Autor Tópico: Karate e Feedback-Eficiente ou não?????  (Lida 4646 vezes)

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Karate e Feedback-Eficiente ou não?????
« Online: Maio 04, 2005, 10:47:04 »
Caros amigos,

Hoje pela manhã, passei o sabão em meus alunos após assisti-los numa sessão de 45 minutos de Jyu-Kumite, comumente chamado de "sombra".
Cada vez mais, fico decepcionado com o resultado do treino. Os praticantes não tem nenhum compromisso mais com o verdadeiro Karate do, o tempo todo ficam "presos", preocupados em não "acertar"seus colegas de treino, fazendo seu Karate se parecer mais com uma dancinha sem significado algum. Na mesma hora me lembrei do Hélio Gracie, dizendo aquelas asneiras do tipo, Kung Fu, Karate ,TKD e todas essas AM não prestam pra nada.....
Hoje entendo a posição dele.
O problema não está na arte e sim nas pessoas, no Karatê definitivamente não havendo agressividade, tentar-se atingir realmente ooponente,pelo menos a nivel  chudan, não haverá o real karate.
No JIu Jitsu,diferentemente do Karate, o feedback é total, sempre saimos na certesa que quem venceu na luta,pois o nosso adversario terá que bater, avisando-nos assim que está vencido.
No Karate, precisamos colocar nossos golpes, as vezes até com mais força que o normal,para termos um retorno melhor de comoestamos evoluindo na arte. Venho de um Dojo onde entravamos no treino e não sabiamos se sairiamos inteiros ou não, e quase nunca vi algum membro do Dojo ser retirado inconsciente de lá, sempre havia o maior respeito entre nós.
Mas havia algo mais na atmosfera do Dojo, havia compromissoem se treinar direito, em aprender verdadeiramente o real Karate do.
Hoje em dia, são poucos aqueles que se comprometem em treinar para valer.Quantas vezes me vi sózinho no Dojio, quando  selecionei alguns poucos elegidos para um treinamentonos moldes do Kenshusei do Japão e ninguém apareceu....
Fico triste com a situação do Karate atuall, ainda bem que existem alguns ultimos Samurais que entenderam a mensagem dos nossos antepassados e tentam em vão perpetuar a palavra dos Mestres......
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #1 Online: Maio 04, 2005, 11:06:46 »
Compartilho com vc a mesma decepção em ver onde foi parar o karate em nossas academias.
Lembro-me da época que ninguem conversava dentro do dojo mesmo antes de começar a aula, ninguem falava alto dentro da academia, havia uma distancia muito grande entre o sensei e nós alunos o que muitos criticam mas acredito ser uma das formas de se manter a essência do karate.
Nós os alunos mais antigos éramos cobrados com mais severidade pelo sensei, apanhava-mos mais que os outros, trabalhava-mos mais que os outros, cabia a nós pintar a academia, varrer antes da aula, atender alguma pessoa de fóra se o sensei não pudesse... e voltando ao seu ponto Katsumoto, dia de sombra éra dia de pauleira, normalmente nos ultimos vinte minutos de aula 10 éra reservado pra sombra e depois disso ainda fazíamos kata.
Tinha vez que a semana inteira éra sombra, todo mundo roxo, mas brincava-mos um com o outro pelas "pegadas" que levava, havia como vc disse um respeito ímpar que hoje não existe mais.
Não estou mais dando aula hoje mas compartilho com vc sua decepção.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Lusitano

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://
« Resposta #2 Online: Maio 04, 2005, 12:59:26 »
Nobres Colegas!!

Confesso que também sinto falta de um treino um pouco mais pesado!!uma pegada a mais!!mas infelizmente não vivo do Karate, e tenho que trabalhar no dia seguinte, se for ficar rachando sempre fica difícil de treinar com tanta frequencia!!Mas o que já me satisfaz um pouco é dar umas "chegadas" bem rápidas com sum dome, bem antes do seu adiversário para não ficar duvida de que iria acertar co força se fosse preciso.

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano.
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline Lukass

• Newbie
  • *
« Resposta #3 Online: Maio 04, 2005, 13:24:14 »
Atualmente o contato fisico é realmente pequeno, lembro-me de alguns anos atras quando o sensei advertia fisicamente o aluno, realmente funcionava....

percebi também que o treinamento com makiwara (n sei se é assim que se escreve) não é mais normal....

Bom vou me apresentar... sou novo aqui no forum meu nome é Lucas, 15 anos 3 kyu shotokan

Abraço

Offline Toshio

• Newbie
  • *
« Resposta #4 Online: Maio 04, 2005, 17:22:10 »
Oss

Amigos também estou passando pelos mesmos problemas que vçs, parece não haver mais interesse pelo treino sério de karatê, eu tinha na academia onde treino amigos e professores sérios e comprometidos, mas quando pegávamos mais pesado nos treinos de Jyu Kumite o pessoal até nem vinha para o próximo treino, só alguns gatos pingados, houve uma época em que pegar pesado era normal, nós pedíamos ao Sensei que deixasse a gente ficar treinando até depois do horário, e ele quase tinha que nos mandar embora, íamos pra casa todos roxos cheios de hematomas, a solução que muitos encontraram foi acabar maneirando ou domesticando o treino pra não perder alunos, lastimável.
Eu e alguns amigos professores acabamos nos reunindo pra treinar a sério, somente algumas vezes no mês mas já não é mais a mesma coisa, acho que dá pra entender, o jeito é continuar tentando, muito poucos são os que levam a sério ,mas o retorno é certo.  

Abraço a todos.
Toshio
oshio
São Paulo-SP

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
Hehehehe
« Resposta #5 Online: Maio 04, 2005, 21:41:23 »
Ontem dei um treino, para os dias de hoje, pesado. Tô todo quebrado mas quebrei os outros tb. Resultado: Estamos todos felizes.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Neto110

• Visitante
« Resposta #6 Online: Maio 04, 2005, 22:46:56 »
Sou mais feliz... quando treino com meus alunos ele não seguram suas forças comigo e quando acertam mostram o que aprenderam por enquanto, com alguns tenho que segurar para não ter pais bravos na porta de casa mas tem muito menino levando hematomas no peito para casa...O velho treino especial de sábado aqui faz sucesso e veêm alunos de outras cidades quando sabem que estarei de kimono treinando "sombra"...

Offline Lusitano

• Full Member
« Resposta #7 Online: Maio 05, 2005, 08:59:46 »
Caros colegas!!

Ematoma no peito não conta!! aqui a gente chama de tatuagem!!rsrsrs, isso é normal!! peito meio rocho, canela e braço rocho não conta!! o que não dá pra ficar aguentando é uma pegada muito mais forte que limite os movimentos dos membros por exemplo, um toque Jodam que deixe rocho aí já não é legal, mas com luvas dá pra dar uma encostada, é só mirar mais na testa e nas laterais do rosto e evitar o nariz, os olhos e a boca.

Abraços!!

Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano.
eni Bravo/Ass.Gaviões/lusitano

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
« Resposta #8 Online: Maio 05, 2005, 10:52:41 »
Mas é aí que está a diferença no verdadeiro karateca.

A pessoa DEVE ter controle sobre seus golpes. Não é simplesmente acertar e boa.
Não importa se o golpe é chudan ou jodan.
Posso dar o mesmo giaku, que jodan eu seguro e chudan eu solto um pouco mais.
E pra isso, luva não tem diferença alguma. Se você não tem controle, vai machucar do mesmo jeito.

Se a pessoa ainda não aprendeu isso, ainda não aprendeu karate.

OSS
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Neto110

• Visitante
« Resposta #9 Online: Maio 05, 2005, 12:47:19 »
Os hematómas aqui tem outra explicação: tem uns alunos meus que são meio desproporcionais em termos de braço e eu até os acerto eeles em pegam quando esqueço disto e vou sair da distância deles... uma lástima.

Offline kato

• Newbie
  • *
« Resposta #10 Online: Maio 05, 2005, 18:03:33 »
A verdade é que ninguém quer se machucar . Adultos precisam ir para o trabalho no dia seguinte , adolescentes pra festas... Todos querem manter a integridade física.

Daria pra treinar com contato total usando proteções de tronco , ante-braço e para o peito do pé ,uma aparelhagem parecida com a do tkd.  
Além disso tem um capacete ,acho que no seidokaikan que possibilta contato total sem uso de luvas. Seria uma idéia interresante.

Neto110

• Visitante
« Resposta #11 Online: Maio 05, 2005, 19:31:40 »
Eu só não fgosto quando minhas costelas ficam prejudicadas... atrapalha o treinamento...hematoma se absorve fisicamente mais rápido e melhor que moralmente.

Offline GigoFunakoshi

• Jr. Member
  • **
« Resposta #12 Online: Maio 05, 2005, 22:20:23 »
Eu acho que tirando contato facial, todo e qq treino de Kumite deveria ser feito com contato quase total. Em uma situação real, nada adianta o cara saber dá 15 socos e 9 chutes por segundo e tal, se seu corpo e (pq nao tb sua mente) nao tiver acostumado a levar pancada. Se o aluno ou os pais reclama tente inicialmente explicar o pq desse tipo de treino, se ainda sim continuar haver reclamaçoes mande este aluno para outro esporte pq ele nao tem condiçoes de fazer um esporte de contato.

OSS!

PS: O estilo que usa capacete que pemite contato total mesmo sem luva é o estilo Daidojuku, um off-shot da Kyokushin, que possui tb um pouco de técnica de chão. Aquele japones que enfrentou o Royce no UFC 2, o Minoki Ichihara, era desse estilo.
Só porque alguém encontrou paz com si mesmo, não quer dizer que esteja em paz com os outros."

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #13 Online: Maio 08, 2005, 02:36:13 »
Aquele cara era uma $%&!, principalmente em pé. Vergonha usar o nome karate.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Neto110

• Visitante
« Resposta #14 Online: Maio 08, 2005, 11:26:26 »
Concordo que, no treinamento para a faixa preta, deveremos ensinar os alunos o que significa o contato, até lá tme muita coisa mais importante.