Autor Tópico: A globalização das Artes Marciais  (Lida 17258 vezes)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #45 Online: Maio 03, 2010, 11:52:55 »
Apenas complementando e tentando manter a mente aberta, sem tentar ilustrar os pontos que concordo e discordo de ambos. (o especialista é o 22) repito uma frase que li acima no post de Roberto Sensei: "Ele (Lyoto) foi inteligente o bastante para ver que nao existe arte completa"

é isso... não existe arte completa... nem Karate, nem Jiu Jitsu...
agora, deixando de lado toda e qualquer falácia da família Gracie e dos "grandes mestres" de Karate (e existem muitas)
estatisticamente, os números estão enormemente a favor do JiuJitsu, inegavelmente, isso é um fato, não depende da minha opinião
se dependesse de mim existiriam MUITO mais karatecas brilhando no tatame...

ps. só pra ilustrar: antigamente, na época de Ivan Gomes, Euclides Pereira, etc não tinha disso não... todo mundo treinava tudo se estivesse disposto a se provar num ringue... ou vocês acham que eles treinavam só Judo ou só karate na academia Kawamura da decada de 70-80 ? aliás... nem existia separação, para quem treinava como eles treinavam...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #46 Online: Maio 03, 2010, 12:13:37 »
Oss,

Como peguei a conversa pela metade, não vou me pronunciar a respeito, mas gostaria de deixar claro que meus pensamentos conferem com partes proferidas pelos colegas do Karateca.net 22, Katsumoto, Pedro e A.Higino...

... antes eu até repudiava o MMA, mas após algumas entrevistas do Lyoto Machida (e não por conta dele ser Karateca), percebi que aquilo não era tão ruim assim - vai quem quer - e fiquei contente por ver um colega de caminho separar, e muito bem, a competição mista de artes marciais da nossa prática cotidiana, que para mim, se intitula, assim como o foi para O'Seinsei Funakoshi, um "modo de vida"...

... no entanto, assim diz Lao Tzu: "o Tao que pode ser dito não é o verdadeiro". Deste mesmo modo, o verdadeiro sentido das práticas marciais, em seus mais variados aspectos doutrinários, não pode ser compreendido por palavras, mas pela busca interna de sua verdadeira essência. A prova? Por mais que seu Sensei lhe grite, lhe esmurre, lhe jogue na parede, você só entenderá a técnica, um Kata, uma meditação quando percebida por si próprio! Meikyo.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #47 Online: Maio 03, 2010, 18:26:08 »
BigBoy meu caro,

  2) Caríssimo Shao Lin: ... o Muay-Thai, combinado com o Jiu-Jitsu sem kimono e práticas de MMA É A MAIS EFICIENTE FORMA DE SE LUTAR NOS TEMPOS MODERNOS. Faça qualquer pesquisa, fria, imparcial, matriculando um grupo voluntário no karatê  e outro nesta combinação citada. Depois de quatro anos  coloque-os dentro do  octógono pra um rala. Os karatecas em sua maioria, tomarão UMA CAMAÇADA DE PAU;

Minha opinião é que você está muito antenado na TV. Anda assistindo muito Canal PREMIER COMBAT da NET e está com uma visão contaminada com o modismo atual.
Não gosto de falar de mim, mas estou com quase 40 anos, sou engenheiro de eletrônico (do tipo aquele que você falou comentou que é público para Karate) e claro, não tenho a menor pretensão de atualmente disputar uma luta de MMA. Porém, na época onde estive buscando lutar (Não brigar, pois isso nunca fiz) onde houvesse disputa, entre 85 e 95, me levaram  ao que antigamente se chamava de “desafio” e hoje chamam de MMA. E encarei (e venci) apenas com meu kung-fu que para muitos é mais uma dança que arte marcial, mas isso só fala quem é desconhecedor da arte como, para mim, você tem se mostrado com relação ao Karate.
Passei a disputar lutas de Full Contact na época por serem mais comuns que torneios de Kung Fu, mas na prática, utilizava na maioria dos casos, o que aprendi na arte marcial chinesa. Novamente não gosto de falar de mim, mas para exemplificar, sou Roxa de JiuJitsu (graduado pelo Prof. Paulo Theodoro FESP), sou preta de Full Contact (Prof Fidelis ISKA) e sou Lao Se (Referente a um Faixa Preta) de Kung –Fu Shaolin (Mestre Chan), porém, sou faixa BRANCA de Karate Shotokan. Venho aprendo MUITO com Carlão Sensei, Pedro Sensei, Renato Sensei, e outros colegas que vem me orientando com fundamentos que mais de 30 anos de artes marciais não me ensinaram. O que isso quer dizer? Que o Kung Fu não preta? Que o JJ não presta? Não é nada disso, apenas lhe digo não estaria praticando Shotokan com afinco se achasse isso uma perda de tempo como você diz.
Mas para isso, você precisa entender o que está praticando se não vai ser a mesma coisa que ver um Kati Hung Gar (Kung Fu Garra de Tigre) e achar que aquilo é palhaçada...
Pode ser que quem vem lhe ensinado Karate nos últimos tempos não tenha competência de lhe fazer compreender isso direito (sem quer ofender quem vem lhe ensinando!).

Agora vou indo que está na hora do meu treininho... de KARATE!!!

Oss.
      Gustavo

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #48 Online: Maio 03, 2010, 21:22:13 »
Sr. BigBoy...

Respondeirei a sua postagem a começar pelo final dela...

1- Felizmente não ensino o Karatê-Dô como Meio de vida e sim como Modo de vida, para mim ensinar Karatê-Dô é uma honra, por isso pouco importa para mim se tenho 05 ou 50 alunos treinando, não preciso do dinheiro deles para nada, nem para pagar as depesas do meu Dô-Jô.
2- Eu ficaria honrado em ter em meu Dô-Jô todos esses profissionais citadas assim como tenho a honra de ter treinando comigo profissionais que realmente farão uso desse Karatê-Dô que o senhor desconhece, a citar: Policiais militares, policiais federais, agentes de segurança, e outros profissionais que cansados de serem vítimas de tanta violência bucaram no Karatê-Dô que eu ensino essa segurança para eles e seus familiares.
Mas essa sua postura de "descrença na eficiência do karatê" não me espanta, muitos que me procuraram também extranharam existir esse karatê que o "Pedro e eu" enfocamos. O Karatê que eles conheciam certamente era o mesmo que o senhor conhece. 
3- Senhor BigBoy...O Karatê que eu ensino é de CONTATO como era antigamente, e isso eu esclareço antes que alguem venha a se matricular comigo, e, no ato da matrícula ele assina um termo de resposabilidade tornando isso legal, pois lesões provinientes dessa prática poderão advir.
Agora, se alguem pratica essa "Arte Exótica" (vossa citação), aí o senhor estaria coberto de razão, porque isso que o senhor narra ao fim da sua postagem não pode sequer ser chamada de Arte, se é isso que o senhor pratica, advirto-o que é um engodo. Pois, se jogando futebol estamos sujeitos a incontáveis lesões, imaginem treinando Karatê-Dô!?
4- Ao final dos treinos se der não há problema algum em ir a um HAPPY-HOUR, mas na maioria das vezes tanto eu como alguns de meus alunos temos que socorrer a sociedade, e aí, esse Karatê faz uma difença muito grande.
Agora eu lhe garanto uma coisa, se o Karatê que o senhor pratica espelha-se nesta sua postagem, eu certamente não perderia o meu tempo treinando isso não, eu iria procurar outra coisa qualquer.
5- Agora em uma coisa eu devo concordar convosco...
Há muita "mistificação" na prática do Karatê. Principalmente quando se questiona sobre o por quê de não fazê-lo mais forte (contato). Aí vem aquela frase de efeito "O GOLPE DE KARATÊ MATA". Certo, mas todos deveriam se perguntar: e o meu golpe mata? Ou...Ao menos estou treinando para isso?!
Senhor BigBoy...Se todos que praticam o Karatê tiverem essa sua visão, seus golpes não matam nem se estivessem armados com uma 357 Magno.
6- Quantos aos KATAS...
Eles são o "Norte" do nosso estilo, em outras palavras, são um "compêndio vivo" de conhecimento. Talves o senhor não saiba, mas vou lhe contar um grande segredo, o senhor sabia que nos KATAS há também socos, chutes e defesas. Mas certamente o senhor só ver aquelas técnicas complicadas que a sua concepção não conseguiu assimilar sua serventia. Prefere desmerecê-las, não é verdade!?
7- Senhor BigBoy...Não há seres superiores em minha postagem apenas Lutadores Superiores. Agora já que o senhor quer ter alguma prova da existência desse Karatê Superior, vá no YOUTUBE e poste o nome "KARATÊ DE PAULO AFONSO", e verá ele derrotando em eventos de MMA lutadores de Jyu-Jitsu etc.
Essa filmagem sim tem cunho de verdade, diferente daquela citada de 1975...Ou alguem aqui se identifica com aquela postura de Kamaê-Tê ou se movimenta cruzando as pernas daquela forma vergonhosa?!
Não digo que não aconteceu, apenas que eram muito ruins!
8- O fato de Lyoto Machida ou quem quer que seja praticar com lutadores de outros estilos, não é o mesmo que treinar outra Arte, eu mesmo já fiz treinos com praticantes de outras Artes, apenas com o intuito de testar minha capacidade visando assim agregar conhecimento.
Quem treina o Karatê verdadeiro por muitos anos, mesmo que venha a praticar outros estilos, a "Couraça do Karatê-Dô" está impregnada nele, não muda simplesmente porque pratica outros estilos. Aprenda isto!
9- Noto que nas suas postagens o senhor é mero espectador, gosta de ver os outros se degladearem para se deleitar com o resultado final.
Lamentável para o senhor desconhecer a honra de ser um lutador.
......................................

OSS, a todos os Karatê-Dôkas...

Camaradas, entendam que ninguem precisa se aventurar nos MMA para provar ser bom lutador, cada um tem seus princípios, ou seria agora o MMA um novo INMETRO?
Pensem nisso!

OSS...

Oss! Parabéns, Sr. Alberto Higino, pela excelente explanação.
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #49 Online: Maio 03, 2010, 22:06:11 »
Oss

Não se esqueçam que esses eventos tem o peso da mídia, do dinheiro e de tudo de mais sujo que pode existir em algo que gira muito dinheiro. Não quero tirar o mérito de nenhum campeão desses campeonatos mas como disse nosso colega A.Higino,
...entendam que ninguem precisa se aventurar nos MMA para provar ser bom lutador, cada um tem seus princípios, ou seria agora o MMA um novo INMETRO?...

Oss
« ltima modificao: Maio 05, 2010, 00:55:08 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

A. HIGINO

  • Visitante
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #50 Online: Maio 04, 2010, 22:24:21 »
OSS, a todos...

Camarada Farkatt...
Aqui na Paraíba o desenvolvimento do Karatê-Dô indiretamente deve muito ao Ivan Gomes, pois havia em sua "TRUPE DE LUTADORES" um Karatê-Dôka chamado Arlindo Pereira de Lima, que chegando aqui (início da decada de 70) resolveu se estabelecer criando a primeira Associação de Karatê-Dô da Paraíba (ASKAPA), que infelizmente fechou as portas em 1995.
Para mim foi uma grande honra reabrir o Dô-Jô 10 anos depois (2005) com o nome de Associação de Karatê-Dô Marcial (ASKAM).
.......................
Camaradas...
Quando assistimos vídeos de desafios no YOUTUBE, 90% são filmagens duvidosas, ou é interno na academia de determinada Arte ou é de fundo de quintal.
Por isso, para manter o mínimo de credibilidade vou postar aqui alguns vídeos de "Eventos Oficiais" com lutadores de Karatê...
1- Excelente Jodan Ushiro-geri;

2- Morte no vale tudo;

3- Grande lutador Paulo Afonso Sensei - I;

4- Grande lutador Paulo Afonso Sensei - II;

5- Karatê-Ka raçudo;

6- Karatê de muita força;

7- Lyoto Machida:

.................................
Para meditar...
"Se dois homens resolvem escalar uma montanha seguindo caminhos diferentes, qual dos dois seria merecedor receber maior gloria, se ambos ao chegarem ao tôpo desconhecem os riscos do outro!?
Os méritos de um homem por mais memoráveis que sejam, em nada diminuem os méritos de outro homem".

OSS...
« ltima modificao: Maio 04, 2010, 22:30:59 por A. HIGINO »

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #51 Online: Maio 04, 2010, 23:50:12 »
Bons vídeos Higino Sensei ! Os de Paulo Afonso Sensei eu já conhecia e são bem antigos...
O que eu quis dizer e acabei não me expressando muito bem, é que essa tão chamada "globalização" das artes marciais não é de hoje... o nome UFC e MMA sim é modinha atual... mas até mesmo Jigoro Kano Sensei tinha essa visão, ele não queria só o "Judo", e sim procurou também estudar e incorporar estilos diversos, como o relacionamento com Funakoshi Sensei, Ueshiba Sensei, com o Kendo e até mesmo com artes marciais ocidentais, como o wrestling...

Tive a oportunidade de conhecer e conversar bastante com o irmão de Ivan Gomes, José... e as histórias são fantásticas... Kawamura Sensei também tem um bocado de experiencias daquele tempo... era tudo misturado... e isso a sei lá, 50, 60 anos atrás... e ninguém desdenhava de arte marcial nenhuma... E corroborava o que eu disse acima... não existe arte marcial completa.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #52 Online: Maio 05, 2010, 11:32:37 »
Olá!
É interessante essa visão de que não existe Arte Marcial completa.
Vou fazer uma comparação de algo que por muitos anos convivi:
Na cinofilia, entre os arbitros de exposição, da qual sou ou fui um deles,existia uma maxima de que não existem cães perfeitos dentro de um padrão imposto pelo homem.
Ora! por que não? então deveriam também dizer que não existem Leões perfeitos, tigres perfeitos etc. etc. como também homens e mulheres perfeitas; afinal cada um tem o seu fenótipo, mesmo tendo diversos tipos de trabalho e isso não
os impedem de executar bem suas tarefas.
Vejam nos próprios integrantes da JKA, cada um dos grandes Mestres tem ou tinham suas técnicas e estilos diferentes: vejam Sensei Asai diferente de Sensei Yahara, que é diferente de Sensei tanaka e assim por diante, embora todos sairam da mesma forma.
O que é uma Arte Marcial senão um longo e arduo caminho para chegar a perfeição?- Perfeição essa que quando pensamos que nela chegamos vemos que ela ainda está distante. Quando subimos um degrau para atingir a perfeição, ela também desloca-se para mais um acima.
Acho eu que uma Arte Marcial bem treinada (corpo e coração) será eficiênte quando bem aplicada e para quem tem a vitória, porém não eficiênte para quem foi derrotado,mesmo sendo treinado na mesma Arte.
Se o MMa é o Mix de Arte completo e eficiênte, ele o é também para quem é derrotado?
Existem sim Artes Marciais completas, porem o que assim as definem é somente o momento da vitória.
Ninguém sempre ganha e ninguém sempre perde.
Oss
Pedro
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Prof: Antonio Marcio

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
  • "Deus é Fiel"
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #53 Online: Maio 05, 2010, 13:09:30 »
A prova que as artes marcias se globalizaram muito é o MMA, não existe hoje a melhor arte e sim quem está melhor preparado.

Oss.
" Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado"
Miyamoto Musashi,Gorin no sho

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #54 Online: Maio 05, 2010, 13:27:30 »
OLá!
?????????????????????????????????????????????????????!
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #55 Online: Maio 05, 2010, 14:30:38 »
Oss,

??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #56 Online: Maio 06, 2010, 21:37:26 »
OSS, a Todos...

Com frequência ouvimos dizer que não existe essa de Arte Marcial Superior ou Arte Completa.
E frequentemente ouvimos dizer que na verdade o que existe é Lutador Completo.
Eu digo que não!
Para mim não existe lutador completo, e sim, aqueles que se tornaram melhores que os demais por se dedicarem completamente.
Essa disparidade também é devido à forma como o Karatê-Dô é praticado!
Normalmente o que se treina em 90% das academias de Karatê atual são apenas aquelas técnicas que contam nas competições, aí quando comparam o que treinam com outras Artes Marciais lamentam que no karatê não tenha essa ou aquela técnica que em outro estilo parece ser tão útil ou eficaz.
E de quem é a culpa?
Sempre é mais fácil culparmos o Karatê-Dô, mesmo sabendo que em algum lugar alguns Karatê-Dôkas treinam aquilo que você desconhece.

Agora...
O que seria um "Lutador Completo"?!
Seria a mistura "STRIKE com WRESTLING"?!
Não é muito cômodo da nossa parte afirmarmos isso?!
Por que digo isso?!
Quem de nós aqui, já esteve em uma “Guerra Real” e combateu de mãos nuas?!
Lembre-se que as guerras contemporâneas são combatidas a base de AR-15, AK-47, .50, e 762!
Por que lembro-vos disto?!
Porque nas Eras Passadas quando da origem do Karatê-Dô tudo era resolvido de Mãos Nuas ou com Armas Brancas.
E sendo assim por que aqueles “Mestres” sendo conhecedores de tantos estilos de Wrestling, a citar: Jyu-Jitsu, Aiki-Jitsu, etc., não MESCLARAM esses métodos ao Kempô de Okinawa?!
Lembrem-se eles viviam e conviviam com as guerras, logo sabiam qual o melhor método!
Nós, no entanto, fazemos suposições sobre qual seria o melhor método, vivendo em tempos de paz!
Mas, nos julgamos conhecedores da verdade mesmo nunca tendo vivido o verdadeiro perigo.
Pergunto então...
Não seria muita pretensão da nossa parte julgarmos saber mais do que aqueles Mestres que forjaram as técnicas do Karatê-Dô com o seu sangue, suor e suas vidas, mediante incontáveis conflitos e guerras, apenas com as Mãos Nuas?!

O grande problema dos nossos dias é que esquecemos onde está a verdade, ou como prefiro dizer... onde está a realidade, o verdadeiro perigo!
Estaria por acaso dentro de um Dô-Jô, Kotô, Octógono ou Ringue?!
Creio que não!

Pergunto então, este método tão alardeado a “Mescla STRIKE com WRESTLING” só seria utilizado um contra um?
É isso que vocês julgam ser o ápice da mistura de estilos? Um contra um?!
Ou seja, sempre que tivermos de lutar contra mais de um adversário deve-se sempre abandonar o WRESTLING e recorrer ao STRIKE? Essa é a proposta?
E isso é ser completo?!
Arte Completa é aquela que nos prepara para lutar um contra um ou um contra cem!
Se eu estou errado por que então os Mestres da Guerra não mesclaram os estilos?
Como diz o ditado popular: Cada macaco no seu galho!

Agora se imaginem nesses dois vídeos e digam o que fariam?
Agarrar-se-iam aos seus oponentes?
Iriam com eles ao chão?
Se não... Esse método “STRIKE com WRESTLING” só serve pra ACADEMIA!





OSS...
« ltima modificao: Maio 06, 2010, 21:42:04 por A. HIGINO »

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #57 Online: Maio 07, 2010, 11:54:42 »
Oss,

Higino San, Você colocou realmente a discussão no caminho em que leva a um ponto final.

Afinal, para que você treina? Para se defender? Se for para isso, se defender do que e de quem?
Treina para competir? Se sim, competirá sob quais regras? Estará disposto a se envolver com o interesse político ou financeiro que envolve a respectiva disputa?
OU você treina pelo prazer, pelo auto conhecimento, por todos os benefícios físicos e mentais que uma prática de uma arte marcial pode lhe oferecer?!?

No velho oeste, "neguinho" treinava “sacar” o revolver com rapidez e precisão na mira do alvo. Na idade moderna era esgrima com o florete e sabre. Se fazia isso por sobrevivência!

Algumas artes marciais, e vejo claramente o Tae Kwon Do moderno e a esgrima um bom exemplo, hoje são muito mais esportes como basquete e futebol.
 
Se o coro come na rua, você vai usar o que?

Escutei de um colega professor de Karate que se a porrada come e ele tem uma cadeira ao alcance dele, ele manda a cadeira na fuça do infeliz!

Se o pensamento for “o que faz de uma pessoa o mais fodão”, direi então que é a tecnologia! Que hoje possibilita desenvolver um avião invisível que voa a mais de 700 Km/H e carrega mais de 22 toneladas de bomba! E o fodão MOR é o magricela do Barack Obama que tem mais de 5 mil ogivas nucleares que só ele apertar um botãozinho e manda tudo para o beleleu...

Oss.
« ltima modificao: Maio 07, 2010, 14:56:26 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #58 Online: Maio 07, 2010, 16:43:53 »
Caro Shaolin ou Avi (não sei certo rsrsrsr) OSS!

 Faço minhas suas palavras!

 O que conta é: OBJETIVO

 Essa é a resposta para todas as perguntas.

 Outro dia um kohai 7 kyu me perguntou o que eu achava de ele treinar MT em complemento ao Karate
 
 Eu disse: Qual seu objetivo? ele disse: lutar bem, então eu respondi:

 O Karatê tem tudo o que precisa e mais um pouco, primeiro fortaleça seu corpo e sua mente, depois defina suas aspirações, aprenda 1 (um) caminho e por fim aprenda o seu caminho..

 Complementei: Se você quer vencer um jiujuteiro conheça as armas do jiu jitsu, treine suas armas que anulam as armas dele e coloque a prova, se quer vencer um boxer, MT etc.. faça a mesma coisa.

 Treine seu Karatê para ser eficiente contra qualquer arma..

OSS!
Voar para servir! Águia.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:A globalização das Artes Marciais
« Resposta #59 Online: Maio 07, 2010, 17:03:15 »
Higino San, Você colocou realmente a discussão no caminho em que leva a um ponto final.

Pois é...
do jeito que ele tratou a coisa, aí ficou até covardia qualquer comparação ou exercício de imaginação...

Realmente, aí, pô.. aí não tem nem o que falar...  só concordar.


Mas é o que eu tava falando... em termos de um combate humanamente aceitável, dentro dos limites de civilidade, e enquanto busca de "provar quem é o bom" (dentro das premissas "humanamente dignas e aceitáveis.. sem precisar matar ninguém e com algumas regras mínimas e tal)... o melhor mecanismo é sim o MMA. (gostei da expressão: tipo um INMETRO mesmo)

Mas.. que se $%&! tudo isso...

pois dessa vez o Higino matou a pau...

Xeque MAte...

mas.. sou chato, e volto a afirmar, só pra  não dizerem que estou virando casaca... enquanto "competição" aí, o melhor é o MMA... (em termos de competição acho que nada supera o MMA).. mas enquanto "vida real".. aí... é só ler o que foi postado pelo Higino principalmente...

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)