Prezados, Como todos sabem, gosto de criar temas polêmicos. Mas são todos temas que flutuam na minha cabeça, e tento achar respostas para todas as idéias. Certo dia, estava em casa com minha famÃlia. Minha esposa e meu filho haviam dormido, e eu não estava com sono, então fui procurar um canal para assistir na televisão. Nessa busca, me deparei com o History Chanel (se não me falha a memória), e me deparei com um programa onde dois rapazes, viajam pelo mundo procurando praticas marciais nas melhores academias, dojos e outros. Neste dia por coicidência, o programa foi sobre karatê.Neste programa, eles foram a Okinawa, e visitaram os mais tradicionais dojos do japão. Todos com treinamento e aplicação tradicionalÃssimos. Para terem uma idéia, num dojo "chique", o cara tem uma pedra gigante, toda sacaneada, de tanta "trauletada" que nego dá na pedra. Num outro, o cara treina no meio de uma mata, e lá o cara dá paulada nos caboclos dele, e os caras são duros na aplicação do karatê. Outro ponto que me chamou atenção, é o tipo de kihon dos caras. Repetição exaustiva de um mesmo golpe, sendo que os caras não ficam presos ao treino de kisame-guiako (só exemplo tá), os caras fazem kihom com nukites, hirakens, keito e até kakuto. Não que não treinamos isso aqui, tanto que conheço os golpes, mas normalmente, treinamos quando praticamos os katas. É difÃcil ver treino de kihon ipon (por exemplo), onde se aplique (exemplo) para um ataque de oitsuki, uma desesa hidari chudan uchi uke contra atacando washide ushi.Hoje, discutimos sempre sobre karatê tradicional e esportivo. Mas será que vivemos e treinamos o karatê tradicional de fato? Treinar duro e forte, é ser tradicional?Entendam, minha base é toda formada pelas teorias e práticas do shihan Benedito, hoje, vivo em Salvador, e sou aluno do sensei João Luiz, que é aluno do sensei Silvio Lopes (alguns devem conhecê-lo), que foi aluno do sensei DenÃlson Caribé. Tanto o sesei Silvio quanto o sensei João, ensina quem quer participar de campeonato o que tem que saber para campeonato, mas para todos, eles ensinam o melhor do karatê para vida. Seria o que posso dizer de combinação perfeita entre o treino tradicional e o esportivo, entretanto, não vejo o tradicionalismo como gostamos de pregar aos 4 ventos.Outra pergunta que acho pertinente neste longo tópico, é se essa tradicionalidade é tão necessária num mundo onde encontramos facilmente o “faixa preta de 9 milÃmetrosâ€, ou o mestre em “AR 15â€?Entendam, gosto e sou adepto do karatê forte, o que questiono é se somos tudo isso que pregamos...Aguardo a enriquecedora contribuição dos amigos deste fórum.Fiquem com Deus!!!Acessem www.diantedecristo.com.br
Meu caro Kohai_Taigen, que belo DoJo!!!Lindão!!! Onde fica? Entrei no site do seu Sensei e não vi endereço, só da clinica de acupuntura. É na Ilha do Governador?Agora se me permite comentar o vÃdeo... digo o seguinte. Para quem nunca praticou uma arte marcial de contato pode achar bacana mas, se um macaco velho como eu for ver dois camaradas chutando a virilha com uma violência capaz de derrubar o colega de treino, nem $%&! que o cara levanta, faz cara de paisagem e chuta o cara que acabou de lhe derrubar, derruba o maluco e vão em frente... outra coisa, o que é aquilo que os caras fazem vestidos com um protetor parecendo de juiz de Baseball, se socando nitidamente sem força, e o pior, para que aquele moleque magricela segurando um dos camaradas?!?!?As lutas, são sombrinhas... beleza que há esse tipo de kumite mas o coro comendo, tipo “sapeca iá iá†desculpe, mas isso eu não vi... O Renshi Getulio Sensei, é faixa coral de que estilo? Shotokan ao que eu saiba não tem nem grau na faixa...De repente te crucificaram no outro site por causa do vÃdeo que é fraco, mas até pode ter sido feito cheio de encenação para servir de demonstração, sei lá, para quem não conhece arte marcial... Não se ofenda, apenas estou comentando o que vi no vÃdeo... Mas que o DoJo é lindo, isso ele é!Oss.
Saudações Kohai_TaigenMe parece que o sensei Getúlio utiliza um pouco de cross training ao shotokan que ensina no dojo não ? me desculpe se estiver errado. De qualquer forma sempre achei o Karatê do sensei Getúlio bem forte além de ser uma pessoa muito boa.abraçoOss