Osu, amigos.Senhores, sem querer mudar a opinião de vocês e apenas, contribuindo com o tópico, gostaria que vocês observassem esses três vídeos:Neste primeiro, trata-se da tácnica Temkan do Aikidô. É, basicamente, o nosso Tai-Sabaki. O vídeo é de instrução, então a coisa flui à 1:46, portanto no fim do vídeo. É isso, o que realmente desejo mostrar: a fluência da técnica.Aproveitando o gancho do Tsuki, gostaria de fazer uma correção, pois, o termo Aiki-dô é todo de O’Sensei Ueshiba, e ele só chegou realmente a esse “caminho da harmonia” após sua ligação mística com a seita Ômoto Kyô. Realmente, antes, ele era bem truculento, aluno que foi – do mais truculento ainda – Sokaku Takeda, mestre de Jûjûtsu.E já que o Tsuki falou em Aiki-dô, outra história curiosa é a de Gozo Shioda-sensei, que em um de seus livros conta ter sido procurado por Nakayama-sensei, uma vez que vendo a maior envergadura dos Karateka ocidentais, levou ao Dôjô de Shioda-sensei, ou seja, um Dôjô de Aikidô, alguns alunos da JKA para aperfeiçoar suas técnicas de Kumite, objetivando melhor desempenho nos campeonatos. Entre esses alunos estava Kanazawa-sensei!Mostrei e abordei essas questões do Aiki-dô, para lembrar aos amigos que O’Sensei Funakoshi também manteve palestras com O’Sensei Ueshiba, e que, incentivado por Funakoshi, Shigeru Egami-sensei teria treinado com Ueshiba, trazendo elementos do Aikidô para o Shôtôkai.Bom, voltemos ao “tenkan” e façamos um link daquela técnica com a apresentada aqui pela Shôtôkai, na técnica denominada Kakari Keiko:Pois bem, agora, façamos uma ligação com o Tenkan do Aikidô, do Kakari Keiko do Shôtôkai, com o apresentado aqui, neste vídeo, na Botuku-Kan de Taketo Okuda-sensei.Observem que dentro das particularidades dos estilos as técnicas de esquivas são similares, ou seja, promanam de uma mesma fonte.Osu!
Exponho isso, porque ví os amigos pesquisando a história da Shōtōkai, quando a apostila que eu estou coligindo (e está praticamente pronta) trata da forma mais lúcida de toda essa caminhada evolutiva do Karate-dō, considerando seu aspecto sintético.Faltam apenas dois revisores me dar o seu "pronto" para eu poder torná-la acessível a todos do fórum.
Agora era hora de eu te desafiar pra uma luta mortal, dizer que iria invadir seu Dojo, bla bla bla?Lamentável. A discussão saiu do foco do tópico e não vou ficar dando papo pra maluco fofoqueiro. Quer brigar, vai pro Dojo ou "arranja uma treta na night". E, realmente, valente de teclados temos muitos... Engraçado que alguns falam em filosofia no Karatê mas só vejo isso dos brasileiros: atitude agressiva. E de gente que nem na conversa estava. Prefere ignorar todos os argumentos e partir para a agressão pessoal. E desnecessária.E o pior, fala-se muito em Funakoshi mas vejo vários aqui não seguindo o niju kun. Isso é karateca sério? De Dojo sério? Muito treino e campeonato e pouca educação. Depois falam mal dos japoneses....Ah, e arregar num debate virtual foi $%&!. Seu conceito de luta, coragem e sobrevivência é beeem realista...Enfim, que o tópico volte ao seu propósito inicial e, como lhe disse Sr. valente, melhor pararmos por aqui. Quer briga, posso te indicar vários lugares onde essa energia toda seria melhor utilizada.
O Karatê começa e termina com cortesia.OSS...