Karate e Kobudo (ou Kobujutsu) sempre andaram juntos. Aliás, o Kobujutsu fazia parte do Karate.Todos os grandes nomes, responsáveis pelos kata que treinamos hoje, têm também seus kata das armas que gostavam mais.Mesmo não criando nenhum kata de Kobujutsu ou até de Karate, todos eram versados na prática de, pelo menos, uma arma de sua escolha.As coisas andaram relativamente juntas até a segunda grande guerra. Depois da derrota japonesa, não podiam mais formar exércitos ou treinar qualquer tipo de guerreiro. Prática com armas? Nem pensar.Quando os americanos começaram a permitir práticas desportivas baseadas em budo, o Karate só foi aceito porque foram convencidos que era apenas a prática de kata para manter o corpo saudável e a mente sã. Prometeram que não havia armas ou táticas de guerra e, a isso, alguns atribuem a separação do Kobudo do Karate.Em Okinawa as coisas ainda andam relativamente juntas...Não acho, claro, que deveria ser obrigatório. As pessoas que praticam as duas coisas hoje em dia, geralmente dizem que são complementares e que, para um karateka, os kata de Kobudo são muito naturais.Quando eu era bem iniciante, aprendi um kata de Bo com um senhor que era graduado. Com o tempo eu o esqueci e nunca mais pratiquei nada relacionado a isso, mas acho bastante interessante.OSS!