Autor Tópico: Kote kitae  (Lida 14364 vezes)

Offline KarateSurfe

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
  • Hy there By Renato
Re:Kote kitae
« Resposta #30 Online: Fevereiro 16, 2011, 11:18:14 »
OSS!

Alexandre,

Acho que o que Gustavo (Shaolin) quiz dizer foi resumido brilhantemente por Pedro Sensei.
Quanto àquele que não suporta a dor, não tem condição de ser um artista marcial, apenas de ser um simples esportista. O Karate nesse aspecto exige muito e é muito cruel, e preconceituoso.
Oss
Pedro  

Posso falar com conhecimento de causa pois fui aluno do Shaolin. Nós treinavamos esse calejamento sim, mesmo os novatos. Na época ele e os mais graduados ficava com o braço parado e os novatos mediam a força para bater.

Logico que ninguém é maluco... Por isso a importância do professor terinar os alunos com eficiência mas cuidando para ninguém se machuar.
OSS!!!
Oss, Renato Surfe and Karate

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #31 Online: Fevereiro 16, 2011, 13:31:42 »
Prezados,

Creio que esta discussão foi mais uma prova de como é difícil expressar o que se deseja com 100% de sucesso através da escrita. Acredito ainda, que se estivessemos falando pessoalmente, a discussão teria sido maravilhosa. E com o testemunho do amigo KaratêSurf, consegui visualizar o treinamento.

Compreendida a situação, creio então que todos concordamos em todos os pontos.

Um abraço a todos...

Fiquem com Deus!!!

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #32 Online: Fevereiro 16, 2011, 14:16:01 »
Olá colegas,
O excesso é prejudicial em qualquer atividade que executamos. O okinawa karate não segue o padrão japonês “imposto†pela JKA (Nakayama) e continuam treinando da mesma forma. O kote kitae juntamente com o kakie e treinamento com aparelhos: makiwara, sague Dara, take taba, tetsugueta, chischi, sashi, akuroku ki e treinamento do kobudo fazem parte do dia a dia do karate okinawano. 
A aula inicia-se com taiso, kata, bunkai, complementado com o citado acima e termina com o chossei undo. Por exemplo, treina-se pouco kihon mais se executa muito kata e bunkai assim como o yakussoku kumite.  Como pode ver apenas uma forma diferente de se treinar o karate fora dos padrões do karate japonês.
Abs.
Ari – Santos/SP

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #33 Online: Fevereiro 16, 2011, 18:59:56 »
... O excesso é prejudicial em qualquer atividade que executamos...
Oss Ari Sensei!

OSS! Alexandre, Acho que o que Gustavo (Shaolin) quiz dizer foi resumido brilhantemente por Pedro Sensei (...) Por isso a importância do professor terinar os alunos com eficiência mas cuidando para ninguém se machuar.OSS!!!

Oss Renatão. É isso mesmo! Ninguém está mandando o camarada virar o monge da Opus Dei do Código da Vinci e sair enfiando cinto de prego e coroa de espinhos... é um treinamento, doloroso mas, fazer o que... Arte Marcial DÓI. Vide o tópico "A DOR"... Quando anunciavamos no treino, "PESSOAL, VAMOS TREINAR CALEJAMENTO" neguinho já fazia aquela cara de assim  :-\ .

Prezado Shaolin, Só para informar que xadrez faz parte do meu treinamento, uma vez que aperfeiçoa a capacidade de concentração e resolução de problemas. Seria bom para o amigo jogar xadrez com o mesmo objetivo que o meu? Provavelmente não! Cada ser é individual em suas características...
Xiiii, acho que você magoou... Não foi minha intenção de cutucar lhe mandando jogar xadrez, disse que aquele individuo que quer praticar algo sem se machucar melhor Xadrez que Karate. É ou não é? Se bem que você pode jogar com um cara meio doido que não sabe perder, e como isso “faz parte do seu treinamento†e você está fera em comer a Rainha dele (olha a mente suja!!!) de depois manda um xekmat, vai que o cara fica puto e te arremessa o bispo na cara e quebra o tabuleiro na tua cabeça... um perigo! Já eu, esse perigo não corro... infelizmente não tenho tempo para fazer do xadrez parte do meu treinamento.

... Eu particularmente, não me impressiono com coleções gigantes de contusões, pois eu, dentre as muitas que tive, tenho meniscos comprometidos, um ligamento cruzado deteriorado, e um músculo adutor completamente atrofiado (que devido ao treino de ontem que foi fortíssimo, está doendo tudo. Joelho e parte interna da coxa). E tenho certeza que isso não foi conquistado com um treino adequado.
Meu irmão, meu depoimento foi ilustrativo, um exemplo apenas. Quis ilustrar o que geralmente rola com que se mete com artes marciais por muito tempo assim como eu. Nunca, nem de muito longe quis lhe impressionar. Se eu tivesse falado de meus iates, de minha Ferrari, que já comi a Beyoncé e a Shakira juntas, aí sim! Eu tava querendo impressionar!



Que me perdoe os “saudáveis†mas o cara que fala que treina forte um Karate, ou qualquer arte marcial, e não tem nem um hematomazinho nos braços, desculpe, mas acho que o cara está treinando na etapa do xadrez... e ainda não apareceu o doido que lhe mandasse o bispo na fuça nem quebrasse o tabuleiro no coco do infeliz.   :P

Oss ;)
      Gustavo

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #34 Online: Fevereiro 16, 2011, 21:42:04 »
Caro Shaolin, sou obrigado a concordar com vc, quem treina karate arte marcial e não se machuca, não deve estar treinando sério.
Pessoalmente, eu treino makiwara(seiken), pedra(shuto), pneu(canela) e outras maluquices!!
Oss!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #35 Online: Fevereiro 17, 2011, 09:22:31 »
Prezado Shaolim,

De nenhuma forma me senti ofendido por me mandar jogar xadrez. Acompanho seus comentários (assim como os outros) e já pude perceber como é seu jeito de escrever (que me fez lhe respeitar bastante).

Quanto ao "impressionismo" que coloquei, não foi uma citação pessoal (perdoe-me se pareceu), mas é que vejo um monte de gente "cantando" suas contusões como menestréis insandecidos, e confesso que isso me incomoda um pouco como praticante de esportes e como praticante de karatê.

Veja prezado Shaolim e Ulbricht, de nenhuma forma nego, ou vou de encontro, a certeza de que o treinamento de qualquer atividade física de alto rendimento (como foi muito bem colocado aqui por outro colega), venha a causar dores. Beleza!!! Também não nego, e tenho absoluta certeza que o combate em academia pode (e muitas vezes) ocorrer uma contusão mais séria.

O que estou discordando de vocês, é que (como você mesmo disse), o cara faça um treinamento como Opus Dei do código daVinci.

Eu já treinei dessa forma, contagiado por idéias de "super-homens", e hoje não aceito mais isso... Isso é alto flagelo!!!

Agora entendam o que vou colocar aqui... Eu treino karatê desde os 14 anos, tenho um nível de calejamento que me permite fazer certos tipos de treinamentos que alguém que está começando agora não aguenta, e eu acho que o mesmo calejamento que eu tenho hoje, eu alcançaria de outras formas que não treinamentos brutos sem o menor embasamento "científico" (se me permitem dizer assim).

Makiwara é bom? É ótimo, mas por que mandar o iniciante bater no makiwara antes de acostumar a mão com uma boa flexão de braços com punhos fechados, ou até mesmo em sacos de pancadas? Por que mandar um iniciante bater em pedra (sinceramente eu nunca fiz, só em paredes ou colunas de brincadeira), antes de acostumá-lo em um saco de pancadas? Entendem o que digo?

Eu concordo que arte marcial é coisa pra doido, mas até a doidera pode ser saudável se for bem orientada... Eu sinceramente não gosto deste treinamento Kote Kitae (que eu já conhecia, mas só soube o nome agora), por mais calejamento que venha alcançar, eu acho sem sentido já que o treinamento regular, vai te trazer a resistência e a técnica necessária para efetuar uma defesa sem se ferir. Mas para quem gosta, fica meus respeitos, mas o pedido de que haja a consciência de que um iniciante deve precisar de uma preparação antes. Um treino prévio que o prepare para o mais pesado.

É como o bebê. Recem nascido, precisa do leite da mãe, depois vai para a papinha, e só depois para a comida sólida...

Obs.: Shaolim, ratifico aqui o respeito que tenho por você e suas opiniões. Estou "discutindo" contigo na mais perfeita paz de espírito. De nenhuma forma me senti ofendido por seus comentários...

Um abraço a todos e fiquem com Deus!!!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #36 Online: Fevereiro 17, 2011, 12:14:20 »
Alexander meu camarada,

Que bom! Achei que voce magoou... :-[

de novo, se pareceu que lhe mandei jogar xadrez não foi minha intenção... e sim falar de quem não quer se machucar...

Suas sujestões de treino são bem legais; flexões de punho, makiwara e etc, mas mesmo isso, haverão restriçoes para iniciantes. É ou não é? Um moleque que nunca socou uma makiwara vai fazer uma bela careta quando der o 1o guiaku zuki na madeira... não dá para ser diferente.

Lá no Rio, minha cidade natal, treinavamos JJ na academia do Mestre Romero Jacaré. Havia uma tropa de malucos que adoravam inventar moda em treinamentos. Nessa, uns dos moleques que morava no nosso prédio em Botafogo arrumou uns pedaços de tatame para treinarmos nas horas vagas no campo de futsal do prédio, e com isso, ficaram sabendo que uns chamados “membros do Sendero luminosso†(um dúzia de malucos, dentre eles o Mestre Fabio Gurgel) faziam uns treinamentos nada ortodoxos... dentre eles, o singelo treinamento de fazer uma FORCA COM A FAIXA E SE ENFORCAR! Os loucos se penduravam pelo pescoço até desmaiar, quando o retartado desmaiava, os outros membros do "Sendero" retiravam a forca do pescoço do enforcado... :P Segundo os caras era para se acostumar com estrangulamentos e não desmaiar... Claro que isso só podia dar $%&!! Um dos moleques tentou fazer igual... se amarrou no salão dos tatames na trave de futesal e quase morreu...


... Bom Como citei o nome o Mestre Romero Jacaré, quero aproveitar e mandar um OSS a ele a meu amigo e professor ALexandre Paiva. Ao Mestre meus parabéns (um pouco atrasado...) pelo 7o DAN e pela bela faixa coral!

Nosso querido Mestre Jacaré tinha uma paciência de JÓ comigo e com a molecada que treinavamos na Master nos anos 80.

« Última modificação: Fevereiro 17, 2011, 15:17:59 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #37 Online: Fevereiro 19, 2011, 13:22:12 »
...meu ponto de vista... um treinamento em que te machuca, não pode ser saudável (não estou dizendo que é certo ou errado), só estou defendendo, que o calejamento de antebraços, vem com o treinamento constante sem necessariamente ter que ficar batendo braço com braço com outro colega. Não vejo grandes vantagens nesse treinamento, talvez a curto prazo, vc colha frutos interessantes, mas a longo prazo, eu creio que haja sim prejuízos a saúde.

Meu amigo Alexandre, Tenho meu nariz torto (quebrado 3x), os dois supercílios com cicatrizes, cicatrizes nas mãos de cortar na cara de adversários, os dedos do pé tortos porque já quebraram e ao calcificar ficaram assim, o ombro esquerdo deslocado (Graças a Deus ele não sai mais graças a fisioterapia), já fiz diversas contraturas e uma distensão muscular feia no posterior da coxa esquerda (tratei no Santos F.C. e agradeço ao Dr Braga!), torci feio o joelho direito em uma luta, e a um mês atrás, torci novamente o MALDITO joelho direito que está doendo paporra treinando Kumite com meus companheiros da Mushinkan. Sem contar os vergalhões roxo feios para cacildis que nem vou me alongar visto que sou filho de Italiano e herdei a tonalidade “bixo de goiaba†dos carcamanos, ou seja, sou um branco azedo que quando pego sol fico vermelho igual a uma lagosta...

Isso é saudável? ??? (...) parece mais um paradoxo mas, eu não pratico esporte; eu pratico artes marciais! E meu amigo, não agüenta isso, melhor jogar xadrez pois, artes marciais, por mais fraca que seja, você está na chuva e vai se molhar.

Agora lá vem o paradoxo, mesmo ficando no passar dos anos todo $%&!, veja o exemplo do que a arte marcial faz aquele que suporta essas “dores†e chega a velhice como Asai, Shinzato, Chan... Os caras botam muito garotão no chinelo.

Meu amigo. Fiquei de 2006 a 2009 sem treinar nada, fiquei em função de mestrado, mudança de cidade, trabalho, nascimento de minha filha. Nada de socos e chutes, de calejamentos, de lutas, NADA! Sabe o que ganhei? 25 kilos a mais, hipertensão, estresse! Prefiro me estoporar lutando!


Oss.


Galera primeiramente queria me desculpar por não ter acompanhado o tópico porque esses dias fiquei sem internet, gostei bastante da discussão e concordo plenamente contigo Shaolin quem quer treinar karatê de verdade precisa de um mínimo de calejamento, e quem não treina só sabe lutar com quem treina de seu mesmo modo porque com toda certeza ao lutar com outro artista marcial levará a pior no primeiro contato de ossos ou com algum golpe desferido no abdómen.

Pra mim o treino de kote kitae é imprescindível e quem não treina quando for lutar com quem treina estará na desvantagem, também não concordo que com tanto que treinado com o mínimo de bom senso te prejudicará no futuro, meu sensei que tem 72 anos e todos os dias treina com canos de ferro é a prova viva disso pois  têm a saúde impecável (claro que ele foi aumentando a intensidade dos treinos aos poucos) e sem contar que possui uma absorção de golpes de assustar seja nos braços nas pernas e no abdomen, digo isso pois em um simples defesa que faço em um golpe dele eu é que me machuco hehehe.

Esse treino não deve ser perdido até porque todos os mestres antigos o faziam o que mostra ainda mais a sua eficiência por viverem em épocas de perigo constante, e quem não suporta a dor que procure um esporte e não uma arte marcial que te ensina a vencer a dor, ou nem isso porque até jogando peteca você pode se machucar.

André
 

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #38 Online: Fevereiro 19, 2011, 13:35:16 »
Ah e quanto esse tipo de treino não ter outros fundamentos discordo totalmente, a maioria tem movimentos mais complexos, mas como não vou saber explicar muito bem só com a escrita, experimentem fazer esse simples:

Avance dando um oizuki e a outra pessoa dá um rikiashi e defende o soco com um soto uke por fora, um por dentro e depois com um gedan otochi uke, alternando as mãos nas defesas, com isso você treina tempo de reação, um melhor uso do coshi, noção de tempo e espaço e calejamento tudo junto.

Obs: Pra quem treina shotokan se não me engano muda o nome, soto uke seria uchi uke e vice versa, abraço!  
« Última modificação: Fevereiro 20, 2011, 13:25:36 por André125 »

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #39 Online: Fevereiro 21, 2011, 13:03:24 »
Como ninguém ta comentando mais hehe desce um vídeo, de kote kitae do Giryu do filme Kuro Obi (Akihito Yagi) do goju ryu que esteve no Brasil há pouco tempo e ministrou um seminário:
« Última modificação: Fevereiro 21, 2011, 13:05:05 por André125 »

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Kote kitae
« Resposta #40 Online: Fevereiro 21, 2011, 13:33:01 »
Oss,

Gostei desse Kote Kitae...

... muito bacana mesmo! ;D :D ;)

É impressão minha ou o Akihito Yagi parece ser muito mais carismático do que o Naka Tatsuya? Quer dizer, o Naka parece meio "metidão"...

... posso estar enganado.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:Kote kitae
« Resposta #41 Online: Fevereiro 21, 2011, 13:58:05 »
Oss,

O Naka parece meio "metidão"...

... posso estar enganado.

Oss.

Em se tratando de JKA, é mais do que normal... Karatecas muito competentes, mas esbanjam arrogância (Pelo menos é o que ouço falar).

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #42 Online: Fevereiro 21, 2011, 22:14:15 »
Olha, pelo pouco que sei o Naka Sensei até que é um cara gente boa, diferente de outros membros da JKA. Mas quem pode dizer isso com certeza é o Sensei Roberto.
Oss!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #43 Online: Fevereiro 21, 2011, 22:51:07 »
Pra mim quem é arrogante não é karateka pode ser até um bom lutador mas nunca um karateka, karatê e humildade caminham de mãos dadas, lembrando que arrogância é totalmente diferente de orgulho

E quanto ao Akihito segundo o pessoal do meu dojo, que compareceram no seminário, além de ser um exímio karateka é de uma extrema simpatia e humildade para com todos, mostrando assim o verdadeiro espírito do Budo...mas vamos voltar ao tema do tópico galera, afinal o que acharam do vídeo e do resto se tratando de kote kitae?
« Última modificação: Fevereiro 21, 2011, 22:56:34 por André125 »

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Kote kitae
« Resposta #44 Online: Fevereiro 21, 2011, 23:04:37 »
Oss

é de doer muito   >:( >:( >:(

naquele treino que fomos convidados por Yonamine Sensei os Sensei de Okinawa só deram isso e foi soda.....

treinei com uns argentinos que eram sacanagem,o braço duro do cão.... >:( >:( >:(

nos divertimos pra cacete,eles queriam me bater mais forte e eu dava o troco neles,ficou naquela situação,dou porrada no gordinho brasileiro e o gordinho brasu]ilerio dava porrada nos hermanos.Masahiro Nakamoto Sensei,de Okinawa que jogava tbém no mesmo time de acima dos 100 kg que eu,foi com a minha pança e me chamou para ser parceiro dele,aí sim foi pior o soneto   :-X :-X :-X :'( :'( :'( :'( :'(


Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida