Autor Tópico: Grandes Personagens da História do Karate-Do  (Lida 64809 vezes)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #105 Online: Dezembro 29, 2008, 07:26:41 »
Olá!
E aí seu "sumido",como passou o Natal?
Umbom Ano Novo prá Vc..
kadê o meu vinho do Porto?
Oss
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #106 Online: Janeiro 02, 2009, 23:54:45 »
Bem, pessoal, conforme o prometido, aqui vai a biografia de mais um grande mestre do Karate-Do mundial: o Grão-Mestre Hanshi Choshin Chibana.

Choshin Chibana

(1885 – 1969)


Choshin Chibana nasceu em 5 de junho de 1885, na vila Tunjumui no distrito de Torihori da cidade de Shuri.  Seu pai chamava-se Chohaku e sua mãe, Nabi.  A linhagem da família remetia a Sho Ko Toku, quinto filho do rei Sho Shitsu de Okinawa.
 
Aos 15 anos de idade, Chibana fez uma visita a Anko Itosu que, na época, vivia na vila de Yamakawa em Shuri, com o intuito de pedir para ser aceito como discípulo deste grande mestre de To-De daquele tempo.  Entretanto, o aprendizado naqueles dias era muito diferente dos dias de hoje e Choshin não seria facilmente aceito como aluno por Itosu.  Era preciso se certificar das verdadeiras intenções de Chibana.  As antigas famílias da classe bujin, que temiam que o Karate fosse usado para o mal, costumavam negar os ensinamentos a muitos candidatos e, mesmo depois de aceitos, durante vários meses os estudantes tinham tarefas domésticas e só podiam assistir sem praticar.  Claro que havia nisso um significado, pois era admirável ver um jovem empenhado demonstrar perseverança e temperamento controlado.  Naquela época, Choshin não seria excessão.  No início, Itosu não lhe ensinou nada, ao contrário fez-lhe a seguinte pergunta:

"Porque você quer aprender To-De?"

Ao que Choshin respondeu:

"Porque meu corpo é fraco."

"Se é esse o caso, você pode fazer ginástica na escola."

"Eu acho que o To-De é melhor para a minha saúde."

Depois de trocar algumas palavras com o jovem, Itosu disse:

"Porque você não volta mais tarde?"

Quando Chibana retornou uns quatro ou cinco dias depois, ele teve de novo o seguinte diálogo com o Mestre Itosu:

"Você não pretende arranjar brigas se aprender o To-De, pretende?" perguntou Itosu.

Ao que Chibana respondeu:

"Não, meu propósito é me tornar mais saudável."

Depois disso, Itosu perguntou sobre a família de Chibana, apenas para investigar o conhecimento e as origens do rapaz.  Entretanto, ao fim daquele diálogo a resposta vital de Itosu foi novamente:

"Volte mais tarde."

Chibana ficou chateado, mas, quando foi convidado pela terceira vez à casa de Itosu, as coisas ficaram bem diferentes.

"Você quer realmente melhorar a sua saúde aprendendo o To-De? Você consegue fazer isso com zêlo?"

Quando Chibana respondeu afirmativamente, Itosu aceitou-o como aluno. Ao perserverante Chibana foi permitido treinar após sua terceira visita. Choshin, que era de constituição física fraca, depois de passar por rigorosos treinos de To-De melhorou consideravelmente a sua saúde e aumentou substancialmente a sua força.

Pelos próximos 13 anos, até a morte de Itosu em 1916 com 85 anos de idade, Chibana se manteve como um aluno devotado.  A partir daí passou a treinar austeramente sozinho, até que, com a idade de 34 anos, abriu seu próprio dojo no distrito de Tori Hori.  Lá, e no seu segundo dojo, no distrito de Kumojo em Naha, ele trabalhou e ensinou o Shuri-Te que havia aprendido do seu único mestre, Anko “Yasutsune” Itosu.

Em 1933 Chibana conferiu o nome Shorin-Ryu (também conhecido como Shao-Lin em chinês e pronunciado como Kobayashi em japonês) ao seu estilo de Shuri-Te, sendo, portanto, considerado o fundador deste estilo.  Chibana fez isso com o intuito de distingui-lo de outras escolas e de preservar a tradição.

Embora o kata básico do Shorin-Ryu de Okinawa seja o Naihanchi, Itosu fez algumas melhorias , inclusive criando um segundo e um terceiro katas, criando posteriormente os cinco katas Pin An a partir do kata Kusanku, que achava muito difícil de aprender por parte dos alunos mais novos.  Também criou uma nova versão do kata Pasai de Matsumura (seu professor), o qual era o preferido de Choshin Chibana.



Naihanchi Sho-dan


Itosu-no-Pasai


Matsumura-no-Pasai

Em 1936 Choshin Chibana participou da famosa reunião com vários proeminentes mestres locais para discutir o futuro da arte em Okinawa, quando eles decidiram denominar o To-De pelo nome sugerido em 1905 pelo Mestre Chomo Hanashiro, Karate-Do (“Mãos Vazias”).


Reunião de 1936 (sentados da esq. p/a dir.: Chotoku Kyan, Kentsu Yabu, Chomo Hanashiro e Chojun Miyagi.  Em pé, da esq p/a a dir.: Shinpan Shiroma, Tsuyoshi Chitose, Choshin Chibana e Genwa Nakasone)

Dentre os muitos bujins que herdaram o Karate no passado, aqueles que são considerados superiores, especialmente em técnicas de pé, incluem Tawata Meigantu, Ishimine Tunjumui-usume e Kuwae Kue-no-Tanmei.  Estes são lembrados como especialistas em ashi-waza e Chibana foi um dos que sofreram a sua grande influência, tanto que o seu chute dado com o dedão do pé direito (tsumasaki-geri) ficou famoso nas ilhas Ryu Kyu.

Depois de escapar por pouco da morte na Batalha de Okinawa, na 2a. Guerra Mundial, Chibana retornou a Shuri vindo de um refúgio na península de Chinen e imediatamente começou a ensinar novamente, primeiro na área de Gibo.  Então ele ensinou em 10 diferentes localidades em Yamakawa, no distrito de Shuri e Naha, eventualmente realocando seu dojo principal em Asato e depois em Mihara.  Durante esse período, de fevereiro de 1954 a dezembro de 1959, ele serviu como conselheiro e instructor senior da Academia de Polícia de Shuri.  Em maio de 1956. fundou com outros mestres de outros estilos a Okinawa Karate-Do Renmei (Federação de Karate-Do de Okinawa) e assumiu como seu primeiro presidente, cargo que ocupou por 2 anos.

Com o aumento da sua reputação, Chibana começou a ser reconhecido também na terra principal do Japão, tanto que, em 1957, recebeu a maior graduação concedida pela Dai Nippon Butokukai (a maior associação de artes marciais do Japão), o grau de Hanshi, 10º. Dan.  Por todos as realizações em prol do Karate-Do Tradicional de Okinawa, em 1960, o jornal Okinawa Taimusu Shinbun concedeu a Chibana o Primeiro Prêmio de Distintos Serviços Prestados ao Esporte.

Em agosto de 1964, em memória do 50o. aniversário da morte de seu professor Anko Itosu, Chibana Sensei mandou erigir um monumento nas proximidades do mausoléu da família dele.



Monumento em homenagem ao Mestre Anko Itosu erigido por Chibana

Em 1960, o jornal Okinawa Times concedeu a Chibana Sensei o seu primeiro Prêmio por Serviços Públicos Prestados em Educação Física.  Na primavera de 1968, em 29 de abril, ele recebeu a Quarta Ordem do Tesouro Sagrado (Kunyonto Zuiho) para sobreviventes da guerra, concedida pelo próprio imperador Hiroito, uma honraria para o Karate-Do de Okinawa.  Nas celebrações dessa concessão, Mestre Chibana deleitou a platéia com alguns passos de dança típica das ilhas Ryu Kyu.

A partir de 1964, foi detectado um cancer na garganta do Mestre Chibana, mas, em decorrência de sua total dedicação ao Karate-Do, ele continuou ensinando, embora a doença já estivesse exaurindo-lhe as forças.  Em 1966 ele foi admitido no Centro de Pesquisas de Câncer de Tokyo para tratamento com radioterapia, o que lhe permitiu uma breve melhora, a qual aproveitou para voltar ao ensino do Karate-Do com o seu neto Akira Nakazato.  Infelizmente, ao final desse ano sua saúde voltou a piorar e, em 26 de fevereiro de 1969, fez a passagem no Hospital Omaha, às 6 horas e 40 minutos daquela manhã.

De temperamento afável e gentil, Mestre Chibana falava suavemente, tão baixo que era necessário chegar perto para ouvi-lo.  Extremamente educado, tratava a todos com a mesma deferência.  Teve mais de 5000 alunos, entre eles Katsuya Miyahira, atual presidente da Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do Kyokai e da Shidokan, Shugoro Nakazato, fundador da linha Shorinkan e Mestre Yoshihide Shinzato, fundador da União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e da International Shorin-Ryu Karate-Do Federation.  Como a grande maioria dos mestres do seu tempo, Chibana era contra a esportivização do Karate-Do e costumava dizer:

"Eu penso que nós temos que evitar tratar o Karate-Do como um esporte, ele deve sempre ser uma arte marcial."



Mestre Chibana e Mestre Shinzato em 1969

A quatro de seus alunos, Chibana Sensei deixou um documento escrito no formato shodo chamado Karate-Do-no-Kokoro, contendo os seus 5 preceitos sobre a arte:

- Cortesia

- Cultivar a mente através do treino físico

- Dispender sempre o máximo esforço

- Evitar lutas desnecessárias, artes marciais são para a defesa contra calamidades inesperadas

- Cavalheirismo acima de tudo

Todos começam com a palavra Hitotsu, indicando que todos têm a mesma importância.


Saudações  ;)

« ltima modificao: Janeiro 03, 2009, 16:52:00 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #107 Online: Janeiro 03, 2009, 01:43:00 »
Oss Troyman Sensei

Parabéns !!!!!

Foi uma das melhores biografias que já li deste grande Mestre !!!!

até Chibana Sensei era contra o Karate Esporte  :o


"Eu penso que nós temos que evitar tratar o Karate-Do como um esporte, ele deve sempre ser uma arte marcial."


e olha que ele era um policial e extremamente calmo como diz Troyman Sensei em sua descrição....

Oss
alberto

   Troyman Sensei quais foram os Mestres que receberam seus preceitos  ???
yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #108 Online: Janeiro 03, 2009, 04:03:40 »
livro de culinaria mata a fome?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #109 Online: Janeiro 03, 2009, 08:48:06 »
Oss,

-//-

Troyman,

Muito boa a biografia.

Mas me explica uma coisa: o estilo Shorin-Ryu (nome derivado do próprio seguimento Shaolin de arte marcial) não teve suas bases concebidas por Sokon Matsumura? E que Coshin Chibana criou uma linha diferente chamada Cobayashi?

-//-

Aos demais encrenqueiros, não estou debatendo conhecimentos, estou apenas esclarecendo dúvidas...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #110 Online: Janeiro 03, 2009, 11:12:55 »
Olá Troyman,

Muito legal a coletânea de textos que você colocou e quem quiser ver o texto na integra no site abaixo tem o questionamento do mestre Itosu antes de aceitar Chibana como aluno, fala também da sucessão do mestre Chibana e também dos constantes desafios que recebia.

http://chibanaproject.blogspot.com/

Ari - Santos/SP

Offline Dae

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 77
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #111 Online: Janeiro 03, 2009, 11:23:18 »
Oss,

Muito boa a Biografia Sr. Troyman, é sempre muito bom saber
um pouco mais sobre os antigos Mestres.

Oss.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #112 Online: Janeiro 03, 2009, 12:17:54 »
Oss

Nenhum livro mata fome física.

Mas mata fome de conhecimento..

.....e de preferência se damos uma ajudinha levando-os a prática,queimamo-nos um pouco e temos uma salutar refeição  :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #113 Online: Janeiro 03, 2009, 12:54:08 »
Yama

Sensei Chibana tornou-se instrutor e conselheiro da Academia de Polícia de Shuri, ele não era um policial no sentido estrito da palavra.  Com relação aos discípulos que receberam os preceitos, um deles deve ter sido o Pat Nakata, os outros eu vou dar uma pesquisada.

PSekiMG

Sokon Matsumura foi professor de Anko Itosu e este foi professor de Choshin Chibana.  Depois da morte de Itosu, Chibana abriu seu próprio dojo e passou a ensinar o Karate-Do da mesma forma que lhe foi passado por seu mestre, procurando manter a essência o mais intacta possível.  Como o To-De que chegou até ele teve suas origens no templo Shao Lin de Fuchou na província de Fukien na China, em 1933 Chibana resolveu nomear o estilo Shorin-Ryu, usando os ideogramas chineses que também podem ser lidos em japonês como Kobayashi ("pequena floresta").  Shoshin Nagamine, o fundador do Matsubayashi-Ryu também nomeou o seu estilo (baseado no Shuri-Te e no Tomari-Te), usando os ideogramas que significam "floresta de pinheiros" e cuja pronúncia chinesa alternativa também é Shorin.  Por isso é costume designar-se que o Shorin-Ryu é dividido em duas linhas: a Kobayashi (Shuri-Te puro) e a Matsubayashi (Shuri-Te e Tomari-Te).

Só por curiosidade, Shoshin Nagamine nasceu em 1907 e Choshin Chibana em 1885.  Quando Nagamine nasceu, Chibana já praticava Karate-Do havia 7 anos.

Ari

The Chibana Project, blog do militar da aeronáutica dos EUA, Terry Garrett, foi uma das minhas fontes.  Acontece que o blog é muito extenso e tem muita informação sobre o périplo de Garrett em busca das origens de Chibana, além de muita repetição.  Mas, para quem entende bem inglês, acho que vale a pena dar uma navegada pelo blog.  Lá tem muita coisa interessante ainda que não coloquei por questões de tempo e espaço, para não tornar a leitura deste tópico muito cansativa.  Mas não foi a única fonte que usei.  Como já disse anteriormente, oportunamente vou colocar aqui as referências de todas as biografias que estou postando.

Saudações   ;)

« ltima modificao: Janeiro 03, 2009, 13:03:06 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #114 Online: Janeiro 03, 2009, 18:01:41 »
Troyman,

Eu percebi que você juntou vários textos, mas mesmo assim ficou muito bom, coloquei apenas uma das fontes que você usou (Chibana Project), porque achei o conteúdo melhor que as outras fontes.

Ari - Santos/SP
« ltima modificao: Janeiro 03, 2009, 18:06:34 por Arivaldo »

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #115 Online: Janeiro 03, 2009, 19:44:39 »
Oss,

-//-

Troyman,

Questão esclarecida.

Se possível, indique-me onde posso encontrar mais a respeito de Karatê-Dô, principalmente se tratando de HISTÓRIA da arte marcial, independentemente de estilo.

Agradecido.

-//-

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #116 Online: Janeiro 04, 2009, 12:03:46 »
PSekiMG

A Internet está aí para isso mesmo.  Basta entrar no Google e ter um pouco de paciência e determinação para procurar.  O ideal é saber um pouco de inglês, pois a grande maioria das informações disponíveis estão nessa língua.  Com certeza é possível encontar informação em outras línguas também.  Se o seu objetivo é saber sobre algum estilo em particular, entre com a palavra-chave "nome do estilo", se for informações sobre algum mestre, use o nome desse mestre como palavra-chave, e assim por diante.  O sucesso da busca vai depender, é claro, de um certo conhecimento prévio das palavras-chave.  Outra boa fonte de informações são os livros, mas bons livros não são encontrados aqui no Brasil, é preciso importá-los, e, mais uma vez, não estarão escritos em português.  Mas, para começar, a Internet é o caminho mais óbvio.

Só para dar um "start", alguém, aqui no Forum, não me lembro quem, já postou sobre livros de Karate.  Comece buscando por aqui e boa sorte.

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #117 Online: Janeiro 04, 2009, 12:28:10 »
Oss,

-//-

Troyman,

A minha busca sobre a História do Karatê-Dô, bem como suas ramificações, está ligada mais a linhagem Shotokan. Entretanto, para compreender o passados das artes marciais, é necessário adquirir conhecimento não só de um estilo, mas sim de vários.

Sobre isso, tenho inclusive vários livros nos dois idiomas: pt e us. Só que a busca é constante, pois nenhum livro é completo por si só. Existem excelentes páginas de internet, mas não trazem 100% do conteúdo ou ainda requerem confirmação em livros. Algo trabalhoso.

Mas obrigado por responder meu questionamento.

Obrigado.

-//-

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #118 Online: Janeiro 04, 2009, 13:00:43 »
A internet tem a virtude de ter tudo e bom q o homem faz e todas as porcarias tambem, nem sempre o melhor lugar pra pesquisar pra quem não sabe nada do assnto, teacher google tem q sempre ter um pé atras.

oss

oss
« ltima modificao: Janeiro 04, 2009, 15:51:36 por Avi »
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #119 Online: Janeiro 04, 2009, 14:54:19 »
Oss,

Já pensou se o camarada (tonto da cabeça), ao fazer uma pesquisa sobre Karatê-Dô, se depara com uma indicação (link) do Google que aponta um "artigo" da Desciclopédia (uma Wikipédia ao avesso)?

Pois bem: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Karat%C3%AA

Nem tudo da net pode ser aceito. Por isso, fontes virtuais são muito complicadas para construir algo de real importância, que possa ser comprovado. Lógico que existem excessões.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.