Autor Tópico: KARATE OLÍMPICO! Será que vou morrer e não vou ver isso ????  (Lida 10710 vezes)

marascas

• Visitante
KARATE OLÍMPICO! Será que vou morrer e não vou ver isso ????
« Online: Agosto 23, 2004, 01:56:51 »
KARATE OLÍMPICO! Será que vou morrer e não vou ver isso ?????
Karatê Oficial! Oficial???? Somos "oficiais", mas nada de Olimpíada...
Por André Maraschin

O KARATE É MESMO ESPORTE OLÍMPICO????
- Mas é claro se fosse olímpico, estaria nas Olimpídas! E nós estaríamos nas notícias da TV, a CBK teria verbas do COB para auxiliar nossos atletas e teríamos uma chuva de patrocinadores disputando um chance de aparecer em nossos kimonos. Sem contar a repercussão na sociedade, o milhares de novos alunos, etc.
   Você já percebeu que nos anos 70 e 80, quando alguém demonstrava qualquer golpe era chamado de KARATE? Mesmo se fosse Kung Fu, Judô ou Taekwondo...Tudo era Karatê!  [/b][/b]    O famoso ator Chuck Norris praticava Taekwondo, mas até hoje todos lembram dele como "Karateca"! O Taekwondo chegou a adotar a prática de escrever o nome "TAEKWONDO" atrás dos seus uniformes para promover o nome desconhecido e também tentar evitar ser confundido com Karate!
    Mas chegou o século 21 e o "Karate" está ficando na memória dos filmes de ação até meados dos anos 90, e isso graças ao filme KARATÊ-KID, que ainda roda de vez em quando na TV (em Julho deste ano, na NET TV a cabo teve os 4 episódios em cartaz!). Não estou dizendo que o roteiro do filme é bom e fiel ao verdadeiro Karate, sei que é uma farsa! Mas é preciso concordar que foi o melhor marketing de toda história do Karate no mundo! E deveríamos ser gratos por isso.
    Mas nos dias de hoje, quando me perguntam o que faço, respondo com orgulho:
    - Sou professor de Karate!  Mas basta passar cinco minutos de conversa e a maioria dos interlocutores comenta: " Pois que legal, você ser professor de Judô..."  Então eu, frustrado, mas já acostumado com isso respondo:
- Judô não! Eu disse Karate!!!!!
    Isso acontece sempre!! Saia de Kimono na rua que vão te perguntar "Você faz Judô, né?"  É a dura realidade...
     A propulsão que os Jogos Olímpicos promovem é incrível! Também os seriados e filmes na TV. Você acha que a novela da Globo "MALHAÇÃO" promove o Judô ou não? Será que a CBJ paga   Globo por isso?  E por que o Karatê não pode fazer o mesmo?
     Não estou aqui para criticar os administradores do Karate no Mundo ou no Brasil. Ao contrário, admiro muito a coragem dessas pessoas que apesar das dificuldades e divisões políticas, estão lutando pelo Karatê. Mas assim como eu, tenho certeza que muitos que estão lendo esse texto agora dedicam sua vida ao "Caminho das mãos vazias".  E todos consideramos que essa arte que tanto amamos merece um lugar melhor no atual cenário desportivo!
    Não me venham os "tradicionalistas" dizer que o Karate não pode ser olímpico, pois deve ser apenas para luta real! Por que então os Karatecas que pensam assim, que são "os bons", nunca ganharam um vale tudo???? Nem se arriscam mais aparticipar, pois sabem que não têm chance... E também me admira muito os Japoneses. O Japão está tão evoluído em todos os setores. É inacreditável as mudanças ocorridas neste país nos últimos anos! Coisas que víamos nos filmes de ficção. Mas parece que o Karate estagnou!  
     O próprio mestre Funakoshi, fez mudanças o tempo todo no Karatê. Em seu livro "Meu modo de vida" ele fala que havia modificado muitas coisas no Karate e que sabia que após ele, muito teria que mudar.  Assim como todos os fundadores das outras escolas modificaram coisas para melhor. Mas depois disso, alguns acham que deve ser imutável, o Karate deve ser o mesmo de cinquenta anos atrás!!!

O MUNDO ESTÁ EM MOVIMENTO ACELERADO. E QUEM ANDA DEVAGAR ESTÁ PARADO E QUEM ESTÁ PARADO, ESTÁ ANDANDO PARA TRÁS!

A marca das Olímpidas, segundo pesquisas é a mais lembrada de todas as outras marcas famosas, muito mais do que a Coca-cola! Seu símbolo (arcos) é mais conhecido do que a Cruz do cristianismo que tem mais de 2000 anos!

Outros dados importantes abaixo:

Fonte: Site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro:   http://www.cob.org.br  e/ou  http://www.cob.org.br/default_cob.asp

A Lei Agnelo / Piva destina 2% dos lucros das lotéricas para o esporte...

Você por acaso conhece alguém que pratica: polo aquático, baminton, softbol, beisebol, hóquei sobre a grama, desportos na neve - snowboard, ski alpino ou desportos no gelo no Brasil??? Essas modalidades embora pouco praticadas, não chegam aos pe´s do Karate, mas recebem muita grana do COB, apenas porque são modalidades olímpicas!!! Será que elas são mais importantes do que o Karate??? Ou são apenas mais organizadas...

- O Judô possui 45.000 atletas federados no Brasil, recebeu 3% = R$ 1.200.000,00 (Isso mesmo: Um milhão e Duzentos mil Reais!)

- Lutas (greco romana e luta livre), em 3 Panamericanos, trouxe apenas 1 medalha de prata (em 2003)!!! Mas recebeu R$ 459.000,00 entre 2002 e 2003...

- O Taekwondo possui apenas  9.000 atletas federados no Brasil! Nos jogos panamericanos de 2003, ganhou 01 medalha de Bronze somente, mas recebeu R$ 408.000,00 em 2003!!!!

Previsão anual de recursos da Lei Agnelo/Piva (valores estimados para 2004):

Fundo Olímpico - 100% = R$ 48.000.000,00
Esporte Escolar - 10% = R$ 4.800.000,00
Esporte Universitário - 5% = R$ 2.400.000,00
Fundo COB - 85% = R$ 40.800.000,00

Divisão dos Recursos da Lei Agnelo/Piva (valores estimados para 2004):

Comitê Olímpico Brasileiro - 30% = R$ 12.240.000,00
Percentual para dividir com as Confederações - 60% = R$ 24.480.000,00
Fundo para outras necessidades do COB e CONFs - 10% = R$ 4.080.000,00
Total - 100% = R$ 40.800.000,00

Confederações que tiveram seus percentuais mantidos (valores estimados para 2004):

Conf. Brasileira de Atletismo: - 4,0% (R$ 1.632.000,00)
Conf. Brasileira de Badminton - 1,0% (R$ 408.000,00)
Conf. Brasileira de Basquetebol - 4,0% (R$ 1.632.000,00)
Conf. Brasileira de Boxe - 2,0% (R$ 816.000,00)
Conf. Brasileira de Lutas Associadas - 1,0% (R$ 408.000,00)
Conf. Brasileira de Desportos Aquáticos - 4,0% (R$ 1.632.000,00)
Conf. Brasileira de Pentatlo Moderno - 1,0% (R$ 408.000,00)
Conf. Brasileira de Remo - 3,0% (R$ 1.224.000,00)
Conf. Brasileira de Tênis - 2,0% (R$ 816.000,00)
Conf. Brasileira de Tiro Esportivo - 2,0% (R$ 816.000,00)
Conf. Brasileira de Triatlo - 2,0% (R$ 816.000,00)
Fed. .Brasileira de Vela e Motor - 4,0% (R$ 1.632.000,00)
Conf. Brasileira de Voleibol - 4,0% (R$ 1.632.000,00)
Conf. Brasileira de Desportos no Gelo - 0,5% (R$ 204.000,00)
Ass. Brasileira de Ski e Snowboard - 0,5% (R$ 204.000,00)

Confederações que tiveram seus percentuais modificados (valores estimados para 2004):

Entidade 2003 2004

Conf. Brasileira de Beisebol e Softbol 2,0% 1,0% (R$ 408.000,00)
Conf. Brasileira de Canoagem 2,0% 2,5% (R$ 1.020.000,00)
Conf. Brasileira de Ciclismo 2,0% 2,5% (R$ 1.020.000,00)
Conf. Brasileira de Esgrima 1,5% 1,0% (R$ 408.000,00)
Conf. Brasileira de Ginástica 3,0% 3,5% (R$ 1.428.000,00)
Conf. Brasileira de Handebol 3,0% 3,5% (R$ 1.428.000,00)
Conf. Brasileira de Hipismo 3,0% 2,5% (R$ 1.020.000,00)
Assoc. Brasileira de Hóquei
sobre a Grama e Indoor ----- 0,5% (R$ 204.000,00)
Conf. Brasileira de Judô 3,0% 3,5% (R$ 1.428.000,00)
Conf. Brasileira de Lev. de Peso 1,5% 0,5% (R$ 204.000,00)
Conf. Brasileira de Taekwondo 1,0% 0,75% (R$ 306.000,00)
Conf. Brasileira de Tênis de mesa 2,0% 2,5% (R$ 1.020.000,00)
Conf. Brasileira de Tiro com arco 1,0% 0,75% (R$ 306.000,00)

Alegria! Nossa chance de entrar nas Olimpíadas é em 2012, caso Paris seja eleita sede dos Jogos.  (Pois em Pequin, imaginem se a China vai querer incluir Karate...hehehe !!!!)
    No dia 18 de maio de 2004 o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu cinco cidades como candidatas aos Jogos de 2012: Paris, Madri, Londres, Nova York e Moscou. (O Rio de Janeiro ficou de fora da disputa). Em 6 de julho de 2005, o COI elegerá a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2012, em Cingapura.

Temos muito trabalho pela frente!

Abraços a todos os Karatecas (Karatê com "K" não com "C" Caratê) !!!
André Sarturi Maraschin
Faixa Preta - Shotokan Karate Olímpico
FEDERAÇÃO GAÚCHA DE KARATE -FGK- CBK- WKF
Profissional em Educação Física
Clube Recreativo Dores
Sest Senat - Programa Social "Além do Esporte"
KISHINTAI - Associação Centro Sul de Karate Oficial
Web-Page: www.kishintai.com.br
E-mai: andre@kishintai.com.br
Messenger MSN: marascas@terra.com.br
Fones: (55) 217-6129 / 9936-7834

Neto110

• Visitante
« Resposta #1 Online: Agosto 23, 2004, 07:35:15 »
Saudações, colega de esporte.

O COI não quer o karate como esporte olímpico. Todos "sins" que deu aos administradores de nossa arte foram "nãos" disfarçados.

O motivo é simples: o karate é muito "complicado" para ser apreciado pelo grande público e tem forte poder de despertamento de espírito crítico.

O JUDO é mais simples e coseguiu entrar antes do grupo mercantilista dominar o COI, porque se fosse depois, tenho dúvidas.

O TKD está quase no mesmo grupo do Karate em termos de aceitação. Houveram maracutaias feias a nível internacional para ele entrar mas já está sendo revisto. Além de muito feio é tão complicado como o karate para apreciação do público.

Sobre sermos confundidos com praticantes de outras artes é comum: a maioria das pessoas só não confunde marca de carro e marca de cerveja o resto tudo: incluindo aqui nome de filhos, esposa número de casa e nome da rua onde mora entra no rolo (zueira  :wink: ).

Não sou tradicionalista: sou progressista, mas não compro as idéia que tentam me vender sem avaliar bem primeiro. Olimpíada é uma piada de fachada, aliás só tem fachada.

Sobre a grana que é gerenciada por estes senhores ser apresentada como argumento, digo que a grana administrada pela máfia, pelos cartéis de droga, peloa gestores do contrabando é quase tão alta como esta aí e não me sinto nem um pouco atraída por elas.

Sei que administramos a miséria mas é uma miséria honesta que não adultera nossas artes e nossas consciências enquanto aceitar dinheiro destes senhores implica ser dependente deles e ter que aceitar as ingerências deles na nossaa arte não por motivos técnicos mas por motivos de mídia o que recuso aceitar como legítimo.

Mudar uma regra para segurança é uma coisa, mudar poruqe a arte precisa ser aceita e assimilada por um público volúvel que hoje me aplaude mas amanhã vai estar torecendo para snowboard? Sem chance.

Vamos debater esta idéia lembrando porém que discutiremos idéias para nós mesmo porque a depender do COI e COB o karate nunca entrará para as olimpíadas por não ter apelo de mídia (palavras deles).

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #2 Online: Agosto 23, 2004, 09:23:12 »
Uma vez:...

Houve um grande incêndio numa flores, todos os bichos começaram a fugir e se deparavam com um passarinho que voava rapido pra fora do mato até um rio e voltava com o bico cheio de água e derramava no fogo.

Isso se repetia inúmeras vezes enquanto os outros bichos olhavam indignados e chamavam de louco aquele passarinho, até que resolveram para-lo e perguntaram:
"Você não está vendo que isso é inútil, você não ve que é impossível você mudar isso, o fogo vai tomar conta de toda a floresta, fuja com a gente"
Até que o passarinho respondeu a todos aqueles que tentavam desencoraja-lo e a todos aqueles que simplesmente por acharem impossível reverter aquela situação fugiam e abandonavam a floresta que tanto amavam para ve-la acabar em nada:
"PELO MENOS EU, ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE"

PARA REFLETIR

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

marascas

• Visitante
Re: re:
« Resposta #3 Online: Agosto 23, 2004, 09:28:09 »
Certo Amigo! É um ponto de vista seu.
Mas a maioria dos esportes não tem graça assistir!!! Já assitiu Vela? Você fica torcendo em esportes aquáticos? Gelo? Claro que nãaaaoooo!!!! São ridículos!
Apenas estão nos Jogos. Quanto à grana que citei, é algo totalmente legal, dinheiro público, são verbas do COB que podem ser aplicadas no incentivo ao esporte nas escolas e federações, etc.
Sobre o Taekwondo você têm razão. O coreano KIM foi preso por roubar dinheiro do COI, mas a notícia foi um pouco abafada parece...

Neto110

• Visitante
« Resposta #4 Online: Agosto 23, 2004, 10:53:02 »
tem muito mais gente roubando do COI ue anunciado. Mas isto é caso de polícia federal, vamos aos fatos (ou o que acho que são).

A maioria dos esportes olímpicos estão deslocados de seu contexto e são "podres" mesmo. Horríveis de asisstir e não foram feitos para se torcer mas para admirar.

Os esportes mais competitivos como a esgrima são são rápidos que nem vemos quem venceu e porque, ams já estão lá dentro e sair é complicado, principalmetne que se vai alegar a antiguidade e outros argumentos muito "sólidos" que são usados para justificar a vontade deles em manter este esporte e não ter outros por pura arbitrariedade.

Eles não querem que seja olímpico e ponto. Decisão de gabinete. Imposição arbitrária. Podemos dar o nome que quizermos, mas não é saudável ficarmos discutindo o que eles falam, porque é conversa fiada.

Nossa proposta é continuar tocando o barco mudando a sociedade como podemos e fazemos bem e deixemos estas fantasias de lado.

Aliás, temo pensar o motivo de terem falado que o karate não é olímpico por haverem muitos organismos mundiais administrando... e o boxe? Combatido por respeitáveis organizaações médicas dos estados Unidos e ainda sim dentro.

Eu entendo o motivo: grana. Boxe dá dinheiro, karate, é um ilustre desconhecido e não tem atrativo de público.

marascas

• Visitante
Re: re:
« Resposta #5 Online: Agosto 23, 2004, 11:31:34 »
Concordo que o karate não tem atrativo.
Mas estamos aqui para melhorar isto! A organização das competições precisa ser mais clara, usarmos placares para o público ver quem está vencendo... Contratar um comunicador que faça a divulgação entusiasta e talvés até narração de uma disputa. Pronto! Ficou bonito! E não tem nada a ver bom perder a essência. "A humildade só tem valor quando se é grande".

Offline Sakuraba

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
« Resposta #6 Online: Agosto 23, 2004, 11:42:14 »
eu acho que o karate tomou o rumo errado quando optou por se afastar do vale tudo, perder a marcialidade e se tornar um esporte

marascas

• Visitante
« Resposta #7 Online: Agosto 23, 2004, 12:37:03 »
TENHO 150 ALUNOS EM SANTA MARIA-RS. DESSES, MAIS DE 100 SÃO CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS. VOCÊ ACHA QUE UM PAI E UMA MÃE EM SÃ ESTADO DE CONSCIÊNCIA LEVARIA O SEU FILHO NA ACADEMIA DE VALE TUDO??? PARA FICAR COM CARA DE ARROGANTE IGUAL SE VE NA TV E NAS REVISTAS???? O KARATE EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR É UMA ARTE PELA BUSCA DO "CAMINHO" INATINGÍVEL E DEVE NOS PROPORCIONAR BENEFÍCIOS EM TODAS ÀS ÁRES DA VIDA, NA SAÚDE FÍSICA, SOCIEDADE, SAUDE MENTAL, ESPIRITUAL,  ETC. O ESPORTE É APENAS UMA PARTE DISSO TUDO, A PARTE PROFISSIONAL, MAS QUE NÃO É PARA TODOS, APENAS PARA OS QUE SE DESTACAM!
EU JAMAIS PAGARIA MENSALIDADE PARA IR NA ACADEMIA "APANHAR E LEVAR PORRADA". QUEM QUIZER,  E É JUSTO, VÁ PRATICAR VALE TUDO MESMO OU KYOKUSHIN. SÃO BOAS OPÇÕES....

Offline Sakuraba

• Full Member
    • http://
« Resposta #8 Online: Agosto 23, 2004, 15:13:46 »
por isso virou esporte... ta virando igual escolinha de futebol :/ bom pros pais que não tem onde deixar os filhos :/

Offline cuca

• Full Member
  • To be strong...CRVT forever!
« Resposta #9 Online: Agosto 23, 2004, 15:20:42 »
Caro Marascas
Comparar kyokushin com vale tudo no sentido pejorativo é piada. Não sei se foi tua intenção, mas se tu quis dizer que o kyokushin é porradaria, não tem tradição nem princípios e que os alunos tornam-se arrogantes, além de não ter filosofia, tu está enganado. Quanto a academia de vale tudo , tudo bem, mas kyokushin...
Esclareça sua colocação para não ficar mal estar aqui no fórum, pois tem gente do kyokushin aqui.

Abraços
Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

marascas

• Visitante
claro
« Resposta #10 Online: Agosto 23, 2004, 15:52:03 »
Claro que não é essa minha intenção! Inclusive sou um estudioso da vida o mestre Oyama, assim como de toda a história das Artes Marciais e respeito muito a todos. Vale-tudo eu comparei com arrogância sim, mas é necessário eles serem assim para poder lutar com talvez "mais raça". O problema é que não é um esporte saudável....  O Kyokushin eu citei como um exemplo de karate forte, para aqueles não se conformam com o karate olímpico...tem essa opção.
  O BUDO pode ser seguido por qualquer um deles, inclusive nem é preciso praticar Artes Marciais para seguir o caminho ZEN....
  Vejo o Karate Olímpico como melhor alternativa para quem deseja ser profissional, viver apenas para o Karate. Dedicação exclusiva à arte.
Vejam o exemplo: Em uma academia de ginástica Olímpica, de 20 alunas, após Daiane dos Santos, agora são 100!!!!

Neto110

• Visitante
« Resposta #11 Online: Agosto 23, 2004, 21:26:27 »
Coitadas...isto é moda.

Conheço muitos professores que nunca tiveram apoio de mídia e tem as academias lotadas.

Academia cheia por moda é um perigo.

Offline cuca

• Full Member
  • To be strong...CRVT forever!
« Resposta #12 Online: Agosto 23, 2004, 22:26:51 »
:D
Marascas
Concordo contigo. Penso que como alternativa de vida este seja o melhor caminho. O apelo esportivo amparado pela mídia é a melhor solução em termos de $$$.
O resultado disso a longo prazo é que não estou muito certo.
A propósito: qual endereço de tua academia? Sou de Camaquã e as vezes vou a Santa Maria. Tenho negócios com a SR AGROINDUSTRIAL.

Abraços
Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

marascas

• Visitante
locais em Santa Maria
« Resposta #13 Online: Agosto 24, 2004, 23:34:03 »
Olá Amigo,

Ministro aulas no Clube Recreativo Dores e no Sest/Senat.
Entre no site (está em construção, meio bagunçado) mas tem os horários das aulas por lá...
OSS!

André Maraschin

Offline junior_budoka

• Jr. Member
  • **
« Resposta #14 Online: Agosto 25, 2004, 10:23:52 »
Olá pessoal!!!

Quero dar a minha opinião sobre o assunto.
Acho que seria muito legal o Karate ser olímpico, principalmente pelo aspecto financeiro.
Por mais que não haja nenhuma contribuição para a filosofia da arte, o papel de divulgação da mídia será muito valioso, podendo atingir cada vez mais pessoas. Acredito que a maioria dos professores que fazem parte desse grupo, tem o karate como um modo de vida muito feliz e gostariam de compartilhar essa felicidade com muitos outros alunos, como também se preocupam com a formação dos proprios alunos e olham esse tipo de competição e a politica envolvida muito suja, que possa contaminar os discipulos.

Mas ficar apegado a esse tipo de assunto, e se isolar tentando construir um mundo paralelo não vai nos ajudar em nada a crescer e contribuir com o karate.