Autor Tópico: Ricardo D´elia  (Lida 74450 vezes)

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #165 Online: Fevereiro 17, 2009, 17:15:46 »
Vinteedois,
por favor, analise e comente as respostas.

O que aconteceu pra que o nosso karate esteja na lama que está hoje em dia?
R – O Karatê, não está na lama, virou sim terra de ninguém, estaria na lama se não houvesse absolutamente ninguém que, se preocupasse em tratá-lo de forma digna, então, quando olho para o lado aqui mesmo neste Fórum consigo enxergar muitas pessoas, como você e eu mesmo, que mantêm um sentimento de respeito pelo Karatê. Isto me dá esperança que um dia esta canalhada que não agüenta um grito seja colocada à margem, quase no lixão, da nossa Arte Marcial.

Boa parte desses karatecas bons, se corromperam?
R – Não lembro de alguém que tenha se corrompido, mas lembro de vários que se desinteressaram, que se desestimularam, que cansaram de dar soco em ponta de faca.

Veio de cima ou de baixo a desmoralização do karate?
R – Não acredito que o mal venha de baixo, quando a base está preservada a torre fica em pé, as lideranças não se acertaram e começaram a comer o bolo pelo meio. Nesse ínterim, perdemos o Mestre Denílson Caribé, o grande líder da Shotokan e o grande articulador do Karatê brasileiro, aí as coisas se deterioram mesmo, houve uma desestabilização do Karatê nos aspectos político e técnico, já que vários pretendentes (brasileiros) à dirigentes, começaram uma disputa por território e os japoneses saíram buscando uma maior fatia, este fato desestabilizou o Karatê nacionalmente.
Os mestres japoneses não só o respeitavam como atendiam suas determinações, lembro de inúmeras passagens onde ele, sempre em benefício do Karatê, “cagava regra e a japonesada ficava pianinho”, ele foi um cara incomparável e admirável.

Quem é o responsável por essa porcaria que tá aí hoje?
R – De certa forma todos nós.

Nem todos os faixas pretas picaretas miseráveis e que merecem a morte, se auto-graduaram.. muitos deles vêm de mestres conceituados... onde tá o erro?
R – A discordância entre os japoneses gerou falta de controle sobre os exames de graduação e os examinadores, os professores graduados por sua vez insistiam na graduação de seus alunos e por vezes liberavam os Shodan recém graduados para dar aula, que por sua vez passavam a fazer exames para coloridas ... e essa história todos nós conhecemos!

Qual foi o erro?
A grande maioria dos professores deixou de valorizar os fundamentos do Karatê e sua prática, distanciando-se do essencial, “o soco e o chute!”
Aí está o erro.


Ricardo

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #166 Online: Fevereiro 17, 2009, 18:59:29 »
D´elia,

Entendi sua colocação, mas gostaria de saber quanto ao aspecto técnico. Por exemplo o oi zuki, oi gueri ou qualquer outro movimento que vocês treinavam não era diferente do que era treinado no Sagara e outros da escola shotokan, o que tinha a mais no treinamento do Okuda(correção dos movimentos, número maior de repetições etc). Na realidade o Okuda não teve tanto trabalho assim, quando você, Ennio, Gomes, Carlão, Robson, Sasaki e outros foram treinar com ele, já tinham uma bagagem boa e um bom nível no karate, apenas foram lapidados. É isso mesmo ou estou errado ? A preparação fisica é o pulo do gato para um melhor rendimento ?


Ari - Santos/SP   

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #167 Online: Fevereiro 17, 2009, 23:06:36 »
Oss sensei Delia

Sensei Arivaldo praticamente tirou as palavras da minha boca. Sei que a maioria das perguntas foca o lado politico que interessa a muitos, mas gostaria de tambem reitosamente "explorar" seu conhecimento técnico.
Me parece senso comum que o senhor, seus colegas inclusive meu Sensei (Carlão) formaram uma equipe de karatecas fortissimos. Na sua opinião, tecnicamente, na pratica, o que foi o diferencial do vosso treino durante x anos?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #168 Online: Fevereiro 18, 2009, 01:18:41 »
Prezados Ari e Avi,
vou descrever à grosso modo linhas gerais do treino, aliás já havia descrito para o Guicomes, atendendo seu e-mail, o que transcrevo agora:
O nosso grupo era composto por 6 integrantes, Okuda Sensei, Ennio, Gomes, Robson, Sasaki e eu. (este foi o grupo original, anos depois vieram o Djalma Caribé e o Julio César, baianos os dois, e anos mais tarde com a minha saída levei o Carlão para treinar lá).
Nós treinávamos todos os dias pela manhã e Sábados à tarde, a duração média de uma sessão de treinamento era de uma hora e quarenta e cinco à duas horas.
Na fase de preparação física, socávamos com pesos nas mãos (1 ou 2 quilos) ou puxando extensores de borracha, chutávamos com caneleiras (2 a 4 quilos) e por sobre cadeiras, e fazíamos deslocamentos (zenkutsu) puxando os extensores, durante o tempo integral de treino.
Na sessão de treinamento onde a ênfase era o kihon, volume total de 1800 à 2000 repetições, intensidade forte:oi zuki, gyako, age uke gyako, soto uke gyako, gedan barai gyako, shuto uke nukite, mae geri, mawashi, yoko keage e yoko kekomi.
Na fase de treinamento com ênfase à kata iniciava-se com os heians e tekkis duas execuções cada um deles (intensidade moderada/forte) e depois um único kata avançado 25 à 30 execuções (intensidade forte, mais potência do que forma)
No treinamento de kumitê: gohon, kihon ippon e jiu ippon (alternando intensidade moderada/forte), terminando com “sombra” (intensidade leve e moderada) onde quase sempre havia troca de golpes fortes, revezando entre nós com duração de duas horas (haviam sessões em que não se bebia água para “acostumar” o corpo). Raramente (quem sabe meia dúzia de vezes durante o treino profissional), havia um treinamento voltado para competição, ou seja, caracterizando golpes com pontuação esportiva.
O treino e seu conteúdo eram importantes ... mas a sensação de força, disputa e estímulo, que tomava conta do ambiente quando todos juntos cumprimentávamos o Sensei  e o treino começava, era uma coisa indescritível. Em todas as manhãs durante anos à fio pudemos ter esta experiência única e exclusiva, que serviu para nos dar a condição essencial para sermos karatecas.
Resumindo, o grande diferencial durante o treinamento era a alta intensidade física e mental mantida.
Bem, em linhas gerais é isto!
Oss
« ltima modificao: Fevereiro 18, 2009, 09:12:59 por DElia »
Ricardo

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #169 Online: Fevereiro 18, 2009, 01:33:58 »
Com todo respeito, PQP, 25 a 30 repetições de um mesmo kata depois de tudo isso e antes do kumite. É muita coisa.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #170 Online: Fevereiro 18, 2009, 01:48:31 »
Ari,
complementando a resposta.
Construímos também uma base forte dada a nossa diversidade técnica que eu classificaria assim: Sasaki um lutador duro, muito bom ataque de mae geri, Gomes lutador forte, muito bons kizame e gyako,  Robson extremamente ágil e rápido, muito bons ushiro  e mawashi geri, Ennio extremamente forte, golpes variados isolados ou em seqüencia, eu era forte, com boa velocidade e um bom timing.
A base era boa, mas tornou-se incomparável ao longo dos treinamentos, graças ao  Okuda com sua persistência e obstinação, ele foi nosso maior incentivo, a gente olhava para o lado e lá estava ele golpeando, batendo, socando, chutando ... com força sem tirar um dedo de pressão ... o cara era inacreditável mesmo, nunca vi nada igual, ninguém nem perto chegava aos pés desse cara, só quem treinou ao seu lado sabe do que eu estou falando.
Ari, como vc mesmo disse nunca houve nem haverá fórmula mágica, ... mas garanto que houveram momentos mágicos, quando o Okuda era um mestre de verdade que queria por pra cima aquele time.
Oss
PS desculpe, me dispersei, acontece que para contar eu preciso lembrar e daí as lembranças vem com força também.
« ltima modificao: Fevereiro 18, 2009, 07:59:22 por DElia »
Ricardo

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #171 Online: Fevereiro 18, 2009, 01:51:59 »
Avi,
não é isso não. Durante uma sessão só  kihon, depois uma outra só  kata e em outra kumitê, sessões isoladas, dias diferentes.
Os treinos se davam de forma cíclica, um mês de kihon, um mês de kata e um mês de kumite.
Entendido?
Oss
Ricardo

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #172 Online: Fevereiro 18, 2009, 01:53:46 »
oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #173 Online: Fevereiro 18, 2009, 08:37:48 »
tópico muito bacana


Osu!

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #174 Online: Fevereiro 18, 2009, 10:07:12 »
Fazendo uma pausa para o Carnaval e também não poderia deixar passar essa. rsrsrssrrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Agora eu sei porque os cariocas ganharam mais campeonatos que os paulistas....................treinavam para fazer pontinhos.................... 

"Enquanto isso, o Okuda Sensei, mantinha o treinamento tendo ou não competição, no mesmo formato sem nenhuma alteração e, ainda, como técnico da equipe de São Paulo, durante as lutas,gritava para seus atletas: “Mata, mata ...”.
Quem estava certo?
O que treinava para vencer seguindo as regras num clima esportivo ou quem treinava para vencer pensando em “matar”?"


..................continuando acho que o Okuda estava certo, formava lutadores e não pontuadores, acredito que por isso que os Dojos de sampa não eram desafiados por praticantes de outras lutas, sabiam que a parada era dura.

 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D


Ari - Sanbtos/SP
 

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #175 Online: Fevereiro 18, 2009, 10:15:56 »
Ari,
vc perguntou sobre Treinamento Funcional, aí vão o site (em reconstrução) e o blog do produto comercial do Treinamento Funcional.
Oss

www.treinamentofuncional.com.br
www.core360treinamentofuncional.blogspot.com


Ricardo

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #176 Online: Fevereiro 18, 2009, 11:06:18 »
Vale muito a pena ver o video no linck que o Delia colocou, agora entendi o que é treinamento funcional.
Show.

Delia, nunca apareceu nenhum lutador aqui do RS nesta época e que tenha se destacado? Tem algum professor de alguma escola Shotokan ou não que tu destacaria no ensino de karate aqui no sul e que não necessariamente tenha se destacado em campeonatos?
Grato

Obs: que barbada o Ryan Hess queria arrumar pra ti, hein? Rickson Gracie... ;D :D
OSS
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #177 Online: Fevereiro 18, 2009, 12:11:51 »
Cuca,
de imediato eu lembro do De Mattei e de um lutador canhoto, do qual não me recordo o nome, que se assemelhava ao Watanabe (ainda bem que só na luta). Estou há bastante tempo afastado do Karatê e não mais tenho uma visão atualizada sobre várias questões.
Vc viu o que o cara queria me arrumar?  E eu pensei que estivesse cercado de companheiros ... de repente vejo que queriam me colocar na parada mais indigesta!!!
Oss
« ltima modificao: Fevereiro 18, 2009, 12:16:41 por DElia »
Ricardo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #178 Online: Fevereiro 18, 2009, 13:39:19 »
Oss D'elia Sensei

tenho acompanhado seus relatos que me fazem me apaixonar mais pela arte...

o que mais me impressiona é a determinação de seu grupo de estudos e treinos sem perspectivas de remuneração mas com sede de vitórias...

lembro de ve-lo passar por nossa sala no Secs Santos algumas vezes,qdo o Sr. estava lá para falar com o Profº Mauro,numa destas vezes chamei Ari Sensei que me confirmou quem era o Sr.,pois o reconhecera das revistas.

Oss
alberto
« ltima modificao: Fevereiro 18, 2009, 13:45:46 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #179 Online: Fevereiro 18, 2009, 13:42:15 »
D'elia Sensei,

Confesso que esses seus relatos são de um valor imensurável para quem tem o karate nas veias, na mente e no coração, fazendo com que haja de nossa parte um acompanhamento constante.   Parabéns !

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu