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Karate => Métodos de treinamento, Dojos ou Academias => Tópico iniciado por: thiago abreu em Fevereiro 08, 2013, 06:19:05
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li ontem esse trecho escrito pelo Mestre Funakoshi em seu livro Karate-do Nyumon que diz:
" O Karatê-do é uma arte marcial nobre,e o leitor pode ter certeza de que aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas,ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas,como retalhar carne ou arrancar costelas,realmente não conhecem nada do Karatê. Eles estão brincando nos galhos e entre as folhas de uma árvore frondosa,sem ter a minima ideia do que é o tronco."
Baseado nisso ,gostaria de perguntar aos colegas se vcs tem a mesma impressao que eu no quesito que as academias de hj em dia estao focadas em competiçoes ,e estao esquecendo os principios do Karate-do,veja bem não sou contra competir,só acho que existe uma grande comunidade de praticantes que não conhecem a filosofia do Karate.
por favor deixem sua opiniao :
oss
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Thiago,
Acho que a filosofia está sendo, lentamente, esquecida por dois motivos:
1- Instrutores que devido a sua graduação de faixa-preta, se acham capazes de lecionar o Karate. Isso é o que mais tem por aÃ.
Antigamente, no Judo, para se atingir o grau preta, o aluno tinha que estudar filosofia, pedagogia voltada para ensino de crianças, conhecimentos de educação fÃsica, primeiros socorros e etc. No Karate, só era permitido a você ser professor se você atingisse o 3 grau de preta. Ou, no caso da JKA, fazer o curso de Kenshusei.
Então, eu concluo que esses "senseis" não tem conhecimento para passar as bases filosóficas para os seus alunos.
2- Alunos que não se interessam por filosofia e sim pelos tÃtulos de campeão que o seu "sensei" possa ter...
Eles querem ser campeões também e negligenciam todo o resto, para que se foquem nessa realidade.
Notem que não são TODOS os que praticam esporte são negligentes nas bases filosóficas. Conheci vários atletas no Orkut, Karateca.net e Facebook, de diferentes estilos que não pecam nos fundamentos de Budo nas suas escolas. Generalizar é errado.
Meu Sensei vai começar, neste ano, um curso para de formação de professores.
EspecÃfico para Faixas Marrons, destina-se a dar ao futuro faixa preta as condições teóricas de história, desenvolvimento, atualidade, raÃzes marciais, princÃpios filosóficos, organização, método educacional, didática, primeiros socorros, técnicas de relaxamento (shiatsu) entre outras.
O curso se pauta no que atualmente se denomina Old School, ou seja, o resgate e entendimento do Karate antigo que possuia objetivos claros e bem definidos, formando excelentes professores com conhecimento e técnica acima de qualquer suspeita.
Atualmente os Faixas pretas recém formados não possuem o conhecimento mÃnimo necessário de modo a poder esclarecer seus futuros alunos acerca dos princÃpios basilares da arte que pratica.
Esse curso, apesar de ser direcionado aos faixas marrons, também pode ser frequentado por faixas pretas que desejem aumentar seus conhecimentos.
Não tem data ainda de inÃcio, mas informarei ao pessoal da comunidade quando começa.
Eu mesmo farei o curso.
Oss!
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Muitas academias se mantém no ensino esportivo, trabalham o ano inteiro visando competições. De certa forma, incentiva o aluno a buscar desafios, incentiva a familia a ve-los em competições, mas creio que isso precisa ser dosado, pois estamos ficando "nas folhas e galhos". Um dojo pode passar este ensino competitivo, mas nunca deixar de lado o ensino marcial, este pelo qual é o principal objetivo de nosso karate.
Ensino o Karate Marcial, ja deixei isso claro para os alunos, não que não goste do esporte, mas sempre penso no karate de combate real. Ja competi, obviamente não guanhei pois nunca treinei exclusivamente para isso, pois sempre entrava pesado, machucava o oponente e nunca pontuava. Tenho alunos com grande potencial para competições, são rápidos e leves, se eles quiserem competir, darei todo meu apoio, mas nunca deixarei de passar para eles que karate é além de competições.
Vocês falaram tudo, as pessoas procuram campeões para ensina-los e esquecem que tem muito faixa-preta que tem uma sabedoria incrivel e nunca se aventurou nas competições.
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Não sou defensor fanático das competições, mas vcs parecem que só prestaram atenção em 1 parte da frase...
Vamos reler o texto... "O Karatê-do é uma arte marcial nobre,e o leitor pode ter certeza de que aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas,ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas,como retalhar carne ou arrancar costelas,realmente não conhecem nada do Karatê. Eles estão brincando nos galhos e entre as folhas de uma árvore frondosa,sem ter a minima ideia do que é o tronco."
Funakoshi não estava falando de competição não... vamos ver o contexto da sua época... não havia competições e ele nem considerava essa possibilidade.
Ele está condenando nessa frase, a todos nós aqui do site que ficamos medindo nossa marcialidade através de nossa vaidade sem fim.
Na verdade, ele está criticando tanto os que procuram o karatê só para competir "o leitor pode ter certeza de que aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas", como os que se dizem tradicionais e ficam destilando façanhas e dizendo que o karatê é uma luta mortal e que faz e acontece "ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas,como retalhar carne ou arrancar costelas".
O trecho do texto é profundo sim, mas a palavra é uma espada de duas lâminas e corta para os dois lados!
Um abraço e fiquem com Deus!
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Concordo, na verdade Funakoshi criticava aqueles que utilizavam o karate pare enaltecer seu ego, se exibiam e queriam mostrar que eram bons. (acho que isso atira para todos os lados!)
Funakoshi pregava um karate puro, calmo, humilde e sem prepotencia.
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Pessoal, isso me gerou uma dúvida! MAS NÃO É OFENSA A NINGUÉM!!!! ;)
Concordo com o Mestre Funakoshi quando ele afirma que "aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas,ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas,como retalhar carne ou arrancar costelas,realmente não conhecem nada do Karatê", mas ele também NUNCA afirmou que essas "façanhas" devam ser negligenciadas, ou extintas do treinamento.
Toda vez que eu vejo um vÃdeo de Tameshiwari, eu vejo alguém escrevendo aquela frase do grande dragão branco "tábuas não reagem"... mas eu acho esse comentário vazio e deveras invejoso.
Será que as escolas modernas estão usando esse argumentos como uma forma de respaldar a sua incompetência técnica no Karatê?
Oss!
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Poxa Kohai, agora acho que o papo cresceu bacana...
Veja o que penso...
Eu creio sinceramente que o sensei Funakoshi realmente acreditava nisso, quero dizer, as façanhas que podem ser alcançadas pela prática do karatê devem ser buscadas através de treinamento duro e sério. Entretanto, temos que pensar em algumas considerações.
O sensei Funakoshi não era um excelente "lutador", isso já dito aqui mesmo no fórum, até porque era um pacifista convÃcto. O Jyu kumite só aparece no treinamento do karatê, já no final de sua vida.
Entenda agora a linha de raciocÃnio a qual chamo para refletirmos. Você não acha que os karatecas que surgem depois do advento do jyu kumite, não eram melhores que os que surgem antes do jyu kumitê? E os karatecas que surgem depois do advento do primeiro campeonato de karatê, não são melhores que os de antes?
Aà creio eu, temos que fazer duas análises distintas.
1ª - Como lutadores, os que surgem depois dessas evoluções do karatê, certamente são melhores lutadores que os primeiros karatecas... certamente tem melhor condicionamento fÃsico, técnico e até mesmo mental talvez.
2ª - Como detentores de conhecimento abrangente do karatê, talvez, e somente talvez, os primeiros karatecas sejam melhores que os seguintes. Isso porque não necessariamente um karateca pós Nakayama, tenha aberto mão do conhecimento geral, o que nesse perÃodo acho muito provável.
Logo, podemos estar passando por um processo de supervalorização das duas partes que se antagonizam.
Antigamente, no tempo em que Funakoshi escreveu este texto, talvez estivesse crescendo o número de adéptos das grandes demonstrações de força e poder, além de estarem surgindo os primeiros burburinhos de enfase no combate. Como um mestre muito inteligente, e conhecedor do karatê a fundo, percebesse que o karatê é muito mais que isso, além de que realmente quebramento de telhas não faz do karateca um exÃmio karateca.
Vou deixar assim por agora, porque como estou no trabalho, já perdi minha linha de raciocÃnio.rsrsrsrsrs
Um abraço, e fiquem com Deus!
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Tameshiwari é bem interessante, mas creio que tornou-se vazio ante a forma que era utilizado por pseudomestres, fazando a prática tornar-se apenas uma apresentação vazia.
Tameshiwari, assim como o treinamento de Makiwara não são apenas golpes desferidos em uma madeira, devem ser acompanhados de outros atributos técnicos para ter seu objetivo alcançado, senão são apenas golpes, e não Karatê.
Talvez por isso a prática de Tameshiwari tenha sido meio que abolida das escolas de Karatê.
As pessoas não entendem o seu uso.
OSS
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Todo Karateca que se preze um dia ja efetuou quebramentos. Mas aqueles que persistiram nos treinos por anos a fio, desistiram de faze-lo por chegarem a conclusao que nao serve pra nada.
Qualquer fortao pesado tambem quebra pedras e Tijolos.
Sensei Stan diz que aqueles que vivem quebrando coisas para demonstar seu Karate tem Cabeca Vazia. Karate significa maos vazias, nao cabeca vazia.
Mas como tem gosto pra tudo, cada um que seja feliz com o que gosta de fazer.
Como diaria Mifune Sensei....Para quebrar pedras, prefiro um MARTELO!!!
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"aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas,ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas,como retalhar carne ou arrancar costelas,realmente não conhecem nada do Karatê", mas ele também NUNCA afirmou que essas "façanhas" devam ser negligenciadas, ou extintas do treinamento.
Tem um ditado que diz:
Não se vanglorie, mas não se subestime.
Basicamente é o equilÃbrio das coisas. E eu acredito que é isso que Sensei Funakoshi quiz dizer. Quebrar coisas não quer dizer nada. Se achar a última rosquinha do saquinho só mostra o quanto a pessoa não está preparada.
E o mesmo vale pra pessoa que não se dá valor.
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Ele também falou sobre humildade e caráter, pois as pessoas estavam se vangloriando, se exibindo. Funakoshi não parecia concordar com isso.
Realmente, as tecnicas de quebramento tem sumido dos dojos, mas pior ainda, até mesmo a utilização do makiwara tem sumido. O uso destas tecnicas não são para exibicionismo, mas faz parte do treinamento do karateca, ajuda-o a se tornar mais completo, resistente.
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ola
quando propuz essa boa discussao não falei nem citei que o mestre Funakoshi tratava do assunto competição so foi uma ideia minha que tirei baseado na falta de base que tenho visto em algumas academias ,inclusive onde treino ,so pra ter uma ideia ,esses dias fui corrigir uma base de um colega faixa laranja e as palavras dele forar:"NÃO TE PERGUNTEI NADA".Na minha epoca de inicante nunca vi isso acontecer.
oss
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ola
quando propuz essa boa discussao não falei nem citei que o mestre Funakoshi tratava do assunto competição so foi uma ideia minha que tirei baseado na falta de base que tenho visto em algumas academias ,inclusive onde treino ,so pra ter uma ideia ,esses dias fui corrigir uma base de um colega faixa laranja e as palavras dele forar:"NÃO TE PERGUNTEI NADA".Na minha epoca de inicante nunca vi isso acontecer.
oss
O assunto em sà não seria nem competição, mas o fato de nos dias de hoje, vermos academias não ensinando karate como se deveria, com respeito, ordem, dentro do verdadeiro BUDÔ.
Fora o fato de não ensinarem Karate, mas apenas fragmentos desta arte.
E quando eu era faixa colorida, tinha que respeitar os mais graduados, sempre segui isso até hoje. Ano passado teve em meu dojo um faixa preta 3º dan, na ocasião, eu após algum tempo de aula, me dirigi ao sensei e pedi que ele nos desse a honra de nos ensinar algo naquele dia.
E foi uma grande aula
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ola
...esses dias fui corrigir uma base de um colega faixa laranja e as palavras dele forar:"NÃO TE PERGUNTEI NADA".Na minha epoca de inicante nunca vi isso acontecer.
oss
Eu saà de um dojo por causa disso! Total falta de respeito aos colegas de treino, principalmente aos senpais. Os adolescentes de hoje nao tem limites!
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Ah se fosse comigo!!!
No próximo treino seria só burduada. E se reclamasse eu responderia: "EU NÃO TE PERGUNTEI NADA".
Se está bom para desrespeitar senpai, está bom pra guentar treino forte.
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Se está bom para desrespeitar senpai, está bom pra guentar treino forte.
....#Oss!
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o professor se mostra quando o aluno esta pronto.
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Osu, amigos!
Vejo a questão proposta como de inteira responsabilidade do Sensei.
É ele quem dá o “colorido†de seu Dôjô, ou de sua academia. Ele pode focar somente a competição; ele pode incentivar a violência; ele pode construir e amparar jovens desassistidos com os conceitos de cunho moral do Dôjô-kun. Ele pode também não conhecer nada disso...
Vai depender da vivência marcial desse Sensei, seus valores, suas construções intelectuais e morais.
Os bons atributos da personalidade tem origem nos princÃpios da formação do caráter. Qualquer eiva psÃquica se manifestará em sua “expressão marcialâ€, em sua didática. Suas frustrações, suas delinquências, sua truculência, sua covardia, sua arrogância, será transmitida junto à sua filosofia enferma.
O Sensei que melhor desempenho tiver, deverá saber desnudar-se para si mesmo, em um processo de autoconhecimento desgastante e por vezes doloroso. Isso porque todos nós somos eivados em nossa formação mais primitiva, impedindo-nos de sermos “lúcidos†enquanto estivermos revestidos por máscaras de “faixas-pretasâ€. Esse autoconhecimento é o caminho mais profundo do Dô.
Um Dôjô de Karate-dô caracteriza-se pela vivência do Budô em todas as suas expressões: respeito (ao local, ao mestre, ao professor, aos mais antigos, a si mesmo), conhecimento teórico e filosófico, conhecimento técnico, treino fÃsico.
Todas essas manifestações são de responsabilidade do Sensei (mas, nem sempre executadas por ele, cabendo distribuir tarefas aos Senpai).
No item “respeitoâ€, a prática rigorosa do Reigi, a reflexão acerca do Dôjô-kun e Nijû-kun são fundamentais. O Sensei tem que ter conhecimento teórico e filosófico sobre esses pensamentos da cultura japonesa. E antes disso, tem que possuir um intelecto capacitado (não significando formação acadêmica).
Nos demais itens o conceito de Shingi-tai é o melhor suporte para o Sensei, desde que ele possa dominar os aspectos encerrados nesse contexto filosófico.
Infelizmente uma formação, tão somente, não é sinônimo de um bom Sensei, embora ajude muito no aperfeiçoamento daqueles já propensos em sua formação moral.
Osu.
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o professor se mostra quando o aluno esta pronto.
oss!!!!
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Acho que a citação do Mestre G. Funakoshi usada na assinatura do Sensei Eros é o mais importante alerta para esta temática, quão sábio escrever algo tão significativo e atual:
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)â€
A maioria dos que iniciam no karate são crianças trazidas pelos seus pais, que ainda acreditam na disciplina e na filosofia do karate e do judo, mas a imagem que o UFC, os “pitboys†vai propagando na mÃdia, somado à s reportagens sobre maus professores agredindo seus alunos e o esportivismo desacerbado é o que vai estragando esta referência positiva que sempre tivemos.
Acredito que a busca pela filosofia não seja o principal motivo que atrai adultos e jovens para o karate, mas o aluno pode aprender a valorizar e a respeitar estes princÃpios, só depende do Sensei.
Oss!
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Osu, amigos!
Vejo a questão proposta como de inteira responsabilidade do Sensei.
É ele quem dá o “colorido†de seu Dôjô, ou de sua academia. Ele pode focar somente a competição; ele pode incentivar a violência; ele pode construir e amparar jovens desassistidos com os conceitos de cunho moral do Dôjô-kun. Ele pode também não conhecer nada disso...
Vai depender da vivência marcial desse Sensei, seus valores, suas construções intelectuais e morais.
Os bons atributos da personalidade tem origem nos princÃpios da formação do caráter. Qualquer eiva psÃquica se manifestará em sua “expressão marcialâ€, em sua didática. Suas frustrações, suas delinquências, sua truculência, sua covardia, sua arrogância, será transmitida junto à sua filosofia enferma.
O Sensei que melhor desempenho tiver, deverá saber desnudar-se para si mesmo, em um processo de autoconhecimento desgastante e por vezes doloroso. Isso porque todos nós somos eivados em nossa formação mais primitiva, impedindo-nos de sermos “lúcidos†enquanto estivermos revestidos por máscaras de “faixas-pretasâ€. Esse autoconhecimento é o caminho mais profundo do Dô.
Um Dôjô de Karate-dô caracteriza-se pela vivência do Budô em todas as suas expressões: respeito (ao local, ao mestre, ao professor, aos mais antigos, a si mesmo), conhecimento teórico e filosófico, conhecimento técnico, treino fÃsico.
Todas essas manifestações são de responsabilidade do Sensei (mas, nem sempre executadas por ele, cabendo distribuir tarefas aos Senpai).
No item “respeitoâ€, a prática rigorosa do Reigi, a reflexão acerca do Dôjô-kun e Nijû-kun são fundamentais. O Sensei tem que ter conhecimento teórico e filosófico sobre esses pensamentos da cultura japonesa. E antes disso, tem que possuir um intelecto capacitado (não significando formação acadêmica).
Nos demais itens o conceito de Shingi-tai é o melhor suporte para o Sensei, desde que ele possa dominar os aspectos encerrados nesse contexto filosófico.
Infelizmente uma formação, tão somente, não é sinônimo de um bom Sensei, embora ajude muito no aperfeiçoamento daqueles já propensos em sua formação moral.
Osu.
Perfeito.
Oss!
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Acho que a citação do Mestre G. Funakoshi usada na assinatura do Sensei Eros é o mais importante alerta para esta temática, quão sábio escrever algo tão significativo e atual:
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)â€
A maioria dos que iniciam no karate são crianças trazidas pelos seus pais, que ainda acreditam na disciplina e na filosofia do karate e do judo, mas a imagem que o UFC, os “pitboys†vai propagando na mÃdia, somado à s reportagens sobre maus professores agredindo seus alunos e o esportivismo desacerbado é o que vai estragando esta referência positiva que sempre tivemos.
Acredito que a busca pela filosofia não seja o principal motivo que atrai adultos e jovens para o karate, mas o aluno pode aprender a valorizar e a respeitar estes princÃpios, só depende do Sensei.
Oss!
otima explicação
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Concordo, na verdade Funakoshi criticava aqueles que utilizavam o karate pare enaltecer seu ego, se exibiam e queriam mostrar que eram bons. (acho que isso atira para todos os lados!)
Funakoshi pregava um karate puro, calmo, humilde e sem prepotencia.
perfeita afirmação, explicou o que estamos tendo nos dias atuais e finalizou falando o que deveriamos ter segundo o espirito original da arte das mãos vazias pregado por Funakoshi.
CONCORDO EM GÊNERO,NÚMERO E GRAU.
"O KARATÊ DE FUNAKOSHI É PARA SI, CRESCIMENTO DO ESPIRITO E CARÃTER E NÃO PARA OS OUTROS ENGRANDECEREM SEU PRÓPRIO EGO"
OSS
LINO-DO
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Excelente discussão ;)
Fico feliz em le-la e ver que ainda existem exÃmios professores com vos a pregar o Budo.
Concordo com tudo dito por Eros José Sanches.
Pratico Karate-do a muitos anos e sempre aprendi com meus sensei's um karate puro, calmo, humilde e sem prepotência.
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Osu,
Eros José Sanches,
Concordo com sua posição, mas para não perder o foco, gostaria de perguntar-lhe se: o Caminho marcial é um reflexo da vida, ou a vida é uma reflexão para o Caminho marcial? Acredito que as duas visões são necessárias ao Karate-Do, mas gostaria muito de ler sua opinião. De toda forma, parabéns por sua postagem - perfeita.
Osu.