Autor Tópico: Ricardo D´elia  (Lida 74438 vezes)

Offline Gabirú

• Full Member
  • Votos: +0/-0
Re: Ricardo D´elia
« Resposta #75 Online: Fevereiro 08, 2009, 17:26:33 »
Já que o assunto então é historia do karate, pergunto ao Sensei Katsumoto, o Sr. já  ganhou algum campeonato (regional, paulista, brasileiro, sulamericano, panamericano ou mundial, etc)?
Lembro quando eu ainda era criança dos Sensei Delia e do Sensei Enio (recem chegado do Japao) lutando no campeonato paulista. O Sr. chegou a lutar nessa época?
Ouvi do pessoal mais velho que a equipe do Prof. Sassaki (Lembukan) foi hepta ou octacampeã paulista nos anos 80. O Sr. não acha que isso é o fruto do trabalho de um ótimo mestre? 
Sensei Avi, que é Thoryu que voce sempre acha que alguém é ele disfaçado?
Isso parece caso de amor antigo...(brincadeira).
Oss!

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #76 Online: Fevereiro 08, 2009, 18:10:42 »
Gabiru,

Sou de uma geração depois da do Delia, do Ennio etc..
Mas cheguei sim a competir em alguns eventos juntos com o Ennio. Com o Delia não.
Em 86 consegui a minha melhor colocação em Campeonato Paulista, fiquei entre os 8 de SP, perdendo para o Edvaldo Cavalcanti de Campinas e aluno de Delia Sensei. Neste ano ele havia desbancado O JOhannes Freiberg em Ribeirao Preto, onde foi uma das seletivas do Paulitsa. Ganhou do Johannes se não me engano por 6 a 1(nas regras da entao nova entidade no Brasil WUKO).
Antes disso ganhei alguns torneios Regionais, fui 3 vezes Campeao Universitario(Kata e Kumite). Tambem participei de 2 mundiais da JKA, em 93 na Africa do Sul, e em 96 no Japao. Nunca me comparei aos atletas da primeira geraçao, alias, como aquela nunca mais.....sou apenas um Professor de Karate, que detesta picaretagem e gente que aha que só Japones é que entende de Karate do.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Renê

• Administrator
  • Sr. Member
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
« Resposta #77 Online: Fevereiro 08, 2009, 22:38:25 »
Paz... por 1 mes.
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #78 Online: Fevereiro 08, 2009, 23:28:06 »
Ricardo,
obrigado pela lembrança e pela gentileza. Fique feliz por estar aqui e ser tão bem recebido.
Oss
Ricardo

Offline Enio Alves da Silva

• Newbie
  • *
« Resposta #79 Online: Fevereiro 09, 2009, 00:24:29 »
Oss, Sensei Ricardo D`elia, muito boa sua entrada aqui no forum. Conte mais sobre suas historias no nosso karate-Do Brasileiro.

Offline Gabirú

• Full Member
« Resposta #80 Online: Fevereiro 09, 2009, 01:27:23 »
Sensei Katsumoto, quem foi o seu técnico (e a comissão técnica) nas duas vezes que o Sr. lutou nos mundiais da JKA?
Quem era a equipe brasileira nas duas vezes (93 e 96)?
Como foi o Sr. e o restante da seleção brasileira?
O Sr. tem algum video bacana dos mundiais para mostrar para a gente?
O Sr. participou pelo Brasil ou pela Africa do Sul?
Espero não esta abusando e perguntando demais.

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #81 Online: Fevereiro 09, 2009, 07:23:09 »
Gabiru,

Caso queira conhecer o Roberto um pouco melhor dá uma olhada no tópico abaixo:

http://www.karateca.net/forum/pessoas-e-historia/entrevista-com-sensei-roberto-santanna/

Ari - Santos/SP
« ltima modificao: Janeiro 17, 2011, 09:36:26 por Renê »

Offline Gabirú

• Full Member
« Resposta #82 Online: Fevereiro 09, 2009, 08:23:20 »
Sensei Arivaldo, eu apenas gostaria de saber mais dos mundiais que o Sensei Roberto participou (eu não sabia que ele já participou de mundiais e acho que ele poderia dar uma palhinha pra gente sentir o gostinho).
Afinal não é qualquer um que vai duas vezes pro mundial da JKA e eu gostaria de saber um pouco mais como era a JKA nessa epoca (escalação, comissão técnica, resultados, algum "causo" interessante que aconteceu, etc).
Eu nunca fui a um mundial (nem pra assistir) e jamais irei participar de nenhum como esses.
Se o S. Roberto poder compartilhar a sua experiência de dois mundiais conosco eu ficaria grato.
Oss!

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #83 Online: Fevereiro 09, 2009, 08:44:01 »
OSS, Sensei D'elia.

Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #84 Online: Fevereiro 09, 2009, 08:45:20 »
Enio,
muito obrigado pela mensagem.
Oss
Ricardo

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #85 Online: Fevereiro 10, 2009, 12:34:17 »
Tsuki, um pouco do que aconteceu em 1973, antes da FPK.
A fundação da FPK ocorreu num momento crítico da vida nacional, sob o regime militar, sendo na época, entre outras coisas, vedada a reunião ou associação de pessoas sem autorização prévia, por outro lado no aspecto técnico, propriamente dito, haviam mestres e professores abrigados, e agrupados, sob diversas metodologias ou estilos, com objetivos e interesses não alinhados.
Sem dúvida, o grande mentor e líder do movimento que fundou a FPK foi o Professor Okuda, sua obstinação surda e cega, fez com que todos os obstáculos fossem superados ou esmagados.
Vale ressaltar que o processo para regularização do Esporte foi iniciado pelo Sagara Sensei, na Federação Paulista de Pugilismo, com um departamento especializado e auxiliado pelo Professor Sasaki. Quando o Okuda Sensei (por fortes razões pessoais) abandonou a academia do Sagara Sensei, foi seguido pelo Professor Sasaki, e criou uma nova liderança para o Shotokan, inclusive usando a sigla NKK Nihon Karate Kyokai e não o nome Shotokan. Neste processo o Sagara Sensei foi excluído pelo Okuda Sensei.
Os players na época eram os representantes dos estilos mais influentes como o Shorin-ryu, o Gojiu-ryu, o Wado-ryu, o Shito-ryu e a NKK do Okuda Sensei e seu grupo de trabalho, onde existiam “cabeças e peões”, os “cabeças”, indivíduos ligados ao regime vigente (pessoas leais e amigas que deram uma contribuição fundamental) e os “peões”, karatecas Antonio Gomes Martins, Ennio Vezulli, Morio Seki, Yasuiuki Sasaki e eu, (deram meses de trabalho, tempo e dinheiro). As portas eram abertas pelos “cabeças” e os “espaços” ocupados pelos peões, ou seja, uma reunião no CND antigo Conselho Nacional de Desportos (a entidade máxima do Desporto no País), era agendada pelos cabeças, os peões iam para fazê-la, era obtido um modelo para o estatuto, os peões tinham incumbência de datilografá-lo (eu tive a honra de realizar o trabalho datilográfico em 3 vias do primeiro estatuto da FPK), alguém seria homenageado num jantar, os peões rateavam a conta , e por aí vai!
A primeira reunião foi realizada na Butoku-kai, academia do Okuda, estavam presentes o nosso time e representantes das outras linhagens, como o Mestre Shinzato, o Mestre Buyo, o Mestre Matsumi, o Professor Ito, o Professor Yanaguisawa, o Professor Castanho, e alguns outros, e discípulos destes mestres e professores eventuais candidatos à dirigentes da FPK.
Momentos antes da reunião, percebi o clima da parada, (pensei f...) o Okuda Sensei estava com aquela cara quando chegava para puxar o treino da manhã, e um de nós cinco (Ennio, Gomes, Robson, Sasaki e eu) faltava ou “ele tinha respirado fundo”(sim porque para ele ficar puto não precisava de nada), ele ficava literalmente amarelo e mal abria os olhos, pode parecer redundância, mas é a expressão da verdade, o cara ficava transtornado. Ele tinha por vezes reações estranhas, estávamos todos ali para tentar estabelecer um objetivo comum, consolidar o Karatê, porque uma entidade federativa mesmo que esportiva, independente da qualidade técnica, deve adotar princípios democráticos. Só que com ele não era fácil, dizia na cara de todo mundo que só o nosso Karatê prestava e tinha valor, o dos outros não era nada ... ele balançava a mão na frente do rosto como se estivesse sentindo um cheiro desagradável ... percebi que, aquela primeira reunião onde havíamos investido muito tempo, muito trabalho, e muito dinheiro, poderia virar um desastre.
Pela minha origem no Karatê ser em outros estilos, eu era visto pelos outros mestres como uma cara amiga naquele monte de gente fazendo careta, é isso mesmo, os mestres foram recebidos de forma nada gentil. Eu tinha por todos e, especialmente, pelo Shinzato Sensei, um grande apreço e respeito. No grupo que o acompanhava aquele dia, como sempre, estava um político cassado pelo AI5 que foi logo identificado por integrantes do nosso grupo que faziam parte do regime vigente. Criou-se um clima que excedia toda e qualquer previsão, uma coisa era Karatê e seus descompassos técnicos, agora coisas de política na época não se podia medir as conseqüências. Mas felizmente as coisas tomaram um rumo de equilíbrio e realizou-se a primeira reunião ...
Não foi fundada a Federação, durante aquela reunião, já que o Okuda Sensei no meio do caminho deu uma guinada na trajetória e fez com que apenas cinco associações assinassem a ata “em cima do joelho”, meses depois, que foram a Associação Butokukai, Associação Ito, Associação Matsumi, Associação Augusta e Associação D’Elia.
Reafirmo, que o mérito da criação e fundação da FPK é do Okuda Sensei, nós, seus seguidores, apenas trilhamos o caminho ditado por ele, já que só víamos o que ele queria e ouvíamos o que ele falava ... afinal ele era o Sensei e nos ensinava o melhor Karatê do mundo.
Oss
« ltima modificao: Fevereiro 10, 2009, 12:36:51 por DElia »
Ricardo

Offline tzuki

• Full Member
« Resposta #86 Online: Fevereiro 10, 2009, 12:58:03 »
Olá Sensei D´Elia!

Só tenho a agradecer por contar um pouco mais da história do karate aqui neste espaço, do qual você faz parte.

O engraçado é como as coisas vão mudando o rumo no decorrer do tempo e quem realmente idealiza e coloca em prática as idéias em prol do Karate é obrigado a "sair do barco".

Pedrão tem razão, o karate no Brasil é; antes de Okuda/depois de Okuda.

Oss!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #87 Online: Fevereiro 10, 2009, 13:14:50 »
Ola Sensei Ricardo Delia,

Uma vez o Sensei Okuyama me disse que vc viu no Japão o Sensaei Tsuyama furando saco de pancada com aquele Mawashi sinistro dele...é mesmo verdade, ou eu estou misturando os nomes??
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline tzuki

• Full Member
Re: Ricardo D'Elia
« Resposta #88 Online: Fevereiro 10, 2009, 13:45:41 »
O Sasaki é minha testemunha!
Bem, tem algo que havia esquecido, já que é de pouca importância. A primeira vez que lutei com o Sasaki, foi na academia que ele dava aula (bairro da Consolação) em 1972, cheguei com o kimono debaixo do braço, isto era encarado como desafio e era minha intenção mesmo trocar porrada (desculpe, mas eu era assim o Karatê elevou meu KI), e disse que queria lutar com ele, na frente de todos os alunos dele (alunos como Robson Maciel, que acabara de ser vice-campeão brasileiro só perdendo para o Paulo Goes, e Antonio Gomes Martins) ele como bom japones, pediu que eu lutasse antes com o Gomes e o Robson, lutei com os dois, para depois lutar comigo e lutei com ele também ... pergunto: PORQUE ELE NÃO ENFIOU LOGO UM SOCO NA MINHA CARA OU UM CHUTE NA COSTELA?  PORQUE ELE PEDIU PARA QUE OS DOIS ME "AMACIASSEM"? Senhor aluno, por favor, pergunte ao Mestre Sasaki, se não foi exatamente assim e, ainda mais, como terminou a estória! Estão ainda aí, para confirmar inteiramente o fato, o Robson Maciel e o Antonio Gomes Martins.
Vou rapidamente ao episódio passado, o Torneio Nacional Especial de Belo Horizonte de 1973 serviu como base para a convocação da Seleção Brasileira daquele ano, The Best Eight (Oito Melhores) aqueles que iam para as quartas de final em duas chaves, já estavam automaticamente convocados (tenho súmulas e recortes de jornais da época) além de mais quatro escolhidos que eram o Denilson Caribé, o Taske Watanabe, o Dalmar Caribé e o Paulo Goes. Bem, meu nome estava entre os oito, Ricardo D'Elia, o citado não estava, e como ele foi parar na equipe daquele ano?
Será que algumas provas vivas são o suficiente?
Prova testemunhal tem igual ou maior valor que prova documental.

Sensei D´Elia, aproveitando de sua boa vontade e experiência no karate, gostaria de saber um pouco mais como funcionava e as constantes dos tais desafios, conforme você relata acima, na época de "ouro" do Karate.

Muito obrigado pela paciência conosco!

Oss!
« ltima modificao: Fevereiro 10, 2009, 13:48:11 por tzuki »
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline ALVAROREISNETO

• Newbie
  • *
« Resposta #89 Online: Fevereiro 10, 2009, 13:48:27 »
Sensei DElia:
Muito obrigado mesmo por compartilhar conosco o importante conhecimento sobre fatos históricos do nosso karatê.
Quero sugerir ao sr. publicar apostila e/ou livro a respeito, bem como toda a sua visão do karatê, dicas de treinamento, etc.
Na minha opinião, é muito imporante deixar tudo isso registrado, para nós e futuros karatekas, para o bem do karatê, enfim.
O sr. continua lecionando? (desculpe, faz pouco tempo que estou no karatê, estou na faixa laranja e falo de Taubaté-SP, então pouco sei de fatos, pessoas e acontecimentos de S. Paulo)

Acho que tudo que pudermos fazer para divulgar mais o karatê autêntico será válido.
Aulas, seminários, livros, este fórum KARATECA. NET é ótimo pra manter a galera em contato e trocar idéias e brigar um pouco também...risos...
Mesmo uma camiseta com indicação de site e número de telefone, indicando onde treinar karatê...cada dojo pode fazer isso com mais frequencia, adesivos para carro. Desculpem, mas penso que esse "marketing positivo", mas de forma sóbria e equilibrada, pode vir a somar muito para o nosso karate (não só isso, claro). Exemplo: uma camiseta bem-feita, bacana de karatê chama a atenção de um garoto num shopping...ele liga no dojo, entra no site, vai assistir a um treino (sei que é um exemplo simplório, mas mantenhamos a suposição). Aí ele começa a treinar, vê que o karatê é muito mais do que isso, e segue a vida toda. Outros colegas vêem isso também, e vão também ao dojo... Então, precisamos de um ponto de partida.
Além disso, o pessoal precisa saber que há coisas legais na vida, como o karatê.

Ademais, há as divergências, brigas políticas, desentendimentos pessoais que não há só no karatê, mas em todas as atividades humanas. Com certeza muita coisa já aconteceu. Mas olhemos pra o futuro: 2009, 2010, 2011, 2012...como podemos estruturar, divulgar, fortalecer o karatê?
Pergunto: por que o jiu-jitsu cresceu tanto? O que fez de certo o pessoal do Brazilian Jiu Jitsu...? (refiro-me apenas aos pontos positivos) Há algo de idôneo e válido nisso que podemos fazer também?
Simples sugestões de um iniciante, apenas, que gostaria muito de colaborar para uma nova ascensão da arte do karatê-do, vendo-o cada vez melhor.
Abraço a todos.
Álvaro
(Taubaté-SP)