Autor Tópico: Shotokai no Brasil  (Lida 63158 vezes)

Offline Ironman

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 31
  • Votos: +0/-0
    • http://
Shotokai no Brasil
« Resposta #75 Online: Dezembro 22, 2006, 12:22:48 »
Samurai o que eu não entendo é porque no estilo deles eles não colocam na pratica o que estão aprendendo no treino e so se consegue praticar com o kumite.
É como uma pessoa que se forma em medicina e nunca operou ninguém, tem a teoria mas não a pratica.
Não precisa ser combate total, ao menos um combate ténico
 Samurai, como acho que vou ficar o final de semana sem computador ja aproveito o ensejo para lhe desejar um feliz natal. ( vê se não exagera na cerveja, deixa que isso eu faço rsrsrsrs)
Oss

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #76 Online: Dezembro 22, 2006, 13:46:08 »
Hai!

Estimado Ironman,

Bem sei que não tens a intenção de ofender pois conheço bem a natureza das dúvidas. Quero acrescentar que fui sempre muito bem tratado neste pequeno espaço a mim cedido. Fique a vontade em colocar as dúvidas e sem medo de ofender. Você é bem-vindo. Apenas espero que eu consiga lhe trazer o entendimento correto.

O Shotokai é uma forma de praticar o Karatê Budo e tem que ser visto estritamente sobre esta ótica. É impossível para o Shotokai efetuar a sua transmissão do Karatê sem o Budo. Para o Shotokai o Budo é a alma do Karatê, sua geração e sua finalidade. Assim como Einstein elaborou seus estudos e uniu o espaço e o tempo em uma outra dimensão que intitulou espaço-tempo (continuo), o Shotokai também une o Karatê com o Budo em uma única dimensão intitulada Karatê-Budo. Então a compreensão das respostas tem que serem vistas sob esta e única dimensão. Qualquer ruptura nisto implica em helenizar por assim dizer em partes aquilo que é um Todo. Portanto tenha isto em mente nas repostas a seguir.


1)   Já que vocês nunca lutam de verdade você se acha preparado para suportar um chute ou um soco em seu corpo?


Mais profundo, mais no todo, menos nas partes. O que é luta dentro do Karatê-Budo? O que é lutar de verdade? Colocar dois oponentes um em frente ao outro, desferindo socos e pontapés, um cai o outro permanece de pé e diríamos que é luta? Não para o Karatê-Budo. A luta para o Shotokai seria algo que nos desafia para encontrarmos o nosso propósito final nesta vida. Ela não pode ser justificada em outra arena a não ser que seja a nossa interna. A preparação do Shotokai é em síntese uma preparação para a vida, os socos e os chutes que a vida dá. Ainda que não haja a resistência do corpo, o espírito terá.

O Shotokai é um Karatê de contato, onde não existem regras. Esta é a luta de verdade. Vida ou morte. Eis aí o significado de se entrar em uma luta e haveria alguém de nós disposto a tomar deste amargo cálice, levando a morte consigo? Evidentemente deve haver algum momento em que cada um de nós se veja ante esta questão. E pode estar certo de que forças nunca antes conhecidas surgirão para que se sobreviva, pois este é o momento da suprema verdade, quando então você está disposto a entregar a sua vida se necessário for. É uma questão difícil e este limite é interno, cada um tem o seu. Uns são para proteger ao filho que ama, outros são em momentos em que não restam dúvidas de que se irá perder a vida e por aí vai.

Tendo dito que não há regras e se um golpe terá que sair de forma perfeita e indefensável como solicitar que se pare no último instante? Se o parasse seria uma luta de verdade?

E estando numa luta verdadeira e o chute desferido pesar digamos 500 kg há alguém que o suporte? Talvez. Em todo o caso é melhor não estar lá. E se estiver? É melhor se esquivar. É por estas razões que a prática da esquiva é tão acentuada visto que se o golpe for desferido de forma perfeita ele é indefensável, a não ser, bem a não ser que outra atitude seja mais rápida e efetiva antes do golpe perfeito nascer.

Mesmo os que não lutam de verdade estão preparados para suportar um chute ou um soco no corpo. O problema maior é quando se é atingido no espírito.

2)   Você se consideral agil o suficiente para bloquear um sequência de chutes e socos? (não digo ser atacado por um leigo e sim por um karateca que treine kumite constantemente, além de bater em makiwara)

O importante é estar alerta. A agilidade deve ser uma meta a ser perseguida a todo o custo e por toda a vida. Ao se efetuar em bloqueio este deve ser efetuado até os limites disponíveis e se possível amplia-los. Uma seqüência de chutes e socos pode nos dar a indicação por onde a energia está fluindo e se está sendo bem canalizada. Pelo Budo não devo me considerar nada a não ser o que devo praticar, pois o objetivo não é medir forças e sim aprender o caminho da edificação. Se me considero ágil o suficiente pode ser verdadeiro ou falso. Somente perante a uma situação de risco de vida é que isto pode ser avaliado, uma vez que ante a situações últimas nosso desenvolvimento é muda.

3)   Ja que citei o makiwara, gostaria de saber se pelo menos vocês usam o makiwara nos treinos?

O treinamento do makiwara foi abolido, sendo considerado apenas como pertencente às fases iniciais do desenvolvimento do Karatê.

O Karatê-Budo é harmonia consigo e com os outros. É uma linda prática; é uma prática para a vida. Talvez um pouco diferente (entendo que sim) porém linda.

http://www.shotokai.com.br/_filie/fil_lao_tse.pps

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #77 Online: Dezembro 22, 2006, 16:03:26 »
OSS  Senpai

Esta pagina colocada para evidenciar o combate  está excelente.

Pedro Sensei que já é seu fã,sempre em nossas conversas lhe elogia,começo a entender mais esse porque.

Suas palavras acima são de uma notoriedade  enorme,o difícil é entende-las no todo pois precisamos de mais experiência de vida para tal.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Kumite
« Resposta #78 Online: Dezembro 26, 2006, 18:49:27 »
Hai!

Em continuação, existem muitos posicionamentos dentro do Shotokai, alguns efetuando jyu-kumite outros não. Ambos são aceitos.

Sei que até 2005, o Shotokai Karatê Budo - Chile, no qual estou subordinado, praticava todas as formas de Kumite mas sem o espirito de competição. Recordo-me de ter conversado com o Shihan a este respeito.

No caso específico do Brasil, terei que ver quais as determinações neste sentido para tempo futuro.

Gostaria de obter uma informação: Vocês que não são Shotokai, praticam o kata Taikyoku? Houve alguma diretriz a este respeito?

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Ainda sobre o Kumite
« Resposta #79 Online: Dezembro 27, 2006, 12:58:53 »
Hai!

Sei que o que vou dizer pode espantar a alguns, levando-se em consideração que é extremamente difícil dizer que um determinado Kyu ou Dan Shotokai tenha correspondência imediata em outras escolas.

Mestre Egami não permitia o Jyu-Kumite até que se alcançasse o nível de faixa preta Sandan. No Shotokai o grau máximo é o 5º Dan.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Informativo Shotokai - Dans
« Resposta #80 Online: Janeiro 25, 2007, 00:40:18 »

Hai!

Os Dans no Shotokai são os seguintes

Shodan
O primeiro Dan (faixa-preta) indica que se adquiriu uma forte base nas técnicas básicas e nos sentidos físicos

Nidan
O segundo Dan (faixa-preta) implica na compreensão das combinações e como aplicá-las estratégicamente

Sandan
O terceito Dan (faixa-preta) requer que se tenha uma mente forte e acalmada unida a presença do relaxamento nos ombros.

Yodan
O quarto Dan (faixa-preta) enfatiza a unidade da mente e do corpo relacinado com as técnicas. Se enfocam as obras humanitárias neste estado.

Godan
O quinto Dan (faixa-preta) enfatiza a impecável execução da técnica e o caráter moral. Traz em si causar a consciência espiritual através de um caráter pessoal disciplinado

Tsutomu Ohshima Instrutor Chefe do SKA afirmou que Mestre Funakoshi estabeleceu o sistema de cinco Dans de acordo com os cinco níveis de consciência que passa a pessoa em seus estudos do Zen, Budismo e Xintoísmo

Hai!

A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Shotokai no Brasil
« Resposta #81 Online: Janeiro 25, 2007, 08:53:28 »
Uns 20 anos atrás, existia um cara que dava aulas de Shotokai aqui no Rio, se chamava Laurence Clayton, dizia ter aprendido nos USA.

Na minha cabeça, pelo que conheci é impossivel acreditar que tenha a mesma origem do shotokan, totalmente diferente.

Sinceramente, não vejo espaço pra esse tipo de karate no Rio, nem pro shotokan dito tradicional. Agora é só pula pula olimpico.

Talvez se aparecesse um Daido Juko, se conseguisse alunos novos. O pouco apelo do karate é medalhas olimpicas, que absurdo. Qdo morrerem Tanaka, Uriu e Inoki, acaba o karate no Rio, vai ficar só pulapula.

Os tempos mudaram e não há como voltar atras, temos de ser realistas.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #82 Online: Janeiro 25, 2007, 11:32:14 »
Hai!

Estimado Gustavo,

Não tenho informações sobre o instrutor americano que você mencionou. Vou ver se consigo alguma dentro das esferas Shotokai. De sua parte você teria alguma coisa a mais a acrescentar, quem havia sido o Sensei dele na América, etc?

Indiscutívelmente o Shotokai é muito diferente do Karatê atual. Estou ainda tentando compreender o que aconteceu, pelo menos a nível de Brasil, com o Karatê em si. Eu me refiro a partir da década de 70 aproximadamente.

Se eu estiver errado me corrija.

O Shotokan praticado no Brasil está dividido entre esportivo e tradicional? Pelo universo que leio. Talvez, devido a sua experiência e a de outros pudesse me dar melhores dados sobre isto e falar com mais propriedade. Contudo onde havia uma forma corrente de ver o Karatê, hoje existem duas formas. E o Shotokai seria igual a que, ou o que se aproximaria do Shotokai?

Sinceramente, estou analisando e o que digo aqui está em evolução e deverá sofrer alterações a medida que me aprofundo.

Gustavo, há um dizer que é muito certo: quando a mente muda, tudo muda.

Tenho lido muito a respeito do Karatê esportivo e do Karatê tradiconal para ver ao que o Shotokai se assemelharia e não tenho uma resposta certa. O que tenho por certo é que apesar do Sr. Nakayama ter tendido para a esportivação e a entrada do termo kime para a execução dos golpes, seu Karatê não deveria ser muito diferente da forma que o Shotokai chama de antiga forma. No entanto, o próprio sistema atual no meu modo de ver, é muito distante do Karatê antigo, tanto o esportivo como o tradicional e portanto existiria uma certa diferença para com o Karatê-Nakayama. Eu tenho uma leve tendência a aceitar de que o Sr. Nakayama não foi bem compreendido, tanto no lado esportivo como no tradicional daí resultando em divisões...

O Shotokai não é esportivo porque isto é oposto ao Budo.

Seria ele tradicional? Eu talvez necessitaria de maiores explicações do que é o Karatê tradicional. Seria tirar a esportivação e partir para um Karatê marcial, tendo como sinonimos porrada = marcialidade? Seria um retorno as origens, as raízes? Veja bem que aqui haverá uma série de interpretações do que sejam!

Citar
Na minha cabeça, pelo que conheci é impossivel acreditar que tenha a mesma origem do shotokan, totalmente diferente.


Pois é. Pergunto a você quem foram as pessoas que criaram a NKK? Quem esteve em sua direção abaixo de O´Sensei? Quem foi que deu o nome de Shotokan ao Hombu?

Tiveram sim a mesma origem e eram uma única coisa: Karatê-do (Budo). É por isso que não gosto de me referir ao Shotokai como sendo "estilo" e prefiro o termo "escola".

Porque isto? Porque é a escola de Mestre Funakoshi cujo sucessor foi Mestre Egami. Muitos dizem que não neste ponto. Contudo documentalmente foi ele e se encarregou (já era) de estabelecer o desenvolvimento do Karatê e os rumos que deveria tomar com a agregação do Budo de acordo com a vontade de O´Sensei.

Então ao longo da vida de O´Sensei houveram estudos sem fim para o aprimoramento do Karatê-do. Não pense nos filmes de Tekki de O´Sensei como sendo a palavra final do mesmo! Isto era uma fase embrionária.

O´Sensei buscava uma harmonia com a natureza através inclusive de sua movimentação. É por isto que o Shotokai não se movimenta igual a Pinóquio ou a um soldado em marcha. Ele é solto. Ele é fundamenalmente Karatê de contato porém o enfoque deste contato é absolutamente diverso do que querem traduzir hoje em dia.

É claro que existem aqueles que sempre dirão que não serve, que não é Karatê, que não tem "kime", que isto ou que aquilo. Haverão sempre os senãos e todas as escolas estão sujeitas. Aliás acho até que a definicão do Sr. Nakayama sobre o kime não se encaixa no desenvolvimento atual do mesmo. Vide suas definições para uma reflexão.

No mais, o Shotokai está chegando no Brasil, não para competir, não para se mostrar melhor do que ninguém, não para mostrar que dá porrada ou não. Isto não tem sentido no Shotokai. Ele vem para trazer a mensagem, o treinamento, a disciplina, o desenvolvimento na perspectiva que o O´Sensei queria para o Karatê-do.

Concordo com você de que a movimentação dentro da escola seja diferente. De certa forma é pois os objetivos são outros.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #83 Online: Janeiro 25, 2007, 12:37:11 »
mas existe ou não existe algum lugar q se pratique shotokai no brasil?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #84 Online: Janeiro 25, 2007, 13:10:43 »
Hai!

Caro Avi,

Ainda não. Esperamos que em breve seja aberto aqui em São Paulo.

Com relação a pratica do Rio me parece que foi algo que ocorreu a 20 anos atrás mais ou menos. Contudo nunca fui oficialmente informado de tal existência, mesmo no passado.

Tenho quase que absoluta certeza de não se tratar do Shotokai.

Não estou afirmando categoricamente mas desconfio tratar-se da JKS, que havia adotado o nome Shotokai e foi processada e por isto foi renomeada de JAPAN KARATE SHOTO-RENMEI.

Esta escola nada tem a haver com o Shotokai e nem ensina Shotokai.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
É duro.
« Resposta #85 Online: Janeiro 25, 2007, 13:42:22 »
O Laurence era irmão de um amigo meu, ensinava em Ipanema.

O Shotokan aqui esta dividido em trocentas coisas. Desde meados da decada de 70, qdo apareceu o WUKO aqui, a coisa desandou.

No Rio, devido ao JJ, o karateca pra ter respeito, tinha de ser bom de luta, infelizmente poucos tinham nivel bom. Concordo que o que eu chamo de nivel bom, não era o karate de Funakoshi e sim de Nakayama e mesmo assim, o da Takudai, mais especificamente.

Os europeus desvirtuaram o karate do Nakayama que ai sim virou especificamente desportivo. Eu acredito que se vc pegar um excelente bailarino e treina-lo 1 ano, ele vira campeão mundial, nas regras de hoje.

O que tenho contra o karate Budo é que ele da margem a um bando de profetas canastrões que convenhamos é um numero bem maior que o dos bem formados.

Eu acho que a NKK se perdeu depois da morte do Nakayama.

Concluindo: O Shotokai e o Shotokan não tem espaço no Rio de Janeiro após decadas de incompetencia de seus "gerenciadores". Poucos nichos sobrevivem e daqui mais alguns anos se extinguirão. Ninguem vai acreditar que houve um dia um karate forte por aqui. Quem viu, viu.

Eu se tivesse um filho punha ele no JiuJitsu.  :(
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #86 Online: Janeiro 25, 2007, 13:52:51 »
Karate forte no RJ ? Forte, que eu saiba, só tinha o Tanaka e o Inoki. Acho que o Gustavo quis dizer SP.rsrsrsrsrssrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrs

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Shotokai no Brasil
« Resposta #87 Online: Janeiro 25, 2007, 14:16:08 »
Trabalho com um cara que se chama  Lawrence Willian Clayton, ele sempre me falava que treinava Karate Shotokai, mas nunca me falou que chegou a dar aulas, acho que morava em Ipanema ou Copacabana, a mais ou menos um ano atrás pediu transferencia para os EUA e foi embora com a família.

Pelo que sei ele nasceu nos EUA mas acho que a mãe era Brasileira, hoje perdemos o contato mas trabalhamos na mesma empresa, acho que ele está na Flórida se não me engano.

Será a que é a mesma pessoa? Porque é muita coincidência um praticante de Shotokai no Rio com o nome de Lawrence.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Shotokai no Brasil
« Resposta #88 Online: Janeiro 25, 2007, 14:59:55 »
Claro que é ele. Ele é irmão do Richard que mora em Placentia.

Ele dava aula na Rua Teixeira de Melo e o nome da mulher e Laize.

A mãe brasileira e pai americano.

Não sabia que tinha saido do Brasil.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #89 Online: Janeiro 25, 2007, 15:25:22 »
Honoravel sempai

mediante sua resposta, permita me então perguntar lhe a respeito de minha curiosidade, como se deu o seu treinamento, seu histórico no karate?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."