Autor Tópico: Ricardo D´elia  (Lida 74451 vezes)

Offline DElia

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
Re:Ricardo D´elia
« Resposta #270 Online: Abril 21, 2010, 01:42:24 »
Perdoem-me por reviver esse tópico mas alguém aí sabe dizer por onde anda o Sensei  Antonio Gomes...ele foi bastante comentado aqui e gostaria de saber se ele ainda mora em Belém....Soube q ele teve um problema de saúde então gostaria de saber se ainda dá ulas e/ou se recuperou..
Obrigado.

Prezado Fabrício,
o Gomes mora, hoje em dia, na Baixada Santista. Os comentários feitos sobre ele, foram poucos perto do que representou para o Karatê, entre outros feitos, no ano de 1975, ele foi classificado, e muito elogiado, pelo Professor Nakayama como o futuro campeão mundial de Kata pela performance demonstrada no Campeonato Brasileiro daquele ano (durante os treinos ministrados pelo Sensei, na sua estada aqui no Brasil, somente o Gomes era chamado para demonstrar técnicas contidas em diversos Katas).
Graças a Deus, ele está quase totalmente recuperado (inclusive o mal humor e o "pavio curto") do mal que o acometeu. Ele não leciona mais.
Oss

PS em um tópico do ano passado tem uma foto nossa, ele, o Ennio, o Carlão e eu.
Ricardo

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #271 Online: Abril 21, 2010, 08:29:59 »
É verdade sensei Ricardo, o prof. Gomes tem um Karate excelente como poucos, os quais pude testemunhar ao vivo antes de seu problema de saúde a uns 15 anos atrás. De qualquer forma perde-se mais um grande professor e Sensei de Karate. Obrigado por responder Sensei.
Oss

Offline Julio Yee

• Newbie
  • *
« Resposta #272 Online: Maio 28, 2010, 14:44:50 »
Caro Sensei D´elia,

Fiquei muito contente do meu nome ter sido mencionado como parte integrante da história do Karatê no Brasil depois de tantos anos ausente do tatame.

Atualmente resido em Santa Catarina e espero manter contatos com os amigos da época, pois me lembro muito bem das nossas disputas.

Abraços a todos,

Julio Yee (China)

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #273 Online: Maio 28, 2010, 15:20:23 »

Grande China, como vai ? Para vc relembrar a equipe que formamos na Shinzato Dojo em 77 (ganhamos tudo).
Um grande abraço e seja bem vindo ao fórum

esquerda para direita: Osório, Ari, Masahiro, JúLio Yee e Jair

Ari - Santos/SP

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #274 Online: Maio 28, 2010, 15:29:04 »
Prezado Julio,
muito obrigado pelo seu e-mail, realmente, todos que no fim da década de 60 treinavam e competiam, podem ser considerados verdadeiros pioneiros, vc e o time da Shorin têm que ser sempre lembrados, e homenageados, pelo trabalho que realizaram.
Naquela época, nem os próprios professores haviam lutado em competições e nós colocamos a "cara prá bater", sem medida e sem experiência, mas que, certamente, contribuiu na construção do Karatê nacional.
Fico feliz em poder reativar o contato com vc, estive há pouco com o Juarez (o que o baixinho fazia era um absurdo ... partindo da posição Seiza, saltava à 1,80 de altura e chutava ainda) ele é prof. de Ed. Física, como eu, então sempre nos vemos em eventos por aí.
Bem, vamos ficar em contato.
Um forte abraço,
Ricardo
Oss

PS. por favor, não me chame de Sensei!
Ricardo

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #275 Online: Maio 28, 2010, 15:42:45 »
Grande China, como vai ? Para vc relembrar a equipe que formamos na Shinzato Dojo em 77 (ganhamos tudo).
Um grande abraço e seja bem vindo ao fórum
Ari - Santos/SP

Prezado Ari,
lembro bem desta equipe, forte mesmo!  Sempre tive pelos atletas do SHINZADO DOJO muito respeito e amizade.
Oss
Ricardo

Offline DElia

• Hero Member
Re:Ricardo D'Elia
« Resposta #276 Online: Junho 17, 2010, 01:34:19 »
Prezados,
como vou fazer apenas uma reflexão, e não quis ocupar espaço criando mais um tópico, resolvi escrever por aqui.
Bem, me sinto ainda um Karateca, mas tive nos últimos 2 anos sérias dúvidas ... sim, porque, na minha mente, Karateca é aquele que consegue defender e atacar com eficácia, sem mesmo mover seu corpo ... ou seja, no instante que quer matar uma pessoa, elabora um "filme" na sua cabeça (somente na cabeça) chegando "à matá-la" ... respira e todos continuam vivos, ou então, mesmo seu corpo não estando preparado e seu coração não estando tranqüilo ... vc vai até o fim!
Não é devaneio, não! Quantos de nós Karatecas já não passamos por dezenas de situações como essas e tivemos dúvidas,  se "respirávamos" para deixar a vida andar ou íamos até as últimas ... como devemos chamar esta sensação: poder, auto-confiança, equilíbrio emocional, espírito ..., não sei ... agora, afirmo com todas as letras: "NUNCA PARE DE TREINAR KARATÊ!"
Oss
« ltima modificao: Junho 17, 2010, 02:13:17 por DElia »
Ricardo

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #277 Online: Junho 17, 2010, 11:14:32 »
Olá!
Caro Amigo Zelão, a cada dia que passa, nós nos aprimoramos em experiência e carater, mas
infelizmente alguns não se dão conta de quão ricas são essas oportunidades e as deixam passar.
Treinam o seu Karate somente como ataque e defesa e passam ao longe do verdadeiro caminho,
mal entendendo que sem ele - o caminho - o Karate  nunca será eficiênte e terá vida curta.
Alguns conseguem trilhar o caminho desde seu inicio, e isso os fazem ter um verdadeiro Karate até
o fim de suas vidas, com 60, 70 e até mais dos 80 anos, sempre com a chama alta.
Essa sua reflexão mostra bem o Karateca que Vc. foi e ainda o é, e isso eu posso afirmar pois o conheço "somente há
mais de 45 anos".
Apezar dos anos vividos e com o corpo bastante "usado", ainda assim nós devemos agradecer por estarmos treinando com a mesma determinação - talvez até mais - e eficiência que muito adolescente.
Linda reflexão, espero que seja lida por muitos e interpretada, servindo assim como parte do aprimoramento e treinamento de Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline KarateSurfe

• Jr. Member
  • **
  • Hy there By Renato
« Resposta #278 Online: Junho 17, 2010, 14:41:30 »
Oss Pedro Sensei e Delia Sensei,

Peço licensa para imprimir e moldurar seus pensamentos aqui na Jukido. Acho fundamental que todo o Karateca leia esses conceitos e pratiquem além do que treinamos no day by day.

Obrigado.

OSS!
Oss, Renato Surfe and Karate

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #279 Online: Junho 18, 2010, 01:54:39 »
Visão e olhar!

Numa situação de combate real, em qualquer lugar fora do dojo, a visão periférica mais apurada faz a diferença entre "o sucesso e o fracasso", ou seja, uma visão treinada, para ameaças ou ataques vindos da periferia do campo visual, aumenta a segurança do Karateca.
Agora, para o treinamento diário na academia com o K, K e K que “visão” deve ter o professor?
Além da visão, o professor, deve munir-se de um olhar fotográfico e não cinematográfico!
Explico: “todo movimento executado deve ser visto quadro-à-quadro (em uma nomenclatura técnica, decomposição mecânica) e não apenas o movimento no seu todo, porque desta forma, a análise da sua mecânica ficará mais clara e definida, havendo uma melhor identificação de eventual erro, e correção, ou para aprimoramento do mesmo. O apuramento desta técnica didática somente ocorre mediante longo período de treinamento, rotineiro e freqüente.
Como exemplo, no ensinamento do Oizuki, com deslocamento em Zenkutsu, via de regra o movimento é dividido em duas etapas, sendo a primeira correspondente a metade do passo, numa análise mínima, veremos que aqui o ideal será a primeira etapa completada por meio passo mais um pé, para que haja uma transferência mais adequada de carga para as pernas auxiliando a impulsão do corpo à frente e, principalmente, para melhor sincronia do movimento do braço em relação ao movimento da perna, favorecendo a execução de um golpe eficaz (traduzindo: para que a mão chegue exatamente ao mesmo tempo quando o passo é completado e possa haver uma contração muscular equilibrada)
O exemplo acima tem a descrição de apenas uma “fatia”, ou seja, poderíamos criar inúmeros outros fracionamentos possíveis para o aprimoramento ou correção de uma técnica de ataque ou de defesa.

QUEM ENSINA OU PRETENDE ENSINAR, DEVE MANTER-SE SEMPRE EM TREINAMENTO!

« ltima modificao: Junho 18, 2010, 08:24:48 por DElia »
Ricardo

Offline marcellhernandes

• Newbie
  • *
« Resposta #280 Online: Junho 28, 2010, 13:18:24 »
Boa tarde a todos! Dei uma breve olhada nas palavras de todo o pessoal. Ainda assim, há algo que me faz sentir estranho quanto a algumas característicias sociais. Vou falar aqui como um cara comum. Tenho graduação em Karatê-dô, estilo Shorin-Ryu (do grande mestre Yoshihide Shinzato), pela associação Muguen Kan de Karatê-dô. Alguns dos meus colegas foram campeões brasileiro, paulista e panamericano. Tive aulas com o Sensei Gilson Nunes (7º Dã).

Li muito sobre o Sensei Okuda e fiquei curioso por saber mais, por conta de não ter mais tempo de frequentar a mesma academia de sempre. Trabalho em Pinheiros, mais especificamente, na Rua Joaquim Antunes, aonde fica, a metros daqui a associação Butoku Kan, dirigida pelo Okuda. Se eu for considerar tempo e distâncias, o melhor para mim seria continuar com o Karatê, porém, em outro estilo, o Shotokan. Eu sabia que poderia fazer esse intercâmbio, pois na minha antiga academia, tínhamos aulas junto com antigos praticantes do shotokan. A habilidade, a rapidez e a violência dos golpes desferidos durante os treinos, por parte dos praticantes do shotokan, me impressionava, porém, depois vi que isso não passava de demonstração, porque na hora da prática, vi lutadores da Shorin-Ryu derrubarem praticantes do Shotokan em mais de uma oportunidade. Portanto, para começar, não acredito tanto nessa coisa toda de estilo superior ou inferior. Não se pode julgar um atleta ou lutador pelo seu estilo. Existiu essa mesma relação, porém entre Karatê e Kung Fu. Sempre achei uma grande idiotice comparar os dois e dizer que o Kung Fu é melhor, afinal, Karatê = Kung Fu + Boxe Japonês. Há pequenas diferenças em cada estilo. Uma das que pude notar em um vídeo com o Okuda, foi o fato de ele realizar defesas com a mão aberta. No Shorin-Ryu isso não é aceito. Mãos devem estar firmemente fechadas o tempo todo. São pequenos detalhes, mas que na hora de uma luta, não fazem diferença, desde que haja bom treinamento.

Agora vamos à parte do meu espanto: Há pessoas que praticam o Karatê por paixão e procuram passá-lo àqueles que acreditam ter grandes capacidades, da melhor maneira possível, sem exclusão. Aí vai a minha crítica à Butoku Kan, de Sensei Okuda. Fui conhecer o local e perguntei sobre horários e preços. Os horários não me espantaram nem impressionaram, mas os preços... Treinamento duas vezes por semana a R$ 260,00 mensais!!! Além de uma taxa ridícula de matrícula. Acho que o Sensei Okuda só quer ensinar àqueles que tem uma boa grana, da classe alta (porque nem classe média vai pgar tudo isso todos os meses para treinar karatê, tendo em vista que excelentes academias dentro da cidade custam menos que isso, possiblitanto que você vá todos os dias). Com todo o respeito, considero isso ridículo e uma grande exclusão. Levo por exemplo a academia aonde eu estudava. Eram R$ 30,00 mensais, que ainda se mantêm. Não poderia dizer que o Sensei Gilson Nunes é um amador, afinal, já está no 7º Dã, chegando ao nível de um mestre, porém, sem o Hanshi. Já vi esse homem dar aulas a um grupo de policiais civis, treino, tal, em que presenciei o mesmo sensei desviando de 10 homens ao mesmo tempo. Está sempre presente em competições e em constante treinamento. Normalmente os treinos são 3 vezes por semana, sendo, Segunda Feira - Katá; Quarta Feira - Shiai Kumitê; Sexta Feira - Kihon. O treino tem duração de 1,5 horas e é bem puxado, porém, sem colocar a saúde de ninguém em risco. Há também treinos às terças e quintas, porém, com ênfase em defesa pessoal (+ R$ 30,00). Agora vamos olhar o cenário. Na pior das hipóteses, treinando de segunda à sexta, com o Sensei Gilson, você vai gastar R$ 60,00 mensais. Com o Sensei Okuda, pelo que me lembro, todos os dias (segunda à quinta), você paga quase R$ 500,00 mensais. Está aí uma diferença de R$ 440,00 todos os meses, pelo mesmo serviço, de boa qualidade. Além disso, fiquei sabendo que com o Sensei Okuda, não há treinamento de contato. Será que alguém aprende a lutar sem praticar? Estranho.

Francamente, essa conduta da associação Butoku Kan me deixou um tanto abismado, por ser exclusiva, sem possibilitar ascenção a bons lutadores e atletas.

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #281 Online: Junho 28, 2010, 15:23:07 »
Oss marcellhernandes san

apesar de concordar com alguns ptos de sua explanação,nunca esqueça que a academia é do Sensei Okuda,ou seja vai lá quem quer e ele aceita quem ele quiser.....

eu sou um dos não pode freqüentar as aulas dele,pelo valor das mensalidades,mas gostaria muito de conhece-lo pessoalmente...

isso de que lá não tem kumite,eu não aceito nada,o que o Sensei propõe é que seus alunos não participam mais de torneios,mas até onde sei o coro come lá dentro......

Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #282 Online: Junho 28, 2010, 20:35:00 »
Olá!
Comparar Sensei Okuda, um dos melhores Karatecas da JKA,
com quem quer que seja e por melhor que seja é uma piada e de muito mal gosto.
Quanto a não ter contato na Butoku Kan e afirmar que quem treina assim não
aprende Karate, é só tirar as duvidas com seus ex-alunos.
E o quanto ao preço, ele cobra cada dia de sofrimento e angustia que teve durante os seus treinamentos, mas isso poucos vão entender.
Oss
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #283 Online: Junho 28, 2010, 21:41:33 »
Prezado marcellhernandes,
sem comparar a qualidade do Karatê, entre os mestres citados, analise a localização, a infraestrutura da academia e os serviços prestados da  academia situada em Pinheiros, bairro nobre da Cidade, em local de fácil acesso, com boas opções de estacionamento,  uma edificação de boa qualidade, ampla, muito bem ventilada e iluminada, pisos das salas perfeitos, vestiários confortáveis e perfeitamente higienizados, conservação predial ótima ...  bem, o metro quadrado para compra ou locação em Pinheiros está entre os mais caros da cidade.
Como referência para sua análise, tome como parâmetro o seguinte:
uma academia de 400 m² em Pinheiros tem um custo operacional (locação, mão-de-obra + encargos, IPTU, IR, ISS, PIS, COFINS, CSLL, luz, água, gás, telefone, contador, manutenção predial e outros) mensal médio de R$28.000,00; a mesma academia no Tucuruvi custará R$16.000,00 e em Parelheiros custará R$13.000,00.
Em bairros mais distantes o custo do m² para locação, ou compra, é muitíssimo menor, a mão-de-obra também tem um custo menor, e o nível de exigência dos usuários não é tão apurado, daí uma diferença de 50% ou mais para regiões diversas.
Oss

Ricardo

Offline marcellhernandes

• Newbie
  • *
« Resposta #284 Online: Junho 28, 2010, 22:02:43 »
Oss marcellhernandes san

apesar de concordar com alguns ptos de sua explanação,nunca esqueça que a academia é do Sensei Okuda,ou seja vai lá quem quer e ele aceita quem ele quiser.....

eu sou um dos não pode freqüentar as aulas dele,pelo valor das mensalidades,mas gostaria muito de conhece-lo pessoalmente...

isso de que lá não tem kumite,eu não aceito nada,o que o Sensei propõe é que seus alunos não participam mais de torneios,mas até onde sei o coro come lá dentro......

Oss
alberto

Então a menina que me atendeu deve ter comido bola, pq ela foi bem clara ao dizer que não há contato, ele só passa a filosofia e ensina os golpes.