Autor Tópico: Treinando o Core (centro de força)  (Lida 9737 vezes)

A. HIGINO

• Visitante
Re:Treinando o Core (centro de força)
« Resposta #15 Online: Setembro 26, 2010, 19:31:02 »
OSS, DElia Sensei...

Grato pelos exercícios!
.......................
Gostaria de saber Sensei como fortalecer a base da cervical (essa parte protuberante nas costas, no final do pescoço junto à coluna vertebral).

OSS...

Offline DElia

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Setembro 27, 2010, 11:10:22 »
OSS, DElia Sensei...
Grato pelos exercícios!
.......................
Gostaria de saber Sensei como fortalecer a base da cervical (essa parte protuberante nas costas, no final do pescoço junto à coluna vertebral).
OSS...

Prezado Higino,
se for por vício postural vc consegue atenuar a evidência da curvatura da coluna  através de exercícios corretivos, como:

Posição: Em pé, junto à parede, com os pés afastados mantendo como referência a largura do quadril, membros superiores estendidos no prolongamento dos ombros (formando uma cruz corpo e braços), cabeça encostada na parede, com o rosto voltado à frente, costas da mãos encostadas na parede.
Exercício: executar uma pressão da cabeça e das costas das mãos contra a parede, mantendo uma contração isométrica por 30 segundos; 10 séries de 30 segundos.
Atenção: durante o movimento principal o tronco desde os ombros até o quadril  e membros inferiores ficam afastados da paredes em razão da contração executada.
Objetivo: atuar sobre a musculatura posterior do pescoço e tronco na região dos ombros.
Ciclo: 20 sessões.

Por favor, leia com atenção e em caso de dúvida não faça, e entre em contato.
Oss

PS para os exercícios da postagem anterior: 5 séries de 20 repetições, por 20 sessões.
Ao terminar entre em contato que alteraremos os exercícios indo à outro nível de dificuldade.

Ricardo

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #17 Online: Setembro 27, 2010, 11:23:27 »
OSS, DElia Sensei...

Grato novamente pela quantidade da séria a ser repetida.
................
Quando ao motivo da minha solicitação não é vício postural, se deve ao fato de eu ministrar muitas aulas de Defesa Pessoa, e muitas técnicas são repletas de alavancas na Cervical.
Como eu tenho que demonstrar a técnica em si, e pior, as saídas, termina sobrecarregando a musculatura que a envolve e a própria Cervical.

OSS...

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #18 Online: Setembro 27, 2010, 13:27:51 »
OSS, DElia Sensei...
Grato novamente pela quantidade da séria a ser repetida.
................
Quando ao motivo da minha solicitação não é vício postural, se deve ao fato de eu ministrar muitas aulas de Defesa Pessoa, e muitas técnicas são repletas de alavancas na Cervical.
Como eu tenho que demonstrar a técnica em si, e pior, as saídas, termina sobrecarregando a musculatura que a envolve e a própria Cervical.
OSS...

Prezado Higino,
sugiro, então, que vc faça apenas 7 sessões na posição em pé apoiado na parede. À partir daí altere o exercício para:

Posição: Deitado no solo em decúbito dorsal, com os pés afastados mantendo como referência a largura do quadril, membros superiores estendidos no prolongamento dos ombros (formando uma cruz corpo e braços), cabeça encostada no solo, com o rosto voltado para cima, costas da mãos encostadas no solo.
Exercício: executar uma pressão da cabeça, das costas das mãos contra o solo e dos calcanhares mantendo uma contração isométrica por 15 segundos; 10 séries de 15 segundos.
Atenção: durante o movimento principal manter o tronco desde os ombros até o quadril  e membros inferiores com contração isométrica tentando afastar o corpo do solo, formando um "arco". Com a musculatura mais adaptada ao movimento, deve-se utilizar menos a pressão das mãos contra o solo até obter a posição final/arco somente apoiado na cabeça e calcanhares.
Objetivo: atuar sobre a musculatura posterior do pescoço e do tronco na região dos ombros.
Ciclo: 20 sessões.
Oss

PS Somente a musculatura posterior está sendo treinada já que os movimentos próprios do Karate demandam muito mais o recrutamento da musculatura anterior.

Ricardo

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #19 Online: Setembro 27, 2010, 16:20:09 »
OSS, DElia Sensei...

Muito bom!

Eu estava fazendo a "ponte" onde rolamos sobre o pescoço, mas a minha musculatura do pescoço não está tão acostuma a essa pressão, e isso termina forçando mais do que condicionando.
Creio que após treinar essa série pelo Senhor passada, certamente a musculatura ficará bem condicionanda e fortalecida.

OSS...

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #20 Online: Setembro 29, 2010, 14:15:39 »
Estes treinos são muito bons... e ficam ainda mais divertidos se feitos com equipamentos e local rústicos ao invés de dentro de uma academia.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

• Visitante
Re: Treinando o Core (centro de força)
« Resposta #21 Online: Dezembro 07, 2010, 20:38:05 »
OSS, D’Elia Sensei...

Estive praticando o exercício que o senhor me ensinou em Natal-RN para fortalecer a musculatura do pescoço, e esses dias ministrando aula de Defesa Pessoal a uma turma de 32 pessoas, aonde enfoquei a reação contra o Doble-Nelson, Mata-Leão e Guilhotina, notei um fortalecimento espantoso nessa área.
Normalmente depois de uma aula dessas eu ficava com a musculatura do pescoço e a cervical estouradas durante dias, desta vez bastaram 03 seções de gelo e no dia seguinte já estava pronto para outra.

Obrigado!

Obs:
Se houver outro exercício similar ficaria grato se descrevesse ele aqui!

OSS...

Offline DElia

• Hero Member
Re: Treinando o Core (centro de força)
« Resposta #22 Online: Dezembro 07, 2010, 21:13:14 »
Prezado Higino,
tudo bem com vc? Foi muito bom poder estar perto do pessoal do Norte e Nordeste, foram momentos interessantes e importantes durante todo o treinamento! O Karate de vcs continua como sempre foi,  muito bom!
Vou preparar alguns exercícios e faço a postagem por aqui.
Fiquei satisfeito em conhecer, pessoalmente, à vc  e seus alunos que são possuidores de um Karate forte. Vendo sua atitude e iniciativa de buscar informações, como no Seminário, mostram que continuarão evoluindo tecnicamente.
Um abraço
Ricardo
Oss
PS fique o mais perto possível do Professor Juarez que ele é uma fonte enorme de conhecimento.
Ricardo

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #23 Online: Dezembro 30, 2010, 10:20:00 »
OSS, D'Elia Sensei...

Estou na espectativa de novos exercícios para fortalecer a musculatura que envolve o pescoço e a cervical.

Saudações!

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #24 Online: Dezembro 31, 2010, 00:16:50 »
OSS, D'Elia Sensei...
Estou na espectativa de novos exercícios para fortalecer a musculatura que envolve o pescoço e a cervical.
Saudações!

Prezado Higino,
mais alguns dias envio uma nova rotina de exercícios.
Feliz Ano Novo para vc e sua família!
Oss
Ricardo

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #25 Online: Dezembro 31, 2010, 21:10:03 »
OSS, D'Elia Sensei...

Agradeço a atenção!

Que o Senhor e seus familiares tenham um ano de 2011 prospero e feliz.

OSS...

Offline maurotak

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +1/-1
« Resposta #26 Online: Janeiro 10, 2011, 15:34:32 »
Hai Sensei D'Elia! É uma satisfação muito grande poder ter contato com o Sr. após muitos anos. Me lembro de ter participado de uma seletiva e posteriormente da seleção paulista juvenil com seu filho Caio.
Fui aluno do Sensei Miguel Carvalho de Piracicaba e seu aluno Jorge Missono ambos da Shorin e no início dos anos 90, mudamos para a Shotokan. Sou formado em Ed. Física e dei algumas aulas nas faculdades aqui de Sorocaba onde moro. Gostaria de obtar mais informações sobre o credenciamento de professores e se existe alguém aqui em Sorocaba já credenciado. Estou afastado da Ed. Física e das Artes Marciais de forma geral, mas planejo um retorno às atividades neste 2011.
Um grande abraço!
Mauro Tanaka

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #27 Online: Janeiro 10, 2011, 16:50:55 »
Hai Sensei D'Elia! É uma satisfação muito grande poder ter contato com o Sr. após muitos anos. Me lembro de ter participado de uma seletiva e posteriormente da seleção paulista juvenil com seu filho Caio.
Fui aluno do Sensei Miguel Carvalho de Piracicaba e seu aluno Jorge Missono ambos da Shorin e no início dos anos 90, mudamos para a Shotokan. Sou formado em Ed. Física e dei algumas aulas nas faculdades aqui de Sorocaba onde moro. Gostaria de obtar mais informações sobre o credenciamento de professores e se existe alguém aqui em Sorocaba já credenciado. Estou afastado da Ed. Física e das Artes Marciais de forma geral, mas planejo um retorno às atividades neste 2011.
Um grande abraço!
Mauro Tanaka

Oss Mauro!
Bom reencontrá-lo por aqui, o Caio também participa do Fórum, vou comentar com ele. Quanto ao credenciamento, especialmente, a que vc se refere? Se preferir envie e-mail para o meu endereço particular ricardodelia@treinamentofuncional.com.br
Um grande abraço
Oss
Ricardo

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #28 Online: Janeiro 10, 2011, 17:15:31 »
Oss Higino!
Conforme havia comentado, envio abaixo a descrição dos movimentos para melhorar a proteção muscular da região do pescoço.
Basicamente, neste segundo estágio, os movimentos continuam semelhantes, porém com incremento da sobrecarga, através da mudança de posição e de um "acessório", que é uma toalha de rosto muito bem enrolada, para servir de apoio e aumentar o curso do movimento.
1 - deitado em decúbito dorsal, braços ao longo e junto ao corpo, manter a cabeça apoiada na região posterior, sobre o "acessório" (observando a explicação que fiz para  vc, em Natal, junto a parede ok?), as pernas e os pés unidos, iniciar uma grande contração sobre o corpo todo dando o pico de pressão sobre o solo, com a cabeça e com os calcanhares, fazendo com que o corpo se erga afastando o quadril do solo; retornando imediatamente à posição inicial.
Repetir por 10 vezes este movimento em 3 séries por sessão, com repouso de 2 dias entre as sessões, na primeira semana, e a partir daí acrescer uma série por semana até completar 6 séries por sessão.
Obs. caso não recupere em dois dias estenda o intervalo; não pode haver extensão do pescoço durante o movimento (pergunto outra vez: Lembra-se, da explicação na parede ...) se sentir desequilíbrio, afaste um pouco os calcanhares, retornando à posição ideal assim que sentir segurança na execução.
Higino, quando vc completar a semana das 6 séries, por favor, fale comigo!
Por ser uma atividade muito intensa somente a partir dai incluiremos outros movimentos.
Bons treinos!
Oss
Ricardo

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #29 Online: Janeiro 14, 2011, 22:31:27 »
OSS, D’Elia Sensei...

Estou antecipando para sanar uma dúvida!
Devido uma desatenção minha durante a leitura da sua postagem, não notei que eu deveria respeitar um intervalo de descanso de 02 dias.
Creio ter cometido um exagero!
Não que tenha me feito mal, ao contrário!
Eu estava fazendo essa série todos os dias, e hoje relendo a sua postagem me ative a esse detalhe.
Há algum problema em eu continuar a fazer todos os dias?

Quanto as suas perguntas, compreendi perfeitamente as suas explicações, de acordo com o explicado em Natal-RN!

Saudações!

OSS...