Autor Tópico: O Karate é para todos?  (Lida 2576 vezes)

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • http://
O Karate é para todos?
« Online: Setembro 22, 2004, 16:42:26 »
Olá,

o Karate como prática esportiva, para manutenção da forma física e tal está disponível a todos.

A compreensão do Karate como arte Marcial está ao alcance de todos?
Eu já vi faixas pretas com vários anos de treino dizerem asneiras sem tamanho...
E também já ouvi coisas que estavam além da minha compreensão que depois fizeram sentido...

Treino há 6 anos, e com certeza não tenho esta compreensão da arte, daqui uns 30 anos quem sabe?
Ou não? O entendimento do Karate é algo que qualquer pessoa pode alcançar após vários anos de treino ou
mesmo com vários anos de treinos apenas poucos conseguirão esta compreensão?

Não estou falando de nada sobrenatural, me refiro a eloquencia que alguns praticantes mais antigos alcançam, conseguindo relacionar o que falam com sua prática pessoal...

Bom, este assunto é meio subjetivo e não sei se me expressei bem, se ninguém entender, depois eu tento reformular a pergunta...

OSS!

Fabio Okuyama

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
O Karate é para todos?
« Resposta #1 Online: Setembro 22, 2004, 17:45:32 »
O karate como arte marcial está sim ao alcance de todos....

A formação vai depender muito da pessoa responsável por este ensinamento, ou seja vai depender dela mesmo ja ter alcançado nível o suficiente para ensinar, e vai depender principalmente do esforço do estudante em aprender.

Sei que também foi uma resposta subjetiva, mas é um fato:

"UM SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA, MAS, UM SONHO QUE SE SONHA EM CONJUNTO É UMA REALIDADE"

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline cuca

• Full Member
  • To be strong...CRVT forever!
O Karate é para todos?
« Resposta #2 Online: Setembro 22, 2004, 17:52:16 »
Olá amigos
Vejo o karate como uma arte que oferece muito mais do que simplesmente preparo físico e aptidão ao esporte e defesa pessoal. É através dele que temos a chance de vencer medos, ultrapassar limites, ter disciplina e em consequencia disso tudo, nos tornar-mos pessoas melhores. Claro que também através da boa índole e caráter reto. Isso o karate talvez não corrija.
Só que isso não está ao alcance de todos porque não é oferecido por todos professores.
Ouvindo o pessoal mais experiente daqui ( nem preciso citar os nomes, vocês sabem ), me frustro quando os comparo com meu professor. Meu professor é extremamente técnico, forte, rápido, além de amigo e afilhado de casamento... Mas infelizmente ele diria que o que se fala aqui é grego e não português. Lamentável, mas é.
Felizes dos que conseguem extrair tudo que uma arte marcial oferece, ainda mais o karate.

Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline bushi

• Jr. Member
  • **
    • http://
Re: O Karate é para todos?
« Resposta #3 Online: Setembro 22, 2004, 23:05:42 »
Citação de: "Okuyama"
Olá,

o Karate como prática esportiva, para manutenção da forma física e tal está disponível a todos.

A compreensão do Karate como arte Marcial está ao alcance de todos?
Eu já vi faixas pretas com vários anos de treino dizerem asneiras sem tamanho...
E também já ouvi coisas que estavam além da minha compreensão que depois fizeram sentido...

Treino há 6 anos, e com certeza não tenho esta compreensão da arte, daqui uns 30 anos quem sabe?
Ou não? O entendimento do Karate é algo que qualquer pessoa pode alcançar após vários anos de treino ou
mesmo com vários anos de treinos apenas poucos conseguirão esta compreensão?

Olá Okuyama,

O Karatê-do para mim é um enigma, um Koan. Assim como o Zen Budismo, deve ser sentido, praticado e vivido no dia a dia. Acredito que a sua compreensão esteja longe do entendimento intelectual. Infelizmente nos dias de hoje, do superflou e do descartável, uma Arte Marcial como o Karatê acaba por adaptar-se ao mundo ao seu redor e a sua compreensão torna-se cada vez mais difício.
O Karatê é para a compreensão de todos? Não. Compreende-lo na sua essência é para poucos. Compreender o sentido de nossa vida também é para poucos, mais mesmo assim nunca deixamos de busca-lo.
Desculpem o desabafo.

OSS!

"Quanto mais paradoxal e extraordinário for o enigma, tanto mais parece avisar-nos que não devemos confiar nas simples palavras, mas esforçarmos-nos em torno da Verdade Oculta."
Imperador juliano

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
O Karate é para todos?
« Resposta #4 Online: Setembro 23, 2004, 11:14:30 »
Oss!

O Karate é para ser praticado por todas as pessoas e por todas as idadaes.

Claro que um praticante com uma certa idade o seu treino tem que ser conforme a sua condição física.

Não se pode exigir um nível técnico muito bom a um praticante de idade avançada, salvo raras execpções.

Começei a praticar Karate aos 8 anos de idade e já tenho 46. Confesso que o meu Karate mudou pois a minha condição física já não é a mesma de quando tinha 25 anos.

Devemos praticar segundo as nossas capacidades físicas e técnicas, pois é muito natural de quando a idade surge percamos faculdades o que é natural. Se somos jovens temos que dar tudo pois é nesta idade que atingimos a nossa maior forma.

Por vezes pratico certo Katas de Shotokan como se tivesse a praticar Tai Chi Chuan e confesso que a nível mental me sinto bastante bem.

No que respeita ao Kumite a explosão, velocidade/força é mais moderada. mas tento não perder a técnica nas técnicas que me parecem e são mais efectivas para aplicar ao adversário. Tudo é relativo

Um Abraço e Bons Treinos

SHOGUN

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

marascas

• Visitante
O Karate é para todos?
« Resposta #5 Online: Setembro 24, 2004, 11:27:14 »
Amigos, meu ponto de vista no livro que stou escrevendo:
A paz está em seu interior, e vencer a si mesmo, é mais difícil do que vencer os outros. Você precisa buscar o autoconhecimento: lendo livros, assistindo palestras, ouvindo CDs de relaxamento e praticando Zazen (meditação - esvaziar a mente). Somente o treinamento físico, não é suficiente, pois se assim fosse, um praticante de qualquer outro esporte seria uma pessoa altamente desenvolvida espiritualmente. O karatê é um caminho, não o único, mas um dos melhores para a revelação interior, para transcender os dualismos. O treinamento físico é um meio de educação e disciplina, o caminho da paz.

É para todos sim!!! Mas nem todos encontram a verdade... A cada 1000 karatecas, talves 1 tenha sucesso no campo espiritual, mas todos os 1000 terão outros benefícios de saúde, disciplina, concentração, defesa pessoal... Mesmo 3 meses de prática já te modificam para o resto da vida!!! Isso é o poder do Karate!

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
O Karate é para todos?
« Resposta #6 Online: Setembro 24, 2004, 12:11:30 »
Muito boa teoria....

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"