Sensei Pedro era uma pessoa singular neste site, e sou obrigado a dizer que fiquei deveras triste e até inconformado com a sua partida. Mas sei também que é da vida, e que certamente ele viveu seus anos de vida como gostava e fazendo o que lhe dava prazer (o Karatê).
Infelizmente, faço parte daquele grupo que não teve o prazer de conhecê-lo pessoalmente e lhe apertar a mão, e fazer aquele treino ao qual me convidou devido as dificuldades geográficas.
Este mês inteiro em que fui abalroado com esta notÃcia chata e inesperada, pensei no que poderia escrever para homenagear uma pessoa que aprendi a respeitar e admirar por conta de suas palavras sempre bem colocadas, mesmo que as vezes não sendo de meu agrado, mas sempre buscando nos passar algo de seu conhecimento ou experiência.
Gostaria de fazer minha homenagem a ele, lembrando de um perÃodo em que eu estava muito desmotivado com o karatê, disposto mesmo a largar o kimono, e como já mantinha um bate papo privado com ele sobre técnicas e treinamentos, recorri a sua experiência em busca de um conselho.
Esta busca gerou esta pérola que apesar de direcionada a mim, está repleta de ensinamentos fundamentais não só para a prática do karatê, mas que poderÃamos aplicar em nossas vidas...
Segue sua mensagem para mim em privado, datada de 2 de maio de 2012, Ã s 14:37:
"Olá!
Caro Alexander, após 49 anos de prática, todo o dia é um novo dia de aprendizado e de combustÃvel para o crescimento pessoal.
Karate é um só, Katas, Kumite e Kihon são parte única de uma Arte pouco compreendida e praticada.
Para exemplificar, neste feriado treinamos eu e o Ennio durante 3 horas, bases, ataques e defesas de um iniciante e kumite forte e muito sofrido. Sem perdão, sem dor ou sequer mostras do cansaço que estavamos.
Karate é coração e principalmente instinto, é paixão.
Assim sendo, emocional e fÃsica, tipos de dores que são o princÃpio motivador para o nosso crescimento.
Portanto, entendo o seu desafio e lamento por muitos não terem tido a oportunidade em ter Karatecas da estirpe dos que tive, para forjar de forma indelével o seu Karate.
Mesmo assim acredito que Vc. com as atitudes demonstradas neste site, tem o necessário para continuar sendo um excelente Karateca.
Oss
Pedro"
Que Deus continue confortando a famÃlia, amigos e admiradores!