Autor Tópico: Diário de treinamento de um karateca...  (Lida 22328 vezes)

Offline Bodhi

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
Re:Diário de treinamento de um karateca...
« Resposta #90 Online: Janeiro 25, 2012, 13:55:39 »
Alexander e amigos,

Minha idéia ao colocar aqui é  divulgar o  pouco que conheço,
Oss!

Havia escrito a frase acima truncada. Da forma que esta esta corrigida.

Se teve um negócio que treinei bastante foi esse "tal" de Kettlbell. E o tipo de estimulo do treino é bem diferente do treino com elastico na cintura por exemplo (estou me referindo aquele tipo como o Pinto San postou uma variação fazendo na praia).

Atualmente vende emborrachados, mas segundo o preparador que me passou os melhores são os que seguem o modelo original russo, onde a distância entre a pegada e "a bola" são maiores e no Snatch ele não machuca o pulso.

Fazendo o Kettlebell com uma carga menor (na carga maior, por exemplo, no Swing duplo para treinamento de força eu fazia apenas 8 repetições com 24 kg, 3 séries) é um excelente exercicio de resistencia  (nesse caso dá para fazer como treino intervalado, com 12 kg por exemplo). Além de tudo é lúdico, ainda mais quando se faz com mudança de mão, tem que manter a atenção para ele não voar!  ;D ;D ;D ;D

Oss!

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #91 Online: Janeiro 25, 2012, 14:02:22 »
Prezados,

Achei esse material na internet... segue parte dele...

"Cavanagh & Landa (1976) já apontavam há quase trinta anos atrás que o karatê, como esporte, tem sido negligenciado pelos estudiosos das ciências do esporte, além disso, poucos estudos investigaram a composição corporal dos lutadores. Imamura et al. (1998) encontraram valores de 10,7 ± 2 % de gordura para praticantes altamente treinados e 12,6 ± 4,5 % para novatos, utilizaram duas dobras cutâneas e calcularam o percentual de gordura através da fórmula de Brozek.

Layton (1993), sobre os aspectos específicos do karatê, não identificou correlação entre velocidade da técnica de dois socos e dois chutes com a variável idade, tanto para o lado dominante como para o lado não-dominante.

Em situação técnica específica, Imamura et al. (2003) observaram que a freqüência cardíaca de lutadores de karatê, desempenhando mil socos, chega a 108,2 batimentos por minuto (bpm), correspondendo a 57,1 % da freqüência cardíaca máxima (FCmax); já para a execução de mil chutes, obtiveram-se valores de 156,6 bpm e 82,7% da FCmax.

Praticantes de karatê são caracterizados pela rápida execução de várias técnicas com todo o corpo se movendo rapidamente no espaço; tanto verticalmente - em chutes saltados, como horizontalmente - nos deslocamentos para soca. Para Imamura et al. (1998), o karatê aparenta ser anaeróbio e caracterizado por: i) curtos períodos de exercício de alta intensidade e ii) interrupções por períodos moderados de recuperação. Quanto às variáveis velocidade e força, Cavanagh & Landa (1976) observam que, durante o soco, a mão do lutador pode atingir velocidades de 28 a 31 mph, com impactos variando de 28 a 132 lbf.

Nas competições busca-se determinar a habilidade dos participantes; nos combates, as técnicas decisivas são dependentes da força explosiva e influenciadas pela velocidade do lutador (NAKAYAMA, 2003). Para Ravier, Grappe & Rouillon (2003), o karatê moderno é caracterizado pela velocidade de deslocamento horizontal.

Estudos antropométricos relacionados aos esportes de combates são bem comuns, mesmo em âmbito nacional, embora o karatê não seja exemplo para tal afirmação. Estudando 35 homens, agrupados como de nível competitivo alto e médio, Giampietro; Pujia; Bertini (2003) observaram diferenças estatísticas apenas na dobra cutânea supra-ilíaca (5,9 +/-1,8mm e 10,2 +/- 3,9mm), os dados podem ser identificados na tabela 1."

Para quem quiser ler o material completo, segue o link... http://www.efdeportes.com/efd82/karate.htm

Se alguém encontrar algo que seja diferente disso, ou mais completo que esse e desejar postar, eu acho que é interessante...

• Hero Member
« Resposta #92 Online: Fevereiro 08, 2012, 13:16:25 »
É amigos...

Estou sendo severamente prejudicado...

Para um atleta profissional, tudo parece mais fácil... afinal de contas, ele tem a sua disposição toda uma estrutura montada e disponível para ele a qualquer momento do dia ou da noite.

Já para um atleta amador como eu, tudo atrapalha... o trânsito, o trabalho, a falta de tempo... e para completar 9 dias de greve de PMs em Salvador...

A minha academia de musculação está fechada, a academia de karatê está fechada, tá tudo fechado...rsrsrsrsrs

O máximo que estou podendo fazer, é uma corridinha e alguns movimentos...

Um abraço a todos e torçam para que não tenha muita violência nessa greve que já registra mais de 120 homicídios na cidade sem polícia.

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #93 Online: Fevereiro 08, 2012, 13:37:16 »
Como prioridade: compra um Ketlebell de 20kg, um TRX, um cavalete de agachamento, e uma escada de agilidade. + elasticos e uma bola suiça 65. Já tem treino a beça aí.....Parcela em 10x sai mais barato q academia e é fácil de guardar.

Maquina de academia é coisa do passado. De forma geral, trabalhar segmentando músculo é para estética.

Não há motivos para não treinar. Se ainda assim estiver complicado, arruma uns elasticos bons (pode ser ate teraband, loja de fisioterapia) e vai treinar no parque, uma paralela basta para amarrar o elastico e ter muitas opções. O parque também é ótimo para fazer kata, por exemplo.

E se estiver o tempo bem sinistro com muitas nuvens e trovejando, aproveite para treinar na sombra.  :) :) :) :) :) :)

A vida de atleta profissional é muito mais difícil, ele tem que comparecer ao treino independente de qq coisa: familia, dores, lesões, frio, virose, greves, tiroteio, etc...

Bons treinos! Só depende de nós...! :) :) :) :) :)

Osu!

É amigos...

Estou sendo severamente prejudicado...

Para um atleta profissional, tudo parece mais fácil... afinal de contas, ele tem a sua disposição toda uma estrutura montada e disponível para ele a qualquer momento do dia ou da noite.

Já para um atleta amador como eu, tudo atrapalha... o trânsito, o trabalho, a falta de tempo... e para completar 9 dias de greve de PMs em Salvador...

A minha academia de musculação está fechada, a academia de karatê está fechada, tá tudo fechado...rsrsrsrsrs

O máximo que estou podendo fazer, é uma corridinha e alguns movimentos...

Um abraço a todos e torçam para que não tenha muita violência nessa greve que já registra mais de 120 homicídios na cidade sem polícia.

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #94 Online: Fevereiro 08, 2012, 14:22:05 »

Não tinha visto essa frase. Estou atolado de trabalho e fora treinar e trabalhar, não sobra tempo para mais nada além da familia,...então tv nem pensar.

Esquece o parque...só se for para treinar kumite matrix né.....rs

Por aqui, quando a correria ta grande eu pulo corda, TRX e Ketlebell, mesmo chegando meia noite.  ;D ;D ;D ;D ;D O problema é que depois tem que levar os caes para passear, e depois jantar, familia, etc....e acordar cedo, pegar 2 horas de transito, trabalhar trabalhar, ir para o dojo, e....chegar em casa pular corda, ...tudo de novo. Só tomando vitamina C para não ficar resfriado.... ;D ;D ;D ;D

Offline Sato/

• Jr. Member
  • **
« Resposta #95 Online: Fevereiro 08, 2012, 14:28:33 »
Bodhi, os preços dos Kettles estão ridículos aqui no Brasil. Isso era ferro que servia de peso na URSS, coisa rústica de galpão, mas virou modinha e estão querendo de 100 a 200 reais por um de 16kg. Não caiam nessa.

Um dumbell pode servir de kettle também.

Bom e barato é fazer barra fixa, paralela e apoio. Dá bom preparo custo 0 reais e mantém musculos fortes com agilidade.

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #96 Online: Fevereiro 08, 2012, 14:34:28 »
Bodhi, os preços dos Kettles estão ridículos aqui no Brasil. Isso era ferro que servia de peso na URSS, coisa rústica de galpão, mas virou modinha e estão querendo de 100 a 200 reais por um de 16kg. Não caiam nessa.

Um dumbell pode servir de kettle também.

Bom e barato é fazer barra fixa, paralela e apoio. Dá bom preparo custo 0 reais e mantém musculos fortes com agilidade.

Sem dúvida o preço é um roubo mesmo. Mas eu coloquei na lista e o condominio comprou ! :D :D :D. Nunca fiz com dumbell, de qq forma eu pagaria o ketle se tivesse que comprar, por isso sugeri.

O ketlebell e o trx tem objetivos diferentes da  barra etc...Particularmente, e infelizmente, eu não posso fazer paralela por causa de artrose no ombro e epicondilite Independente disso acho que todos esses que falamos são melhores que maquinas de academia.

Boas sugestões!!!!

• Hero Member
« Resposta #97 Online: Abril 02, 2012, 16:18:07 »
É amigos, fazia tempo que não colocava nada aqui... mas como eu disse, é um "diário" não tão diário assim... não vou ficar colocando aqui coisas repetitivas e que não agreguem nada...

Houve a pouco tempo neste tópico, uma discussão bacana sobre nutrição e suplementação. Como eu puxei o assunto no início (bem, o Bodh que fez algumas explanações iniciais bem interessantes), venho trazer algumas coisas que foram conversadas com minha nutricionista (to parecendo até atleta mesmo, meu cardiologista, meu ortopedista, meu fisioterapeuta, meu geriatra...rsrsrsrs).

Com meus exames de sangue, biopedância, ergométrico, e outros mais (aconselho a todos que queiram começar um treinamento mais forte, fazer um chek up geral mesmo), a nutricionista conversou bastante comigo. O relatório do meu fisiologista, foi alarmante... perdi muita gordura, mas perdi um pouco de massa magra. Primeira razão para isso ter acontecido, foi o fato de ter feito (segundo explicação deste profissional) exercícios aeróbicos acima do batimento cardíaco máximo da faixa considerada ótima para meu trabalho físico. Explicação do fato: todos temos uma faixa cardíaca de trabalho físico, em resumo funciona assim, se vc ficar com os batimentos abaixo do mínimo desta faixa, vc não queima nada (ou queima pouco), isto é, cansa mais do que realmente se exercita. Se você fica acima, o corpo queima energia demais, e quando acaba a reserva de energia que o corpo consegue utilizar da sua reserva adquirida na alimentação/suplementação, ele vai buscar essa energia consumindo massa magra. Logo, estou providenciando por orientação profissional, um daqueles aparelhos de medição de batimentos cardíacos, para me manter na faixa ótima para minha queima de energia.

Mas então, voltando a nutricionista, ela observou toda a minha ficha de exames e de relatórios acumulados de todos os demais avaliadores, e constatou que eu não estou precisando de suplementação no momento. Me explicou tudo sobre suplementação, e disse que não tem o menor problema em receitar a quem precisa, mas que eu não tenho falta de nada no momento. Mas ela me passou como receita para os próximos 6 meses, cápsulas de Omega 3.

Segundo ela, o ômega 3 me ajudará a melhorar a queima de massa gorda, e melhorar também a absorsão de nutrientes da alimentação.

Falou também que tenho que resolver meus problemas com gastrite e refluxo, pois como uso muito omeprazol para suportar os sintomas de queimação e etc, me explicou que por causa do remédio, meu estômago está certamente com um PH mais baixo, o que dificulta a absorsão de nutrientes e quebra de carboidratos, o que tem aumentado consideravelmente meu triglicerídeo...rsrsrsrsrs adoro uma lasanha...rsrsrsrs

No mais amigos... espero estar colaborando para que muitos se estimulem a buscar um caminho bacana neste sentido...rsrsrsrs

No mais, até a próxima página do diário!!!

• Hero Member
« Resposta #98 Online: Abril 17, 2012, 13:21:30 »
Prezados amigos que acompanham este tópico,

Os treinamentos físicos com objetivo de melhorar a condição atlética perderam espaço na minha planilha de treinamento. Algo normal e sabido que, quando começasse o treinamento técnico o trabalho físico seria paralelo mas com diminuição de carga e tudo o mais.

Pois bem, estou nessa fase, e descobrindo vários pontos positivos e negativos. Talvez, para cada ponto negativo um positivo, o que já é uma vitória.

Descobri que estou me arrastando quando tento fazer uma movimentação mais rápida no koto. Isso se dá ao fato de estar com severas dificuldades para adaptar meu estilo de lutar, com o estilo WKF (não estou dizendo que é bom ou ruim, mas vou ser mais claro a frente). Em contrapartida, quando sou atacado me defendo extremamente bem, e tenho uma boa movimentação lateral (taisabak) e bom reflexo, o que me permite bloquear a maioria dos ataques desferidos contra mim. Em resumo, meu estilo de luta me deixa muito a vontade numa luta de contato mais forte, onde eu posso de repente buscar um nockdown. Mas esse não é o objetivo. O objetivo, é chegar numa competição e lutar bem. Não sei se vou conseguir me adaptar a ficar saltitando, vai muito contra meu estilo de luta, que é pressionando o tempo todo, saindo lateralmente, ou seja, uma forma de lutar que sem saltitar, me deixa mais a vontade, pois com os pés o tempo todo plantados no solo, posso disparar para qualquer direção ao meu tempo de reação. Entendam, não estou criticando, estou apenas constatando, que EU não estou conseguindo me achar, achar o meu tempo de entrada e saída, saltitando. Não significa que luto parado... apenas que luto me movimentando mais sempre com os pés no solo o tempo todo. Não sei se estou conseguindo ser claro.

Enfim...

Ontem fizemos um treino mais voltado para kumitê...

Base livre, entrada de guiako se movimentando, alternando... só pra começar a soltar os golpes... agora kisame, agora kisame guiako, e assim foi...

Tentei fazer do meu jeito, mas o meu sensei falou... “Alex, movimenta... não fica plantado não...”, no que eu respondi a ele “mas sensei, eu não sei lutar saltitando, vai mudar muito meu estilo, e terei que reaprender a lutar...”, no que ele respondeu... “eu não quero mudar seu jeito de lutar, eu só quero que no treino vc movimente mais para ficar mais ágil e ganhar mais fôlego”.

Bom o resumo da ópera... cansei a pampa, suei para caramba, me embolei todo na hora de fazer as entradas, mas acho que entendi o objetivo dele... Acho que ganharei em velocidade, mas sem perder meu jeito de lutar... vamos ver no que dá...

Quero agradecer em público aqui, o auxílio que tenho recebido em MP do amigo Guicomes... suas dicas são de grande valia...

Offline GEM

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #99 Online: Abril 17, 2012, 17:09:13 »
É isso aí Alexander!
Continue com esta determinação que certamente atingirá seus objetivos.

Abraço,
GEM
Karate Wado Ryu

• Hero Member
« Resposta #100 Online: Setembro 04, 2012, 13:58:45 »
Amigos,

Sofri meu primeiro revés no treinamento... um estiramento na parte posterior da coxa direita, que será avaliado por um médico para determinar quanto tempo ficarei parado... espero que não seja muito, pois a Taça Denilson Caribé ocorrerá em outubro e quero estar pronto para ela.

No mais, um abraço a todos!!!

Offline GEM

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #101 Online: Setembro 04, 2012, 15:46:02 »
Caro Alexander,

Que pena, mas são ossos do ofício.
Tive uma contusão parecida assim que voltei a treinar (a alguns anos atrás) e demorou algumas semanas para ficar bom de novo (parei seomente 2 semanas, mas tive que limitar um pouco os movimentos).
Espero que melhore logo e não atrapalhe sua competição.

OSS/HAI.
« Última modificação: Setembro 05, 2012, 16:11:03 por GEM »
Karate Wado Ryu

Offline Lourival Silva

• Sr. Member
« Resposta #102 Online: Setembro 04, 2012, 18:03:20 »
Citação de: Alexander dos Santos
Sofri meu primeiro revés no treinamento... um estiramento na parte posterior da coxa direita, que será avaliado por um médico para determinar quanto tempo ficarei parado... espero que não seja muito, pois a Taça Denilson Caribé ocorrerá em outubro e quero estar pronto para ela.

Eu também já lesionei esta parte da perna direita, me parece que levou aproximadamente três semanas para sarar. Como o evento está próximo, seja rigoroso na recuperação ( "repouso", medicamentos anti-inflamatórios e etc...). Repouso quis dizer apenas o músculo afetado, o restante do corpo, inclusive os outros músculos da perna afetada estão inteiros, logo não tem porque o "bumbo parar de tocar" rsrsrs.

OSS!

• Hero Member
« Resposta #103 Online: Setembro 05, 2012, 14:02:45 »
Você tem toda a razão amigo Lorival...

Muito obrigado pelas palavras... estou meio que desmotivado por causa dessa dor que está forte, mas suas palavras me deram uma luz...rsrsrs

Um abraço!!!

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #104 Online: Setembro 05, 2012, 15:24:12 »
Alex,

tem uma pomada milagrosa no mercado..ACHEFLAN.Os medicos dizem que e a melhor do mundo para esse tipo de lesao.Mande sua esposa passar sem do no local e fazer massagem por 5 minutos......nao tem erro. Boa sorte . Oss
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna