Oss!
É interessante notar que muitos dos males do Karate são a sua "falta de tradição" e "demasiada ênfase aos Torneios e Competições", problemas e comuns inclusive no Japão.
Então surge a pergunta : Então como podemos definir algumas destas controvérsias em seu próprio paÃs ?
Podemos começar a assinalar que : O Karate e o Aikido foram muito solicitados como válvulas de segurança para os jovens, válvulas que permitiam canalizar as energias deles. O Judo e o Kendo haviam sido suprimidos pelas Forças de Ocupação dos Estados Unidos, pensando que fomentavam o militarismo. porém, o Karate e o Aikido não tiveram o mesmo tratamento.
Em outras palavras, depois de 1946 existiu uma espécie de explosão destas duas Artes Marciais, especialmente o Karate. Tais circunstâncias ajudaram a criar um fenômeno inédito no Japão, logo assimilado nos Estados Unidos e outros paÃses, o aparecimento do "INSTRUTOR INSTANTÂNEO".
Como exemplo disso, podemos citar o seguinte facto. Um Okinawense havia capturado um ladrão, entregando-o à polÃcia. O jornal, relatando o facto, falou de um Okinawense karateka, que arriscando a sua vida havia capturado um meliante. Mas isto não era bem assim, pois o protagonista sabia muito pouco de Karate e foi ajudado pelos vizinhos durante a empreitada.
O lado irônico de tudo isto, é que muita gente leu o artigo, visitando o suposto herói da jornada para aprender Karate com ele. Este homem transformou-se em Instrutor Instantâneo. Dado ao facto que não sabia quase nada de Karate, lia livros sobre o tema pelas manhãs e inclusive alternava aulas de alguns Estilos observando o que se fazia num Dojo para logo copia-lo às noites quando "ensinava". Esse homem, embora pareça mentira, continua ensinando e é um "reputado Mestre" num popular Dojo.
De todas formas, isso não nos deve preocupar muito. O que devemos fazer é buscar bons professores, vê-los em acção, ensinando, falando, corrigindo. Procurar ver a sua história, pregressa e actual e só depois, se for positiva a avaliação, devemos inscrevermos como seus alunos. Movimentos de Karate podem ser feitos sem ter nenhum conhecimento. Podemos atribuir a expansão do Karate pelo mundo todo aos torneios chamados de "Match Kumite". Nesses torneios, também chamados de Karate Desportivo, técnicas como o Uraken e o Empi tiveram que ser eliminadas. Isto foi feito, para simplificar a decisão dos juizes e também desportizar mais efetivamente as formas do Kumite Tradicional.
Estas limitações, destruÃram o sentido profundo do Karate. em geral, se você observa um torneio verá que os juizes outorgam um ponto geralmente, quando se realizou uma técnica sonora; isto é, quando se pega no peito e por efeitos do golpe ou do Karate-Gi produz um ruÃdo. Muitas vezes também se marca um ponto ante uma acção apesar desta ser deficiente. Assim geralmente ganha qualquer um e os vencedores são na maioria das vezes campeões por ter a sorte a seu lado do que pela técnica em si.
Os contendores assim sentem-se frustrados pelo veredicto e muitos torneios estão cheios de queixas e reclamações. Isto, por sua vez, faz com que muitos praticantes se dediquem ao "Full Contact", pois nesta competição quem é posto a "Knock-Out" é considerado vencido terminantemente.
O Karate, apesar de sua popularidade universal, não deve perder o seu valor e para isso o praticante deve observar as seguintes recomendações :
"Aprenda Karate sob o olhar de sua história e tradição. Estude e pratique Kata, Kumite e Fundamentos Básicos uma e mil vezes, diligente e correctamente com a direção de seu Sensei. Quando estudar o Kumite, desenvolva o sentido das Artes Marciais procurando antecipar-se aos movimentos de seu oponente. "Use técnicas de treinamento, como correr alguns quilômetros, fazer ginástica olÃmpica, subir em cordas e treinar com pesos em sua devida forma. Isto é, não para obter força pura e sim potência. Use o Makiwara em todos os ângulos possÃveis à fim de concentrar o poder do Zuki e outras técnicas. Quando realizar GuerÃ, faça-o buscando profundidade e não altura. Chute sempre na zona média do corpo. Realize ZAZEN, que é a prática da meditação, buscando treinar a parte mental e chegar por meio desse caminho a uma compreensão da essência do Karate-Do. Estude "junto" a seu professor, pergunte-lhe quando a ocasião seja propÃcia e não deixe nunca uma dúvida no caminho".
Um abraço a todos e bons treinos
SHOGUN
Oss!
:lol: