Caro Higino,
As características as quais vc se referiu, são muito antigas e não foi a respeito destas que eu disse.
Os nomes atuais são Brevilíneo, Longilíneo e Normolíneo e tem pouco a ver com a altura ou gordura, mas com relação ao equilíbrio entre tronco e membros.
Com relação ao garoto gordinho durante a adolescência ou excessivamente magro durante esta, bem como às garotas são perfeitamente explicados em livros de crescimento e desenvolvimento humanos, onde existem diferentes tipos de desenvolvimento nas mesmas faixas etárias. (Tem uma estórinha muito comum do garoto alto na infância "o Carlão", que joga como titular de basquete no time da escola, na adolescência vira"Carlos" e joga no time da classe e quando adulto vira "Carlinhos" e nem na reserva joga mais., enquanto outros seguem caminho contrário ).
Quanto à geração de força para aproximação de alavancas, sugiro que busque o que disse em livros de biomecânica e artigos mais recentes sobre levantamento de peso.Mais especificamente nas fases de arranque e arremesso . Como cada professor tem seu método, meus dois primeiros Senseis recomendavam e isto se provou(empiricamente eficaz- tipo comigo deu certo, já que não sei de estudos que demonstrem o que eu afirmei)
sobre a Makiwara e a Sunatawara. Posso, no entanto, dizer que makiwara, segundo os estudos de prevenção à osteoporose, pode ser extremamente benéfica para prevení-la em membros superiores.
Oss
Sandra