Já que estamos em uma conversa bastante produtiva, vou adicionar uma pergunta, já que no kyokushin os nocautes são mais comuns. Na verdade é uma dúvida antiga que tenho: se a resistência ao KO é possível de ser treinada, e/ou se quantos mais KO a pessoa tomar mais ela fica preparada? (algo como se o "queixo" reagisse como um músculo--estresse/compensação)
Eu acho extremamente infantil essa discussão de qual estilo é melhor! Qualquer pessoa com bom senso e um pouco de conhecimento em lutas sabe que isso nao existe! Oq faz a diferença é o lutador.
Citação de: Garyu em Novembro 05, 2012, 16:54:45Se me disser que o Kyokushin não é o melhor, é a sua opinião pois você sempre ouviu que o seu estilo é o melhor, etc. Garyu,Mas uma vez grato pelas explicações. No entanto longe de mim querer ser dono de alguma verdade. Adicionalmente, onde circulo, ninguem fala de melhor estilo e sim de lutadores mais preparados, aliás acredito que essa seja a tônica atualmente. No meu caso, eu confio na minha prática porque me dedico a ela.Vejo nos principios de luta do Kyokushin algumas qualidades que não estão presentes nos estilos que prático, assim como a reciproca é verdadeira. No entanto só podemos chegar a algumas conclusões com senso crítico e desprovidos de estarmos na defensiva.A pergunta que fiz, e que não entendi bem se foi respondida, é o que se espera ganhar com partes daquele treinamento de calejamento. Mesmo em esportes onde não há contato, geralmente no nível amador, faz-se coisas apenas por que sempre foram feitas de determinado jeito, e quanto mais resistência psicologica exigir (versus insalubridade) melhor Se o karateca quer competir ele tem muito mais razões para otimizar nos treinos do que o contrário. Se quiser competir por uma década, um treino de calejamento como o do vídeo feito sistemáticamente vai subtrair e não somar, do meu ponto de vista...Já que estamos em uma conversa bastante produtiva, vou adicionar uma pergunta, já que no kyokushin os nocautes são mais comuns. Na verdade é uma dúvida antiga que tenho: se a resistência ao KO é possível de ser treinada, e/ou se quantos mais KO a pessoa tomar mais ela fica preparada? (algo como se o "queixo" reagisse como um músculo--estresse/compensação)
Se me disser que o Kyokushin não é o melhor, é a sua opinião pois você sempre ouviu que o seu estilo é o melhor, etc.
No que tange a questão "melhor estilo" eu concordo com o amigo Bodhi. Eu poderia lutar com todos os lutadores de outros estilos, e poderia ganhar de todos, e mesmo assim seria impossível afirmar que meu estilo de karatê é melhor que os outros... o máximo que poderia dizer, é que eu como lutador seria melhor que os outros.
Osu, amigos!O que eu percebo, alheio aos confrontos entre vantagesn e desvantagens desse ou daquele estilo, é que o Kyokushin apresenta características intrínsicas não passíveis de discussão.Explico:Parece-me (os amigos praticantes do estilo me corrijam, por favor) que se trata de uma vivência particular da filosofia da arte. Os impactos, a exposição a eles, a submissão aos treinos, tudo o mais, está fechado em um conceito filosófico que é tacitamente aceito pelo praticante que o escolhe.Assim, quaisquer questionamentos por pessoas "de fora" do estilo não obterão a resposta que desejam, simplesmente, porque não possuímos a vivência filosófica do Kyokushin.Será o mesmo do que discutir a cor amarela com o cego de nascença: não temos meios de compreender porque nos encontramos muito fora do conceito filosófico da arte. Percebemos o estilo com as interpretações "filtradas" pelos nossos conceitos de exposição aos impactos, aplicação de defesas, movimentação de luta.Por tudo que vi aqui, reforço meu mais profundo respeito aos praticantes dessa arte marcial, capazes de uma entrega tão ampla de seus potenciais à vivência integral das exigências que a arte cobra.Não acho válido passar algo tão subjetivo aos conceitos práticos de "certo" e "errado", quando tais conceitos não suportam o confronto com as minucias filosóficas do objeto.Com isso não estou fazendo nenhum tipo de recriminação aos amigos que buscam a crítica com fins de aprendizado. Elas fazem o fórum crescer.Apenas gostaria de expressar-me.Osu.