Depois da calorosa discussão sobre a pedagogia tradicional do karate, fico a pensar se nossos mestres estão realmente preparados para uma preparação de alto nÃvel, pois sabemos que as tradições japonesas tão valorizadas pelos karatecas, já não são sinônimo de resultados dentro do koto.
Na minha humilde opinião, atualmente para se competir em alto nÃvel, somente o Sensei não é suficiente. A não ser que o mesmo seja formado em educação fÃsica e com especialização em esporte de alto rendimento.
Citação de: GEM em Março 22, 2012, 20:54:54Na minha humilde opinião, atualmente para se competir em alto nÃvel, somente o Sensei não é suficiente. A não ser que o mesmo seja formado em educação fÃsica e com especialização em esporte de alto rendimento.Pronto...! O GEM falou o que ia dizer. E ele fez certamente de forma mais objetiva Depois que escrevi sobre a segunda guerra num post de pedagogia....vou tentar ser mais objetivo.... Osu!
(...) mas um sensei que seja formado em Educação FÃsica pode tranquilamente preparar um atleta de alto rendimento.OSS
Citação de: Mestre Luciano em Março 22, 2012, 22:46:31(...) mas um sensei que seja formado em Educação FÃsica pode tranquilamente preparar um atleta de alto rendimento.OSSPode nada. Bom, se todos podem, só encontrei charlatões até hoje.
Sim, acredito que seja uma afronta. A WKF está englobando tudo. É um tsunami atravessando o mundo inteiro. Eu, aqui em Pato Branco, treinei só hoje kankudai shotokan e basai-dai shito-ryu, porque é necessário. É um tal de shitei kata. Num sei o que é isso. Essa interdisciplinaridade, contato com outros estilos no dia a dia, vai arrastar a longo prazo muita gente. Japão, hoje em dia, em competições globais pela WKF é mais um paÃs. Mais um.
Os outros são perfumaria orientada ao esporte - que é uma parte menor do karate.
Citação de: satoOs outros são perfumaria orientada ao esporte - que é uma parte menor do karate.Para aqueles que entende o karatê também como esporte talvez não veja esta "perfumaria" como a menor parte sr. Sato, ao contrario, irá dizer que é extremamente necessário.Se olhar o karatê desta maneira iremos coloca-lo no mesmo lugar que outros esportes como o atletismo, basquete, natação, ginastica olÃmpica e etc... nos quais só paÃses com condições financeiras mediana para cima poderão possuir atletas de destaque. Até antidoping poderá ser incluÃdo porque chega um momento que as pessoas envolvidas, por alguma razão, começam a achar que só ralar peito nos exercÃcios não é o suficiente, tem que consumir algum tipo acelerador e etc...Como disse o sensei Pedro uma vez (não com estas palavras): "...e depois, como ficará meu karatê quando minhas articulações e ligamentos estiveram estourados pelo uso excessivo? Será que estarei praticando meu karatê com meus idos 70, 80 anos?"OSS!Vão ficar extamente como ex-jogadores de futebol. Todos eles jogam sua "peladinha" porém sem compromisso de atingirem resultados. N academia que treino tem muito 50tão que treina e até disputa no master mas sem o compromisso de quando era jovem.