quote]e o cara tiver certeza que seu karate é superior aos demais e quizer lutar com contato total?isso faz dele um mau karateca?ser mau karateca para mim é não honrar a faixa.Citar Não treino para isto. naõtenho este tipod e impulso. Optei por extirpar este tipo de pretensão de minha personalidade consciente e vigio as manifestações tais de meu inconsciente. Pretendo ser melhor hoje do que fui ontem, mas respeito quem tem outra vivência e idéia. Não pretendo impor meu modo de pensar para as outras pessoas.Professor Netto o senhor também não é faixa preta de Kickboxing?? Um esporte de combate onde o contato é permitido, se o senhor tivesse extirpado totalmente esse impulso jamais o senhor ensinaria ou treinaria Kickboxing, ou vai dizer que não troca uns sopapos de vez em quando em suas aulas?Concordo com o senhor que devemos ser civilizados na resolução de nossos problemas, eu sempre procuro a solução calma e pacÃfica, mas também não vejo mal nenhum em "amansar o bicho", ou seja, eu sou civilizado com quem é verdadeiramente civilizado, mas respondo na mesma moeda se quer agir como animal brabo.É correto levar o Karate não somente como um conjunto de técnicas de socos e chutes, é errônea e tola essa concepção, o Karate é muito mais do que isso, é um modo e estilo de vida, mas ainda assim Karate é uma arte marcial os socos e chutes que treinamos e aprendemos e a mesma tem que valer cada gota de suor, sangue e lágrimas que despreendemos de nós mesmos.Por isso eu não gosto dessa atitude pseudo-pacifista de "se houver problemas ou se alguém me desafiar em meu dojo eu chamo a polÃcia", fala sério se isso é comigo eu toco o $%&!-se, po eu treino Karate para que então??? Para chamar a polÃcia??? Não, eu treino Karate para essas situações também...Veja se algum grande Sensei do estilo Shotokan ficava de cabeça baixa quando eram desafiados, duvido e muito que isso acontecia, quantas histórias de Senseis que tocavam o terror literalmente, tem até a história do Sensei Stan Schmidt (só preciso que alguém confirme isso), que entrou dentro do principal dojo do estilo Kyokushin no Japão e desafiou todos que estavam ali presentes, para que os mesmos lutassem contra ele e provassem que o Karate que ele treinava era um karate fraco como alguns espirÃtos de porcos do Kyokushin gostavam de fazer chacota.Fora os tantos outros senseis que demonstravam que o Karate não é algo para se brincar, e se quiser fazer chacota então prova que o Karate é realmente motivo de chacota, se não fazermos isso por nossa arte, se eu não defender ela, quem vai fazer isso por ela?? Ah claro, um lutador de MT e JJ muito do mulambento vai fazer isso por todos nós...Oss!!
Não treino para isto. naõtenho este tipod e impulso. Optei por extirpar este tipo de pretensão de minha personalidade consciente e vigio as manifestações tais de meu inconsciente. Pretendo ser melhor hoje do que fui ontem, mas respeito quem tem outra vivência e idéia. Não pretendo impor meu modo de pensar para as outras pessoas.
Oss!Obrigado pelos esclarecimentos de fato importante Katsumoto Sensei.histórias como esta passavam como lenda, mas vindo de fonte confiável, é plenamente aceitávelKirynooOss!