Autor Tópico: Quanto tempo uma criança consegue treinar karate sem exaustão?  (Lida 10273 vezes)

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
Re: Quanto tempo uma criança consegue treinar karate sem exaustão?
« Resposta #15 Online: Janeiro 17, 2009, 23:39:03 »
Oss Zeiza San

pelo que enetndi são crianças da seleção....

e voce mesmo, já está procurando um meio de melhorar esta situação...

Boa sorte,espero que não tenha problemas maiores e de tudo certo....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Jose Fernando Pimentel

• Sr. Member
  • Votos: +5/-5
« Resposta #16 Online: Janeiro 18, 2009, 00:10:12 »
Gustavo, só pra dar uma força: "a $%&! do Jion". E o Wankan também.

Oss

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #17 Online: Janeiro 18, 2009, 02:56:07 »
Oss

ter bronca do Jion que é complicado cheio de detalhes eu entendo, mas do Wankan que é uma teta até pra mim que sou ruim de dar dó,que dureza  :o :o :o

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #18 Online: Janeiro 18, 2009, 06:24:02 »
Já somos 2 Pimentel. Alias 2 1/2 temos 50% do Yama.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #19 Online: Janeiro 19, 2009, 09:52:14 »
Olá!
Vcs. estão malucos,o Wankan assim como o Heian shodan, é um dos Katas mais bonitos e dificeis do Shotokan.
Além de ser um Kata "chic"para pessoas "chics".(que nem eu).
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #20 Online: Janeiro 19, 2009, 13:08:48 »
Oss

estou com Pedro Sensei ( olha o peso no saco ),o Wankan é estiloso,começa pelo limpa chuva nos olhos,passa para o esconde/esconde atrás do muro com passadinhas de no meu caso elefante gigante ,nos outros garça doida,com viradinhas pipocantes de estrelas concluindo com potentes chutes e socos galopantes e o incrivel soco sacomandibular para espetar o infeliz..

é ou não chic  :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #21 Online: Janeiro 19, 2009, 13:16:46 »
Respondendo a pergunta do topico...na Africa do Sul, a SA JKA tem como norma aula para crianças com tempo de 30 minutos, 2 vezes por semana.
DEtalhe, o preço é o mesmo das aulas dos adultos.Da mais trabalho ;D
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #22 Online: Janeiro 19, 2009, 13:58:01 »
Oss,

-//-

Katsumoto,

Seria possível o Sr. colocar aqui algum link sobre Karate para crianças de acordo com a JKA? Queria saber mais a respeito.

Obrigado.

-//-

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #23 Online: Janeiro 19, 2009, 15:06:13 »
Eu acredito que quem esteja mais próximo do "ideal" para o treinamento infantil seja o Yama, que com certeza está baseado nos estudos fisiológicos e do desenvolvimento psicomotor da criança.

Digo mais próximo do ideal pois com certeza existem casos e casos. Poderão vir exemplo de crianças que suportam cargas de treinos bem superiores a dos adultos, como também aquelas que não possuem capacidade de concentração superior aos quinze minutos.

A e só pra completar vocês não sabem de nada, Katá é Sochim.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #24 Online: Janeiro 19, 2009, 20:42:52 »
Bom dentro do tópico, gostaria apenas de acrescentar que me lembro bem quando no curso de educação física da UGF, o Grande Professor de Natação Roberto Pavel quando indagado pela minha pessoa sobre qual, na opinião dele, o melhor tiro para crianças, ele me disse que era de 1.500 à 3.000, sendo um absurdo os de 50 metros, porque a criança tem uma capacidade aeróbica muito superior à anaeróbica, que deve ser fomentada para oportunamente, com boa base de resistência, poder se trabalhar a potência ou explosão, diversamente do jovem e do mais adulto.

Então, penso, o problema não é necessariamente a falta de resistência, mas sim a falta de maturidade psicológica que levará há exaustão, se mal trabalhada, da atividade desenvolvida, abandonando o karate no máximo após alguns poucos anos. Há uma tendência de muitos se preocuparem somente com o estado físico da criança, esquecendo-se da imaturidade mental que reclama conhecimento, didática, reflexão e acompanhamento para uma melhor formação do futuro adulto.

Oss !!!

« Última modificação: Janeiro 19, 2009, 20:44:24 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #25 Online: Janeiro 19, 2009, 22:41:26 »
o kanku dai também é complicado fazer por ser grande demais
faze-lo com kime do ínicio ao fim é muito difícil
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #26 Online: Janeiro 20, 2009, 02:09:13 »
Oss Pecêgo Sensei

crianças realmente não tem grande estafa física, pois se recuperam com muita rapidez e querem mais,o problema é que elas não querem os mesmos exercícios repetitivos esses sim cansam a cabeça/psique/memória ou qquer nome que deem,eles vão é mesmo se encher e como o Sr. mesmo disse pararão antes e não levarão o exercício para a vida toda que é o queremos como maior benefício.

ainda mais que competição não é só ir lá no dia depois de muito treino é ficar as vezes o dia todo a espera da sua chamada para seu desmpenho e isso também tem que ser trabalhado Profº/preparador/psicólogo/médico/nutricionista/pai/mãe.

há aqueles que gostam deste ritmo mas há tbém aqueles que fogem como o cão da cruz,com todo o respeito aos animais caninos dos torneios/campeonatos ainda mais qdo não têem os resultados esperados.

só os que querem participar ultimanente, que são bem poucos, eu os levo como formação,parte do aprendizado de ganhar e perder,mas é lógico que em sã consciência ninguém vai lá para apenas participar,todos queremos uma fatia do bolo  :D :D

mas como tudo está virando profissionalismo e é necessário resultados senão os projetos do atleta/professor/academia/governos vão tudo água abaixo,não concordo mais não acho de todo errado o que se acaba fazendo por aí.

afinal quem não quer ser o ganhador da vez  ??? ??? ??? ???

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #27 Online: Janeiro 22, 2009, 14:49:32 »
Isso realmente faz sentido, concordo com vc, amigo, pois esta mesma criança que ao fazer o empi cometeu um erro, no brasileiro de kata, lá estava ela, com fortes dores de barriga, por causa da grande responsabilidade que lhe foi imposta pelo seu treinador, pai, mãe, etc...infelizmente, é assim.
É preciso, sim, treinar tb o psicológico para enfrentar estas barreiras, pq nem todos saem de lá com medalhas no peito, o que mais uma vez, infelizmente, se vc não sobe no pódio, vc não é bom! esquecem de outros ideais, de outras formas de se fazer um campeão, pq o karate faz tb o campeão pra vida, forma o homem. oss.

Então, penso, o problema não é necessariamente a falta de resistência, mas sim a falta de maturidade psicológica que levará há exaustão, se mal trabalhada, da atividade desenvolvida, abandonando o karate no máximo após alguns poucos anos. Há uma tendência de muitos se preocuparem somente com o estado físico da criança, esquecendo-se da imaturidade mental que reclama conhecimento, didática, reflexão e acompanhamento para uma melhor formação do futuro adulto.

Oss !!!

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #28 Online: Janeiro 22, 2009, 14:57:06 »
É meu caro Yama, estou trabalhando (travando uma batalha) pra isto.
São crianças que estão sendo trabalhadas para um futuro nas competições de kata, mas olha, sábado mesmo, conversei com todas e falei sobre a importância de se treinar o verdadeiro karate, em sua essência, sua filosofia, que é o que mais prezo, o que mais amo no karate.
Vc é experiente, vc sabe, quando tem alguém filosofando, falando o lado bonito do karate, vc sabe o que acontece, alguns torcem o nariz (rsrs, sempre penso nestes casos: que mente pequena!), mas o karate é para todos....mas vamos lutando....é o que amamos fazer! é a minha religião, como sempre digo. Alguns são católicos, outros ateus, outros evangélicos, eu sou karatedoca. abraços e obg, agora que sei que trabalha com este público, trocaremos figurinhas, assim aprendo mais. oss.
Oss Zeiza San

pelo que enetndi são crianças da seleção....

e voce mesmo, já está procurando um meio de melhorar esta situação...

Boa sorte,espero que não tenha problemas maiores e de tudo certo....

Oss
alberto

Offline zeiza san

• Newbie
  • *
« Resposta #29 Online: Janeiro 22, 2009, 15:07:31 »
Pois é, Pedro, como disse pra Antonio Pecego, aconteceu que esta criança, no brasileiro de kata, passou tanto mal, mas tanto mal, que sentiu fortes dores de barriga e chorava muito num cantinho lá no ginásio, isso tudo em decorrência da pressão que estava sentindo, não é mole! Essa história do empi foi o de menos, precisava vê-lo fazendo gojushiho-sho...aiai....era um chororô sem fim....
OLha, realmente, eu prego que para crianças é heian, sem sombra de dúvidas, mas veja o que aconteceu, preparamos todos pra fazerem heians como shitei, e não há de ver que mudaram as regras no congresso técnico, pra vc ver! estava liberado, e o que deu??? imagina, um monte de menino fazendo jion e kankudai, enquanto os nossos fazendo heians e sendo desvalorizados por isso! é uma pena...mas quando apito, se um heian é superior em execução, técnica, etc, em relação a um jion por exemplo, não pestanejo, é heian na cabeça! mas até alguns árbitros julgam que porque um garoto fez um jion mal feito, as técnicas são mais difíceis (alegam), então julgam dando vitória para o kata superior, independente do heian ter sido melhor! esta é a realidade em muitos kotos.
Olá!
Zeiza San, Vc. falou que o menino chorou porque não acertou um movimento do Kata Empi?
Para mim isso é assustador! Desde quando um garoto de 10 ou 12 anos, por melhor que seja tem a capacidade (por tempo de treino ou mesmo por qualidade intelectual)
de entender um Kata como o Empi?
Esses meninos deveriam estar treinando e aprendendo o Heian shodan.
Por essas e outras tenho cada vez mais a certeza de que o Verdadeiro Karate está no fim.
Oss
Pedro