Autor Tópico: Shotokai no Brasil  (Lida 63158 vezes)

Offline Senpai

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Shotokai no Brasil
« Resposta #90 Online: Janeiro 25, 2007, 16:07:01 »
Hai!

Olha o que vejo é um grande distanciamento nos corações, nos objetivos Onde quer que o "ego" entre é quase que inevitável separações. A minha leitura pode estar errada mas o que percebi nas entrevistas do Sr. Nakayama foi uma grande preocupação para com o rumo do Karatê.

Se você faz Karatê esportivamente o Karatê muda por causa das regras. Não importa se são poucas ou se são muitas. Basicamente é outra mentalidade porque a prática deverá mudar em função do objetivo.

Muitas vezes as mudanças por sutis, são diriamos... da espessura de uma folha de papel, da espessura de uma página. Mas observe que ao virá-la é um outro mundo!

O mesmo se aplica ao se querer voltar o Karatê em suas essências sem compreender o Budo. Há um perigo real aqui pois é "vero" que existe uma prática da arte que antecede ao Budo e é independente deste. Este lado é o que O´Sensei tomou por origem e não por finalidade. Acho que isto é plenamente compreensível.

Mas ainda que pareça compreensível temo por este retorno as essências estar sendo mal interpretado e daí resultando em uma prática "estranha" ao Karatê, buscando por caminhos de superioridade...

Citar
Eu acredito que se vc pegar um excelente bailarino e treina-lo 1 ano, ele vira campeão mundial, nas regras de hoje.


Veja o que é a vida!

Há um determinado Mestre que estava ensinando a um grupo de bailarinos um kata e depois pegou uma bailarina e a colocou para a simulação de um combate com um outro bailarino. O que aconteceu ali, este Mestre assevera que mudou o rumo de sua própria vida dentro do Karatê. Esta bailarina, conseguia assimilar e efetuar os movimentos ensinados numa rapidez espantosa e ele afirma de uma maneira que ele jamais havia encontrado entre os praticantes pelo mundo.

O Karatê surpreende até mesmo aos Mestres. Uns irão demorar a vida inteira buscando o aprimoramento... outros não precisarão muito pois coseguirão rapidamente alcançar a unidade.

E para ser franco, isto não está na dependencia de uma luta acertada entre praticantes para ver quem consegue um ippon ou em quem bate mais.

Não sei exatamente o que lhe dizer acerca de incompetência de seus "gerenciadores" . O Shotokai em si não esteve no Rio e em nenhum outro estado brasileiro  oficialmente. Também não tem nada a haver com as diretrizes adotadas pela NKK desde que se esportivou.

No tocante ao Laurence, quem foi o seu Sensei?

Respondendo ao Avi, fique sempre a vontade em me questionar.

Meu histórico se encontra colocado neste mesmo tópico bem no começo. Por motivos de disciplina imposta fui desautorizado a veicular o nome de meu primeiro Sensei, que foi formado por um Mestre que veio ao Brasil, o qual foi autorizado diretamente por Mestre Funakoshi a utilizar o nome Shotokan em seu Dojo. Atualmente sou aluno de H.Heyden Shihan, o qual é 5º Dan Shotokai reconhecido pelo Shotokan Hombu Dojo, e estou passando por uma série de ajustes técnicos e ensinamentos da esfera do Budo a fim de que o Shotokai seja implantado no mais alto nível possível. Também me designou como seu delegado para São Paulo a fim de começar a reunir os interessados em desenvolver o Shotokai e responder por dúvidas, prestando esclarecimentos e servindo como uma ponte de ligação. É uma missão extremamente difícil e tem requerido de minha parte muita dedicação.

Hai!
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Offline ToraNoMaki

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Shotokai no Brasil
« Resposta #91 Online: Janeiro 25, 2007, 16:39:13 »
Oss.

Mas Senpai, você mesmo já divulgou que foi aluno de Okada, que por sua vez foi aluno de Harada, não foi?

Oss.

Offline Avi

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Shotokai no Brasil
« Resposta #92 Online: Janeiro 25, 2007, 16:48:32 »
sempai

nesse momento então voce treina sozinho em são paulo?

Como é seu treinamento? poderia descrever um pouco? kihon, katas?

sou um dos mais iniciantes neste fórum, mas muito apaixonado por karate , o q me deixa curioso sobre o shotokai

oss
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Offline Senpai

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Shotokai no Brasil
« Resposta #93 Online: Janeiro 25, 2007, 17:31:00 »
Hai!

ToraNoMaki:

É verdade o que você diz, não tenho como negar minhas origens. Quem as sabe, sabe o que falei é verdade. Agora devido a proibição que sofri não estou autorizado a me referir a esta origem. Cabe aqui esclarecer de que não se trata de nada que eu tenha feito ou de qualquer desavença frente a quem foi meu primeiro Sensei. Apenas ele não quer seu nome sendo veiculado na Internet e me solicitou que o retirasse. Eu o respeito por isto. A referência que te dou hoje é Mestre Heyden.

Avi

Algumas vezes e por ter amigos veteranos da época de 70 faço alguns treinamentos especiais com eles, pois os considero como sendo uma familia e esta a relação que tenho com eles. Contudo sua linha de atuação é distinta do Shotokai que hoje desenvolvo. Como tive grave problema de saúde e continuo ainda afastado de meu trabalho, estes treinamentos me ajudam na recuperação.

A maior parte de meus treinamentos é solitário. Trata-se de um treinamento muito dificil. Treino sim Katas, Kihons porém executando-se de forma diferente, em compassos diferentes. Tenho que ser o juiz para saber se estou executando na forma como instruida. Palavras simples ouvidas tem ressoar como tambores dentro de mim. Nisto tenho que procurar entender como a energia deve fluir, onde estou gastando ela, onde ela deveria estar, por onde ela se vai. Meu Shihan falou assim para mim:

"Quando os céus estão para presentear um homem com uma grande missão, primeiro amarga o seu coração"

Hai!
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Offline Simoes

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Shotokai no Brasil
« Resposta #94 Online: Janeiro 25, 2007, 19:33:50 »
Senpai a história do Lawrence é interessante.

Ele começou a praticar Karate nos EUA acho que com o Oshima, não lembro direito, mas ele dizia que seu mestre era bem velhinho, e lembro dele citar o nome do Oshima várias vezes.

Gustavo se quizer tenho o telefone dele lá nos EUA

Offline Senpai

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Shotokai no Brasil
« Resposta #95 Online: Janeiro 25, 2007, 20:36:29 »
Hai!

Simões, muito agradecido pela informação. Caso seja Ohshima, trata-se de alguém muito estimado pelo Shotokai.

Ele foi a segunda pessoa que Mestre Funakoshi autorizou diretamente a utlização do nome Shotokan e é 5º Dan.

Sofreu muitas influências da evolução do Karatê-do (uma forma mais fluida, dachis mais baixos, etc) e sempre permaneceu fiel aos ensinos do Mestre.

É possivel, isto é uma inferencia, mas não uma certeza de que seu diploma de graduação tenha sido expedido pela Shotokai e por isso também poder utilizar o nome.

Agora, em termos do Karatê que ele ensina, é ainda o que chamamos de antigo, perfeitamente válido. O Shotokai em si, foi muito mais adiante na fluidez e as posições são ainda mais baixas, rastejantes por assim dizer.

Existe uma informação passada por ele, e aqui eu compartilho com vocês, de que jamais existiu uma escola chamada de Shorei!

Ok explico. Segundo ele houve um erro de tradução e a escola que se refere chama-se SHOKEI.

Hai!
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Offline ZenKen

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Shotokai no Brasil
« Resposta #96 Online: Janeiro 25, 2007, 23:52:39 »
Oss.

Como todos aqui também fiquei curioso sôbre a escola shotokai e
fazendo o dever de casa encontrei os seguintes clips.



http://www.youtube.com/results?search_type=search_videos&search_query=shotokai&search_sort=relevance&search_category=0&page=1

Realmente a forma é muito diferente da qual eu e imagino todos aqui estão acostumados.  

Um abraço

Offline Senpai

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Shotokai no Brasil
« Resposta #97 Online: Janeiro 26, 2007, 00:24:25 »
Hai!

O primeiro vídeo apresenta o trabalho de Schneider Shihan. Treinou diretamente com Mestre Egami e tem um conhecimento muito, muito profundo.

Tenho contato com ele e pretende algum dia vir ao Brasil e nos encontrarmos.

Hai!
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Offline Avi

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Shotokai no Brasil
« Resposta #98 Online: Janeiro 26, 2007, 07:43:31 »
honoravel sempai

Senti certa semelhança ao assistir o video com alguns treinamentos de shorinji kempo que teoricamente tambem seria uma pratica de karate "de raiz". Isso tem algum sentido?

oss
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Offline Senpai

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Shotokai no Brasil
« Resposta #99 Online: Janeiro 26, 2007, 11:13:54 »
Hai!

Estimado Avi

Obrigado pela pergunta.

Nunca tive contato com o Shorinji Kempo. Portanto minha análise vem do material espalhado pela Web e pode não refletir a realidade.

Talvez o modo solto faça lembrar. Contudo a forma que os golpes são executados é diferente. Suas posições são elevadíssimas.

Parece-me que conservam uma certa monasticidade o que não é muito diferente do Shotokai. Ao meu ver um Mestre Shotokai é monge ou similar a isto.

O termo Karatê de raiz tem que ser contextualizado. Sem dúvida, houveram muitas buscas por ela e Mestre Egami foi até Okinawa para tentar compreender melhor os segredos (ataques mortais) do Karatê:

...Eu iniciei uma busca pelo segredo. Eu estudei muita literatura e até viajei para Okinawa para pedir a opinião de muitos karatekas veteranos lá. Mas as suas respostas eram ambíguas...[/color]

Nisto se depreende que temos que analisar o que se busca na raiz, pois a resposta pode somente ser encontrada no desenvolvimento (esp. Keiko).

Citar
Senti certa semelhança ao assistir o video com alguns treinamentos de shorinji kempo


Refletindo um pouco mais o que posso inferir é muito pouco. Contudo indique os links específicos para que eu possa analisar melhor.

Hai!
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Tsuki, segundo Shigeru Egami
« Resposta #100 Online: Março 26, 2007, 21:16:14 »
Hai!

Esta postagem é apenas uma colagem parcial do assunto abordado no tópico deste fórum, proposto pelo membro "Tzuki":

"Tsuki, segundo Shigeru Egami"

O propósito é apenas de deixar dentro do nosso tópico assunto que é afeto ao Shotokai.

Colagem:

O assunto é um pouco vasto e irei colocando aos poucos na medida da possibilidade mas de forma alguma serei capaz de esgotá-lo.

Também não se trata de uma conclusão formal em relação ao mesmo mas, em certo sentido reflete um pouco de meus estudos que estão em progresso, pois como muitos sabem passo por treinamentos solitários e em muito se diferencia to treinamento executado em grupo. Então grande parte do que posso conduzir deve ser visto dentro desta ótica, onde cada um em seu momento mais intímo possa também efetuar maiores estudos.

Em linha geral, desde a época de Funakoshi e por orientação dele a seus alunos mais próximos o Karatê-do não era uma arte de cópia. Ou seja o Karatê-do era uma arte que tinha que ser desenvolvida dentro de determinados parâmetros, ser investigada a fundo e as descobertas sob os atentos olhos de Funakoshi incorporadas dentro do desenvolvimento.

Mestre Funakoshi estava anos-luz a frente de qualquer aluno e conhecia o caminho mesmo antes de iniciá-lo. Em outras palavras ele já tinha a compreensão do Karatê-do como um todo e o aplicava em sua antiga forma, porém deixava aberto ao aluno aquela pesquisa. Não somente os alunos tinham que serem aperfeiçoados mas o próprio Karatê-do necessitava de maiores desenvolvimentos desde o momento que foi trazido de Okinawa.

Este processo Mestre Funakoshi se empenhou durante toda a sua vida para transmiti-lo. Muitos alunos nesta busca chegavam a determinadas conclusões e para espanto, quando olhavam para o Mestre, notavam que aquilo ele já sabia. Foi assim também com Mestre Egami.

Eu não sei quantos anos os fundadores de outras escolas estudaram com Mestre Funakoshi, mas Egami estudou a vida inteira. Ninguém estava mais próximo do Mestre como ele. Ele era o seu aluno mais antigo vivo e a ele Funakoshi apontou como sendo aquele que deveria dar os rumos do Karatê-do tanto no seu aspecto técnico quanto espiritual. O que digo é um fato histórico atestado tanto documentalmente como pela família Funakoshi e não uma conclusão neste particular.

Mestre Egami passou por toda a sorte de treinamentos. Quem o conheceu (infelizmente eu não) atestam que ele era simplesmente terrível. Uma verdadeira máquina de guerra. Quem quiser pode ir até o site brasileiro e ver na galeria o físico de Egami. Aquilo não é musculação ou levantamento de pesos. É puro treinamento de Karatê-do.

Durante a sua evolução e sempre seguindo as orientações de O´Sensei para chegar ao patamar de onde o Mestre queria que o Karatê-do estivesse, Egami buscou também pela funcionalidade e isto o levou a uma busca mais aprofundada.

Não era suficiente que os outros achassem a sua técnica superior. Isto era irrelevante e contrário ao Budo. Era necessário que houvesse uma certificação de que o que se estava treinando em termos técnicos fosse efetivamente eficaz. Até este ponto, muitos duros treinamentos já haviam passado, muitos makiwaras ele já havia estourado a ponto de suas calosidades serem visíveis em Raio-X. Coisa que na época ele olhava com um certo prazer mas que lhe dava um certo desconforto na hora de cumprimentar as pessoas.

Dentre as técnicas pesquisadas foi Tsuki. Segundo suas pesquisas o soco mais forte que ele encontrou foi um desferido por um lutador de box, excetuando-se um outro de um praticante de Karatê que o estimulou a  busca pela sua melhoria.

Egami desenvolveu uma maneira particular de execução do Tsuki que até hoje é estudada. Com certeza ele não mediu esforços em introduzi-lo na pratica do Karatê e temos algumas orientações a respeito.

É de minha interpretação que existe um erro grave na forma como muitos julgam a eficácia da técnica do Mestre que acredito somente pode ser compreendida não através de uma prática individual do Tsuki mas em conjunto com toda uma sincronicidade do corpo em "uni-som" com o espírito pela prática do karatê-do.

Quem o viu fazer, diz que era de um caráter devastador. Entretanto o próprio Egami o era como um todo...

Neste particular, atestado pela minha experiência em convivência com alguns que tiveram influência mesmo que distante de Egami, pude notar um caráter que nunca encontrei mesmo em pessoas de renome nos anos 70 aqui no Brasil.

Todos eles eram dotados de uma coisa em comum - também o vejo em Oshima Sensei - onde existe uma "explosão" do golpe principalmene em sua saída. Este fato não está relacionado ao Kime conforme veiculado. É como se a detonação dele ocorrece antes da partida. Extremamente veloz e fluido. Egami deve ter conseguido de uma forma que ele tenta passar em palavras mas estas apenas apontam (tal como Funakoshi fêz com ele) para o caminho do desenvolvimento. Cada um o percorrerá de uma forma e espera-se por sucesso. Contudo quanto tempo levará não sei.

Tudo o que posso dizer é que na minha experiência, que peguei 2 momentos da influência de Egami, após continuamente estudar as suas palavras, em uma pratica de entradas de Tsuki e após estar anos sem treinamentos formais e com meu equilibrio seriamente afetado devido a medicações que tenho tomado, o Tsuki nas linhas de Egami chegavam antes da defesa de meus oponentes que estavam em pratica continua... Isto me foi suficiente para mostrar de que há material a ser estudado neste particular.
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Existe alguma literatura que esmiusse um pouco melhor esses ensinamentos tecnicos de egami?

A base fundamental de Mestre Egami que foi publicada se encontra em primariamente nos livros escritos por Mestre Funakoshi - Karatê-do Nyumon e Kyohan.

Em "The heart of Karatê-do" Mestre Egami traz uma descrição geral dos desenvolvimentos últimos.

Ainda falando de nakayama, pelo pouco que sei , pois sou um principiante dentro do dojo e em estudos fora dele tambem, foi deixado um legado que ele teve o mérito de coletar de forma organizada calcado em informaçoes tecnicas sobre a "biomecanica" do corpo humano na pratica dp karate. Esse conhecimento é considerado no shotokai? Egami deixou algum tipo de organização nesse sentido? Do que ele aprendeu com funakoshi?

Este conhecimento é considerado dentro do Shotokai mas não restrito a ele. É de entendimento que mesmo os modelos matemáticos mais avançados ainda não são capazes (e talvez nunca sejam) de expressar toda a verdade contida na biomecanica humana. O motivo é relativamente simples (mas se quiser pode-se entrar em aspectos mais complexos): a presença do espírito tudo modifica.

Mestre Egami organizou a pratica do Karatê-do em uma engenharia corporal de tal forma que exista a maior utilização da energia disponível para um determinado movimento. Ou seja a otimização tem que ser máxima para o mínimo de perda. Muitos acham "esquisitas" as movimentações pois elas visam trabalhar o corpo em linha reta por exemplo. Toda a contração desnecessária é eliminada, pois a cada contração você necessita de uma determinada energia, então esta deve ser somente focada em termos únicos de sua utilização e não de sua dispersão.

Sobre o ensinamento de Mestre Funakoshi, Mestre Egami presenciou se não todas, a esmagadora maioria de todas as mudanças que o Karatê-do sofreu ao longo dos anos ao lado de O´Sensei.

Entre as coisas notáveis que o influenciou poderia dizer, as palavras de O´Sensei no sentido do relaxamento corporal e de que nunca se deveria ir contra a Natureza.

Isto teve um profundo impacto em sua técnica e ao longo dos anos observou a própria movimentação de O´Sensei naquele sentido (uma das coisas que lhe causava até espanto). O´Sensei estava convencido do que ele havia trazido de Okinawa ainda era uma forma muito rigida e estancada na execução dos movimentos e que necessitava de uma maior fluidez. Mestre Egami foi neste sentido.

Observe que Shoto se refere a Mestre Funakoshi (Sho para pinheiro e To para ondas fortes). A razão disto se refere de que O´Sensei objetivava ser tão digno como um pinheiro e tão forte como as ondas que batem nas rochas. Veja que ele queria ser forte como as ondas e não como as rochas... Porque?

Por outro lado a pratica do Karatê-do tinha como objetivo alcançar um nível alto de saúde para pessoas de toda a idade. Estes aspectos também foram levados em consideração pois não há objetivo nenhum em você praticar uma arte e transforma-la em pancadaria. O objetivo precípuo era sim a formação de um caráter firme onde a arte do Karatê-do podia também ser utilizada como uma defesa pessoal mas ia além disso. Ela apontaria para as nossas descobertas internas e os nossos próprios limites e em como ultrapassá-los.

Isto tudo é uma reformulação na antiga forma de se praticar e de efetuar a técnica. Houveram sim mudanças profundas na sua execução e orientadas a melhor adequação da biomecanica humana evitando danos ao corpo que podem ao longo do tempo se tornarem irreparáveis.

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Conforme havia dito, colocarei abaixo uma reflexão que efetuei no final de ano extamente acerca do Tsuki de Mestre Egami.

É uma tentativa de colocar em palavras meu entendimento baseado no que estudei levando em consideração o que particularmente acredito que estaria dentro da visão de Mestre Egami. Assumo que ele na realidade foi muito mais além disto... Eventualmente poderia haver ingredientes que ainda não fui capaz de captar e pode ser que isto venha com o transcorrer do tempo.

Uma das coisas que não estão mencionadas em seu livro mas podem ser achados através de relatos seria o dado de que Mestre Egami era uma pessoa emocional portanto presumo que os seus sentidos dotavam os golpes como uma expressão de vida, isto é, não um movimento mecanico, mas um movimento integrado e dinâmico dentro da estrutura de senti-lo.

Há uma outra coisa que ele orientava e seria a exploração do golpe até seus limites possíveis. Isto na realidade entendo que quer dizer que apesar de haver uma forma técnica que preconizaria o golpe, existe uma expansão que deve ser alcançada e não estaria sujeita exatamente as orientações (por vêzes até matemática) do fazer o golpe. Seria uma ultrapassagem. Velocidade e sincronismo andam de mãos dadas. Talvez, e aqui é apenas uma inferencia, o golpe mais potente estaria em algum ponto em algum momento de seu percurso e a finalização onde a aceleração seja tida como máxima.

Um outro ponto se refere ao Hara. Isto tem sido objeto de grande ponderação de minha parte. Normalmente diríamos que o Hara teria que estar contraído no momento do golpe, a grosso modo. Mas confesso que tenho profundas dúvidas a este respeito. Já li muito sobre isto e haveria uma linha de interpretação dentro do Karatê como um todo e aparentemente jamais contestada. Mas colocando a mecânica de Mestre Egami neste sentido, tenho dúvidas de que ele encarava desta forma. Veja que no momento em que um golpe é aplicado, estamos num momento de franca expansão do movimento. Ele está explodindo e se temos que bater com o próprio corpo, toda a energia (e não se trata de força feita) está concentrada em um único ponto. Investigo se a exata condição do Hara não estaria em expansão também. Vi várias vêzes um Mestre saindo para um Zen-Kutsu mostrando o Hara em expansão de sua energia que propiciava o golpe. E o Hara não estava fechado mas, ainda que firme, aberto. Seria as imagens que temos de Buda indicativos deste tipo de assimilação? Mas isto é matéria de estudo e reflexão. O fato é que Mestre Egami dominava a técnica de contração e relaxamento com altíssima perícia.

Um outro aspecto que vejo na técnica de Mestre Egami, seria uma espécie de mente contemplativa e serenidade. Existem diversas formas que isto pode ser atingido e com certeza conduz a eficácia do golpe. O que chamamos de espírito alerta era sem dúvida uma coisa existente na personalidade de Mestre Egami. Há passagens contadas de que muitos que foram visitá-lo sem aviso, já o encontravam pronto para o encontro(!), pois de alguma forma ele sabia que aquela pessoa iria vir e se aprontava... Isto era motivo de admiração por parte dos visitantes. Existe um altíssimo grau de legitimidade no aspecto de que Mestre Egami tinha um sentido muito apurado em relação ao mundo que o cercava pois e não encontramos explicações razoáveis para pessoas com esta capacidade mesmos em dias atuais.

Agora o aspecto mais importante é que Mestre Egami tinha absoluta certeza de que o homem poderia desenvolver toda a sorte de habilidades através da prática do Karatê + Do. Esta união é que propiciava o eclodir de novas capacidades. É possível que suas experiências em que ele teve que lutar por sua vida para não morrer o influenciaram a dar um enfoque praticamente último em relação ao Karatê-do e sua técnica.

Muitos de nós já estiveram em condições onde a vida está em jogo e é difícil colocar em palavras as alterações que sofremos nestes momentos. Não costumo falar sobre a minha vida particular mas ganhei a vida como piloto de avião e a partir de 2001 estive em situações que fariam qualquer um trincar devido a uma série de circunstãncias onde a minha vida e de passageiros estavam em jogo. Posso categóricamente afirmar que eram verdadeiras operações de guerra por causa da falta de escrúpulos e desejos financeiros de empresários, e de minha parte dei um basta. Por vêzes 15 ou 20 min numa situação destas você percebe o relógio andar mais devagar e tudo se transforma numa eternidade. A diferença é que não existe meio termo nestas questões e você tem que sair vencedor. E cada dia era uma nova batalha e uma nova incerteza, quem sairá vitorioso? Quem passou por este tipo de situações sabe que o gosto é amargo. Agora vamos transportar este tipo de mentalidade para uma luta real. Em minha mente acho dificil ver Mestre Egami efetuando um tipo de luta tal qual vejo em muitos vídeos de Kumite onde os praticantes ficam pulando feito cangurus. Pode até ter havido mas acho que seria mais sobre um aspecto recreativo. No momento em que ele entrasse numa luta ele encararia o seu oponente com toda a seriedade. Economizaria energia (não a gastaria em saltinhos) e ao olhar para o oponente embora este estivesse com as "mãos vazias" sabia que eram armas mortais. Imagine em tempos de hoje quando alguém nos ameaça com uma arma. Ficaríamos pulando sem sua frente? Acho difícil, antes se estudaria cada movimento e no possível antecipando-os. Acredito que na mente dele fosse mais ou menos isto que transcorresse e no tocante ao seu golpe deveria pairar uma única certeza: Ele teria direito a um golpe só e este não poderia falhar. Este tipo de sensação deveria estar presente em seus treinamentos, em seu Tsuki. Um golpe que fosse definitivo.

Abaixo está minha análise do que Meste Egami disse numa única frase:


"O tsuki que nasce de nós de uma maneira natural é o que devemos aprender e dominar"

Há muitas coisas que podem ser aprendidas destas palavras e passo a minha compreensão atual. Aqui se encontra um grande ensinamento a respeito do próprio Karatê-do, mas temos que por ora nos deter no tsuki. Creia é muito rico e o que apresento a seguir não esgota o ensinamento. Aqui está a minha meditação.
 

Suas palavras começam "o tsuki que nasce". Compreendo que na mente do Mestre o tsuki é um nascimento! Paremos aqui. Um nascimento. Mestre Egami aprendeu (de O´Sensei e de outros) que o tsuki é essencialmente um nascimento. Se olharmos para este quadro será que podemos imaginar como se processa isto? Sabemos que o nascimento somente ocorre pela união de partes (masculino-feminino, yin-yang positivo-negativo, espírito-corpo). Um nascimento não pode vir a existir sem esta união! No momento em que existe a fertilização esta é invisível não é mesmo! Ninguém sente nada, mas está lá. A semente está lá (tal qual a semente que debaixo da terra, ninguém vê, mas está lá) e nisto o tempo passa. Até que um dia nasce!
 
Por outro lado "o tsuki que nasce de nós" indica a fonte, a origem, o ponto de partida. Aqui está colocado que se trata de algo particular de cada um e como tal tem seu processo de nascimento.
 

Mais adiante, "o tsuki que nasce de nós de uma maneira natural" haveria muitas coisas a serem aprendidas. Compreendo que Mestre Egami quis dizer que "o tsuki que nasce de nós de uma maneira natural" para enfatizar que o tsuki deve nascer de forma natural e que tem também existência de forma não-natural! Explicitamente dizendo, artificial. O que há de comum aqui é que ambos tem seu nascimento, mas há uma real distinção. Compreendo também que temos que entender e alicerçar o entendimento do que é uma maneira natural para compreendermos que é artificial! Aqui cabe uma pausa para reflexão independente do nível atingido pelo Budoka! Aliás, o que vou dizer pode ser mais facilmente assimilado por um aprendiz e ser difícil para os graus elevados... (lembremos que quanto maiores são os edifícios, maiores são as proximidades das nuvens, mais perto estão os núcleos das tempestades!). Receio que neste ponto, para se entender o que Mestre Egami falava temos que esquecer graus, conquistas, etc. Temos que compreender como simples seres humanos que nada sabemos e que existe algo a ser aprendido. A definição de natural é a seguinte:

 

relativo ou pertencente à Natureza;



produzido pela Natureza ou conforme as leis da Natureza;



não provocado pelo homem, espontâneo;



ingênito;



peculiar;



inato;



De posse disto, temos então que olhar para o nosso tsuki e ver se ele está dentro desta definição. Tem-se que voltar ao estado primário da natureza, limpa de qualquer outro conceito que se tenha a respeito do tsuki. A parte difícil disto é que se tem que despir de todos os conceitos ensinados e praticados a fim de efetuar o tsuki conforme as leis da natureza, conforme produzido por ela, não provocado pelo homem!
 

Prosseguindo "O tsuki que nasce de nós de uma maneira natural é o que devemos aprender". Por que aprender? Por ser natural não se teria nada que aprender, certo? Errado. Sistematicamente fomos bombardeados por diversos desenvolvimentos de técnicas dentro do Karatê que efetivamente levou para longe aquilo que a natureza simplesmente gratuitamente nos deu: naturalidade. Muitos destes desenvolvimentos foram na real busca do aperfeiçoamento, contudo o ensinamento básico de O`Sensei
 

Shizen ni sakarawazu – Nunca ir contra a natureza!
 

foi esquecido. Foi um grande erro. Como resultado nos tornamos "naturalmente" artificiais. Aqui reside o perigo! Temos que aprender a sermos naturais no tsuki, tendo um tsuki produzido pela natureza.
 

Motivado por isto, é que penso que a melhor forma de se recuperar ou aprender este caminho é também observando os novatos ou as crianças se movimentarem. Não nos deixemos enganar pelos conceitos de força, potência, fraqueza ao vê-los. Isto seria uma grande interferência. Temos que lembrar a semente debaixo da terra. E temos que ter os olhos aguçados para ver a natureza em ação, pois esta pode estar falando silenciosamente.
 

Finalmente "O tsuki que nasce de nós de uma maneira natural é o que devemos aprender e dominar". O dominar aqui não entendo que implica em dominar uma natureza rebelde... mesmo porque não estamos indo contra ela. Muito pelo contrário. O dominar entendo que seria adquirir maestria, percorrer o "Do", fluir e deixar-se fluir inesgotavelmente. Não se deixar deter por conceitos diferentes daqueles que a natureza propõe. Somente assim estaremos no caminho de quiçá utilizarmos toda a nossa potencialidade e isto é desenvolvimento e evolução interna.

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« Resposta #101 Online: Março 30, 2007, 01:14:42 »
Hai!

Já se encontra disponível na nossa Comunidade do Orkut a primeira pesquisa Shotokai.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15094102

Todos os membros da Comunidade Shotokai estão convidados a participar.

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« Resposta #102 Online: Março 30, 2007, 08:36:22 »
Citar
Esta postagem é apenas uma colagem parcial do assunto abordado no tópico deste fórum, proposto pelo membro "Tzuki":



Bom dia a todos!!

Senpai, eu só postei aquele tópico "Tsuki, segundo Shigeru Egami", por achar um ponto muito interessante levando em conta o nome de Egami Sensei, não era minha intenção em nenhum momento desrespeitar o Sensei aqui, até porque este não é meu perfil.

Só temos a agradecê-lo pela qualidade dos textos que você posta aqui, creio que todos aprendemos um pouco a cada mensagem sua.

Abraço!
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abrahan Lincoln

****...Jeff....****

Offline Senpai

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« Resposta #103 Online: Março 30, 2007, 09:06:34 »
Hai!

Estimado Tzuki,

Eu que tenho que te agradecer pela iniciativa. Gostei muito dela e de agradeço de coração.

Fique à vontade em colocar qualquer matéria em relação ao Shotokai.

Apenas transfiro para este cantinho, que é praticamente a minha casinha aqui, informações que julgo importantes e ficam mais bem estruturados para uma leitura em relação ao desenvolvimento do Shotokai no Brasil e seus principios.

Mais uma vêz obrigado.

Hai!
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« Resposta #104 Online: Março 30, 2007, 12:40:21 »
Hai!

Estimados amigos,

Devido a caminhos que devo tomar em relação as necessidades existentes no Brasil informo que de minha decisão estou me desvinculando da representação e supervisão de Humbeto Heyden Shihan.

Em momento oportuno, informarei acerca dos nossos novos rumos para o estabelecimento do Shotokai.

Hai!
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