No último campeonato que fui ver, um mês atrás, só tinha mawashi, ura mawashi, kizami tsuki e gyaku tsuki. Golpes como ura ken, haito, kage tsuki e outros, são permitidos na WKF?? O Morote gari tbm é permitido??
As vezes bate um desânimo, mas estou na peleja...rsrsUm abraço a todos!!!
Prezados,Inspirado no tópico "Diário de um joelho", estarei colocando aqui, o dia a dia (não necessariamente todos os dias) do meu novo projeto.Deixem que eu explique!Muitas vezes se discutiu aqui no Karateca.net, como as competições são um jogo de pula-pula sem eficiência, de que shiai de competição não é karatê... isso pelos defensores dos tradicionalistas... também muito se discutiu sobre a eficiência das técnicas do karatê mais tradicional, até mesmo questionou-se algumas vezes a eficácia das técnicas contidas nos katas, de que o karateca mais tradicional é duro... isso pelos defensores dos competidores.Pensando nisso, resolvi me testar e provar que ambos estão certos e errados...rsrsrsrsEstou entrando num processo de treinamento de médio a longo prazo (no máximo 1 ano), onde eu, um karateca basicamente tradicional, estarei trabalhando cárdio, flexibilidade, explosão muscular, além de técnicas de karatê contidas nos katas e nas técnicas mais tradicionalistas desta arte marcial, para provar aos amigos tradicionalistas como Sensei Pedro, Higino, Katsumoto e outros, que é possÃvel lutar uma competição lutando KARATÊ, e provar para os amigos mais esportistas (não sei se essa seria a palavra mais correta) que é possÃvel lutar uma competição em alto nÃvel lutando KARATÊ, usando técnicas contidas nos katas e no próprio karatê.Para começar, entrei hoje numa academia de musculação que também tem estrutura para treinamanento de lutas como saco de pancadas, boneco, tatame e outros apetrechos. Fiz uma série de adaptação muscular de mais ou menos uma hora e meia, com mais 30 minutos de alongamento, e 1 hora de treinamento de fundamento de kisame, guiako, mae-gueri, e mawashi gueri e heian shodan.Entendam amigos, não estou tentando desafiar ninguém, só encontrei nessas discussões do fórum uma motivação para melhorar meu karatê e minha saúde, e desejo inclusive que os amigos me ajudem com dicas de treinamento e tudo que possa me ajudar a provar que os tradicionalistas estão certos e errados, e que os mais modernos também estão certos e errados.Um abraço a todos...Obs.: este tópico estarei acompanhando regularmente,e quem quiser se juntar a mim basta colocar sua rotina de treinamento aqui.
Prezado Bodhi,Muito elucidativo seu comentário...Pergunta: Poderia eu estar sofrendo com efeitos de overtraining com 1 mês e meio de treinamento? Pode me explicar melhor o que é o overtraining que tanto se fala mas que pouco se explica para o público.Quanto a carga...Estou trabalhando em treinamentos diários de 3 horas em média, tentando não tornar algo que me tire de minha famÃlia... não tem como ser um ATLETA... mas tô com essa média aÃ... 2 horas de trabalho muscular e aeróbico (meia hora), e 1 hora de fundamentos (karatê)...Pergunta: Estou seguindo as orientações do professor de musculação, que sugeriu um trabalho focado no fortalecimento muscular e queima de gordura nessa primeira fase, uma vez que estava bem fora de forma (1,90 de altura e 108 quilos, IMC de 26). Você como profissional da área, acha que está ruim? Na segunda fase do projeto, que vai começar no final de janeiro, quem vai conduzir meus treinos será meu sensei que é personal training também. O que acha? Um profissional de educação fÃsica que trabalha karatê também... No planejamento que fiz, eu achei legal... gostaria de sua opinião...Quanto aos suplementos...Confesso ao amigo que sou meio preconceituoso quanto ao assunto... poderia dar uma breve explanação sobre o tema?Obs.: O objetivo deste tópico é esse mesmo, trocar idéias sobre métodos de treinamento, de modo público para tirar as minhas dúvidas e de outros que possam estar tendo as mesmas dificuldades, e através dos meus objetivos alcançados, traçar uma boa linha de treinamento para quem acompanha este tópico.Obrigado!!!
Prezado Bodhi,Pergunta: Estou seguindo as orientações do professor de musculação, que sugeriu um trabalho focado no fortalecimento muscular e queima de gordura nessa primeira fase, uma vez que estava bem fora de forma (1,90 de altura e 108 quilos, IMC de 26). Você como profissional da área, acha que está ruim? Obrigado!!!
Acho válido os métodos que tem adotado. Mas pergunto o seguinte: vc pretende ser um atleta de kata ou kumite. São dois "formatos" bem diferentes.Se vc quiser pegar massa muscular pra ficar igual ao Ryu do Street Fighter, esqueça as competições. Karateca com corpo de fisiculturista só em desenho animado. Faça somente um trabalho de fortalecimento muscular, corrida e se puder natação e muito uchi-komi (entradas) com parceiros variados (pesos e velocidade). Usei estes métodos quando era juvenil e obtive excelentes resultados, porém, treinava karate normal (kihon,kata e kumite) 3 vezes oor semana e nos outros dois dias era só uchi-komi.