Autor Tópico: Será Eficiente?  (Lida 2745 vezes)

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Será Eficiente?
« Online: Agosto 21, 2004, 14:15:17 »
OSS!  :lol:

Será eficiente?

Treinar... Por a prova um principio que se expressa através de um conjunto de técnicas unidas em um comportamento.
Basicamente, aquele que tiver a movimentação mais coerente será superior e vencerá o combate. Não importando se o adversário é mais forte ou mais rápido (a este evento comumente chamamos de técnica).
Técnica, será tratada aqui como um conjunto de factores - movimentação, força, velocidade - Mas o corpo humano tem a fantástica capacidade de se adaptar a novos elementos e rotinas. A tal ponto que golpes que descrevem arcos longos demais para ter resultados práticos tornam-se possíveis, fazendo com que um dos factores supere em muito os outros (No caso, me refiro à velocidade.).
...
Então, até que ponto a "força" supera a "técnica". O que se pode dizer dos brutamontes que derrotam mega artistas marciais, ou dos "velhinhos" que espancam todo mundo? A que se deve isso e, o que é treino afinal frente a experiência em combate?
...
Qual factor é realmente definitivo quanto à eficácia técnica afinal - Movimentação, Velocidade ou Força

Um Abraço e Bons Treinos

SHOGUN

OSS!  :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline Samurai-Jp

• Jr. Member
  • **
    • http://
Será Eficiente?
« Resposta #1 Online: Agosto 23, 2004, 10:36:28 »
Então, até que ponto a "força" supera a "técnica".

Boa questao essa.
 Para quem nao conhece, existe no Japao um evento de luta chamado "K-1". Dizia seu fundador, que o "K" representava a inicial de varias modalidades de luta, como Karate, Kung Fu, Kempo,  Kakutougi (que seria Artes Marciais em japones)  E o "1" era pra indicar o melhor, o numero 1. As regras sao de kickboxing, e  sao chamados os melhores lutadores do mundo (em lutas de pe) pra esse evento. Nele ja lutaram atletas de karate, taekwondo, boxe, kung fu, e outros, mas realmente, os que mais se destacaram foram os kickboxers. E da Europa, mais precisamente Holanda, o pais dessa arte.
 Acontece que o evento fez 10 anos em 2002, com alguns atletas que acompanharam os torneios todos os anos, desde o inicio. Entre eles o grande campeao Ernest Hoost. 10 anos de K-1, 3 titulos ate entao. Eis que surge do nada um negao brutamontes de 2 metros e 170 kilos de musculos chamado Bob Sapp. Nunca treinou luta. Ex jogador de futebol americano e aspirante a lutador de luta livre. Comecou a lutar em eventos de vale tudo e k-1, conseguindo vitorias em cima de adversarios fracos. Puseram entao pra lutar com o campeao Hoost.
O que aconteceu? A forca venceu a tecnica. O "Mr Perfect" Ernest Hoost nao conseguiu derrubar o gigante Bob Sapp. Fiquei abismado. Foi uma surpresa geral. A luta foi linda, se puderem baixar pelo kazaa nao percam. Acontece que sao 2 lutas pois houve uma revanche. Ate apostei no Hoost crente de que esse tipo de "sorte" soh acontecia uma vez. E perdi meu dinheiro :(  A forca venceu outra vez. Aquilo teve um impacto tao grande no mundo das lutas... Foi manchete em todas as revistas e jornais esportivos. "A forca eh superior a tecnica" foi um tema bastante discutido. Alguns brincavam ate: vm treinar futebol americano! ou: nao adianta lutar nada, vem um gigante daqueles e acaba com tudo o que construimos em anos...
 Sempre ouvi dizer que nas artes marciais, o menor e mais fraco pode vencer, desde que supere na tecnica. Mas ate onde isso realmente eh verdade? Confesso que nao gostaria de enfrentar um cara de uns 1,80m e 100kg mesmo sabendo que ele nao luta nada.

PS: mas o final da historia do tal gigante eh diferente. Parece que ha um ponto alem do qual a forca (dele, pelo menos) nao vai mesmo :?

Offline Sakuraba

• Full Member
Será Eficiente?
« Resposta #2 Online: Agosto 23, 2004, 11:39:11 »
karate é uma arte de força e dependente dela... jiu jitsu por exemplo é uma arte de técnica ( quem não se lembra do Royce ganhando de um monte de brutamontes)

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
Valencias
« Resposta #3 Online: Agosto 23, 2004, 12:20:22 »
IMHO ganha quem tiver o melhor conjunto dessas valencias. Se força não fosse importante não haveria divisão por peso na maioria das lutas.

A principio a força é mais importante. Por exemplo, se eu lutar com o Helio Gracie que conhece tudo de JiuJitsu, claro que eu ganho. Se eu lutar com o campeão mundial peso levissimo, ele só me ganhará se eu cansar (perder a força) antes de nocautea-lo. Se eu lutar com um faixa roxa do meu peso com 20 anos de idade, nas regras do JJ, claro que ele me ganha.

Usei JJ como exemplo pq existe muito mito quanto a velhinhos orientais que são imbativeis.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline cuca

• Full Member
  • To be strong...CRVT forever!
Será Eficiente?
« Resposta #4 Online: Agosto 23, 2004, 12:29:23 »
Olá
O mesmo Bob Sapp levou uma baita camaçada de pau do Mirco Crocop, que é um cara do nível do Ernest Hoost, e embora forte, bem menor que ele. Sem falar do Minotauro que também ganhou dele, na técnica. Achei a estratégia do Hoost inadequada. Se o cara é mais forte, então não pare na frente dele pra levar porrada. Com um pouco mais de técnica o Sapp seria invencível.
Mas quanto a questão do tópico, acredito que a combinação de força e técnica seria mais ou menos assim:
Um cara com 70% de força e 30% de técnica vence um cara com 70% de técnica e 30% de força. Espero ter me feito entender. No karate a força é fundamental. Tanto que existe as divisões de peso, o que mostra que não teria igualdade alguém de 90kg lutar com alguém de 70kg. A divisão de faixas mostra também a importancia da técnica ( qual a graça dum marron x um amarela ).
Deve-se buscar os dois.

Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline bushi

• Jr. Member
  • **
Será Eficiente?
« Resposta #5 Online: Agosto 23, 2004, 21:24:23 »
Citação de: "cuca"
Olá
O mesmo Bob Sapp levou uma baita camaçada de pau do Mirco Crocop, que é um cara do nível do Ernest Hoost, e embora forte, bem menor que ele. Sem falar do Minotauro que também ganhou dele, na técnica. Achei a estratégia do Hoost inadequada. Se o cara é mais forte, então não pare na frente dele pra levar porrada. Com um pouco mais de técnica o Sapp seria invencível.
Mas quanto a questão do tópico, acredito que a combinação de força e técnica seria mais ou menos assim:
Um cara com 70% de força e 30% de técnica vence um cara com 70% de técnica e 30% de força. Espero ter me feito entender. No karate a força é fundamental. Tanto que existe as divisões de peso, o que mostra que não teria igualdade alguém de 90kg lutar com alguém de 70kg. A divisão de faixas mostra também a importancia da técnica ( qual a graça dum marron x um amarela ).
Deve-se buscar os dois.

Cuca

E apanhou também do Fujita no Vale Tudo, do Remmy e Ray Sefo no K-1. todos BEM menores do que ele.Acredito na técnica, porém não podemos menosprezar a força (o uso inteligente dela) a táctica, a estrategia, a  velocidade e o que popularmente chamamos SANGUE NOS OLHOS, ou seja, a GARRA, A GANA, aquela vontade de vencer e não desistir nunca também fazem muita diferença.