Não digo que deverÃamos incorporar o ne-waza no Karate, apesar de achar que deverÃamos treinar, pelo menos, pra conhecermos, mas digo sim, que deverÃamos treinar maneiras de evitar que usem contra nós, e isso, simplesmente não está acontecendo em âmbito geral.
Osu,CitarNão digo que deverÃamos incorporar o ne-waza no Karate, apesar de achar que deverÃamos treinar, pelo menos, pra conhecermos, mas digo sim, que deverÃamos treinar maneiras de evitar que usem contra nós, e isso, simplesmente não está acontecendo em âmbito geral.É o que eu penso, embora eu acredite que deixar um oponente se aproximar ao ponto de poder aplicar técnicas de projeção ou mesmo de solo já aniquile por completo qualquer estratégia marcial do Karate, desenvolvido, como já disse, para livrar-se o mais rápido do adversário com o mÃnimo de ferimentos...... tanta gente adora dar aquele salto "maravilhoso" do Kata Unsu, mas se alguém tenta agarrar os seus "cambitos", não sabe nem para onde ir!Osu.
Mas ainda acho que um gyaku zuki BEM TREINADO evita se sujar a toa.
Osu, "pé da venta"
Também penso assim, na hora de um rala-e-rola no chão, uma dedada perfurando o olho ou uma mordida bem profunda, são bem eficientes. Mas ainda acho que um gyaku zuki BEM TREINADO evita se sujar a toa.Oss!
Não é recomendado pegar o tempo do oponente que dá um bote nas pernas com mae geri ou hiza geri... Geralmente se acaba no chão, e pra quem não treina, uma queda pode ser extremamente perigosa, principalmente em chão duro.Bater é o começo e se não der certo vão clinchar e talvez ir pro chão.
Seja o chute que for não recomendo. Algumas aulas de Aikido? Pff. Nada prático ou realista, principalmente pra treinar defesa de queda.Quanto ao passo pra trás, falta conhecimento ao amigo!
Citação de: Cabadapest em Abril 30, 2013, 16:29:19Também penso assim, na hora de um rala-e-rola no chão, uma dedada perfurando o olho ou uma mordida bem profunda, são bem eficientes. Mas ainda acho que um gyaku zuki BEM TREINADO evita se sujar a toa.Oss!Muito bem dito
Osu,Cabadapest,Sim, nordestino das Alagoas, de pai e mãe.GUICOMES,Ao menos não citei Mae Geri ou Hiza Geri como técnicas contra uma investida de agarramento abaixo da linha da cintura. Fala-se, com eficiência, em "bicuda"! Qualquer jogador de pelada sabe chutar uma bola em movimento, porque uma cabeça em movimento seria diferente? Outra coisa: não há nada que um passo pra trás não resolva. Quem já quase tomou um coice de um cavalo sabe bem o milagre de um passo pra trás (quando o coice ainda está se armando). De fato, saber cair é essencial, até para praticantes de Karate. Nada como algumas aulas de Judo ou Aikido para complementar o conhecimento.Osu.