Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Fevereiro 23, 2025, 20:11:35
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
KARATE OLÍMPICO! Será que vou morrer e não vou ver isso ????

« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas:
1
[
2
]
3
4
Autor
Tópico: KARATE OLÍMPICO! Será que vou morrer e não vou ver isso ???? (Lida 10712 vezes)
BigBoy
Hero Member
Votos: +1/-0
«
Resposta #15 Online:
Agosto 25, 2004, 22:37:10 »
Penso o seguinte:
-o karatê mudou recentemente as regras de shiai kumitê e a luta, para
quem queira utilizá-la em toda a liberdade que foi dada agora, fica
bem bonita de ser vista (algumas projeções de Judô foram liberadas:
um belo dum tai-otoshi seguido de um otsuki no chão é coisa de clipe
de propaganda);
-sob o aspecto "televisivo", as lutas, com esta "reforma" ficaram mais
interessantes de serem vistas do que as várias lutas de boxe olímpico
sempre apresentadas;
-se cada faixa preta não se mexer na direção de manifestar seu interesse
em colocar um presidente de Federação e Confederação através do
VOTO, a coisa irá se permanecer totalmente imutável do que vemos
hoje em dia;
-depois de dois anos, é isso mesmo, DOIS ANOS, a CBK atualizou o
seu site.
www.karatedobrasil.org.br
. Pelo menos agora tem algumas
informações lá;
Para que cada um de nós, passarinhos, consigamos apagar o incêndio
com nossos biquinhos, só com o poder do voto. Fica, é eleito, quem tem
competência. Do contrário, continuaremos com nossas dinastias, tipo
Mamede, Nuzman, Ricardo Teixeira, lembrando que o que há no karatê,
há também em qualquer outra modalidade esportiva.
[]´s
BigBoy
Visitante
«
Resposta #16 Online:
Agosto 25, 2004, 23:09:10 »
Confira primeiro se pode ser mudado o presidente. Existem (ou existiam)dispositivos que tornavam o presidente da CBK um poder vitalício, contra isto não há voto que enfrente, Mas tranquilizem, o próprio Edgar Ferraz teria respondido um email no nosso colega Marascas dizendo que é questão de tempo, no que concordo: muito tempo. Há muitos impedimentos para incluir mais esportes nas Olimpíadas que os célebres já citados.
Visitante
«
Resposta #17 Online:
Agosto 25, 2004, 23:41:52 »
Colegas,
Acho que a solução é arrumarmos a casa. Eu também reclamo e critico a CBK à anos... Mas tento ajudar, mesmo não sendo partidário do Edgar. Quero dizer que muitas pessoas que poderíam ajudar o Karate sairam e criaram outras federações....Forças (FISICA) opostas se anulam...O Karate fica na pior.
Espero que um presidente seja eleito em breve pelo voto. Mas enquanto isso não acontece, vamos fazer o dever de casa.
O Karate é como o elefante de circo: desde pequeno amarrado na corda e não sabe aforça que tem!!!!
Visitante
«
Resposta #18 Online:
Agosto 26, 2004, 12:51:11 »
Marascas, conheço a CBK desde que foi fundada. Vi o surgimento do tradicional e de dezenas de outras federações, algumas das quais eu até participei e ainda participo, mas acredite: cada um tem sua sentença. Não há interesse em muitos karatekas de comprar o discursos olímpico e nem das olimpíadas em nos ter com eles pelo próprio texto que você postou.
Menos pelo karate e muito pela estrutura das Olimpíadas não acredito numa vantagem senão de mídia para o karate estar nelas.
Mas é lícito querer estar lá.
Não menos importante é refletirmos muito as outras consequênicas além da propaganda óbvia.
Full Member
Votos: +0/-0
«
Resposta #19 Online:
Agosto 28, 2004, 01:24:26 »
o karate nunca estará nas olimpiadas. O tkd tá e é um lixo!
Visitante
«
Resposta #20 Online:
Agosto 28, 2004, 08:02:31 »
E vc acha o Karate um lixo?
Visitante
«
Resposta #21 Online:
Agosto 28, 2004, 08:56:18 »
A fala dele gira em torno de outro ponto: esportes de velocidade e precisão são muito feios de se ver na ótica olímpica.
Com todo respeito a idéia do TKD não me agrada pela biomecânica e pela história.
Golpes antinaturais que exigem atletas com constituição física incomum para obter o melhor desempenho, gente ocmo eu nunca seria um bom TKDoka (se é que existe esta palavra) porque não tenho flexibilidade total.
O karate vai ter que mudar (como já está mudando) para agradar ao público e vai ter que convencer o máximo de pessoas que ele é uma boa pedida.
Considerando que ele trata muito mal grandes vultos do karate e estes vultos não conseguiram ser calados pela patrulha ideológica que implementaram a sociedade ainda ouve ecos de gente que questiona as pórprias olimpíadas e o karate olímpico, não por pirraça, mas com idéias, que são consideráveis.
Notar que o que eu destaco é que a CBK não fez uma liderança de fato mas uma ditadura "inquisitorial" (o uso este termo me rendeu algumas agressões noutro grupo, por isto coloco em aspas, embora aqui, diferente daonde ocorreram as agresssões agressões possam ser moderadas), fosse uma liderança haveria a tentativa de consenso e a uniaõ se faria, como eles querem impor-se sobre os outros com uma supremacia que não tem... apelam.
Visitante
«
Resposta #22 Online:
Agosto 28, 2004, 13:13:04 »
Concordo que a CBK está mal...Sem dúvida!
Mas o karate na EUROPA está com o nível muito bom, e o karate lá está se integrando na cultura do povo. Estou treinando atualmente na seleção gaúcha com o Prof: Ghy Sahi, da França e tenho aprendido mais sobre o assunto. Sobre o karate olímpico: Quando começei a treinar karate à 15 anos, lutávamos e treinávamos no sistema antigo. Eu tenho certeza que hoje eu luto muiiiiito melhor (tirando fora o fator tempo-experiência). Esquivas e deslocamentos laterais, maior agilidade. A evolução dos métodos de treinamento levam à evolução da luta. De nada adianta tentarmos lutar de um jeito que não treinamos. Eu treino muito Kihon e muito kata, mas para shiai kumite, tem que treinar shiai kumite!!!! E tento ter controle (sun dome) e lutar sem causar danos aos adversários (colegas). Tenho convicção que se precisar em realidade bater forte, terei essa condição...Nos torneios 10 anos atrás, era todo mundo machucado, coisa feia de ver!!!
Olha, o Karate evoluiu uns 1000% na era do mestre Funakoshi, se estudarmos à história... Com Nakaiama não foi diferente, basta ver as fotos de posturas altas anteriores...depois os japoneses se reuniaram e abaixaram todas as bases, por pesqisa cientifica... No karate não existia luta, o desenvolvimento de kihon-kumite (Ippon, sanbom e gohon) se deu como forma de treinamento até o filho do mestre inserir o Jiu Kumite.... Bem em 50 anos o karate evoluiu e modificou-se, acrescentando katas e retirando-se outros, melhorando aqui e alí.... Agora o sistema de Katas já está aprimorado, e disse Nakaiama em seu livro-série "O melhor do Karate", que o karate deveria continuar evoluindo no Kumite, pois os katas já haviam sido aprimorados por séculos pelos antigos mestres....
Bem o Karate, assim como nossos automóveis, rádios, TV, telefones está evoluindo. Hoje a internet promove uma revolução, por exemplo. Antigamente você meditava em frente ao templo para ser aceito, hoje a informação está para quem busca na internet, a mesma coisa, ainda não é para todos, só para quem busca...
Sobre a luta ser feia, também concordo, mas tem um monte de esporte nas olimpíadas mais ridículos!!! Acho que a questão é apenas políticagem.... O mestre KIN do COI roubou milhões de dólares para o Taekwondo entrar, isto sim é pilantragem!!!! O Karate se entrar nos jogos, espero que seja de modo digno, pois se não for assim, também prefiro que fique como está.
Visitante
«
Resposta #23 Online:
Agosto 28, 2004, 14:36:51 »
Só um adendo:
Pelo que sei um secretário do COI é TKDoca e pagou milhoes para o TKD entrar, isto foi uma corrupção mas problema deles se aceitaram e do TKD que se rebaixa assim.
O mestre KIM teria roubado sim mas dinheiro que o COB destinou para o desenvolvimento do TKD olímpico (eles já tem esta briga interna também)
Sore a luta você é coberto de razão para regras diferente e objetivos diferente métodos de treino diferente que refletem numa mentalidade diferente.
Sobre a evolução do karate, foi muito correto seu raciocínio grandes mestres -> Funakoshi -> Nakayama e pulverizou a partir daí.
Sobre a Europa ótima ontícia, nossos altetas precisam ser informados disto também,
mas...
temos que pensar o que queremos cm o karate. Cada méodo nos dará uma coisa diferente. Eu não gosto muito dos objetivos da CBK (é lícito que os tenham, parabéns e boa sorte com eles), por isto não preciso adotar a mentalidade que querem nos empurrar.
Um europeu, particularmente um francês chamado Decourt, foi o responsável por romper com o método Nakayama de treinamento proque, acreditem, ele confrontou o próprio nakayama e o mestre Nakayama saiu da competição com a equipe do Japão, estados Unidos e Inglaterra se não me falha a memória, o ano foi o ano que o Brasil fez seu único campeão mundial de karate.
Assim os métodos, asnovidades a evolução são ótimos e valorosos, amsprecisamos saber se queremos ir naquele rumo. Qual vantagem ganhamos nisto?
Eficiência?
Beleza de movimeto?
Acesso a olimpíadas e as verbas olímpicas?
Esta a pergunta que precisamos responder. Aí podemos continuar caminhando.
Visitante
«
Resposta #24 Online:
Agosto 28, 2004, 19:25:56 »
Claro Amigo, sempre devemos refletir antes de tomar decisões!
Olha tenho um amigo professor aqui no sul que não participa de competições. Ele, seu Dojô e todos os seus alunos são filiados à FGK e a CBK, mas optam por treinar o karate apenas nos outros segmentos, como a filosofia, defesa pessoal, saúde, etc. É uma opção! Ele está bem assim, seus alunos se identificam com o método e treinam com esses objetivos.
Eu, sempre procuro estabelecer vários objetivos a meus alunos, a competição é apenas UM deles, mas não um fim em si mesma. Até porque nem todos os alunos serão campeões...
Mas a CBK não está tão longe...eu mesmo já falei com o Edgar, já dei palpites em competições, arbitragem, etc....isso que sou apenas um shodan de nada... Somente reclamar não vai nos levar a lugar nenhum, se não concordamos com os fatos, devemos ser agentes de transformação. As federações e confederações são compostas por pessoas, gente que veio de onde viemos. E podemos melhorar as coisas se quizermos, mas se cada um que discordar da droga de administração atual sair e criar uma nova federação, aí vai piorar a situação do karate! Como na física: forças contrárias se anulam.
Os karatecas podem treinar com o objetivo que quizerem, mas nada impede de estarem filiados à mesma federação, pois federação não interfere em suas aulas no dia a dia, você pode seguir o padrão que desejar. Federação tem sentido em competições oficiais e exames de Dan.... O resto, depende de cada um de nós!
OSS!
Visitante
«
Resposta #25 Online:
Agosto 28, 2004, 20:17:49 »
MInha fala defende cada ponto que você apresentou e bem mas acrescentei algumas informações novas e a reflexão final ue você ilustrou.
A CBK está longe para mim porque não concordo com os rumos que ela toma há muito tempo, desde a segunda diretoria aonde o Edgar Ferraz assumiu, se não me engano (e nunca mais saiu, até aonde sei) e prefiro sair de seu caminho e não apoiar suas ações omitindo minha presença nos seus eventos e discutindo meus pontos de vista aos meus alunos mais graduados para que avaliem por si mesmos a situação.
Quando pensei em filiar novamente, fui informado por colegas mais antigos aqui de Goiás que a CBK não reconhecia nenhum dan de nenhuma pessoa que tivesse estado em outras organizações: ou seja era iniciar como faixa marron, isto para mim é fechar portas para os que se afastam. Eu não tenho destaque nenhum e quando ouço este tipo de informação reflito comigo e chego minhas conclusões.
Uma posição desta equivale a saiu tá fora para sempre, concorda? Esta postura fez uma homogeneização ideológica maciça na organização, só existem pessoas da nova geração os antigos afastaram entraram no time hegêmônico, ou estão aposentando as botinas buscando outras coisas para fazer de suas vidas ao invés de perder tempo com uma administração que gerencia voltada para si mesma.
Infelizmente para a CBK existe muita vida inteligente fora dela, só não podemos ser culpados pelas conquistas que ela não alcançou. União entre os karatekas nunca foi bandeira desta administração da CBK, que, espero tenha ficado claro, está no poder desde a 2 gestão desde a criação da CBK por volta de 1988.
Visitante
«
Resposta #26 Online:
Agosto 29, 2004, 21:06:09 »
Certo, você tem razão!
Mas o presidente não será eterno, eu espero... Na CBK você continua usando a gradução que possui, através de um ofício de permissão, mas precisa passar pelos exames anteriores para confirmação apenas. *Se eu fosse o presidente, abriria uma excessão em concordância com os mestres de cada estilo e escola e resgataria todos os karatecas, graduado-os de acordo com o nível técnico-teórico e curricular apresentado diante de uma banca. E daria um cargo para os administradores de outras federações que desejassem voltar para o Karate Olímpico. Também aceitaria mais estilos, além dos 4 oficiais do momento!*
Quando eu entrei para o karate, não sabia nada sobre isso, nem imaginava o que era uma droga de federação!!!
Se o karate de meu professor na época fosse diferente ou de qualquer outra federação ou estilo, hoje eu o estaria defendendo e achando que eu estava no lugar certo, da mesmo forma como agora defendo o Karate Olímpico. Com isso, não quero em ipótese alguma dizer qual organização é melhor ou não, me refiro à inocência de quem não conhece karate e pretende praticá-lo. A maoria das organizações são dignas de muito respeito, um pena terem divergido por motívos políticos. Eu não apoio a CBK pelos seus administradores.... Mas é a única entidade chamada Confederação Brasileira de Karate. Apenas KARATE. É possível criar uma entidade de KARATE-X, com um adjetivo: tradicional, interestilus, etc. Repito: não estou discutindo quem é melhor, todas são ótimas para os seus filiados, mas de modo geral não para a união do karate...
Visitante
«
Resposta #27 Online:
Agosto 30, 2004, 08:35:50 »
RECONHeCIMNTO DE DANS
tenho que discordar.
Esta medida por ela tomada tinha 2 propósitos diferentes: um implícito e outro aparente.
O aparente era evitar que gente desqualificada graduasse alhures e voltasse graduado para a CBK desorganizando o sistema de dans.
O implícito é cerceamento ideológico. Quem sair vai ter que provar que é digno de estar conosco de novo usando a mesma faixa que tem e resguardados os prazos de graduação, o que equivale a ficar atrás de todos os que permaneceram e isto é cerceamento político porque a graduação conta pontos nas estruturas administratiuvas do karate.
O outro ponto é a questão das taxas de exame de faixas quando mais graduado mais caras as taxas são, cehgando mesmo ao proibitivo, quem graduou já pagou, pagar de novo? De novo cerceamento, mas aí econômico.
Viu como uma medida simples e aparentemente justa (eu vejo alguma justiça nela sim e sou contra liberar geral os dans de outras organizações) pode ter desdobramentos imensos em outros campos?
SOBRE O NOME DAS CONFEDERAÇÕES
Aqui a coisa é mais complicada. Nossa lei não permite 2 confederações com nomes iguais. (Em são Paulo já houve presidente de federação que registrou uns 30 nomes só para ninguém registrar outra federação paulista...pode?Er a apessoa abrir a federação e ele entrava na justiça acusando de plágio e determinando fechamento jurídico...)
As outras confederações foram criadas para dar legitimidade jurídica (já que de fato elas já tinham legitimidade: na constituição temos liberdade de associação, não precisamos ser obrigatoriamente associados a nada. Obrigatoriedade é totalitarismo.) às organizações que eles pensaram em criar.
A primeira foi tradicional: criada para legitimar o pensamento dos mestres que perderam espaço na CBK quando um administrador hostil a eles e seu modo de pensar prenunciou temos de ostracismo. Não considerando usto esta situação e sabendo que a nível internacional as cisões estavam ocorrendo, se tornaram representantes da Federação internacional do Mestre NIshiama no Brasil.
Não saberia dizer o que veio primeiro: se a vontade de representar o pensamento do Mestre NIshiama ou se a visão de tempos ruins.
Os outros mestres ficaram neutros. Lembra de algum mestre Japonês que ficou na CBK? Faça força e não vai lembrar: a maioria dos expressivos saiu ou ficou decorativamente. Isto deve dizer algo. Eu interpreto como a ascenção do modo de treinamento europeu que não dá primazia aos japoneses como aprendemos no Brasil (em minha época pelo menos). Com a CBK, o único mestre que vinha dar treinamentos era o mestre Kanazawa e isto até o interestilos, porque aí, nem ele mais.
Filiar-se a qualquer Confederação é legítimo. A CBK errou feio ao apostar apenas no "eu sou a representante do karate Olímpico" porque a cada dia fica mais claro que não será olímpica tão cedo. (Aliás, tenho que me desculpar Marascas: li na net o escândalo com o KIM do COI e confesso que não sabia que já havia vindo a público mais este, porque eu já sabia que ele havia arrumado a entrada do TKD devidamente casada com um impedimento de entrada do Karate. oreano não gosta de Japon~es e como o karate tem origens japonesas..enqunato prevalecer o acordo dele com o COI, permanecemos fora.
Visitante
«
Resposta #28 Online:
Agosto 30, 2004, 09:46:26 »
Eh! Parece que quando o Japão invadiu a Coréia, eles proibiram a pratica das artes locais. Quem quizesse praticar Arte Marcial deveria praticar Karate ou outra arte japonesa!!! Mas não tenho confirmação da veracidade desta afirmação, pois a retirei da internet!
Sobre o Japoneses, tenho muito respeito por todos, nos primeiro 10 anos de karate, treinei no sistema japonês... já fiz curso com os mestres da JKA, com Sasaki, Mathida e Masahiko Tanaka do Japão, inclusive!!!!! Mas os métodos deles estão um pouco desatualizados....O Bunkai por exemplo que nos era passado muito cheio de técnicas que não funcionam em casos reais de defesa pessoal, o kihon sim este é excelente!!! Mas no kumite, o tipo de treinamento shotokan na JKA não admite esquivas, e o Wado sim.... Aqui nós misturamos, se você vê alguém lutando, não descobre seu estilo de karate pela observação apenas? Raramente vai acertar.... Porque o kumite evoluiu, aprendemos o que tem de bom dos outros estilos e claro ignoramos o que tem ruim.... Sinto que os Japoneses querem ser os donos da verdade, e estar no poder sempre, só ensinar quando querem e o que querem que nós saibamos! Vejo o Karate hoje como um fenômeno mundial! Não mais somente japonês, mas uma arte do mundo todo. Uso a tradição, os princípios e a nomenclatura Japonesa apenas para deixá-lo parecido nos intercâmbios e preservar a filosofia, que é a parte principal na verdade. Mas para kumite, basta você ver os resultados dos últimos mundiais
www.wkf.net
e perceberás que a Europa está mais atualizada... Acho que você vai me responder que os Japoneses fazem a mesma coisa que a CBK faz...hehehehe e o nosso papo vai continuar.... mas estou crescendo com isso!!!!
Visitante
«
Resposta #29 Online:
Agosto 30, 2004, 12:42:57 »
Estamos todos aprendendo, é uma virtude deste grupo de discussão: não tem ninguém querendo predominar diferente de um outro grupo que participo aonde quem não reverencia é atacado e pechado de "tradicionalista" e pronto.
Sobre o ensino.
Fiz muitos cursos com os mestres japoneses e posso afirmar o seguinte: eles ensinam o que querem ensinar e quando a organização é considerada "rival" eles ensinam o básico do básico aonde pode parecer que estão desatualizados, o que é mentira.
Oa bunkai estão sempre muito bem escondidos e eles só ensinam para seus alunos mais próximos e chegados. (O que tem seus pontos positivos e negativos, concordo.)
Sobre as aplicações não funcionarem, bem... depende de como você encare. Todas as aplicações que conheço funcionam, só não são exatamentecomo estão nos kata (que foram feitos para escondê-las e não para demonstrá-las).
Sobre os outros estilos, há uma questão delicada aqui. O Shotokan era muito masi articulado politicamente e por isto tinha mais verbas, mídia e era mais forte. Com o karate "olímpico" alguns mestres destes estilos cresceram muito por características do processod e montagem da então WUKO por muitos mestres Shotokan preferirem seguir outros rumos administrativos.
Sobre ser uma arte do mundo, concordo, mas não extraímos tudo do berço não. e os métodos deles são,.... hum o que são: adaptados para os corpos e culturas deles, podemos e devemos criar métodos próprios para nós, mas devemos manter nossa raíz, senão, viraremos kickboxing com roupa branca...
Pginas:
1
[
2
]
3
4
« tpico anterior
tpico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico: