Outra técnica que tenho percebido que é muito pouco (quase nada) usada e treinada é o mawashi-tzuki, no entanto é a especialidade de Tanaka sensei.Oss.
Obs: Se fosse verdade sua afirmação, me responda entao porque no Kihon Ipon e no Jyu Ipon Kumite nao existe Yoko keage nos ataques?
O YOKO-KEAGE mesmo sendo um chute poderoso ele é muito “limitado†frente a uma boa guarda. Por tratar-se de um chute lateral ascendente, facilmente atingimos o cotovelo do oponente com o nosso peito do pé sofrendo assim lesões graves. Ao passo que o KEKOMI devido a mudança de trajetória que ele produz isso burla a guarda evitando o cotovelo do oponente. Esse foi o motivo dos Japoneses optarem pelo KEKOMI para esse tipo de treinamento. Óbvio que essa informação é mais oficiosa que oficial!
Realmente o entendimento que absorvi nesses anos de pratica diverge do seu no que tange KEKOMI e KEAGE. Nunca ouvi falar ou mesmo ver chutes no Karatê-Dô aonde não se estenda totalmente a articulação do joelho! "O Que faz os chutes KEAGE e KEKOMI diferentes, é que um usa a perna em estocada enquanto o outro usa a perna como chicoteada. No entanto a profundidade de penetração em ambas as técnicas deve ser priorizada sempre, e só se obtêm isso, através da extensão total da articulação do joelho.â€