Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Fevereiro 23, 2025, 17:16:48
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
 
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA (Lida 3741 vezes)
User28
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Online:
Novembro 30, 2004, 20:51:49 »
Caros amigos do fórum,
Kenshusei é o nome dos pretendentes a Instrutores da JKA, novatos recém saÃdos de Universidades do Japão, campeões Universitários de Karatê e que por 3 anos estarão sujeitos aos mais cruéis nÃveis de endurance fÃsica e mental jamais imaginados.
Eles literalmente são usados como panos de chão pelos seus superiores(sempai) e todo o tempo são colocados na pressão.
Ennio Vezulli passou 3 anos no Japão e foi o único Brasileiro a fazer o CUrso (apesar de Não ter recebido Diplomação, devido ao racismo do povo japonês contra os Ocidentais).
Ennio Sensei foi ao Japão após o Sensei Okuda lhe desafiar a suportar o castigo por lá.Pensou que ele não suportaria a pressão e estaria de volta após alguns dias, o que não aconteceu.
Num dos primeiros treinamentos o Ennio levou um mawashi Gueri tão forte no rosto,num contra ataque de Gohon Kumite que quase ficou cego.No dia seguinte,para espanto do Sensei Nakayama, ele apareceu no HOnbu dojo com seu DOGI, olho tampado pelas bandagens, após ter fugido do hospital com medo de perder a vaga no curso. Após esse fato todos os Instrutores passaram a admirar o espÃrito guerreiro do Ennio, que chegou a vencer alguns Torneios de Kumite em Saitama.
Fez parte da equipe de elite da JKA por6 meses.
Recentemente, no livro do John Van Weenem ele cita um aluno do curso que foi morto no treinamento de tanto apanhar.
O SEnsei Machida mesmo numa entrevista à Revista Kiai disse que ele foi negado a entrar no Curso pelo seu sempai Tanaka Masahiko por acha-lo fraco demais para suportar o castigo.
Não é toa que sómente 5 não japoneses terminaram o Curso a saber:
-Ennio Vezulli-1977-1979
-Richard Amos-1989-1991
-Nigel Jackson-1971-1973
-Keith Geyer-1977-1979
-Derrick Geyer-1977-1979
Stan Schmidt Sensei apesar de não ter ficado os 3 anos,por diversas vezes têm treinado no Instructors Class sendo recnhecido como Instrutor de nÃvel A mesmo por seus colegas Japoneses.Dizem que ele podia bater no Tanaka Sensei com facilidade, mesmo quando Tanaka era campeãomundial. Stan Schmidt é o nome mais respeitado do mundo na JKA.
Registrado
Okuyama
Jr. Member
Mensagens: 78
Votos: +0/-0
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #1 Online:
Dezembro 01, 2004, 00:39:41 »
Olá,
eu já tinha ouvido falar desse "curso" da JKA, mas eu tinha ouvido falar que era um curso de domingo a domingo por 2 anos, se não me engano 2 horas por dia.
não sei se estamos falando da mesmo coisa, mas ouvi algumas lendas sobre esse curso, tipo eles fazem quebramentos com placas de 30cmx30cmx2,5pol(6,35cm).
E os caras saem de lá bem arrebentados (tanto os japas e não-japas)...
o que é mito e o que é verdade?
até mais,
Fabio Okuyama
Registrado
Neto110
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #2 Online:
Dezembro 01, 2004, 06:44:49 »
Saudações.
Sei que vou colocar lenhana fogueira, mas afinal fórum é para isto.
Seria uma "heresia" falar isto que vou falar num ambiente de karatekas "ortodoxos", mas a net tem estas vantagens: permite que possamos realmente nos expressar sem o medo de retaliações passionais.
Isto é realmente necessário para se obter algum nÃvel técnico?
Entendo que não.Este treino foi feito segundo o que entendo sobre a mentalidade extremamente orgulhosa do povo japonês para poderem descobir quem aguenta e quem não aguenta o treino deles para que possam respeitar alguém.
POis é, aà está q questão: quem se importa com isto? Ser respeitado por um atleta não tem valor algum. Os valores que se deve obter para ser respeitado como professor não tem muito a ver com a rrogância japonesa.
Respeito o ponto de vista deles (na verdade não sei se respeito não, acho cruel demais) mas entendo haver outros modos de avaliar a questão.
Registrado
User28
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #3 Online:
Dezembro 01, 2004, 08:32:30 »
Caro Neto,
Entendo que é preciso sim, passar por toda essa pressão, pois os instrutores num futuro poderão sofrer desafios pessoais em seus Dojos.Imagine alguém que treinou 3 anos todos os dias na maior pressão psicológica fÃsica e mental, sem saber se sobreviveria todos os dias.Não dá para comparar com alguém que não tenha passado por isso.
Epesar das opiniões divergirem, rspeito todos os pontos de vistas mas continuo respeitando muito quem foi Kenshusei algum dia....
katsumoto
Registrado
Neto110
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #4 Online:
Dezembro 01, 2004, 10:22:34 »
POis é Katsumoto, é isto que proponho refletir.
Nossa divergência não é na necessidade de treinos duros, mas no valor deles para formar
professores reconhecidos internacionalmente por uma instituição tal e tal
.
A JKA se propõe a formar karatekas profissionais e isto tem significados diferentes conforme o enfoque que se queira dar:
a) profissisonais no quebra, na luta, no jutsu?
ou
b) profissionais na pedagogia de ensino da luta?
Eu advogo que formar grandes lutadores é um objetio louvável mas não é menos louvável aprimorar a qualidade pedagógica, pois, em última instância, são os bons professores que estarão divulgando a arte e não um grande lutador.
Nos estudos que fiz entendi que a JKA fez um sistema de qualificação diferente do sistema de reconhecimento tradicional que era utilizado no Japão na época, um sistema moderno, obtendo os atletas qualificados por ela um reconhecimento direto do governo japonês, e imagino ser por isto que eles cuidavam de manter o nÃvel elevado, mas "nÃvel elevedo" no conceito deles.
Sobre os desafios, é um pensamento interessante mas não tenho prurido algum de tratar invasões de minha academia por parte de brigões com um telefonema à polÃcia, destaco que, felizmente, nunca precisei fazer isto e nunca vá precisar porque vários pais de maus alunos são policiais e assistem as aulas, torcendo para arrumar um tempo para eles mesmos treinarem.
A época de formar lutadores aguerridos capazes de vencer qualquer desafio é, no meu ver, hoje, por assim dizer, romântica, na falta de um termo melhor que não me vem à mente agora. Podemos formar grandes lutadores e grandes pessoas por vários modos diferentes mas não entendo a necessidade de massacrar ninguém.
Aliás, lendo e aprendendo muito com suas palavras, cada vez mais entendo o motivo dos europeus terem feito o que fizeram com os japoneses. Dava até razão aos japoneses agora não mais tanto.
Exigir 3 anos morando no Japão sendo massacrado, para mim é uma imersão cultural massiça interessante que resulta em incorporação de valores sem muita crÃtica, além dos pretensos benefÃcios técnicos que, advogo, podem ser adquiridos por outros métodos menos .... hmmmm dolorosos e custosos.
Que pensam os colegas destas reflexões?
(estava sentindo falta destes debates)
Registrado
User5
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #5 Online:
Dezembro 01, 2004, 12:46:35 »
Boas !
Neto, eu estou de acordo com você no que diz respeito a formação de professores.
Grandes campeões não são necessariamente grandes professores, você pode encontrar por aÃ, e não precisa procurar muito não, grandes campeões que não sabem se expressar direito, imaginem dando aulas para um grupo de 10 (chutei baixo) alunos heterogêneos com habilidades diferentes, biotipos diferentes, enfim seria paulada para todo lado.
Acredito que deva exisitir uma distinção para treinos onde serão formados professores e atletas, onde o emprego da didática seja enfatizado pois o professor tem que saber lhe dar com as adversidades que lhe aparecem no dia a dia.
Valeu!
Registrado
Okuyama
Jr. Member
Mensagens: 78
Votos: +0/-0
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #6 Online:
Dezembro 01, 2004, 13:12:17 »
Olá,
até onde eu sei, pra entrar nesse tal curso, seria necessário ser pelo menos 3dan...
e o cara vai lá por que quer, ninguém obriga ele...
tendo em mente que o objetivo do Karate é a luta, naquelas situações extremas onde não tem mais jeito de não lutar.
mas qual a maneira de se tornar um bom lutador? lutando...
mas tirando os dentes perdidos e lesões, acredito que seja uma experiência "enriquecedora", assim como assistir treinos desses "sobreviventes"...
apesar de eu não querer nem passar perto de um curso desses...
O professor ter noções/conhecimentos em pedagogia é algo importante, mas a JKA ou outra organização de karate ensinando pedagogia de ensino? acho não daria muito certo... para isso o instrutor deveria procurar uma universidade ou algo mais especifico...
ah! outra coisa que ouvi dizer sobre o "curso" é que os candidatos devem ter nivel superior e todas as notas acima de 8...
eu sou contra o uso da violencia sem sentido, mas temos que concordar que é muito conveniente para o fraco ser pacificista... Não estou dizendo que os pacifistas são fracos ou covardes. Mas o inverso é verdadeiro.
eu não acho que a JKA seja uma organização perfeita, mas devo lembrar que eles NÃO têm um compromisso com a adaptação do Karate à visão ocidental ou mundial, já que eles são a Japan Karate Association (Associação de Karate do Japão)... eles têm compromisso em manter o Karate do Japão, para quem quiser treinar do jeito deles...
até mais,
Fabio Okuyama
Registrado
Neto110
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #7 Online:
Dezembro 01, 2004, 16:06:02 »
Nossa Fábio, você sintetizou um argumento que caiu como um guiaku-tzuki em deai nas minhas costelas...perfeito! Apesar de ter sido um ponto contra meu argumento(de certo modo) tenho que tirar o chapéu para você: Ippon!
Como sou cabeça dura, vou tentar manter o quebra mais um tempo (para aprender mais, claro) mas agora vou dar aula na academia e depois volto para postar e continuar aprendendo.
OSS
Registrado
Neto110
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #8 Online:
Dezembro 01, 2004, 19:34:43 »
Professor de karate e formação pedagógica.
A cultura do movimento relamente é estudada em faculdades mas o saber desenvolvido na prática tem seu valor também. Existe uma ciência no como ensinamos nossos alunos, mesmo que não tenhamos estudado os teóricos da arte, que, em última analise avaliam a realidade e não sei se realmente já estudaram a nossa realidade. Leio estudos de Judo , capoeira, mas karate vi poucos e no aspecto cultural acho que nunca vi.
Os professores podem sim resgatar e registrar o saber que dispõe e estudá-lo e será tão legÃtimo quanto qualquer saber que se estuda em Universidade.
Registrado
User28
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #9 Online:
Dezembro 01, 2004, 21:19:02 »
Caros amigos do Fórum,
Obrigado pelo debate.Vejo que consegui atrair a atenção de todos vcs.
No que se refere à parte pedagógica os Japoneses se interessam sim por ela. No Curso dos Kenshusei além da parte fÃsica que já citei anteriormente os atletas têm obrigatoriamente que estudar CInesiologia, Anatonia,Primeiros socorros entre outras tantas disciplinas.
Não é verdade que precisa-se ter uma média 8 nos estudos,mesmo porque só são admitidos ADULTOS com formação Universitária.
Também não é verdade que qualquer um pode fazer o Curso, este é exclusivo a convidados especiais com carta de recomendação de seu Mestre, ter no mÃnimo 2ºDan da JKA,ou ser escolhido entre os Campeões Universitários do Japão ao ano anterior ao Curso.
O Curso Kenshusei for idealizado pelo Mestre Funakoshi quando ainda era vivo e foi executado pelos Mestres Nakayama, Nishiyama, Okazaki e Sigiura Sensei com o Patrocinio do Prof.Takagi, empresário que bancou os primeiros anos da JKA.
Os primeiros formandos do Curso foram Kanazawa SEnsei, Mikami SEnsei e um certo Sr. Takaura,que não treina mais Karate.
Naquela época vários dissidentes do Mestre Funakoshi começaram a abrir seus próprios estilos ou escolas,por isso o Sensei Funakoshi achou que seria uma boa ideia formular um Treinamento Especial p/ a formação de Instrutores realmente capazes em continuar o seu trabalho.
Concordo em ordem, numero e grau que a JKA é só para os Japoneses, um exemplo nosso é o Prof. Ennio Vezulli, maior expoente nosso do Karatê da JKA que ficou no Japão o Curso todo e não recebeu o seu Diploma de Mestre INternacional após o fim do Curso.
Apesar disso, com certeza existem grandes organizações que apresentam um Karate de altissimo nÃvel, KUGB por exemplo da Inglaterra que por diversas vezes venceu a equipe da JKA em Torneios Internacionais.
A propósito, após a morte do SEnsei Enoeda, ao invés da JKA nomear seu principal pupilo,Mr. AndySherry 7ºDan JKA, preferiu nomear um japonês bem mais moço que se chama Ohta SEnsei 6ºDan e kohai do Mr.Sherry.
Daà se pode notar muito bem que a JKA não faz negocios com Não japoneses. Stan Schmidt SEnsei é uma excessão porque havia o apartheid na Africa do Sul e era proibida a entrada de Japoneses no paÃs, daà nomearam alguém que pelo menos tivesse fortes links com a JKA.
Registrado
Okuyama
Jr. Member
Mensagens: 78
Votos: +0/-0
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #10 Online:
Dezembro 01, 2004, 23:15:20 »
Olá,
só pra constar: eu não falei que a JKA é só para os japas, mas pra quem quiser treinar do jeito deles...
O Karate se desenvolveu a partir do "empirismo" que a grosso modo seria "tentativa e erro". Por isso há varios aspectos que podem estar corretos mas não foram comprovados pela "ciencia ocidental moderna", assim como pode haver coisas erradas tbm.
Quanto a pedagogia do ensino, essa deve ser adaptada ao aluno, o modo de aprender do japones é DIFERENTE do ocidental (vejam que disse que era diferente, não há melhor ou pior). O professor que se propõe a ser um "professor completo" deverá estudar disciplinas da educação fisica e pedagogia... Pode haver noções dessas disciplinas no curso da JKA, mas quem quiser saber a fundo... Ou alguém vai dizer que aprendeu pedagogia na JKA?
até mais,
Registrado
Neto110
Visitante
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA
«
Resposta #11 Online:
Dezembro 02, 2004, 06:46:14 »
Pelas última considerações acho que conseguimos visualizar que grau de excelência na arte depende do referencial e entendo que está passando da hora desenvolvermos algo assim no Brasil.
Sem desmerecer os japoneses, Okinawenses e europeus o Brasil (os professores brasileiros de karate) tem sua contribuição.
Sobre a pedagogia ser estudada sistematicamente, eu concordo. Dei aulas em faculdade de educação fÃsica em meu estado, minha esposa é mestre em Educação fÃsica pela Unicamp e desenvolve trabalhos e estudos dentro da área da pedagogia, um deles dentro da academia, tenho certeza que há outros mais qualificados até. A questão é: vamos ter coragem de romper com os paradigmas e desenvolver um trabalho sério ou seremos só uma arrogância diferente das outras?
Registrado
Imprimir
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
KENSHUSEI-Treinamento Especial para Instrutores da JKA