Autor Tópico: Maquilagem e Karatê  (Lida 11034 vezes)

User57

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #15 Online: Janeiro 20, 2005, 20:58:24 »
Caro marascas.
Irei responder sua pergunta.
Pq existe ressentimentos contra o karate da WKF, FPK?
Simples, pq eu já cansei, de ouvir "mulekes", brigadores de rua falarem, cara ja quebrei campeão paulista da WKF, pan-americano, sul-americano, etc..., mais eu nunca ouvi alguem dizer que bateu em algum karateca tradicional serio, pelo contrario, além deles não se envolverem em conflitos de rua, quando se envolvem mandam o oponente p/ a UTI.
Direi mais, como karateca eu não me atreveria a confrontar com pessoas como Ennio Vezuli, Ricardo Delia, Robson Maciel, quando estavam no seu auge. Já, na WKF, tirando 0,1 % de atletas que tem lá seu valor, o resto tudo é picareta, "capitalistas do karate", que querem ganhar dinheiro as custas do entreterimento de shiais kumite sem nenhum budo e nehuma força, incluindo Ricardo Aguiar, que p/ mim, é o pior.
Além de ja ter cansado de ver, campeonatos que uniram o karate tradicional com o competitivo, ja vi atletas darem maigueris na barriga de outros, e esses que deram o golpe cairam sentados e mesmo assim conseguiram o tão esperado ponto. A proposito, foi num desses campeonatos q eu presencie a sena mais ridicula da minha vida. Um atleta, quando recebeu um golpe jodan, mordeu a lingua p/ desclacificar o outro. Me diz, existe karate-do nessa atitude?
Nos dias de hoje todos os atletas competidores querem desenvolver a agilidade, mais se esquecem da força, da pegada, do famoso makiwara q é usado por tão poucos. Se peocupam em entreterimentos p/ distrair o adversario, pulinhos, mãozinha balançando que nem uma meniniha, e assim quando achar mais oportuno rela no adversario, em muitas das vezs, com o pulso mole, sem nenhuma pegada, mais o q importa isso? ele conseguiu o ponto. rs
Nã quero falar p/ ninguem não competir, se é isso q vc gosta, vai lé e seja feliz.
Só acho que hoje no karate existe duas divisões:
Esporte (brincadeira,dinheiro, famã, reconhecimento internacional, etc...) e Arte Marcial (budô, reconhecimento de si proprio, aperfeiçoamento proprio, cada vez se superar mais, etc...)
Bom, eu, fico com a Arte Marcial.
OSS!!!

User57

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #16 Online: Janeiro 20, 2005, 21:02:18 »
Ah, tinha me esquecido, irei repetir.
"A competição acabará com o karate-do" palavras do mestre Funakochi.
OSS!!!

Neto110

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #17 Online: Janeiro 20, 2005, 23:35:36 »
Saudações Yahara.

Primeiro quero destacar que compartilho de muitas das suas idéias: o karate perde um pouco o brilho quando dado a ele uma ênfase apenas no lado esportivo mesmo, mas não consigo ver a generalização que você faz.

Tenho notícias de excelentes lutadores e Budokas nas confederações esportivas e grandes picaretas ligados a linhas "tradicionais". Não acredito que esta ou aquela linha é que tenha o condão de levar seus alunos à iluminação.

Acredito que é a intenção do professor, o caráter dele é que teria peso ao formar alunos com as características deploráveis que você disse ou não.

Quando estamos numa orgnaização é comum defendermos a mesma e atacarmos as outras, mas seria a melhor coisa a fazer? Não acredito.

Para mim, isto é mais uma oportunidade de conter o espírito de agressão e cultivar o espírito de esforço por não me tornar aquilo que estou asisstindo.

Sobre o pensamento do Mestre Funakoshi, estou estudando as consequências dele ainda. Em tese, filosoficamente gostaria de saber de você o que você refletiu a respeito desta afirmação?

User57

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #18 Online: Janeiro 21, 2005, 00:50:04 »
Caro Neto

Realmente existe picareta em ambos os lados, mais não sei pq, c colocar em uma balança a maioria estará do lado esportivo, não sei porque, mais pelas informações q recebo, sempre o lado esportivo está ganhando.
Até pq o karate tradicional não abre muito espaço p/ um picareta se dar bem, já no lado esportivo ha mais divulgação de status.
Enquanto a frase de Funakochi, penso eu, que quando o karate foi criado ele tinha o proposito do aperfeiçoamento proprio, do carater, do esforço, etc...
A competição em suma, foi criada p/ divulgar o karate no mundo por Nakayma, quando isso aconteceu os praticantes começaram a parar um pouco de se preocupar com o karate p/ si mesmos e começaram a treinar p/ espor-se ao mundo, e ser reconhecido mundialmente como um bom karateca. E a partir daí os karatecas pararam de se preocupar com o seu real apredizado, e começaram a dar mais valor na sua imagem divulgada. Acabando com o principio do karate-do, de se auto ajudar.
É logico que no inico de tudo isso, ainda existia o budo nas competições, existe alguns campeonatos mundiais serios como os da JKA que ainda preservam isso. O problema é que daí derivaram outros tipos de competiçoes com regras diferentes, e cada um foi aplicando sua "propria" competição. Antes era apenas um Ipom, depois eram tres,a gora nem tem mais isso, agora é ponto, 1, 2 e 3, depedendo da dificuldade de aplicar o golpe. etc...
Concordo plenamente com Funakochi.
OSS!!!!

User30

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #19 Online: Janeiro 21, 2005, 04:47:45 »
Pessoal...

vou, como diz o ditado, botar lenha na fogueira.

Pra mim, Karate e Competicao sao duas coisas que nao nasceram para viver juntas.

Observem:
- A selecao de futebol do Brasil é a atual campea mundia de Futebol. Com certeza, a maioria de vcs deve concordar que ela é a melhor selecao de futebol do mundo realmente.

- A selecao de volei masculino do brasil é a atual campea de TODOS os torneios do universo do Volei. Com certeza TODOS vcs concordam que o time de volei do Brasil é realmente o melhor do mundo.

- O Robert Scheidt é campeao de todas as competicoes de classe laser do Iate. Eu sei que é uma unanimidade que ele é realmente o melhor do mundo.

Transpondo para o Karate....

- Takeshi Oishi, maior campeao Japones de Karate de todos os tempos, quem de vcs conhece ele ? Essa minha afirmacao é unanime ? Tenho certeza que nao.... Uns vao achar que é o Tanaka, outros que é o Lafavre, outros que é o Ricardo Aguiar.

- Osaka, incontaveis vezes campeao mundial de Kata. Todos concordam ? Talvez alguns achem que o Michel Millon era melhor...

Concluindo...

Em Karate, nem sempre, ou melhor, quase nunca o campeao é o melhor. E isso nao ocorre nos outros esportes. Deve ser pq, talvez Karate nao devesse ter virado um esporte.... e sim continuado como ARTE MARCIAL.

Oss.

Mr Kenji Yano

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • http://
Maquilagem e Karatê
« Resposta #20 Online: Janeiro 21, 2005, 08:48:10 »
Olá,

vou colocar mais lenha na fogueira então, apesar de concordar com a maioria das coisas que o foi dita pelo sr. Yano.

quando a Alemanha foi campeã de futebol, havia gente que dizia que o futebol da Alemanha era muito quadrado ou não era "futebol arte"... coisa que normalmente reclamam na seleção do Parreira...

acho que nos esportes individuais, tenis, boxe, a alternacia de campeões e tantos torneios diferentes, faz com que não haja consenso.

quando comecei a treinar karate, tinha ideias bem diferentes das que tenho hoje... mas hoje usufruo de várias coisas boas do Karate. talvez os campeonatos sejam uma "propaganda enganosa" positiva... assim como  alguns filmes bobos de artes marciais... a pessoa começa a treinar por causa de uma idéia falsa e assim conhece o verdadeiro Karate. Ou como Nakayama disse, os campeonatos são um galho de uma grande arvore...

eu raramente falo para leigos de todos os benefícios do karate... pois normalmente eles iriam achar que eu sofri uma lavagem cerebral ou estou viajando na maionese...  Não adianta falar sobre os beneficios do Karate, a pessoa tem que treinar e sentir...

Se falando é complicado convencer alguém a ir treinar Karate, então o jeito talvez seja usar a "propaganda enganosa"... mas talvez seja isso que esteja atraindo pessoas errada para o Karate....

até mais,

Fabio Okuyama

User45

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #21 Online: Janeiro 21, 2005, 11:36:03 »
Nobre colega Katsumoto.

A pouco tempo frequento esse forum, e muito tem me acrecentado em comhecimentos, tanto de karate, quanto da natureza humana, e venho percebendo que há muita intolerancia no mundo, muita falta de flexibilidade, muito preconceito, achei não tinha isso dentro do Karate, pois além do DOJOKUM, uma das liçoes maiores de Funakoshi era a cordialidade, a reverencia, coisas que não existem somente no karate, respeito eu aprendi em casa, minha indignação quanto a "farsas" também é grande, mas não acho que seja farsa um corte de cabelo, um acessório usado, farsa é inganação é "morder a lingua" como citou um colega nosso, e simular uma falta para jogar com as regras, é treinar somente para competições, é achar que karate é só o "nosso e pronto" e que tudo o resto e farsa, como já falei antes diretamente para sua pessoa "GENERALIZAR", é no minimo errado, e admiro seu repertório de "adversários", creci admirando eles!!Katsumoto com todo respeito... será que o sr. não tem que reavaliar seu "Karate de verdade"??Está faltando princípios básicos  no "Seu karate". Gosto de competições principalmente pelas amizades que faço, tenho as portas abertas em muitos lugares, dentro e fora da FPK, já participei de aulas do saudoso Mestre Sagara, Mestre Nakama, Mestre Shigueda, Mestre Ito, Sensei J.P.Ornelas,Sensei Delfino,Sensei Zeca,Sensei Ivam,Sensei Eduardo Porchat e em todos esses lugares sempre fui muito bem recebido e posso voltar sempre que quizer, fico honrado com o convite e retribuo o mesmo convite ao sr. com certeza será bem recebido em nossa associação, tudo dentro do maior respeito. espero ser recebido da mesma forma. Quanto a comparações, em momento algum comparei os atletas "atuais " com os "antigos" porque não tem como comparar, são outras regras, antigamente se tinha mais "Pegada", mas hoje se tem muito mais "velocidade" e maior "distancia", admiro o DIDI mas ele não é o unico "Bom", a seleção Brasileira inteira é muito boa, cada um em sua categoria de peso, falar que "o resto é lixo" é generalizar, o que falar do "Juarez, do Baiano, do Dédé Jr, do Max, do Nelsom, do Ceará.....
Bom já falei demais!!Meu intuito é sempre acrescentar, mas não gosto de ver depreciações gratuitas, respeito a opinião de todos, mas realmente acho que a flexibilidade só traz benefícios "na tempestade o Carvalho quebra por ser inflexivel e o banbu resiste por ser flexivel".

Um Grande Abraço

Deni Bravo/Ass. Gaviões/Lusitano

Neto110

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #22 Online: Janeiro 21, 2005, 11:49:49 »
Yahara, Yano e Okuyama

agora não sei qual dos 3 posts comentar. Excelentes considerações dos 3, vou tentar não me perder e ver se entendi (e aprendi) o que postaram.

Sobre esportes individuais e coletivos

Acredito que haja muita razão no que foi dito, mas lembremos que a mídia é quem cria os mitos e heróis no seu interesse. O Ronaldinho possivelmente não teria a fama toda que tem se não fosse o interesse da Nike e vincular sua imagem à dele, daí a grana toda gasta na divulgação da imagem dele.

Neste sentido o Karate, tendo pouco apelo de mídia não especializada acaba sofrendo por isto.

competição como meio de divulgação

É uma estratégia perigosa, concordo e o Mestre Nakayama sabia disto, mas viu (e bem) que o ocidente é volúvel e vaidoso e a idéia de campeão mundial de karate seria um incentivo para novas gerações se dedicarem à prática.

O Mestre Funakoshi consolidou o karate ensinando aos jovens universitários e o Mestre Nakayama tornou o ato de treinar karate algo desejável.

Sobre o BUDO é exatamente aí que está o problema: uma  divulgação mais ampla e rápida (como ocorreu) traria necessariamente queda de qualidade técnica e a questão da concepção da arte sofreria necessariamente seus abalos. Aliás a situação xenofóbica da NKK certamente deriva disto.

Picaretagem no tradicional

Eu acredito que hajam regras em todos os locais e em todos os locais há possibilidade de picaretagem de algum modo, mas não vou atacar ninguém por isto.

Concordo que o terreno é mais fértil num sistema dominado pela pressão da mídia e o karate competitivo o é, então, pelo meu raciocínio, você está correto mesmo, mas em cada caso teremos que avaliar porque não posso chamar de picareta o que é diferente de mim, ou aquele que segue parãmetros diferentes dos meus.

Como não sermos picaretas

A questão prática aqui é evitarmos entrar numa onda de acusação generalizada ou desconfiança paranóica, estar abertos à discussão e ´`a troca de idéias é a melhor maneira de descobrirmos quem tem conteúdo e formação e quem não tem.

Um picareta só tem casca, não tem conteúdo. Se ele tem conteúdo teremos que rever nossos conceitos.

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Maquilagem e Karatê
« Resposta #23 Online: Janeiro 21, 2005, 12:09:25 »
Oss!

O Karate na vida dos Karatecas dividem-se em duas partes distintas:

98% Karate Budo ou Karate-Do

2% Karate Competição (Shiai)

Um abraço e bons treinos

SHOGUN
 :roll:  :D  :lol:

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #24 Online: Janeiro 21, 2005, 13:00:57 »
Isto tudo shogun?  :)

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Maquilagem e Karatê
« Resposta #25 Online: Janeiro 21, 2005, 13:56:52 »
Oss!

Salvé NETO:

As Taças e as Medalhas com o tempo enferrujam e gastam-se.

Temos que pensar o que é que o Karate me deu ou me dá?

O que é que o Karate representa para a minha vida. Quando fôr velhinho perguntarme-ei O que é que eu aprendi e o que é que o Karate me deu ao longo da minha vida? Medalhas? Taças? Diplomas?

Nada disso Neto: O Karate ensinou-me a aperfeiçoar o meu Carácter, a ser melhor como ser humano e como Budoca.

O Karate é um Tesouro guardado que eu guardo dentro do meu ser.

O Karate é como a amizade é amá-lo e respeitá-lo.

O Karate é o meu maior Tesouro.

O Homem só poderá considerar-se um Mestre quando atingir a perfeição espiritual.

Um abraço e bons treinos

SHOGUN
 :roll:  :lol:  :D

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #26 Online: Janeiro 21, 2005, 14:17:30 »
:)

Eu concordo com você amigo, relamente depois do "furor" da juventude aprendemos a ver as coisas com olhos diferentes.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
Maquilagem e Karatê
« Resposta #27 Online: Janeiro 21, 2005, 15:46:01 »
Ai Shogun

isso foi uma bela declaração de amor pelo karate que pratica parabens

Offline junior_budoka

• Jr. Member
  • **
Maquilagem e Karatê
« Resposta #28 Online: Janeiro 24, 2005, 16:27:39 »
Olá!!
Com relação a pintar o cabelo ou qualquer coisa do tipo!!

Não vejo problema, é a tal onda do Metrossexual,
desde que esses apetrechos não influenciem e comprometam a integridade fisica do atleta, por mim tudo bem.

Oss!!

marascas

• Visitante
Maquilagem e Karatê
« Resposta #29 Online: Janeiro 25, 2005, 12:32:18 »
Prezado Yahara,
Sinto-me profundamente insultado. Você dizer que parecemos meninas pulando não está de acordo com os princípios de respeito e cortesia do Karate-Do.

Parece que o Karate tradicional é superior em Teorias...mas basta entrar no site oficial http://www.karatebrasil.com.br/ que 90%  da página é competição. Torneios e medalhas... Até os grandes mestres como Sasaki, aparece como técnico de equipe campeã...blá bla´....
- Porque falam mal do esporte se fazem esporte e promovem competições também????

Na WKF é só esporte então???
E na tradicional estão os melhores karatecas do mundo. (claro a tradicional só tem força em poucos países, tem 10% de praticantes se comparada com WKF) por isso tem um monte de campeão mundial no Brasil!!!!

Só falta dizer que karatecas da tradiocinal são muito superiores!
- Porque não vencem todos os vale-tudo, UFC, Ultimate, com seus super poderes do Budô e seus golpes mortais????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Se você tem Budo e conhece os princípios, PORQUE INSULTA AS PESSOAS SEM CONHECER???
Você sabe algo sobre meu Karate? Sabe o que treino, como treino??? sabe a força de meu Guiaco-Zuki?????
Como pode criticar algo que não conhece???

TODOS é uma palavra estúpida! Tem gente quefala que TODOS os políticos são ladrões, todos Advogados são corruptos, todos, todos, todos.

Acho que a verdade é algo que TODOS nós ignoramos!!!