Autor Tópico: Conduta no Dojo  (Lida 4145 vezes)

User58

  • Visitante
Conduta no Dojo
« Online: Março 02, 2005, 16:57:34 »
Caros colegas

Entrei recentemente no forum e não sei se esse tópico já foi colocado:
CONDUTA NO DOJO.
Quando comecei a treinar em 1976 a disciplina era bem rigorosa no dojo,se fosse dessa maneira nos dias de hoje espantaria parte dos alunos com certeza.Mas é asim que muitos Karatecas dessa época foram "forjados",disciplinados.Hoje a coisa é bem mais light mas eu acho que algumas coisas deveriam ser resgatadas e impostas nos treinos atuais.
O que voces acham ?


Jack

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Conduta no Dojo
« Resposta #1 Online: Março 02, 2005, 17:58:48 »
Oss!

No dojo (lugar sagrado de treino) procuramos vencer as nossas tendências agressivas, porque é nele que percebemos as nossas limitações, e por mais que seja ferrenha a luta em que estivermos envolvidos, sempre procuramos ter uma conduta responsável no sentido de preservar, de evitar o ferimento proposital de nosso adversário.

O dojo (lugar sagrado de treino) é literalmente o campo de batalha da vida, um 'campo de vida e de morte'. A única difrença que existe entre ele e o campo de batalha de uma guerra é que no dojo quem está sendo treinado pode morrer muitas vezes seguidas e ficar vivo para desenvolvilmento nos caminhos e, eventualmente, capacitam-no a transcender a vida e a morte.

Um abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline dr_rock

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Conduta no Dojo
« Resposta #2 Online: Março 02, 2005, 18:03:15 »
O que, por exemplo, vc acha que poderia/deveria ser resgatado?

User58

  • Visitante
Conduta no Dojo
« Resposta #3 Online: Março 03, 2005, 10:24:07 »
Citação de: "dr_rock"
O que, por exemplo, vc acha que poderia/deveria ser resgatado?


Olá Dr Rock

Segue uma copia da Conduta que é distribuida oas alunos na Academia,embora infelizmente poucos  seguem fielmente o que esta escrito.
Quanto ao que poderia ser resgatado para os dias de hoje,algumas coisas simples como o item 4,6,8,11, por exemplo.Eu reparo que alguns colegas ,durante o SEIZA estão com o Karate-gi aberto,a faixa quase desamarrada,enquanto alguns fazem o Kata ,os que estão aguardando a vez ficam sentados de maneira incorreta ,encostados na parede,conversando sem prestar atenção para poder aprender ou corrigir o Kata que esta sendo feito´pelos colegas,quando o Sensei esta explicando algo ficam com as mãos na cintura ou braços cruzados (postura "arrogante")quando deveriam ficar atras ou ao lado rente ao corpo ,isso significa humildade perante aquele que esta ensinando.
Quando eu treinava em Londrina(na ALNKK Dr rock) ,durante o treino se alguem por azar bocejasse,o Sensei chamava a atenção e aplicava um "leve" soco no estomago ,o suficiente para "acordar" o infeliz.
Após o exame de faixa,os promovidos passavam pelos colegas e recebiam um "parabens",no estomago....Bons tempos.

Oss

Jack



               
CONDUTA  NO  DOJÔ


1.  Todo praticante de Karatê tem que saber se portar dentro do Dojo, local de treino, e mesmo perante um professor ou colega de treino. Antes de tudo, o Dojo  deve ser respeitado, não podendo jamais ser pisado se estiver calçado .

2. Antes de entrar no Dojo e ao sair do mesmo, deve-se saudar o Kamiza com uma reverência. Esta deve ser realizada logo na entrada, em posição de Seiza. Caso haja alguma dificuldade, ou a entrada esteja demasiadamente obstruída, o aluno pode fazer a reverencia em pé, afim de não atrasar o início do treino.

3. Para entrar no Dojo, em caso de atraso, o aluno deve se dirigir ao Sensei e pedir permissão  para participar daquela aula. O mesmo acontece no caso de querer se retirar mais cedo. Isto  significa que não se pode entrar e sair do Dojo sem motivo justificado,isso interrompe a sua concentração e a dos outros e mostra uma falta de respeito pela Arte e pelo lugar onde ela está sendo praticada.Se for necessário se retirar,peça autorização ao Sensei. Além disso, procure ser pontual e assíduo. Respeite a sua escolha e desenvolva a sua força de vontade, evitando faltas desnecessárias e injustificadas.

4. No inicio e final do treino,antes de assumir a posição de Seiza,arrume o Karate-gi e a faixa.

5. Durante a aula não fale demasiadamente, pratique. Evite conversas desnecessárias ou comentários que não estejam relacionados com a técnica que está sendo treinada no momento. Mantenha a concentração e não atrapalhe a do colega.

6. Os alunos permanecem em SEIZA durante qualquer explicação ou demonstração de técnicas feita pelo mestre, após o que, agradecer-se com uma referência ao conhecimento ou esclarecimento recebidos.

7. Tente praticar com tantos companheiros diferentes quanto seja possível. Muitas vezes se aprende mais praticando com iniciantes do que com estudantes avançados. Instruir outros faz parte do seu conhecimento e o progresso da turma como um todo será também o seu.

8. Durante o descanso das aulas, manter o ato de respeito, evitando cruzar os braços e por as mãos na cintura.

9. No início e no fim de cada técnica cumprimente o seu companheiro. É preciso manter o espírito livre de preconceitos e discriminações, para manter o espírito livre de preconceitos e discriminações, para melhor desenvolver-se no caminho do Karate. Após a prática retorne imediatamente ao seu lugar.

10.  Não use cordões, anéis ou brincos no Dojo. As mulheres devem evitar o uso de pinturas afim de não sujarem os “quimonos†dos colegas. Todos devem treinar com o uniforme completo, que consiste em Karate-gi e faixa de cor respectiva ao Kyu em que está, para os homens. As mulheres devem trazer uma camiseta por baixo da parte de cima do Karate-gi, com a finalidade de evitar constrangimento dos companheiros .

11. Certifique-se que o seu Karate-gi esteja sempre limpo e vestido corretamente. Mantenha unhas dos pés e das mãos aparadas. Isto demonstra consideração consigo mesmo e com os demais colegas, e evita críticas e sensações desagradáveis durante o treinamento. Aqui a auto-educação é de suma importância.

12.  Seja cortês: A cortesia no Dojo é uma parte muito importante da arte marcial porque cria uma atmosfera de harmonia, sendo uma atmosfera de harmonia um excelente meio de auto-aperfeiçoamento. Cortesia no dojo, como em qualquer outro lugar, significa basicamente pensar nos outros.

13.  A atitude de uma pessoa deve ser de acordo com o que pensa a respeito daquilo que está fazendo, mesmo fora do local de treino; aquele que verdadeiramente segue o Karatê, como arte, mantém uma atitude de respeito com todos os praticantes. Uma pessoa que já pratica há muito tempo, sabe perfeitamente a atitude que se deve tomar, mas o novato normalmente erra e só com o tempo é que vai obtendo uma boa conduta de lutador.
 
14.   Hierarquia :

14a. Respeite a hierarquia: Na ausência do professor o aluno mais graduado deve ser respeitado por seu conhecimento e experiência. Mantenha o respeito e acate a suas orientações. No caso de não estar presente nenhum aluno de graduação mais elevada, procure o responsável pela Academia no momento para orientações.

14b. Em uma aula ou treino de Kata, o aluno mais graduado deve corrigir os menos graduados, e os alunos novatos devem observar os colegas em  treinamento.

14c.  Nunca discuta num Dojo. Em caso de dúvidas chame o Sensei. Respeite também o colega mais graduado ou o aluno responsável, escolhido pelo Sensei para esta função. Não deve haver conflitos de egos no Dojo, por isso o mestre representará sempre o fiel da balança.

14d. O aluno mais novo,ou menos graduado (KOHAI) não deve chamar o mais  antigo(SENPAI) para treinar luta (kumitê), no caso de ser convidado para treinar, não deve negar mesmo estando cansado, e no caso de estar ferido, dirigir-se primeiro ao local de luta e depois explicar que está ferido, mas não dizer que não pode. Neste caso o mais antigo(SENPAI) é que deve analisar a situação, de acordo com sua própria experiência.

14e. Quando assumir a postura de Seiza,os mais graduados se ajoelham primeiro e posteriormente se levantam primeiro ,seguindo a ordem de graduação.

14f. Lembre-se: Se você tem um kyu ou um Dan, tem também uma responsabilidade correspondente.
 


OSS !

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Conduta no Dojo
« Resposta #4 Online: Março 03, 2005, 11:26:10 »
Oss!

JACK:

Com respeito á conduta no Dojo, penso que depois de ler as regras que você postou e que estão correctas, o que faz falta a muitos Karatecas é simplesmente cultivarem uma das cinco máximas de Mestre Gingin Funakoshi. ETIQUETA.

Um abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

User58

  • Visitante
Conduta no Dojo
« Resposta #5 Online: Março 03, 2005, 11:57:03 »
Olá

Na verdade o que postei antes não é novidade para muitos.Fizemos uma  pesquisa em varios sites ,publicações ,etc ,acrescentamos algumas coisas.
Se voces tiverem mais sugestões,correções ,etc serão bem vindas.


Oss

Jack

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Conduta no Dojo
« Resposta #6 Online: Março 03, 2005, 12:23:40 »
E aí
Vou apenas dar um exemplo de como NÃO se deve comportar dentro de um dojo, e é o que ocorre nas aulas de wado ryu que me desanima muito:
- cumprimento ao entrar no dojo quase não existe
- musica direto, do inicio ao fim ( hip hop, dance, axé, tudo que voces possam imaginar, até vanerão ja teve... 0
- tititi e conversinha dos adolescentes quase em tempo integral
- mocinhas discutindo pintura das unhas e roupas na moda
- risadinhas quando algum mané ( tipo eu ) se esforça ao extremo, sua, fica vermelho, solta uns kiai sinistros, e leva tudo a sério, além de dizer oss a cada palavra do professor.
- o silencio só é preservado na hora da cerimonia final, em que o professor não a executa sem o total silencio ( então os apressadinhos em ir embora ficam quietos ).
No kiokushin se preserva uma postura um pouco mais tradicional, pegando grande parte da conduta descrita nos outros posts.
Acho que a imposição do professor é o que determina a conduta, mas aí desagrada os alunos e estes vão embora...entenderam, né?

Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

User5

  • Visitante
Conduta no Dojo
« Resposta #7 Online: Março 03, 2005, 14:45:44 »
Boas!

Cuca você é relmente um guerreiro, pois não sei se eu teria a masma garra que você tem em continuar a treinar num local que não tem disciplina.

Por que seu Sensei permite isso? Será que ele teme que a disciplina espante os alunos? Creio que ele deva se impor um pouco mais.

Valeu!!!

Offline dr_rock

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Conduta no Dojo
« Resposta #8 Online: Março 07, 2005, 22:24:23 »
Olá Jack,

Desculpe a demora na resposta, mas como já disse em outro tópico, não pude acessar o site por esses dias.

Vc treinou aqui em Londrina? Legal! Vai ficar feliz em saber que os tradicional "Parabéns" depois do exame de faixa ainda existem. Também em aniversários e ocasiões especiais, como os que levei recentemente por ter passado no vestibular para Ed. Física.

Também lembro de ter levados vários tapas e "crocs" na cabeça pelos meus bocejos, conversas e bricandeiras durante o treino (comecei cedo né, e criança é fogo...).

Ainda não li todas as regras de etiqueta que vc postou (material interessante aliás), mas sei que qualquer regra que seja passada numa academia, por mais que esteja no papel em lugar que todos possam ver, ela tem de ser reforçada pelo instrutor e alunos mais graduados (esses, sempre dando o exemplo).

Ou seja, depende mesmo é de nós fazer com que as tradições e boas regras de etiqueta não desapareçam. Mesmo que vc seja o único em seu dojo a seguir tais regras (não boceja, senta direito e arrumado, não conversa desnecessariamente, etc...), por mais frustrante que isso seja, continue dando o exemplo, por que isso é uma ferramenta poderosa.

Todos nós, aliás, antes de lamentarmos pela "morte" das tradições e bom comportamento no dojo, temos de nos perguntar se estamos dando o exemplo do comportamento que achamos correto.

Se vai espantar alunos, isso é bem relativo, acho. Depende muito do aluno, acredito. Ou dos pais do aluno (em caso de criança). Já vi pais ameaçando processar a escola pq o filho foi "agredido" ou "humilhado" num treino, enquanto outros agradecem ao professor pela aparente dureza com que eles tratam seus filhos, pois sentem que isso de alguma forma os beneficia (mais obedientes, disciplinados, sei lá...).

Offline Okuyama

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • http://
Conduta no Dojo
« Resposta #9 Online: Março 08, 2005, 13:20:47 »
Olá,

   os sempais e principalmente o professor tem que dar o exemplo...
   
   "Um cavalheiro só prega o que pratica"

    quanto aos castigos e severidade, uma coisa deve ser clara: no dojo tem um  professor ensinando os alunos ou prestador de serviços atendendo aos clientes??

até mais,

Fabio Okuyama

marascas

  • Visitante
Conduta no Dojo
« Resposta #10 Online: Março 08, 2005, 13:40:56 »
Amigos, vou colar aqui no fórum as regras que utilizo nas minhas aulas. Por muito tempo fui muito rígido dentro do sistema tradicional. Mas após estudar na Faculdade de Educação Física e ler e refletir muito, também após ler o livro "o fator Kata", algo mudou. Penso agora que o Karate é um fenômeno mundial e não puramente Japonês. É claro que devemos conhecer e respeitar toda a cultura da origem do Karate. Mas precisamos adaptar ao local onde vivemos. Se olharmos para o Japão hoje, veremos que nos países que receberam colônias Japonesas ainda se pratica rituais que no seu próprio país já foram abandonados. Mas de forma alguma quero dizer que aqui no meu Dojô não mais praticamos os rituais de costume no Karate. Apenas estou propondo uma reflexão sobre o assunto, em sabermos estabelecer uma medida equilibrada entre o passado e o presente.

Vou colar abaixo um texto retirado de minha apostila que utilizo como material didático nas aulas de Karate. Por muitos anos, essas regras estavam coladas na parede da sala e redigidas de forma mais severa. Mas o tempo me fez refletir e entender muitas outras coisas...

User58

  • Visitante
Conduta no Dojo
« Resposta #11 Online: Março 08, 2005, 13:44:18 »
Pois é

No dojo ,ou fora dele,sempre que possivel procuro passar aos Kohais um pouco  do que aprendi nos treinos rigorosos do passado ,é importante manter viva as tradições dessa Arte mas sem muita "neura".Eu mantenho a postura que(eu creio) um shodan deve ter assim como muitos colegas mais graduados.

oss

jack

marascas

  • Visitante
REGULAMENTO DAS AULAS DE KARATE
« Resposta #12 Online: Março 08, 2005, 13:45:43 »
REGULAMENTO DAS AULAS DE KARATE

1.O Karatê começa e termina com Cortesia, Respeito, Disciplina e Boa Educação;
2.Respeitar deve ser um pensamento contínuo do estudante do Karate;
3.Quando for necessário, o aluno poderá ir até o Sensei, fazer reverência (OSS!) e solicitar o que deseja;
4.Quando for necessário retirar-se do Dojô o aluno deverá solicitar autorização do Sensei, da mesma forma quando chegar atrasado (OSS!);
5.Quando necessitar deslocar-se durante a aula, o aluno deverá fazê-lo por trás dos demais;
6.O aluno nunca deverá corrigir alguém, se não for designado como ajudante do Sensei;
7.Os alunos deverão permanecer em silêncio e em “YOI†enquanto o Sensei demonstra uma técnica ou esclarece algo, até receberem a ordem de praticar;
10.É dever de todos manter o local de treino dentro dos padrões de higiene e organização;
11. O aluno que fizer uso indiscriminado do Karatê, sem que seja absolutamente necessário, poderá ser suspenso ou expulso das aulas. Assim como o mau comportamento em competições.
12.É obrigação de todos trazer o corpo e uniforme em boas condições de aparência e higiene nos treinos;
13.Os novos alunos poderão freqüentar as aulas sem o uso do karate-gi, porém deverão usar um abrigo esportivo de calças compridas e camiseta branca. Não é permitida camiseta sem mangas;
14.É proibido a todos usar jóias, relógios, bonés, mascar coisas ou comer no Dojô;
15.É expressamente proibido usar calçados em cima do Tatame sintético;
16.Todos os alunos deverão manter as unhas dos pés e das mãos aparadas;
17.O aluno fará exame de faixa somente autorizado pelo Sensei, de acordo com o tempo de sua faixa e seu desenvolvimento técnico e psicológico;
18.Os exames de Graduação de Faixas são realizados sob a responsabilidade da Federação Estadual de Karatê;
19.O aluno deve sempre conduzir os princípios:
- Boa educação;
- Muito esforço e persistência;
- Amor apaixonado pelo Karatê;
- Respeito Incondicional por seu Sensei.                                                                              

Além das regras acima citadas, algumas maneiras de comportamento são típicas da cultura japonesa, devido ao Karatê ter tido o Japão como berço. Esses costumes foram trazidos pelos primeiros professores de Karate ao imigrar para o Brasil e colaboraram muito para o desenvolvimento do espírito de respeito e educação nas aulas. Porém hoje o Karatê é um fenômeno mundial e tentamos adaptá-lo aos costumes locais, mas sem perder a sua essência. Portanto quando for praticar Karatê com um professor Japonês, lembre-se que se trata de ofensa não se comportar da maneira estabelecida de acordo com a cultura daquele país. Abaixo algumas regras indispensáveis de comportamento Japonês:
1. Todo aluno deverá fazer reverência ao entrar e ao sair do Dojô;
2. Os alunos deverão permanecer em “YOI†enquanto aguardam a ordem de praticar;
3. Durante as aulas, os alunos devem sentar-se somente autorizados pelo Sensei e no estilo japonês com as pernas cruzadas e sem tocar as mãos no chão;
4. Os rituais de início e final da aula devem ser executados rigorosamente;

OSS!

André Maraschin
2º Dan FGK-CBK-WKF
Shotokan Karate-Do