compreensão e antecipação de um oponente. Eles fecham a mente e meditação ou Mokuso, significa como é que um Karateca se torna capaz de clarificar a sua mente antes do treino. Eis como se pratica o Mokuso:

Começa-se por se estar sentado de joelhos - estilo japonês - as nossas costas devem estar direitas, o queixo direito, os ombros descaídos e o nosso nariz deve estar alinhado verticalmente com o nosso umbigo. O Karateca deve olhar em frente por alguns minutos, depois deve deixar os olhos semi-fechados e fixar então um ponto localizado, aproximadamente, a 2 metros em frente, no chão. Passados alguns minutos, o Karateca deve fechar os olhos por completo, mas continuando a visualizar o mesmo ponto na sua mente.

Enquanto principiante, o Karateca como complemento na sua concentração pode focar a sua respiração. Esta rotina deve ser repetida, pelo menos, uma vez por dia durante 5 minutos e também no final do treino (uma vez que, aqui já foi mencionado a prática do Mokuso no início do treino). A necessidade de se praticá-lo após o treino tem como função de acalmar a excitação física e mental que, o Karateca adquiriu após uma árdua sessão de treino. Então o processo reinicia-se com os discípulos todos ordenados em linha (da esquerda para a direita), encarando de frente o seu Mestre.

De início, a prática do Mokuso poderá não dar os resultados previstos, mas com a sua prática diária logo os seus benefícios surgirão. São os momentos de completa despreocupação mental, longe de todos os pensamentos que, permite o Karateca cultivar o seu sexto sentido que está oculto na mente de todo o ser humano.

Era este sexto sentido que possuiam os Samurais, no Japão medieval, que permitia a estes lutarem desprovidos da sua visão ou anteciparem-se ao ataque do seu adversário e até mesmo realizarem as mais espantosas emboscadas.

Actualmente, Karate deve consistir no controlo mental de um ou mais adversários. O Karateca deve estar preparado para defender o ataque do seu adversário e, ao mesmo tempo, descobrir o seu ponto ou pontos de fraqueza. Com a mente completamente liberta de qualquer pensamento, o Karateca poderá se aperceber-se de qualquer mudança ou movimento no ambiente que o rodeia. Neste estado puro mental, o Karateca está apto para combater com qualquer adversário, mesmo que este aparente ser mais forte fisicamente . A meditação é o fulcro principal para manter este estado puro de mente.

Mas por outro lado, se o Karateca puder controlar o seu oponente através da força da sua mente - pela força da sua personalidade - e evitar a situação de combate, então esta deve ser a escolha que o Karateca deve optar, pois é a mais correcta.
Esta é uma disciplina comum em todas as Artes Marciais. É conhecida como kiai-jutsu e é o verdadeiro objectivo na meditação em budo.

Um abraço e bons treinos

Oss!
 :roll:

Karate Clube de Portugal

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
A Importância do Mokuso
« Resposta #8 Online: Fevereiro 23, 2005, 13:13:03 »
realmente isso esta deixando de ser um forum serio sobre Karate para virar chat de aborrecente que não tem o que fazer em casa.

Isso começa a colocar a reputação do forum em risco.

User57

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #9 Online: Fevereiro 23, 2005, 13:41:50 »
Fazendo um parenteses:
Shogun, pq vc não dá uma "resumidinha" nos seus posts, vc "escreve" muito, enquanto eu leio um post seu, dá p/ ler uns 5, 6 dos outros integrantes do forum.
Seja rápido e breve em seu comentarios. "A rapidez é a seiva da guerra" (sun tzu)
OSS!!!

User30

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #10 Online: Fevereiro 23, 2005, 14:06:53 »
Enquanto alguns profetizam, outros treinam.

Oss.

Mr Kenji Yano -

Neto110

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #11 Online: Fevereiro 23, 2005, 15:49:39 »
Yano, me ajude a lembrar: qual o significado da palavra MOKUSO?

Tem um tempinho que não faço o cumprimento tradicional com o MOKUSO (como já vi fazerem), porque sou muito ansioso em ensinar karate e quero ver todo mundo treinando karate o mais tempo possível.

Sobre os tópicos longos, eu gosto muito, mas entendo quem não gosta deles.

Bem, Vou aguardar informes linguísticos e culturais.

1 - Quando isto foi implementado no karate?
2 - Aonde mais existe este tipod e cumprimento?
3 - Alguém escreveu algo sobre isto no Japão ou alhures?

Alguém consegue encontrar referências na net sobre isto tudo?

User69

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #12 Online: Fevereiro 24, 2005, 10:31:49 »
Antes de mais nada gostaria de dizer olá a todos...
(Finalmente consegui me cadastrar no forum - rsrsrs)

Shogun,

Acho que realmente você extrapolou um pouco na explicação do MOKUSO. (pegando um pouco mais leve que o Yano).

O MOKUSO é simples e claramente MEDITAÇÃO. Nada além disso.

Para meditar, você deve livrar a mente de qualquer pensamento, estar completamente relaxado e controlar sua respiração.

Portanto, o MOKUSO antes do treino é para limpar os pensamentos do dia (problemas de trabalho e etc) para se concentrar única e exclusivamente no treino (Espírito de luta). Após o treino, é para voltar ao estado relaxado.

Um pouco mais sobre a meditação:
A meditação ajuda ao ser a controlar mais seu próprio organismo e espírito. Assim como o karate, a meditação precisa de muito treino. É muito difícil "sentar" e conseguir livrar a metne de todos os pensamentos, com a vida que levamos hoje em dia, correria com trabalho, com o relógio e etc.
Com a prática da meditação, você aprende a conhecer mais a si mesmo a ponto de conseguir controlar a respiração, pressão arterial e até seus batimentos cardíacos.
Com isso, discordo que o Shogun disse que "leva-se" isso ao dia-a-dia, pois não dá para meditar e esfregar um chão ao mesmo tempo.

User45

• Visitante
A Importância do Mokuso
« Resposta #13 Online: Fevereiro 24, 2005, 11:04:00 »
Segui o pedido do Neto e fui pesquizar e achei a seguinte descrição:
"Mokuso é simplesmente ser sem fazer nada - nenhuma ação, nenhum pensabento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro praser. De onde vem esse profundo prazer quando você não está fazendo nada?Não vem de lugar algum, ou vem de toda a parte. Ele é não-motivado, porque a existencia é feita de matéria chamada alegria......"
A minha opinião é que "Mokuso" é um estado psicológico ou "Espiritual"que se alcança através de muita meditação, estado esse capaz de manter uma pessoa centrada diante de qualquer situação!!enxergar uma  situação de varias formas para assim poder tirar suas concluzões!!Mokuso é relacionado ao "Zen" ao "Espiritualismo", a "consciência".......

portanto tudo que nosso Nobre Colega Shogum escreveu mais uma vez está correto e riquissimo em detalhes!!

a meditação é apenas uma "ferramenta" do Mokuso!!

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
A Importância do Mokuso
« Resposta #14 Online: Fevereiro 24, 2005, 11:04:24 »
bem vindo Biancuzzi.

O Shogun é bem detalhista e pelo jeito vc tbm

rs