Tem gente aqui que entende muito mais disso que eu, mas vou tentar te explicar
na jka (e acho que na SKIF, JKS, KMF, etc também) o sistema de luta é shobu ippon, ganha a luta quem marcar um ippon (golpe perfeito) ou 2 wazari (= a 1/2 ippon). A intenção é "matar num golpe só", ou seja, com um golpe bem aplicado acabou a luta. Com isso tentam preservar o espirito budo que, a meu ver, está muito relacionado ao kenjutso, com um golpe de espada bem aplicado vc está morto. A única excessão é a final que é disputada em 3 ippons, que fizer 2 ganha.
na wkf a luta é por tempo e são contabilizados todos os golpes aplicados durante a luta. Há golpes que valem 1, 2 ou 3 pontos e no final ganha quem fizer mais pontos.
Existe ainda uma grande subjetividade em avaliar os golpes, apesar de haverem 4 juizes olhando. Como os competidores não se atingem realmente (senão dependendo da arbitragem podem ser desclassificados) há uma grande preocupação com a velocidade (pois quem tocar primeiro marca, independente do golpe do outro) em detrimento da potência necessária para "liquidar" o adversário.
Agora os mais graduados podem completar e corrigir.