Autor Tópico: Preparação de entrevista: Andre Bertel  (Lida 4998 vezes)

Offline Rhonin

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Re:Preparação de entrevista: Andre Bertel
« Resposta #15 Online: Janeiro 28, 2011, 13:50:03 »
Oss ...

Nobres Karatecas eu tenho 3 perguntinhas para o sr. Bertel:

1)
Sensei Bertel o karate como a maioria das artes marciais acabou virando esporte isso foi muito bom para a divulgação da arte de okinawa, e seus adeptos buscaram cada vez mais evoluir as técnicas milenares passadas entre mestre e discipulo; porém efetuando uma analise nos dias de hoje percebece, que os verdadeiros segredos das técnicas se perderam, isso acredito que sr. ja verificou muitas vezes em seus seminarios um bom exemplo disso é um video seu onde você explica para os Kohai a respeito do tzuki. Como um Sensei pode efetuar um treinamento de qualidade utilizando os recursos que temos hoje em dia(ex: Makiwara de mola ao invés do de madeira) sem que ocorra essa perda ??

2)
Sensei Bertel a um ditado que diz: "Justiça sem força se torna fraca, Força sem justiça se torna violencia." Esse ditado exprime literalmente como um karateca tem que treinar, se portar e agir. Eu comecei estudando a arte de okinawa através dos estilo SEIWAKAI (estilo no Brasil derivante do KYOKUSHIN-KAI) porém hoje eu continuo os meus estudos nos estilo SHOTOKAN, acredito piamente que ambos os estilos: o semi contato e o de contato são faces opostas da mesma moeda, ou seja, o primeiro trabalha mais técnica e o segundo mais parte fisica; quando migrei para o SHOTAKAN os alunos  possuiam uma tecnica muito elevada, eram muito rapido mas também sua resistência era muito baixa (resistencia a golpes). A minha duvida é como e qual a melhor maneira  de se atrelar ambas qualidades : tanto alta resistencia  sem perder agilidade e nivel técnico e gostaria de saber o seu ponto de vista sobre o assunto ??

3)
Gostaria de saber a sua visão referente a evolução do karate analisando que cada vez mais os adeptos buscam somente a parte esportiva (competição) com o objetivo de tornar-se o maior ou melhor atleta e deixando de lado a parte filosófica que ao meu ver e muito mais importante e fundamental para o desenvolvimento da pessoa como cidadão. E essa pressão acaba sendo resultado na maioria dos casos por parte da federação em cima dos Sensei, gostaria de saber se você passa ou ja passou por uma situação semelhante e gostaria que você demonstra-se o seu ponto de vista sobre o assunto ??   

Agradeço ao Forun Karateca.net pela oportunidade e parabenizo pelo excelente trabalho realizado desejando muita prosperidade a todos e que vocês contunuem com essa bela iniciativa.

Oss ...

Offline André125

• Full Member
« Resposta #16 Online: Janeiro 28, 2011, 14:24:56 »
Bom não sei se é relevante mas lá vai uma:

Sensei Bertel gostaria de saber na sua opinião qual tipo de treinamento no qual você foi submetido que mais contribuiu ou ainda contribui para o desenvolvimento do seu "SHAKUGAN" mesmo estando no dia-a-dia

Oss André
« Última modificação: Janeiro 28, 2011, 14:26:41 por André125 »

Offline Kohai_Taigen

• Sr. Member
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Andre Bertel
« Resposta #17 Online: Janeiro 28, 2011, 18:01:52 »
Olá!
Caro Kohai-Taigen, já há algum tempo venho observando sua postura nos posts e agora é a hora de lhe parabenizar por essa postura que traduz o bom Karateca que deve ser.
Muito propicio seu post acima endereçado ao Romin.
Gostaria de conhecê-lo em uma oportunidade qualquer,pois tenho a certeza de que para mim seria um bom exemplo e muito rico.
Oss
Pedro

Oss Sensei Pedro,

Me sinto lisongeado pelas suas palavras. ;D

Será uma honra conhecê-lo.

Grande abraço.

Oss!
« Última modificação: Janeiro 29, 2011, 13:44:44 por Kohai_Taigen »
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #18 Online: Janeiro 28, 2011, 19:49:48 »
Olá!
Já que todos estão perguntando, aqui vai minha pergunta.
Caro Sr. André Bertel, sou praticante de Karate, e tenho curiosidade em saber:
Em minha opinião Asai Sensei, foi um iluminado na Arte do Karate como também
em sua personalidade muito gentil, mostrando uma humildade que o faz ainda maior e o completou como Karateca.
Assim sendo, sei de sua grande competência na Arte do Karate, que foi fruto do aprendizado direto com Asai, porém diga-me qual foi o motivo pelo qual Vc. não assimilou a humildade e a cortezia de Asai Sensei.
Antecipo meu agradecimento a sua resposta
Oss
Pedro Campana
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline akev

• Full Member
« Resposta #19 Online: Janeiro 31, 2011, 10:46:26 »
Mas  eu   como aluno e tb com pouca vivencia e admirador do Sensei Asai,tenho duas   simples perguntas.

1ª Faz tempo que observo   os Vídeos do Prof. Andre Bertel e verifiquei que ele em suas lutas  não utiliza  as técnicas de defesas  (ângulo)do Sensei Asai que ele tanto demonstra  ser conhecedor, aí pergunto: pq   o Prof. Bertel não utiliza essas técnicas  de  defesas (Ângulo) do  Sensei Asai em suas lutas ?
 2ª  Sempre admirei o Sensei Asai, pois tenho  procurado obter  informações sobre suas tècnicas de defesas desde 1976 quando ele esteve no Brasil ministrando curso no RJ e lá apenas foi passado que tudo isso era apenas um estudo, aí vai minha dúvida, já que o Prof.  Bertel  teve  um contato  + próximo com Sensei Asai, em que pé ficou esse estudo  (Ângulo) e se não era só estudo , pq não se vê ninguém + comentar ou praticar?
« Última modificação: Fevereiro 02, 2011, 09:54:36 por akev »