Foto antiga do Sensei Okuda, de 1963, junto com o C.W.Nicol, autor do livro Moving Zen, um clássico sobre karate. Sensei Okuda era um jovem 1o. dan e um dos 3 sempais de Nicol, responsáveis por seu aprendizado e conduta no dojo.
(fonte: C.W. Nicol. Moving Zen, segunda edição)
O livro conta a experiência pessoal de Nicol no Japão durante o inÃcio dos anos 60. Muito da narrativa é sobre seu árduo e gratificante aprendizado do karate no dojo principal da JKA, onde treinou da faixa branca à faixa preta. Nesse perÃodo o sensei Kanazawa (que escreve o prefácio do livro) era um dos nomes de maior expressão na JKA e o sensei Enoeda, kohai de Kanazawa, já tinha o 4o. dan. Ambos eram instrutores no dojo da JKA. Nicol dividia uma casa com Donn Draeger, um dos ocidentais que mais estudou as artes marciais e que escreveu muitos livros sobre esse assunto, alguns em co-autoria com o sensei Nakayama.
Nicol cita o sensei Okuda várias vezes no livro, que já tinha a fama de karateca muito forte na época. Amolecer no treino ou recuar num kumite significava uma punição certa dos sempais.
Uma frase que Nicol atribui ao sensei Okuda que achei inspiradora:
"desistir é a pior desgraça mesmo que a derrota seja as vezes inevitável."
Pena que esses tempos já acabaram...
Gakusei