Uso o makiwara como uma ferramenta indispensável para aperfeicoamento da forma. Acho insubstituivel e indispensavel. O baixo numero que tenho feito e devido as lesoes que tenho, e que estao se recuperando lentamente, mas ainda assim nao abro mao dele!Makiwara é fundamental para o karate Shotokan pessoal! Vou fotografar o que o Sensei Paulao e Viking fizeram como sugestão para casa, e podemos falar de adaptacoes para apartamento tb.Osu!
Olha, sempre quando eu volto pra casa de trem eu passo por uma passarela de ferro que o primeiro segmento é altura jodan... Pelo menos um gyaku com cada mão eu mando. nao faço mais pra nao acharem q to muito mais maculo do que já sou =DAproveitando o tópico, alguem pode me dizer qual o nome da madeira ideal pra fazer um maki de qualidade?? Pedi uma tábua semi-flexÃvel na madereira perto de casa o manco lá nao sabia qual seria Um How-to-do de makiwara seria perfeito, pra colocar em piso cimentado por obséquio
...Tem um tópico antigo com um excelente debate sobre makiwara com fotos, textos, adaptações e um projeto que sensei Pedro desenhou.
Muitos até vão considerar HERESIA o que vou falar: mas o makiwara hoje em dia é apenas mais um, a menos se colocarmos na balança folclore > cientifismo.O makiwara desde os primórdios do karate sempre foi um sucesso nos dojos por ser barato e eficiente para treinamento de seiken e aperfeiçoamento do kime, ótima relação custo benefÃcio e talz, mas quando comparado com ferramentas mais atual como sacos de pancada, torres de pancada, bob sparrying, as possibilidades de treinamento com movimentação, variedade de técnicas, desencadeamento de golpes, faz do nosso velho amigo um coadjuvante.
Lourival Silva, em pouco tempo notei a diferença no meu corpo com o boxe. Mais pique com os pés, mais resistência pulmonar, mais facilidade de manter o kamae sem cansar os braços durante a luta, os socos durante o kumite melhoraram de forma geral (noção de alcance do próprio braço, arrancada, hikite, etc)... e também deu uma hipertrofiada nos meus ombros, peito e trapezio.Isso por causa do treinamento de pular corda, e dos vários socos que é preciso dar no saco de pancadas. São muitos golpes com impacto por aula. A resistência muscular e aeróbica aumenta muito, a capacidade de dar vários socos sem perder o "punch" também. Também existem outros treinos de condicionamento durante a aula (abdominal, apoio, socos com halteirs, agachamentos, etc.) e tudo isso tudo ajuda.Não acho que seja indispensável para o karateca aprender boxe, mas tem muitos benefÃcios sem dúvidas. Assim como correr, nadar, fazer judo, etc. também trarão benefÃcios.Particularmente, entrei pro boxe visando ganhar condicionamento fÃsico, aprender esquivas com a parte superior do corpo, e perder o medo de tomar porrada, ainda mais as que vem de ângulos que, no karate, eu desconhecia (ex.: uppercut e cruzado).
Ah! E uppercut e cruzado, nós conhecemos no Karate como ura-zuki e kagi-zuki. Tem também mawashi-zuki e outros golpes não lineares. O fato de muitos não usarem, não implica em não fazerem parte do repertório do Karate, que é bem mais amplo que o do Boxe!
...