Esse negócio de se esfregar no chão é um saco. Eu estava morrendo de medo de aparecer alguém confirmando isto no karate. Desculpe-me os praticantes de BJJ, é apenas uma opinião, o Newaza são técnicas feias de assistir, chatas de treinar e perigosas de usar.Não estou questionando a eficiência deste tipo de combate, dentro de determinadas circunstâncias pode até ser a melhor, a exemplo das jaulas, mas não vejo como sair de uma situação de perigo me agarrando e caindo no chão com o agressor, isto é se expor ao azar, até mesmo porque bandido não ataca sozinho e não tem como aplicar dois armlocks de uma vez.Oss!
Citação de: Cabadapest em Abril 29, 2013, 14:34:59Esse negócio de se esfregar no chão é um saco. Eu estava morrendo de medo de aparecer alguém confirmando isto no karate. Desculpe-me os praticantes de BJJ, é apenas uma opinião, o Newaza são técnicas feias de assistir, chatas de treinar e perigosas de usar.Não estou questionando a eficiência deste tipo de combate, dentro de determinadas circunstâncias pode até ser a melhor, a exemplo das jaulas, mas não vejo como sair de uma situação de perigo me agarrando e caindo no chão com o agressor, isto é se expor ao azar, até mesmo porque bandido não ataca sozinho e não tem como aplicar dois armlocks de uma vez.Oss!Tenho o mesmo pensamento. Creio muito na eficiencia corpo a corpo em situação real no karate, principalmente quando buscamos o treinamento de encerrar uma luta em um unico golpe, principalmente porque sabemos que em luta de rua, geralmente um oponente mais forte ou sem noção, buscará agarrar, isso é certo.
Olha, Tsuki, segundo alguns comentários do sensei Kano é exatamente o oposto. Ele retirou o ne-waza do Kodokan em larga medida. Inclusive, a formação dele era majoritariamente de técnicas de ne-waza. O Judô tirou o foco das técnicas de solo porque ele acreditava serem muito mais fáceis (e eu não tenho dúvida) do que as técnicas de projeção, então o program foi reduzido nesse aspecto para focar o mais difícil. Segundo ele, aqueles que quisessem especialização no solo bem poderiam fazer posteriormente. O karate acaba quando a luta vai pro solo, não teria sentido desenvolver tais técnicas. O negócio é fazer como muitos porradores fazem no MMA: sair do chão o mais rápido possível pra continuar batendo.
Tenho o mesmo pensamento. Creio muito na eficiencia corpo a corpo em situação real no karate, principalmente quando buscamos o treinamento de encerrar uma luta em um unico golpe, principalmente porque sabemos que em luta de rua, geralmente um oponente mais forte ou sem noção, buscará agarrar, isso é certo.