2) Caríssimo Shao Lin: ... o Muay-Thai, combinado com o Jiu-Jitsu sem kimono e práticas de MMA É A MAIS EFICIENTE FORMA DE SE LUTAR NOS TEMPOS MODERNOS. Faça qualquer pesquisa, fria, imparcial, matriculando um grupo voluntário no karatê e outro nesta combinação citada. Depois de quatro anos coloque-os dentro do octógono pra um rala. Os karatecas em sua maioria, tomarão UMA CAMAÇADA DE PAU;
Sr. BigBoy...Respondeirei a sua postagem a começar pelo final dela...1- Felizmente não ensino o Karatê-Dô como Meio de vida e sim como Modo de vida, para mim ensinar Karatê-Dô é uma honra, por isso pouco importa para mim se tenho 05 ou 50 alunos treinando, não preciso do dinheiro deles para nada, nem para pagar as depesas do meu Dô-Jô.2- Eu ficaria honrado em ter em meu Dô-Jô todos esses profissionais citadas assim como tenho a honra de ter treinando comigo profissionais que realmente farão uso desse Karatê-Dô que o senhor desconhece, a citar: Policiais militares, policiais federais, agentes de segurança, e outros profissionais que cansados de serem vítimas de tanta violência bucaram no Karatê-Dô que eu ensino essa segurança para eles e seus familiares. Mas essa sua postura de "descrença na eficiência do karatê" não me espanta, muitos que me procuraram também extranharam existir esse karatê que o "Pedro e eu" enfocamos. O Karatê que eles conheciam certamente era o mesmo que o senhor conhece. 3- Senhor BigBoy...O Karatê que eu ensino é de CONTATO como era antigamente, e isso eu esclareço antes que alguem venha a se matricular comigo, e, no ato da matrícula ele assina um termo de resposabilidade tornando isso legal, pois lesões provinientes dessa prática poderão advir. Agora, se alguem pratica essa "Arte Exótica" (vossa citação), aí o senhor estaria coberto de razão, porque isso que o senhor narra ao fim da sua postagem não pode sequer ser chamada de Arte, se é isso que o senhor pratica, advirto-o que é um engodo. Pois, se jogando futebol estamos sujeitos a incontáveis lesões, imaginem treinando Karatê-Dô!?4- Ao final dos treinos se der não há problema algum em ir a um HAPPY-HOUR, mas na maioria das vezes tanto eu como alguns de meus alunos temos que socorrer a sociedade, e aí, esse Karatê faz uma difença muito grande.Agora eu lhe garanto uma coisa, se o Karatê que o senhor pratica espelha-se nesta sua postagem, eu certamente não perderia o meu tempo treinando isso não, eu iria procurar outra coisa qualquer.5- Agora em uma coisa eu devo concordar convosco...Há muita "mistificação" na prática do Karatê. Principalmente quando se questiona sobre o por quê de não fazê-lo mais forte (contato). Aí vem aquela frase de efeito "O GOLPE DE KARATÊ MATA". Certo, mas todos deveriam se perguntar: e o meu golpe mata? Ou...Ao menos estou treinando para isso?!Senhor BigBoy...Se todos que praticam o Karatê tiverem essa sua visão, seus golpes não matam nem se estivessem armados com uma 357 Magno.6- Quantos aos KATAS...Eles são o "Norte" do nosso estilo, em outras palavras, são um "compêndio vivo" de conhecimento. Talves o senhor não saiba, mas vou lhe contar um grande segredo, o senhor sabia que nos KATAS há também socos, chutes e defesas. Mas certamente o senhor só ver aquelas técnicas complicadas que a sua concepção não conseguiu assimilar sua serventia. Prefere desmerecê-las, não é verdade!? 7- Senhor BigBoy...Não há seres superiores em minha postagem apenas Lutadores Superiores. Agora já que o senhor quer ter alguma prova da existência desse Karatê Superior, vá no YOUTUBE e poste o nome "KARATÊ DE PAULO AFONSO", e verá ele derrotando em eventos de MMA lutadores de Jyu-Jitsu etc.Essa filmagem sim tem cunho de verdade, diferente daquela citada de 1975...Ou alguem aqui se identifica com aquela postura de Kamaê-Tê ou se movimenta cruzando as pernas daquela forma vergonhosa?!Não digo que não aconteceu, apenas que eram muito ruins!8- O fato de Lyoto Machida ou quem quer que seja praticar com lutadores de outros estilos, não é o mesmo que treinar outra Arte, eu mesmo já fiz treinos com praticantes de outras Artes, apenas com o intuito de testar minha capacidade visando assim agregar conhecimento.Quem treina o Karatê verdadeiro por muitos anos, mesmo que venha a praticar outros estilos, a "Couraça do Karatê-Dô" está impregnada nele, não muda simplesmente porque pratica outros estilos. Aprenda isto!9- Noto que nas suas postagens o senhor é mero espectador, gosta de ver os outros se degladearem para se deleitar com o resultado final.Lamentável para o senhor desconhecer a honra de ser um lutador.......................................OSS, a todos os Karatê-Dôkas...Camaradas, entendam que ninguem precisa se aventurar nos MMA para provar ser bom lutador, cada um tem seus princípios, ou seria agora o MMA um novo INMETRO?Pensem nisso!OSS...
...entendam que ninguem precisa se aventurar nos MMA para provar ser bom lutador, cada um tem seus princípios, ou seria agora o MMA um novo INMETRO?...
Higino San, Você colocou realmente a discussão no caminho em que leva a um ponto final.