Oss!
Meu nome é Andrey, tenho 21 anos e sou 2º kyu (faixa roxa) no estilo Goju. Para quem não sabe, o Gōjū-ryū foi criado por Chōjun Miyagi com base nos estilos Naha-te, Shorei-ryu, Kua Chang e Shaolin Chuan (os dois primeiros de Okinawa, os dois últimos da China). Apesar da influência chinesa, o Goju é amplamente considerado um estilo japonês.
Fiquei mais de um ano sem treinar, por motivo de (falta de) saúde, mas voltei há algumas semanas.
Meu principal motivo para treinar é a autodefesa, mas sempre seguindo as regras de comportamento ensinadas por Chōjun Miyagi, principalmente o karate-do ni sente nashi. Como preciso praticar uma atividade fÃsica, pois tenho uma inflamação crônica, o caratê também tem uma segunda função, que é manter meu sistema imunológico em bom estado.
Não me envolvo em discussões emotivas. Gosto de conversas tranquilas, mesmo quando não há concordância.
Não sou esportista/competidor, isto é, não dou absolutamente nenhuma importância a medalhas ou troféus. No entanto, não sou contra competições e não acho que o caratê esportivo seja inimigo do caratê como autodefesa. Até acredito que a mesma pessoa possa seguir os dois caminhos.
Eu gosto muito de ler e assistir a materiais sobre qualquer estilo de caratê. Sendo assim, agradeço imensamente qualquer indicação de livro ou documentário, independentemente de ser mais tradicional ou mais esportivo.
Nasci e moro em Cascavel, oeste do Paraná. Profissionalmente, sou professor de LÃngua Inglesa. Espero ser útil. Arigatou gozaimashita!