Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Fevereiro 23, 2025, 17:10:14
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Treinar Karate? Para Quê?

« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Treinar Karate? Para Quê? (Lida 3355 vezes)
Shogun
Full Member
Votos: +0/-0
«
Online:
Julho 14, 2004, 12:45:55 »
OSS! :lol:
Esta é uma questão que os leigos e alguns karatecas fazem a si próprios e aos outros.
Treinar Karate? Para quê?
Deixo-vos aqui a minha modesta opinião pessoal.
Na antiguidade japonesa, treinar karate era necessário para se sobreviver. O karate era um poderoso sistema de autodefesa indispensável na era medieval.
Actualmente vivemos numa sociedade diferente. Embora as condições económicas tenham melhorado e estejamos melhor apetrechados materialmente, espiritualmente houve um claro abaixamento. Isto é especialmente evidente quando verificamos a existência de violência gratuita e injustificada que é semeada na sociedade por jovens cada vez melhor organizados e cada vez mais carentes de ideais e valores.
Mas não é preciso ir tão longe: o incremento da competição, a complexidade das relações sociais e a especialização forçada pela tecnologia moderna, deixa toda a gente pressionada pelo tempo. O stress aumenta e é difÃcil combatê-lo porque estamos sempre ocupados. O exercÃcio é particularmente importante para combater estas situações.
Melhor ainda seria ter um exercÃcio que podesse ser praticado ao longo de toda a vida.
Com isto em mente o Karate-Do sendo especificamente uma forma de treino é particularmente apropriado para ser seguido ano após ano. É que este método, que mudou de um método de combate para um método de treino do espÃrito humano tem também como linhas orientadoras o treino moral, intelectual e fÃsico. O karate-do começa e acaba com respeito.
É de extrema importância o respeito pelo companheiro e por nós próprios. Através do treino normal diário de karate-do o estudante aprenderá a concentrar e a aplicar o poder da mente, desenvolvendo caracterÃsitcas indispensáveis ao ser humano tais como determinação, força de vontade, sentido de responsabilidade e independência de espÃrito. É para isto que serve o karate-do.
Um Abraço e Bons Treinos
SHOGUN
OSS! :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€
Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
BigBoy
Hero Member
Votos: +1/-0
«
Resposta #1 Online:
Julho 14, 2004, 17:12:18 »
É a única arte marcial que vi aqui em Curitiba oferecer horários de
treino iniciando às 06:20. O que tem isso a ver? Experimente, quem
ainda não experimentou, acordar neste horário, num frio de 4 graus,
treinar em uma academia onde o sensei proÃbe o uso de camisetas ou
ceroulas debaixo do kimono para ver o quão disciplinados temos de
ficar para seguir este treinamento espartano.
Estou usando esta força de vontade aplicada à dieta. Esses aprimoramentos mentais/espirituais são ensinados dentro do karatê sem
exatamente se ter aula daquilo, com quadro, giz e caderno, mas sim
através da conduta e de gestos/atos, durante a aula.
[]´s
BigBoy
Hero Member
Votos: +1/-0
«
Resposta #2 Online:
Julho 14, 2004, 17:14:10 »
corrigindo: não é "acordar-se neste horário". É ESTAR DENTRO DA
ACADEMIA FAZENDO A SAUDAÇÃO PARA INICIAR A AULA NESTE
HORÃRIO!!!
Jr. Member
«
Resposta #3 Online:
Julho 14, 2004, 18:27:30 »
Rs...
Muito bem colocado Bigboy.
Mas deixe-me te animar um pouco. Imagine-se vc trabalhar uma jornada de 11, 12 horas dentro de uma fabrica, e depois disso ir pro dojo passar mais umas 2 horinhas, pra chegar em casa, tomar banho, jantar, etc...
E fora que no verao, como agora, a temperatura chega a 38 graus, num normaco insuportavel. (e no inverno, vc sai pisando naquela neve fofinha e molhada, isso qdo nao escorrega e cai num frio mais que insuportavel) Ate hj nao sei qual eh o pior: treinar no verao ou no inverno do Japao
Full Member
To be strong...CRVT forever!
«
Resposta #4 Online:
Julho 15, 2004, 17:30:18 »
Olá
Iniciei o karate como método de fortalecimento corporal ( manter forma fÃsica ) e defesa pessoal, isso aos 26 anos mais ou menos.
Iniciei como poderia ter iniciado judo, jiujitsu, muaithai ou qualquer outra que tivesse perto de mim.
Hoje digo a vocês sem a menor sombra de dúvida que não tiro o karate da cabeça e ele se incorporou a minha vida, mesmo quando não treino.
Duvido outra arte ser tão bonita, de história e filosofia tão bacana e digna de ser aplicada a no dia a dia ( perseverança, humildade, paciência, força, coragem, disciplina, entre outras ).
Abraços
Cuca
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu
samurai
Global Moderator
Hero Member
«
Resposta #5 Online:
Julho 16, 2004, 09:52:32 »
iniciei no Karate com 13 anos de idade, as artes marciais na minha familia é quase obrigação .
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto