Autor Tópico: Karate de Verdade é isso ai....  (Lida 22569 vezes)

Lezon

• Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #30 Online: Maro 01, 2008, 09:10:03 »
Eu muitas vezes fui trabalhar e só eu sei o que sofria…desde a dificuldade de respirar motivado pelas meiguices dos pezinhos dos meus “inimigos”, os tornozelos pintados de negro e os nós dos dedos demonstrando toda a sua beleza estética, etc, etc,etc.

Mas será que todas estas mazelas que nos marcam a todos, algumas das quais são para uma vida toda, devam acontecer intencionalmente no Karate e/ou que elas sejam causadas pela forma irresponsável como se treina e/ou é ensinado? Eu digo redondamente NÃO!

Agora que elas aconteçam por puro acidente, disso temos que estar todos bem cientes que podem acontecer.

E sobre esta questão é melhor não adiantar mais nada porque acho que é  estar a chover no molhado…

Para quem ainda não conhece este “jovem” de 62 anos, desejo que nos vejamos e treinemos todos juntos no nosso grandioso I Seminário Karateca.net.

Bons treinos!

Hai!!!
« ltima modificao: Maro 01, 2008, 09:13:11 por Jose Lezon »

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #31 Online: Maro 01, 2008, 10:04:33 »
Prezados,

O óbvio...karate é karate que tem:

- os seus estilos;
- o seu aspecto mais ou menos marcial, dependendo do Professor;
- que desde do primeiro campeão mundial (Kanazawa) o lado esportivo vem crescendo;
- o seu lado conservador;
- o seu lado contemporâneo;
- bons mestres e professores;
- enganadores e exploradores;
- fanfarrões;
- discípulos;
- alunos;
- Dojo-Kun;
- enfim, karatekas/karatecas/caratecas bons, ruins, vaidosos, arrogantes, humildes no conhecimento que leva à sabedoria, prepotentes, chatos, rídiculos, que se acham senhores da razão, aqueles poucos que têm o verdadeiro espírito de um samurai etc.

Todavia, não há karate verdadeiro e falso, daí ficamos aqui num "chove não molha" que não nos leva a lugar algum, porque sempre irá existir posicionamentos diversos, idéias próprias da visão de que cada um tem do karate, do seu karate e, sinceramente, isso é que importa, indiferente do estilo adotado ou das escolhas próprias no caminho a ser seguido.  Em síntese, siga o seu caminho que eu sigo o meu, respeite a minha escolha que respeitarei a tua escolha, pois sempre haverá seguidores.  Trabalhe em prol do karate, faça o bem, que isso é que verdadeiramente importa, o resto é bobagem.

É o que penso, com respeito às opiniões em contrário.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #32 Online: Maro 01, 2008, 11:48:43 »
Lezon.

Julgue menos as pessoas, leia melhora as entrelinhas, e quando eu tiver que falar algo que seja diretamente para você, será como estou fazendo aqui, não vou insinuar nada, direi que você disse, mas não foi esse o caso.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Lezon

• Visitante
« Resposta #33 Online: Maro 01, 2008, 12:21:08 »
RicardoCosta,

Eu não tenho o poder Divino para julgar ninguém como é evidente...

Estamos absolutamente de acordo que quando quisermos dizer algo a alguém, não se deve insinuar, mas sim dizer aberta e frontalmente as coisas. Até que encontramos algo que concordamos.

Mas desculpe que lhe diga que se não se queria dirigir à minha pessoa,  só pecou por o ter dito no momento em que o disse, já que todo o contexto dos comentários era praticamente meu, o que levava qualquer um no meu lugar a pensar o que eu pensei.

Mas tudo bem, não é este nem outro motivo qualquer que fará com que nós nos deixemos de relacionar com toda a cordialidade e amizade, se assim o desejar.

Ah, já me esquecia de dizer que também estou de acordo com o que disse o nosso amigo António Pêcego. Cada um escolha o que muito bem quiser e pronto.

Hai!!!
« ltima modificao: Maro 01, 2008, 12:26:05 por Jose Lezon »

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #34 Online: Maro 01, 2008, 13:00:50 »
Não sei explicar o porque, mas cada vez mais  admiro o Mestre Helio Gracie e suas idéias.......Colocou o mundo das AM de cabeça pra baixo...
Ler BRAZILIAN JIU JITSU, TEORia e pratica, FARA UMA REVOLUCÃO NA MENTE DO MAIS EXPERIENTE ARTISTA MARCIAL.Altamente recomendado....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Ricardo S

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #35 Online: Maro 01, 2008, 13:33:43 »
Apenas para deixar registrada a minha opinião pessoal, digo que também acho que há diversas formas válidas de se praticar o karate, como já foi dito por aqui.

Quem aprecia o treino com maior contato (mais "porrada", como tem sido dito), com todos os riscos inerentes, tem todo o direito para fazê-lo, e tem todo o meu respeito (por mais irrelevante que ele seja  :)).

Mas eu faço coro com o Sensei Lezon. Pessoalmente não é o karate que escolheria praticar hoje, por duas razões principais. Primeiro, a integridade física e aparência são importantes para mim, não só por razões de trabalho. E segundo, mas não menos importante, porque não acho que o karate é menos eficiente por ter menos "porrada". Acho que a contínua prática do controle da distância e da potência, podem até moldar uma técnica mais apurada e mais eficiente, em alguns casos.

Claro, que assim não medimos quem ganharia a "porrada", por assim dizer, mas não acho isso tão importante (para mim). Podemos praticar um kumite forte e intenso, mas com controle, onde acidentes podem até ocorrer, mas serão exceção. Podemos fortalecer músculos e ossos, com exercícios e calejamento, mas sem os exageros desnecessários e suas seqüelas. E, ainda assim, podemos construir um karate forte e eficiente, na minha opinião.

Só registro o que penso para mostrar que realmente existem muitas visões possíveis sobre o mesmo tema. E essa foi a minha.

Offline TaeKwonDoII

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
« Resposta #36 Online: Maro 01, 2008, 15:15:35 »
Engraçado como cada um tem um jeito diferente.

Eu, sempre que me machuquei e chegava com o olho roxo, ou a boca rachada ou mesmo o nariz inchado, todo mundo no trabalho queria saber como tinha sido. Era um evento aglutinador, que eu contava com o maior orgulho.

No meu exame pra marrom, fui lutar com o melhor marrom da academia, mais velho e muito melhor que eu. Sabia que não teria chance nos 2 minutos, logo resolvi dar um mawashi daqueles de quebrar 3 costelas logo de cara, resultado: Acertei o cotovelo do Ronald e lutei 1:55 min com o pé do tamanho de uma jaca. Se com o pé bom eu não teria chance, imaginem sem nem poder pisar. Entrei na porrada. Mais tarde soube que o nosso professor havia falado pra ele que se não vencesse todos os roxas por ipon não faria exame pra preta no final do ano.kkkkkkkkkkk

Cheguei andando num pé só no outro dia na faculdade, porem era faixa marrom. Não consigo ver karate sem pancadaria. Pra fazer esporte faz TKD que é mais bonito, não serve pra nada, mas é mais bonito.

Faço coro com os que não gostam do amarelo.

Sempre admirei seus comentários, mas neste fez uma colocação infeliz, nao estou aqiu para tentar mudar sua opnião pois ja percebi que é dificil de mudar, mas nao diga que TKD não serve para nada, pois as pessoas irão rir de você, assim como existe no karate os esportistas que "brincam" de marcar pontos existem as pessoas boas, te garanto que é para poucos enfrentar meu Mestre, ele já foi um esportista e acima de tudo é um tradicionalista sobre artes marciais assim como você.TKD pode ter sua parte de firula demonstração,etc.. uma parte que não me agrada , porém é muito eficiente sim, cada um utiliza da maneira que pensa, eh como alguns dizem por aqui mesmo, "tem gente que gosta de brincar de pontuar, tem gente que gosta de treinar para arte marcial", sobre o tópico concordo que o karate mudou muito,assim como o TaeKwonDo, e tem todo o lado que o Lezon e Antonio Pecego prezam e parte marcial que você e outros amigos do fórum prezam, o importante é cada um fazer o que gosta, e treinar e para o que bem entender..

Offline LucasC

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #37 Online: Maro 01, 2008, 16:54:23 »
É por concepções como essa que o Sensei Funakoshi hoje seria considerado um charlatão fracote. Ele que definia karate como kata...

Podem me chamar do que quiser, mas tenho a seguinte visão do Karate-Do.

Desde a faixa branca ouvi meu professor ensinar que seu verdadeiro objetivo era formar cidadãos, pessoas de bem. E que os grandes benefícios do Karate era ensinar a se superar, ir alem dos limites, vencer o mais forte, vencer a si mesmo, aprender a respeitar...

Para chegar a esse resultado não era necessário somente aprender golpes, katas, vencer algumas lutas... mas sobretudo compreender a si mesmo e os outros.

Hoje posso atestar que tenho alcançado meus objetivos com o Karate.

Se eu tivesse treinado com outros objetivos talvez hoje fosse um melhor lutador. Mas não troco priorizar o treinamento para ser bem-sucedido na vida e vencer os desafios diários por priorizar um treinamento estritamente voltado para os combates.

Aprendi a lutar? É claro! E até já precisei usar as técnicas de combate fora do dojo.

Lembro de uma vez em que vinheram me roubar com uma faca. O cara parou na minha frente e mostrou a arma. Não dei um mortal, um mae-tobi-gueri ou coisa do gênero. Simplesmente fiquei estático e olhando nos seus olhos. Tamanha foi a minha calma que o cara foi embora e me deixou em paz... Estava preparado para contato direto caso ele agisse, mas não precisei.

Respeito a opinião e o Karate dos outros. Acho que cada um sabe o que planta e o que irá colher.

Conheço karatecas que abandonaram estudos, trabalho para se dedicarem a prática da arte. Se tornaram exímios karatecas tecnicamente falando, mas que futuro têm pela frente?

Como Sensei Funakoshi disse, o Karate não se resume à academia.

Devemos buscar o aprimoramento técnico, mas nunca colocando-o acima do aprimoramento pessoal.

Minha simples opinião.

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
TaeKwonDoII
« Resposta #38 Online: Maro 01, 2008, 17:07:59 »
Me expliquei mal e peço desculpas. O TKD que não serve pra nada é aquele do PAN, dito olimpico.

O TKD da dec de 70 era bom sim, eu vi. Tinhamos no RJ o Rodney, muito bom.

Aos demais

Controle nos ataques ao rosto OK, mas no corpo não. O risco faz parte e quem não o corre não tem a dimensão da luta.

Acho que o karate serve pra ensinar disciplina, higiene, hierarquia, pontualidade, respeito aos mais antigos e como se defender. Pra filosofia e condicionamento convenhamos que tem coisa muito melhor.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline RicardoCosta

• Hero Member
« Resposta #39 Online: Maro 02, 2008, 23:07:29 »
O que não consegui entender até agora, foi de onde tiraram a idéia de que treinar um karatê marcial, e forte é destruir o outro companheiro com "poradas". Karatê não é "porrada", sempre treinei muito forte e nunca perdi um dente sequer. Então, não acho que a questão aqui é a mesma para todos. Treinar forte como Asai Sensei coloca, e sem "amizade", não significa ser brutal com seu companheiro de treino, mas significa ser honesto com ele. Como já disse em outros posts, eu nunca usei o máximo de meu Karatê em um treino com um companheiro e não acredito que qualquer um aqui ou no passado tenha feito isso de fato, pois se o fizesse estaríamos todos mortos. Como aprendi com Sensei Pedro Campana, o importante em um treino é você ser honesto com seu companheiro, não adianta nada dar a ele a sensação de que ele é bom e consegue se defender se você o estiver enganando, pois na hora do vamos ver ele vai se dar mal devido a sua falta de honestidade com ele. Isso não significa que você precisa dar porrada na cara do outro...
Mas, já cansei de tentar explicar isso aqui. Como disseram, que cada um treine como quiser e treino o Karatê que que quiser.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #40 Online: Maro 03, 2008, 07:55:32 »
Como já disse em outros posts, eu nunca usei o máximo de meu Karatê em um treino com um companheiro e não acredito que qualquer um aqui ou no passado tenha feito isso de fato, pois se o fizesse estaríamos todos mortos.
Oss

Ricardo, por várias vezes eu fui levado a exaustão por meu professor em treinos de sombra, não vou dizer Jyu-kumite porque os mais puristas vão dizer que não éra.
Então, tanto fui levado como já levei alunos a esse tipo de exaustão, onde você realmente "tenta" dar o máximo de sí podendo usar qualquer golpe mas as forças já não o permitem.
Portanto já usei sim o máximo do meu karate em lutas.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline RicardoCosta

• Hero Member
« Resposta #41 Online: Maro 03, 2008, 09:27:20 »
Olá Luiz.

Também já passei por isso várias vezes, mas acho que mesmo assim não foi o máximo de meu Karatê que usei e nem você usou o máximo do seu Karatê. Não pelo menos no que estou me referindo. O máximo do Karatê é levar inutilizar o adversário, por mais forte que possam ser nossas lutas e por mais exaustivas que venham a ser, usamos de bom senso e regras no Dojo, ou não? Eu nunca usei Nukite em sombra, e nunca apliquei um haito ou shuto para valer no pescoço ou garganta de ninguém. Nunca usei um ippon ken na tempora de meu parceiro de treino e nunca usaram isso comigo. Apesar de em muitos treinos eu sair cansado e muitas vezes com a boca estourada ou minha canela cheia de ematomas, uma costela com fissura isso foi o máximo. Pense bem, o dia que tivermos que usar nosso Karatê para valer (vida ou morte) não será dentro de um Dojo.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #42 Online: Maro 03, 2008, 09:40:42 »
Entendi seu ponto de vista Ricardo...

Digamos então que no treino que referi, chegava ao meu limite físico porém como você bem citou em nenhum momento pensava em nukite nos olhos por exemplo.

Pena que hoje esse meu limite físico está beeeemmmm menor... ;D

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #43 Online: Maro 03, 2008, 13:24:56 »
Olá!
Caro Luiz,é assim mesmo,por isso é que eu acredito que o Karate é para a vida toda.
Quando o nosso limite fisico já não é o mesmo,está na hora do nukite nos olhos ou um bom mae gueri no saco.
Quem treina budo a vida toda aprende a usá-lo quando já não se tem a mesma qualidade fisica.
E como diz o Amigo Ricardo:"Maxima força sempre",nós podemos completar nesse caso com: "Máxima experiência dai prá frente"
O que eu acho engraçado é que mesmo aqueles que são contra esse tipo de treinamento,alegando que hoje em dia pelo fato do trabalho e de uma vida social
comtemporânea,não podem machucar-se nem ter as mãos marcadas pelo calejamento,dizem que a tempos atrás cansaram de fazê-lo.
Será que eles entraram na famosa zona de conforto ?
Oss!
Pedro 

Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline RicardoCosta

• Hero Member
« Resposta #44 Online: Maro 03, 2008, 13:53:42 »
Olá Luiz....

É, tenho que concordar com você, é isso mesmo levados ao limite da força física, e também lamento ter que concordar que a minha já não é mais a mesma. Embora, o Sensei Carlos Rocha diga que ele ainda quer utilizar e exigir o máximo de sua força física, e como ele é mais velho do que eu, não posso usar a desculpa de que já não dou mais conta. Também, quem manda a gente ficar tendo esses monstros como nossos Sempais e Senseis.  ;D
Agora, essa sua eu gostei muito Sensei Pedro, máxima experiência, sempre, espero chegar lá. Sabe que agora o Pedro também pegou em um monto muito significativo, acho que a grande questão é essa mesma, zona de conforto.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!