Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Fevereiro 04, 2025, 00:49:27
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Pessoas e história do karate
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
Ricardo D´elia

« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
...
5
6
[
7
]
8
9
...
28
Autor
Tópico: Ricardo D´elia (Lida 74439 vezes)
katsumoto
Hero Member
Votos: +2/-19
Re: Ricardo D´elia
«
Resposta #90 Online:
Fevereiro 10, 2009, 13:54:09 »
Alvaro, essa eu posso responder para vc.
O BJJ cresceu muito no Brasil porque violencia VENDE mais.
Quanto mais os Bad Boys apreciam na TV fazendo suas algazarras, mais o BJJ crescia. Acrescente-se a isso ao excelente marketing feito pela familia Gracie insistindo naquela de que o BJJ era a melhor luta de todas etc...
Basta ver o que o Lyoto tem feito recentemente ao Karate. Esta trazendo os alunos de volta aos Dojos, porque esta mostrando que o Karate é EFICIENTE num combate Real,como todos gostam de ver e poucos assumem.
O interessante disso tudo é que o LYoto permanece humilde, respeita seus adversarios e desta forma mostra todo o diferencial na Doutrina que ele abraçou para sua vida..o Karate do.Dias melhores virão para todos nós....
DElia
Hero Member
Votos: +0/-0
«
Resposta #91 Online:
Fevereiro 10, 2009, 13:57:26 »
Roberto,
boa memória! No Mundial de 77, fomos levados pela manhã à Takudai, às 6 e 30 hs., para fazermos o aquecimento com a equipe deles, já que as 10 hs. era a abertura do Campeonato e nosso primeiro compromisso era contra o Japão, enquanto aguardávamos a chegada dos universitários, fiquei observando o Tsuyama Sensei, na opinião do Ricardo Carvalho o único amigo que ele tinha lá dentro, chutando o saco de couro e no posicionamento do pé para chute, ele não fletia os dedos e seu dedo maior, o dedão, ficava voltado prá baixo e no momento do impacto a ponta do pé sumia no saco de couro, achei curioso,... depois do treinamento passei pelo saco de couro e dei um soco, não acreditei, era muito resistente, duro mesmo, aà sim dei conta do que eu tinha visto, ele chutava e fazia o couro dobrar em torno do seu pé e aqueles pontos costurados eram os que ele havia furado!
Oss
ALVAROREISNETO
Newbie
«
Resposta #92 Online:
Fevereiro 10, 2009, 14:05:02 »
Excelente a colocação do sensei Katsumoto!
Obrigado pela contribuição. Realmente, é isso mesmo.
Caros amigos, talvez este seja o momento de unirmos todo mundo, falar com a famÃlia Machida, enfim, todos os mestres que são próximos, mais toda a comunida karateka, para ostensivamente divulgarmos mais esse nosso verdadeiro e autêntico karatê, um karatê-budo, samurai. A real eficiência que o público leigo, que a molecada pouco conhece, por achar que só o jiu-jitsu a possuiria...
Só que precisamos mostrar isso. Precisamos demonstrar isso com clareza, repetidamente. O propósito é nobre. Digo isso que porque há a conotação pejorativa do tipo: "ah, fulano é marqueteiro; ah, fulano é dinheirista e tá fazendo isso só p/ se promover..." Sabemos que não se trata disso.
Trata-se de resgatar as raÃzes da grande e nobre arte do verdadeiro KARATÊ-DO.
Trata-se de querer ver forte o karatê, de trabalhar para isso de forma idônea, organizada.
Ocorrem-me várias idéias, a serem aperfeiçoadas: um site-cadastro como os dojos, para os interessados já ir ver as aulas e mesmo se matricular; um site com camisetas e adesivos, apostilas, inclusive vendendo os livros do Nakayama, não é? Instruções sobre como montar seu makiwara, e treinar com ele; poderÃamos inclusive ver com alguma empresa que produzisse muitos e diversos makiwaras, barateando o custo e possibilitando mais ainda a prática; seminários, cursos frequentes...enfim...vamos sugerir e colaborar...quem sabe um treino puxado por Machida pai, Lyoto e Chinzo?
Vamos lá, galera!
Hero Member
Re: Ricardo D'Elia
«
Resposta #93 Online:
Fevereiro 10, 2009, 15:13:49 »
Não acredito no desafio, hoje em dia, como forma de estabelecer posições, certamente nos anos 60 e 70 quando vivenciamos e fizemos uso disto, era um momento essencial ... nós vivÃamos do Karatê, nossas famÃlias dependiam disso, nós defendÃamos um grupo e nos sentÃamos responsáveis por ele, então em alguns momentos foi necessário agir assim, não dispunhamos de outros meios. Atualmente os mecanismos de proteção à s idéias, aos conceitos e ao trabalho são mais eficazes, e além disso, melhoramos como pessoas, o Karatê é conhecido, existem as competições, enfim, é isso! Como não gosto de deixar perguntas sem resposta, vou ilustrar minha conversa com algumas passagens curiosas e outras muito proveitosas:
1 - logo após lutar com o Gomes, o Robson e o Sasaki, fiquei treinando na academia dele e ele próprio, meses depois, me convidou para participar das eliminatórias para o curso profissional do Okuda Sensei. Tenho pelo Gomes e Robson, amizade de irmãos!
2 - uma tarde da semana, não tinha aluno para dar aula e não tinha com quem treinar, leia-se lutar, saà da minha academia, nos Jardinhs, e fui a bater na porta da academia de Capoeira do Mestre Airton "Onça", na Rua Augusta, pedi para lutar e ele aceitou, joguei na roda, cada um preservando sua posição, mas com golpes duros ... numa saÃda de golpe tomei uma meia lua na lata que quase me apagou, foi minha primeira fratura de nariz. Treinei com ele por mais de 3 anos, ficamos amigos de verdade!
3 - O Gomes, o Ennio e eu tivémos uma academia na rua Pamplona, onde nos revezávamos dando aulas o dia inteiro, determinado dia ligam para nós perguntando se karatecas do Chile poderiam treinar na academia, usar o espaço, o Ennio convidou-os então para treinar "juntos" conosco ... como conheço o italiano sabia exatamente qual seria a parada ... chegou um monte de caras, eram por volta de uns 15, militares no seu PaÃs, e os lÃderes se apresentaram, eram dois irmãos que integravam a Seleção Chilena. Mal cabia na academia, alunos nossos e a turma chilena ... depois do kihon, eu (sempre mais calmo) me antecipei ao Ennio, para tentar deixar a $%&! pra depois, e chamei um dos dois professores para lutar, mas atendendo ao pedido do Ennio: "Deixa o grandão folgado pra mim". Fiz uma luta com golpes bons, e tudo bem ... já o Ennio matou o cara, ele só via o teto e via o chão, virou uma situação quase desagradável, porque o Ennião bateu bem. Nossos convidados saÃram sem sorrir.
4 - Em determinado dia, o Okuda Sensei apresentou para nós (Gomes, Ennio e eu) um folheto de propaganda de uma academia na Vila Mariana, na Rua Rio Grande, onde o dono/professor dizia que era da Associação Japonesa de Karatê (Nihon Karatê Kyokai), uma grande mentira, que eu compararia como um tapa na cara ou ter a mães xingada ... e sugeriu providencias ... fomos às 8 da noite no endereço, e para começar cruzamos o tatame de sapatos, e na frente de todos, já que eram da NKK, dissemos que estávamos lá para lutar com os professores e os graduados ... a pressão foi tão grande eles acreditaram e tiraram a faixa promocional da porta e rasgaram todos os folhetos na nossa presença, na mesm hora.
5 - Num outro momento, durante um torneio o vice-presidente da FPK, árbitros, técnicos e auxiliares, foram ameaçados e agredidos por professores e lutadores de uma academia da boca-do-lixo, sabendo do fato, nós três fomos lá um dia na hora do almoço e encontramos um bom time ... quando o Gomes se apresentou, lembro bem as caras dos infelizes ... e nem foi preciso suar, o Ennio resolveu.
tzuki
Full Member
«
Resposta #94 Online:
Fevereiro 10, 2009, 15:31:30 »
Sensei D´Elia,
Justamente por hoje não haver mais esses desafios é que me delicio lendo seus post´s, pois assim, vocês podem passar um pouco para nós as "aventuras" vindas do karate.
Sempre que lembrar de mais algum fato, por favor, escreva para nós aqui. Será uma leitura prazerosa.9
Oss!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln
****...Jeff....****
cuca
Full Member
To be strong...CRVT forever!
«
Resposta #95 Online:
Fevereiro 10, 2009, 15:44:06 »
a diferença de vcs naquela época e os gracies é que vcs não tiverem um bom marketeiro...
Muito boas estas histórias.
Abraço
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu
RicardoCosta
Hero Member
Votos: +2/-1
«
Resposta #96 Online:
Fevereiro 10, 2009, 17:33:57 »
Que tempo maravilhoso...
Pena que ele não vai voltar mais, pois hoje situações como essa acabam em processo, e dependendo de quem for em algo pior. Conheci e ouvi essas histórias no passado e lê-las diretamente escritas por quem participou delas realmente é um grande privilégio.
Sobre a promoção do Karatê, sugiro que começemos com o que já temos em mão. Sempre realizamos treinos na Mushin em São Paulo (Sensei Carlos Rocha) e na Brazil JKA (Sensei Roberto Santana), quero convidar e incentivar a todos a participarem. Dia 14 de Março haverá um treinão em Ribeirão Preto, esperamos por todos lá.
OSS
Máxima força, sempre!
Felipe Andrade
Hero Member
«
Resposta #97 Online:
Fevereiro 10, 2009, 18:17:31 »
otima historia
conte mais, por favor...
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita
katsumoto
Hero Member
Votos: +2/-19
«
Resposta #98 Online:
Fevereiro 11, 2009, 21:13:07 »
Caro Prof. Delia,
O Ennio resolveu como???
PO, acaba a estória, estou curioso..ele deve ter mandado aquele maegeri dele que só deixou os sapatinhos do Mestre no tatame....foi isso mesmo???
E por falar nas lutas de antigamente..vc chegou a lutar com o Tanaka ou o Yahara?
O Stan Schmidt SEnsei me contou que teve pelo menos 10 brigas antologicas com o sempai e carrasco do Yahara Sensei, chamado Yano Kenji. Numa dessas brigas Sensei Stan rachou a testa dele, Nakayama pensou que ele estivesse morto. NO dia seguinte, brigaram de novo e o Yano deu uma baita mordida no braço do Stan, que deixou uma marca permanente no braço dele. O engraçado disso tudo é que Stan tem um cachorro chamado Yano, em homenagem ao ex-rival.......
«
Última modificação: Fevereiro 11, 2009, 21:17:04 por katsumoto
»
Pedro
Hero Member
Votos: +14/-25
«
Resposta #99 Online:
Fevereiro 11, 2009, 21:31:01 »
Olá!
Academia da Rua Pamplona era numero 857 e o tel era
289-1662.
Como eu sei disso?
Quem fez o poster de propaganda fui eu e ainda tenho ele enquadrado,
qualquer hora escaneio e posto aqui.
Esse dia dos chilenos eu estava lá,e o que o Zelão não contou e é o mais engraçado,
foi quando o Ennio começou a lutar com o chileno e ele DElia estava arbitrando e dando os pontos para o chileno para irritar o Ennio,que ficou furioso e descontou no coitado do chile.No dia seguinte o Ricardo Marão que era um fofoqueiro contou para o Okuda e deu $%&!.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
mrpowers000
Jr. Member
«
Resposta #100 Online:
Fevereiro 11, 2009, 21:34:32 »
Citação de: katsumoto em Fevereiro 11, 2009, 21:13:07
O engraçado disso tudo é que Stan tem um cachorro chamado Yano, em homenagem ao ex-rival.......
Depois dessa vou me desdobrar pra ir nesse curso... Já estava me conformando pela falta de grana, mas não posso deixar a oportunidade passar!!! Sempre comento nos treinos a importância desse forum e como também me divirto!!!
Oss!!!
Hero Member
«
Resposta #101 Online:
Fevereiro 12, 2009, 00:09:18 »
Boa Neto, bem lembrado!
Com o Ennio (o cara mais forte que conheci no Karatê) eu só dei um impulso, ele sempre estava acelerado ladeira abaixoo, a coisa mais fácil do mundo era tirar o italiano do sério ... pra ele ficar bravo era só respirar de manhã cedo ... os chilenos conseguiram nosso telefone através de um professor que havia consultado o Okuda Sensei, para que ele recomendasse um local onde a equipe dos chilenos pudesse treinar, infelizmente não contaram com uma variável essencial ... naquela época a gente tinha "sede", aparecia sangue novo era problema, sempre acabava com alguém prejudicado.
Mas no fundo, nem muito fundo, o Okuda Sensei gostava que a gente desse porrada mesmo!!!
«
Última modificação: Fevereiro 12, 2009, 12:34:07 por DElia
»
pimentel
Newbie
«
Resposta #102 Online:
Fevereiro 12, 2009, 12:13:13 »
Se em 2009 ainda tem gente que afirma que eficiencia do JJ é puro marketing, depois de tanto observarem, testarem, analisarem, imaginem como foi facil pra essa arte marcial se provar em 1960,70,80. Obviamente naquela época nao existia outra forma que nao os violentos desafios pra alguem acreditar na eficiencia de uma luta que tinha como proposta um magrelo de 60 kg vencer qualquer oponente de outra arte marcial (vá em paz mestre Helio Gracie). A maior bobagem que os karatecas que tentam reestabelecer sua linda arte no patamar que ela merece podem fazer é criar um paralelo com JJ tentando tirar suas qualidades primordiais (que esta muito longe de ser marketing): eficiencia pura, filosofia, aprendizado direto, participacao constante dos professores e graduados, competicoes reais. Todos estes pilares poderiam ser retomados pelo Karate (pq fazem parte dessa arte tambem). Até Lyoto ja disse 10 vezes que o Karate que ele acredita é bem diferente do que o Shotokan hoje apresenta. Esqueçam a comparaçao pq ela realmente nao ajuda em nada o Karate serio (queremos fortalecer o karate ou enfraquecer o JJ?
)
Deixo um abraço a voce Ricardo que me encheu de orgulho ao me dar a faixa amarela junto ao seu filho Caio (se me recordo na antiga marathon)
Full Member
To be strong...CRVT forever!
«
Resposta #103 Online:
Fevereiro 12, 2009, 12:29:05 »
Caro Pimentel
Se tu postou fazendo referencia ao meu post, que falei que a diferença deles em relação aos Gracies era o marketing, talvez tu tenha interpretado mal o que quis dizer. Em nenhum momento quis comparar no sentido de eficiencia ou denegrir o jj ou os Gracies. Eu apenas quis lembrar ( acho que faltou dar detalhes ) que todos desafios e lutas travadas na época pelos grandes Mestres Carlos, Hélio, Gastão, Carlson, etc e que tinham como principal objetivo provar a eficiencia do jj, eram largamente propagados pela imprensa ( principalmente jornal O GLOBO ) e as lutas ocorriam em estadios ou ginásios, ou seja, eram promovidas!
Trazendo isso para as histórias do Ricardo D'Elia, apenas quis dizer que se eles também tivessem " promovido " cada desafio na época, talvez teriam elevado a fama do karate naquela época e melhorado as precárias condições de sub existencia a partir do karate que eles tinham.
Espero ter me feito entender agora, ok?
Abraço
OSS
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu
pimentel
Newbie
«
Resposta #104 Online:
Fevereiro 12, 2009, 12:40:20 »
Caro Cuca,
Meu post nao foi resposta direta a nenhum outro e sim somente uma reflexao sobre comentarios diversos sobre o marketing do JJ (visto em diversos posts, nao somente neste forum). E a mensagem é muito mais para fortalecer o karate.
Concordo com a alta promoçao realizada nos desafios do passado (acredite que inumeros desafios foram a portas fechadas) mas, ainda que concorde que isto poderia ser feito por Ricardo, Ennio, etc, entendo que os desafios que eles fizeram foram contra apenas karatecas (ou para tirar satisfacao contra auto-nomeados mestres, ou visitas de "chilenos folgados", ou desafio a outros mestres, etc..) e nao contra outras artes marciais.
Páginas:
1
...
5
6
[
7
]
8
9
...
28