Autor Tópico: Em memória ao Mestre Sagara  (Lida 7066 vezes)

Offline yinyang

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Em memória ao Mestre Sagara
« Online: Setembro 08, 2005, 14:02:23 »
Estou participando pela primeira vez deste forum. É com tristeza e indignação que vi referências negativas dirigidas ao Mestre Sagara. Convivi com ele durante anos, treinando e frequentando sua casa, na qual sempre esteve a acolher pessoas que no momento necessitavam de ajuda, de um teto.  Inclusive, passou por aquela casa muitos que hoje são renomados professores. Mais que avaliar a técnica, penso que deviamos render as nossas homenagens a uma pessoas que juntamente com outros mestres contribuiram para a expansão do Karate-Do no Brasil.  É hora de pensarmos em integrar e não fragmentar. Não é defendendo uma organização, nem estilo, mas o Karate-Do como um todo, não era esse o pensamento de Mestre Funakoshi?

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #1 Online: Setembro 08, 2005, 16:29:31 »
Não sei se seu post se refere ao meu, porem esclareço:

O que EU disse é que fiz um workshop com o Sagara e foi dinheiro jogado fora, disse e reafirmo pois não me ensinou nada de novo nem tampouco me corrigiu em nada.

Se ele era bom ou não não posso julgar pois nunca o vi treinando. Já fiz um gashuko com o Sasaki e Watanabe e tambem não gostei entretanto fiz um com Machida e Hugo Arrigoni e adorei, cada caso é um caso.

Admiro vc por respeitar e enaltecer seu Mestre. Eu faço o mesmo com o meu. Ofender não foi minha intenção. Acho apenas estranho a sua expressão "Mais que avaliar a técnica" pois coloca em duvida, no meu entender, suas qualidades. Do meu Sensei eu diria, "Avaliando principalmente a sua tecnica..."
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Neto110

• Visitante
« Resposta #2 Online: Setembro 08, 2005, 17:35:12 »
Não é incomum entendermos referências que não são elogio como agressões aos nossos queridos.

Até a faixa laranja foi o Mestre Sagara quem esteve na Banca.Fiz cursos com ele na minha longínqua adolescência e conheci, mas ele tem um modo de ensinar diferente de outros japonses que conheci.

Offline yinyang

• Newbie
  • *
Em honra ao mestre Sagara
« Resposta #3 Online: Setembro 08, 2005, 22:32:06 »
O termo “cursinho” para mim soa como algo pejorativo, desqualificador, daí a minha indignação. Quanto à capacidade técnica do Sensei Sagara é algo indiscutível, inclusive, para um amigo meu, o Venâncio, que se formou com Mestre Takeuchi.  Segundo o Sensei Venâncio, Sensei Takeuchi nutria um sentimento de respeito ao saudoso Sensei Sagara.
Realmente, Sensei Sagara possuía uma técnica e método diferente dos Senseis japoneses, devido ao fato dele ter sido um pesquisador e praticante de outras lutas, inclusive a ocidental greco-romana. Seu curso era muitas vezes inacessível devido a este fato, por possuir uma técnica, digamos assim, eclética, que foge aos padrões do Karate tradicional. Realmente, diferente de muitos Mestres japoneses. Mas que por várias vezes eu vi o Sensei aplicar em situações de lutas reais. Para quem teve como aluno o Antonio Inoke, seu irmão mais novo, ídolo da Luta- Livre no Japão e Ricardo Carvalho, não há a necessidade de provar nada.  
Fora isso, admiro o ímpeto dos senhores em relação a fervorosa devoção que dedicam ao Karate-Do e a convicção que possuem da eficácia da Arte que nós praticamos.
Oss

Neto110

• Visitante
« Resposta #4 Online: Setembro 09, 2005, 07:24:48 »
POis é YingYang, neste caso, seria interessante perguntar com que sentido foi usada a palavra "cursinho" porque conheço o Gustavo e sei que ele usa este termo habitualmente... e imagino ele falando que teria feito um cursinho de karate com o Mestre Nakayama.Nada de pejorativo, só o modo de expressão dele.

Sobre aprender ou não ser competente ou não é assunto que naõ é possível avaliar num fórum, aqui só podemos trocar impressões.As suas são positivas. As imagens que tenho dele como karateka, embora embaçadas pela distância no tempo são boas também.

Aproveite bem o fórum.É importante termos participações que trazem idéias diferentes das que estamos postando.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #5 Online: Setembro 09, 2005, 07:30:27 »
Em mais de um ano participando desse forum vcs nunca me viram criticando esse ou aquele mestre.
Portanto compartilho com as palavras do YinYang.

Luiz

"RESPEITO ACIMA DE TUDO"
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #6 Online: Setembro 09, 2005, 08:08:21 »
O curso foi feito em 2 ou 3 horas num sabado, como queria que eu chamasse?

Ja falei que não conheci o Sagara nem pessoalmente nem tecnicamente, a não ser por essas poucas horas (tenho até foto). Agora, como pagante, tenho o direito de expressar minha opinião, o curso foi ruim.

Luiz, eu já falei mal de professor aqui e acho que deve ser um habito pois só assim eliminaremos os mediocres que tanto infestam nossa arte.

Qto a seu rodape "RESPEITO ACIMA DE TUDO", te digo que depende, pois se vc compra um serviço e o mesmo não te agrada vc não deve ter respeito pois foi enganado. Respeito se conquista.
Gustavo-RJ

Offline yinyang

• Newbie
  • *
« Resposta #7 Online: Setembro 09, 2005, 08:29:51 »
Caros,
perfeito, Neto. Muitas vezes, julgamos precipitadamente as pessoas. A partir de agora, creio, que uma vez  conhecendo o modo de expressar de cada um, poderemos tornar rica a nossa troca de opiniões.
Luis, estou com você. O Karate-Do, assim como o proprio modo de vida japones, enfatiza muito o respeito. Embora, muitos Mestres daquele País, por motivo vários tenham se esquecido disso. É por isso, que infelizmente, estamos vendo as dissidências. Já dizia o  Mestre S. Matsumura: "Somos como folhas de grama ou como árvores da floresta, criações do Universo, e como o Universo não tem vida nem morte, a vaidade é o único obstáculo à vida."

Oss

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #8 Online: Setembro 09, 2005, 09:04:00 »
Que bom que vc entendeu (concordando ou não).

Agora, aproveita que vc é novo aqui e ve se consegue marcar um encontro ai em SP, daqui do RJ já tentei e não consegui. Tem até um treininho prometido pra ser feito por ai, geriatrico claro.

As pessoas que conheci pessoalmente aqui do Forum são super gente boa, inclusive as quais comecei a conhecer no meio da maior briga netesca. Acho que deveriamos tentar mais uma vez.

Marascas ve se tu sai sa toca. Sei que é meio longe mas faz uma força.
Gustavo-RJ

Offline yinyang

• Newbie
  • *
não estou mais em SP
« Resposta #9 Online: Setembro 09, 2005, 10:25:59 »
Gustavo,
há muito que sai de SP. Estou em Campo Grande-MS.
De qualquer modo, não deixa de ser uma boa idéia a possibilidade de todos do fórum se encontrarem para um treinamento.
Estou juntamente com alguns amigos do Centro-Oeste, montando um grupo de Karatecas dispostos a resgatar a essência do Karate-do, sem finalidade politica, independente de estilo ou organização, apenas no sentido de compartilhar as expêriencias e conhecimentos. E na qual eu o convido a fazer parte.
Oss

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #10 Online: Setembro 09, 2005, 10:37:14 »
Gustavo,

Vc me entendeu mau, pois apenas elogiei a linha de raciocínio dele e não critiquei a sua.

Também tenho a esperança de um dia treinarmos bastante juntos (no treino geriatrico é lógico) e depois sentarmos pra bater um belo papo.

O bom mesmo seria treinar ai no Rio de Janeiro com vc ou em Fortaleza com nosso amigo Rengo-Kai, mas não tenho grana e nem tempo pra isso infelizmente.

Um belo encontro seriar saudável e tornaria esse forum ainda melhor, como eu já disse em algum post anterior, nosso forum já virou ponto de referência pra muita gente.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #11 Online: Setembro 09, 2005, 11:16:19 »
O Yin,

Vc conhece o Paulinho de Rondonopolis? Segundo diz a lenda ele abriu umas academias por ai. Treinava conosco e sumiu.

Luiz, desculpa. Qdo for a SP vou te avisar e vamos juntos com o Samurai, Luzitano e outros dai comer pizza.

Rengokai, tem um cara ai em Fortaleza com o qual falei por telefone em 2000 que se não me engano chama Miguel, ele é do teu time?

Abraços
Gustavo-RJ

Neto110

• Visitante
« Resposta #12 Online: Setembro 09, 2005, 11:54:27 »
Treino geriátrico? Estou dentro, mas no MT não. Muito quente.

Offline yinyang

• Newbie
  • *
MS e não MT
« Resposta #13 Online: Setembro 09, 2005, 14:07:58 »
Pessoal, onegaishimassu: Mato Grosso do Sul e não Mato Grosso!
Quanto ao Paulinho, realmente construiu uma big academia em Rondonópolis- Mato Grosso, mas infelizmente, abandonou o karate, agora dedica-se ao Jiu-Jitsu, uma pena pois era um ótimo sensei.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #14 Online: Setembro 09, 2005, 14:30:41 »
Opa vi meu nick associado a comer pizza , otima ideia apesar de meu hara parecer um disco de pizza .......hehehehe

Quanto ao Sensei Sagara, Já ouvi muita coisa boa e ruim sobre ele. É dificil falar sobre quem não conheci pessoalmente.

Recentemente terminei minha arvore genealogica e descobri que ele faz parte importante dela.
Conversei com varios Senseis das antigas.

Se ele era bom ou não não importa hoje, importa que ele foi um dos responsaveis pela vinda do Karate para o Brasil.

Já pensou se eles tivessem treinado balet.

Gostando ou não temos que agradece-los.

OSS