Autor Tópico: A Importância do Mokuso  (Lida 10664 vezes)

Offline Toha

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: A Importância do Mokuso
« Resposta #30 Online: Março 15, 2009, 20:37:06 »
Acho importante, fazer isso no final do treino.
Ajuda o corpo voltar ao ritmo normal.
 8)

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #31 Online: Março 15, 2009, 21:01:26 »
em mokuso eu tento fazer minha respiração voltar ao normal, relembrar pontos importantes do treino e literalmente descançar....

esse negocio de mente vazia, meditação, KI, (hehehe) não cola comigo.

voce botou coisas diferentes no mesmo saco. O esvaziamento da mente através da meditação é amplamente difundido por varios povos, praticas, budismo, linhas de tratamento psicológico. A mente pensa muito, e isso é um dos nossos maiores inimigos, é a chamada neurose, 80% de nós a tem. Sugiro ao amigo Felipe se informar melor sobre certos assuntos antes de fazer assertivas. Pega até mal.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #32 Online: Março 15, 2009, 21:32:32 »
Oss,

Avi,

Conhece os "ensinamentos" de Lao Tzu (Lao Zi) sobre o TAO (Caminho)? Ele conta que o verdadeiro TAO não pode ser ensinado, pois se este assim o for, com certeza não será legítimo.

Com isso, caro colega, não são todos que têm o privilégio de ser bem instruído por um excelente professor ou de ter a mente um pouco aberta para compreender coisas aparentemente impossíveis.

-//-

Felipe Andrade,

Sem querer ser rude, mas chame esse negócio aí que você treina de qualquer coisa, menos de Karatê-Dô. Faz favor.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #33 Online: Março 15, 2009, 23:03:36 »
em mokuso eu tento fazer minha respiração voltar ao normal, relembrar pontos importantes do treino e literalmente descançar....

esse negocio de mente vazia, meditação, KI, (hehehe) não cola comigo.

voce botou coisas diferentes no mesmo saco. O esvaziamento da mente através da meditação é amplamente difundido por varios povos, praticas, budismo, linhas de tratamento psicológico. A mente pensa muito, e isso é um dos nossos maiores inimigos, é a chamada neurose, 80% de nós a tem. Sugiro ao amigo Felipe se informar melor sobre certos assuntos antes de fazer assertivas. Pega até mal.

oss

amiguinho, não adianta que não cola.

eu não acredito em meditação por motivos que não vem ao caso.
voce acredita? te faz bem? ótimo.
mas eu não,
sabe respeitar a opnião de alguem? sabe?
muita gente aqui gosta de saber a historia dos outros estilos de karate.
eu não, só me importo com o Shotokan.
ta ficando muito chato eu comentar alguma coisa e tomar um puxão de orelha, por que eu não acompanho como a banda toca.

PSekiMG

"ter a mente um pouco aberta para compreender coisas aparentemente impossíveis"

serve pra voce tambem

voce compreende? acredita? te faz bem? ótimo
pra mim não é assim
pra mim o mokuso serve pra algo, pra voce e pra maioria ou todos aqui serve pra outro
só que eu não sou obrigado a fazer uma coisa que eu não acredito.

acho que isso não te da o direito de dizer que o que eu pratico não é karate-do...
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #34 Online: Março 15, 2009, 23:47:33 »
Caro Felipe, não sou ninguem pra puxar a orelha de alguem, não fique bravo.
Em relação a sua posição, no problem, é seu direito, alguem vira e fala pra voce que está lhe faltando conhecimento sobre um ponto especifico e voce diz, por favor me deixe ficar sem conhecimento que é assim que eu gosto. Temos que respeitar, voce não esta fazendo nada que não seja seu direito.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #35 Online: Março 16, 2009, 00:08:50 »
num to bravo não avi

e só pra sua informação, antes de falar sobre alguma coisa eu faço uma pesquisa mínima...e sobre meditação eu "estudei" isso há muito tempo atras quando fui tentar entender o mokuso e todas as coisas zen que Sensei fala.

comigo não cola, não é falta de conhecimento, simplismente eu não acredito, e não vi nada, na pesquisa que fiz, que me fizesse mudar de idéia.

mas pode ter certeza que quando eu não sei nada sobre determinado assunto eu fico quieto...

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #36 Online: Março 16, 2009, 00:18:48 »
só um exemplo rapidinho,

"mokuso yame - shomen ni rei.... "

nessa hora voce comprimenta quem ou o que?

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #37 Online: Março 16, 2009, 00:59:42 »
Pra mim mais do que cumprimento eu estou agradecendo ao funa, ao meu sensei e aos colegas do dojo por mais um treino. Qual a relação?

Felipe, nossa mente é nosso pior inimigo, pensar muito invariavelmente é sinonimo de contra producencia na vida. Neurose são esses pensamentos repetitivos que fazem a maioria das pessoas sofrer. Sem duvida voce não soube ou não quis pesquisar direito. Repito, pega mal pra voce fazer assertivas "chute".

oss

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #38 Online: Março 16, 2009, 01:01:55 »
E olha que eu sou extremamente cético, não pratico nenhum tipo de religião, nada de esoterismo, acho horoscopo ridiculo e ki pra mim é conversa de profeta.

oss

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #39 Online: Março 16, 2009, 01:32:49 »
avi, digo novamente que não fico chutando as coisas não...
só não defendo o que não me convence, só isso

voce falou que agradece ao funa
tá.
e se algum cristão estiver treinando? ele tambem vai ter que agradecer?
visto que dentro da religião cristã (protestante pelo menos) qualquer contato com mortos é chamado abominação. só pra deixar claro, eu não sou de igreja, mas como te disse e voce não acreditou pelo visto, eu pesquiso antes de falar.

e ai? o que a pessoa vai fazer? não participar do comprimento?
acho que não, seria muita ignorancia.
acho que seria mais facil a pessoa no seu juizo agradecer a quem achar melhor.

que é o meu caso no mokuso.
eu não acredito em meditação, então não faço, sigo o ritual interiormente da maneira que eu achar melhor

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #40 Online: Março 16, 2009, 01:49:43 »
Oss

não falem mal do KI  >:(

senão mando uma bola de energia em cima de voces  :D :D :D :D :D :D :D :D

kamekamekamekame HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

depois é só enfiar a cabeça na parede  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #41 Online: Março 16, 2009, 02:42:33 »
Felipe

Nao ha duvida que voce deve e pode usar esse momento da forma que lhe convier, mas repito, voce esta misturando coisas esotéricas com coisas muito mais praticas. A questao do cumprimento com religiosidade ja foi tratada, é ignorancia vincular religião com karate. O treino de karate é um momento japones do dia. Porque a contagem é em japones? Se vc for num restaurante grego vc vai quebrar pratos, ninguem quebra pratos em casa, no restaurante sim e tambem toca musica grega, é um momento grego da vida, voce vai pra jantar e mergulha durante 1 hora naquela cultura. Academia de karate idem, um momento do dia que mergulhamos na cultura japonesa, nada de religiaão. Mas venhamos e convenhamos, toda pessoa exageradamente religiosa flerta com a ignorancia. Vide a excomunhão dos médicos que abortaram a menina de 9 anos estuprada.

oss

Offline PSekiMG

• Hero Member
« Resposta #42 Online: Março 16, 2009, 07:26:14 »
Oss,

Felipe Andrade,

É por essas e outras que em meu Dojô tiramos o nosso Kamiza e substituímos apenas pelo emblema da Escola - muitas pessoas falavam que estávamos cultuando Deuses Japoneses...

Mas faço questão de explicar o que é o Shomen.

Meu professor me disse, quando tive essa mesma dúvida, que ao cumprimentar o Shomen, voltando-se para o Kamiza, você não está mais do que depositando respeito e dedicação para com o local e seu treino.

O Kamisa, por esse motivo, estava sempre de portas abertas, outra coisa que me deixava encucado.

E honestamente, você me compreendeu mal, pois relaxar, respirar corretamente e se auto-avaliar é ocorrência periódica dentro de um treino e não parte avulsa de um Mokiso.

Quem é seu professor?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline PSekiMG

• Hero Member
« Resposta #43 Online: Março 16, 2009, 07:30:18 »
Oss,

Só a título de curiosidade: observem que rumo o Aikidô levou quando Moriei Ueshiba misturou seu Xintoísmo com a Arte Marcial - está no You Tube. Não que ele seja picareta  ::) , mas tem coisas que não dá pra engolir.

Oss.

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #44 Online: Março 17, 2009, 10:03:31 »
Infelizmente não consigo me conter diante disso...

Quanta baboseira. Vc só pode estar tirando sarro né Shogun... Isso só pode ser palhaçada !

Mokuso não tem nada a ver com essas coisas que vc postou aí... pra que complicar o que é simples ? Mokuso é só pra descansar um pouquinho, e dar uma boa respirada.

Depois de ler isso tudo que vc escreveu, tenho vontade de chorar... de desgosto.

Oss.

Mr Kenji Yano -

Oss!

Concordo com esse cara aqui!
Mas não sou a pessoa mais indicada pra concordar com ninguém nesse quesito, pois nunca fiz essa parada de mokuso.
Minhas convicções pessoais me levam a crer que isso é embuste.

Porém, se mokuso é só meditação.... sem nenhuma outra transcendência astral espiritual cosmica plasmática extra-sensorial.. bom... aí nada demais... beleza! só que mesmo assim eu não preciso disso. Posso chegar aos mesmos finalmente pensando, lendo artigos do fórum, tomando uma cerveja com a rapaziada, ouvindo Pink Floyd, assistindo BBB.

Como eu falei, se o negócio é meditar, beleza! (eu não gosto de meditar, meditar como dizem os esotéricos, espiritualistas.. como falei, medito muito mais tomando umas geladas ouvindo pink floid).
Agora se o bagulho é auto-avaliação (como já foi dito aqui... se não me engano Psekimg), também não me atrai muito essa idéia.. qual a diferença de auto avaliação no mokuso pra auto avaliação numa noite de insônia, ou depois de uma sequência de porrada quando você pensava que era melhor que seu oponente?
enfim, acho que podemos fazer a mesma coisa de várias formas... cada um se apega a que mais convier!

quanto a dizer qeu o cara não faz karate, pelo simples fato de não gostar da meditação.. poxa, aí pegou pesado.. até porque como já foi dito, quer meditar, vai pra um templo budista, um mosteiro, sei lá.
Ou então vamos considerar o seguinte, nem todo mestre Zen é karateca, mas todo karateca tem que ser Zen?
Se for assim eu rasgo meu karate-gi e queimo minha faixa e vou pro kickboxing, muay  thay ou pro paint ball.

quanto ao mokuso servir pra preparar o aluno pra aula, prepará-lo mentalmente, esvasiar a mente pra execução da aula.. bom, eu tenho outra tática. aviso logo antes do treino, aviso mesmo: se alguém aqui tá com problema em casa, se brigou com o pai, se tá apaixonado, dor de corno qualqeur coisa, e não estiver com a cabeça no treino, ou tiver coisa melhor pra fazer lá fora, aproveite o momento e vai embora agora! depois que eu começar a aula, não vou querer palhaçada. Se não vai se machucar ou machucar o colega. e se acontecer qualqeur um dos dois vão estar em maus lençóis. Portanto, estamos aqui pra treinar. (aponto pra alguém, o péla saco que me motivou ao discurso e pergunto) Tá a fim de ir embora? Pode ir!

Rapaziada esvasia a mente rapidinho também...
Eu já não me sinto bem fazendo reverência a Funakoshi... mas faço pra não criar atrito...

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)