"Se quer paz, prepare se pra guerra, se nao quer nada descanse em paz"
Na 5ª série (faz tempo hein! rs) tÃnhamos um professor de matemática que quando a gente errada a tabuada chamava a gente de burro. Se errava novamente, levava livrada no ombro. Apesar dele fazer uma cara braba, sabÃamos que não era a sério. Contudo, a galera se esforçava porque ninguém queria ser o "alvo" do cara. E ele era um dos professores que a galera mais gostava.
Só escavando um pouco os lados A e B da história.Não nos esqueçamos que o japão tem um imperador, que impõe sua autoridade suprema e onipontente, tem todo um reflexo social. Todos lebram dos KAMIKAZES? Para alguns bravos heróis de guerra, capazes de entregar sua vida pela honra de seu paÃs. Entretanto para outros alienados polÃticos, idiotas o bastante para morrer em nome do nazismo de Hitler, sem saber que seriam os próximos a serem exterminados.Temos muito a admirá-los, só basta filtrar o que eles tem de bom, autoritarismo não é exemplo a ser seguido.Oss!!!
Existem alunos, que por mais que a gente tente, não aprende nada.Vai todos os dias no Dojo, é esforçado, ou pelo menos finge ser, mas não consegue fazer nada certo. A gente corrige muitas vezes até que ...desiste.Parece que o cara não nasceu pro Karate. O que fazer?Tive aluno que todos os dias eu mostrava a maneira correta de socar Choku Zuki(Soco basico) a nivel chudan e ele sempre voltava no dia seguinte fazendo Jodan.Resolvi parar de ensina-lo....resultado....10 anos na mesma faixa.Tolerancia zero ou paciencia tem limites???
Prezado Sato,O cara no Japão se sujeita a tomar porrada de sensei, e nem por isso tem os melhores lutadores do mundo... vão me dar uma lista de nomes de japoneses que acham tops dos tops, mas toda a vez que bota pra trocar pau de verdade, não sobra um... aà vão me dizer MMA não é comparativo, mas é o que temos de mais próximo da realidade... todo o japones que sai de seu mundinho ilusório de que é a bananada mais assucarada da banca, toma ferro... salvo alguns poucos nomes, como Sakuraba que só se deu bem no Pride, e um ou outro de menor expressão... Repito, o professor tem que saber a hora de elogiar e de cobrar. A cobrança pode ser dura, aliás eu acho que tem que ser dura, mas nunca que exponha o aluno a humilhação.